Voltar para Pesquisadores

Docentes | UFPel

Dr. ÁLVARO MOREIRA HYPOLITO
Professor TItular do Departamento de Ensino e do Programa de Mestrado e DoutoradoPós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pedagogo e Licenciado em Artes, com curso de Especialização em Educação e Sociedade pela UFPel, Mestre em Educação pela UFMG e Doutor em Currículo pela Universidade de Wisconsin-Madison. Pesquisador do Cnpq. Foi professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e no Curso de Doutorado Latinoamericano em Educação da mesma instituição, junto ao GESTRADO – Grupo de Estudos sobre Trabalho Docente. Concentra suas atividades de estudos e pesquisas em Trabalho Docente, Currículo e Gestão.
Outras informações – http://www.ufpel.edu.br/fae/ppge/professor/alvaro_hypolitoe
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7674934224612535
Dra. ANDRESSA AITA IVO
Professora do Departamento de Ensino da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFSM). Mestre em Educação e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como bolsista CAPES, com estágio doutoral na Universidade do Quebec, Canadá. Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional (UFSM). Especialista em Educação Física Escolar (UFSM).  Pos-Doc na Universidade Federal de Santa Maria, com bolsa da CAPES/FAPERGS.  Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/5435147861393098
Dra. EUGÊNIA ANTUNES DIAS
É Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2014/FURG), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2008/UFPEL), Graduada em Direito (2005/UFPEL) e Licenciada em Educação Física (1998/UFPEL). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL (2017-2018) na área de currículo, gestão e políticas públicas. Milita na ONG Ecológica Centro de Estudos Ambientais (CEA), nos temas da Educação Ambiental e Direito Ambiental/Fundamentais. Foi Técnica em Assuntos Educacionais na UFRGS e UFPEL, atuando na área do ensino de graduação, notadamente ensino e currículo, participando de diversos conselhos e comissões. Atualmente é professora do magistério superior na Faculdade de Educação (FaE) da UFPel, na área de Políticas Educacionais. Tem interesse pelos temas referentes aos movimentos sociais e políticas públicas que combatam as formas de opressão dos seres humanos (misoginia, racismo, homofobia, de classe) e da natureza (antropocentrismo).
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/1114326481440784
Dra. FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA
É professora da Escola de Educação Física da UFPel; Graduada em Educação Fisica na UFSM; Especialista em Educação Física Escolar/CEFD/UFSM e em Gestão Educacional/CE/UFSM; Mestre em Educação/PPGE/CE/UFSM; e Doutora em Educação pela UFPel, com estágio Doutoral na University of Wisconsin-Madison, como Bolsista do CNPq. Realizou Pós-Doutorado, com bolsa DocFix CAPES/FAPERGS, no ano de 2015.  Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/5370821019842563
Dra. MARA REJANE VIEIRA OSÓRIO
Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFPel). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE FaE/UFPel ( linha de pesquisa Currículo, profissionalização e trabalho docente) e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Educação. Temas de interesse: Currículo, Educação Ambiental, Formação inicial de professores, Políticas Educacionais. Líder do Grupo de Estudo sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB)
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/0786686849417044
Dra. MARIA CECÍLIA LOREA LEITE
Possui Graduação em Direito pela UFPel, Licenciatura Plena em Letras pela UCPel, Especialização em Metodologia da Pesquisa Educacional pela UCPel, Mestrado em Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas, Membro de corpo editorial do periódico Educação (UFSM), associada da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Universidade, Pedagogia Universitária e Pedagogia Jurídica; Currículo, Gestão e Políticas Educativas.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/6507656416518174
Dr. MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO
Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor e Mestre em Educação pela UFRGS. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas de 2º Grau pela UFPel (1984), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e Pós-Graduação em nível de Especialização em Ensino pela UFPel (1989). Tem experiência em Política de Formação Profissional, principalmente nos seguintes temas: educação, educação e trabalho, currículo, formação profissional, política educacional e gestão educacional. Foi Reitor da Universidade Federal de Pelotas (2013-2017). Foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012). Foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE).
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4442388640917569
Dra. SIMONE GONÇALVES DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, com estágio doutoral na Universidade de Lisboa. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPEL, onde realizou Pós-Doc com bolsa do CNPq. É professora do Dep. de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFPel. As temáticas de maior interesse são: Políticas Educacionais, Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente.
Currículo Lattes 
http://lattes.cnpq.br/6170208004906513
Dra. VALDELAINE DA ROSA MENDES
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase nas áreas de Gestão e Política Educacional, Trabalho Docente e Educação Física Escolar.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/6848764344636670