Certificados – 14º Poder Escolar

Os certificados de participação no 14º Encontro sobre o Poder Escolar estão disponíveis no link a seguir:

http://certificados.ucpel.edu.br/2019/10/14o-encontro-sobre-o-poder-escolar/

É necessário, primeiramente, fazer o download do verso do certificado. Após, a/o participante deve procurar pelo seu nome e realizar o download da frente do certificado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: inscricoes14poderescolar@gmail.com

Comissão Organizadora do 14º Encontro sobre o Poder Escolar

Programação – 14º Encontro sobre o Poder Escolar

Socializamos a Programação do 14º Encontro sobre o Poder Escolar, que será realizado de 23 a 26/09/2019, no Auditório do Colégio Municipal Pelotense.

Disponível também no link a seguir:

Programação – 14º Encontro sobre o Poder Escolar

Comunicado importante sobre Tradutores Intérpretes de Libras (TILS) – 14º Poder Escolar

Conforme orientações disponibilizadas no site do 14º Encontro sobre o Poder Escolar acerca dos procedimentos necessários para a inscrição dos participantes, no período de 17/06/2019 a 30/08/2019, esclarecemos que não houve a solicitação de Tradutores Intérpretes de Libras (TILS) pelos inscritos. Entretanto, caso exista a necessidade do referido atendimento e que essa não tenha sido manifestada no período previsto, solicitamos que seja encaminhado, até o dia 17/09/2019, um e-mail para o endereço eletrônico: inscricoes14poderescolar@gmail.com
A Comissão Organizadora do 14º Encontro sobre o Poder Escolar tentará viabilizar a presença de TILS, caso seja requerido esse atendimento a partir da nova data estipulada acima.

Programação e Cronograma das Apresentações (Experiências Pedagógicas) – 14º Encontro sobre o Poder Escolar

Divulgamos a programação e o cronograma das apresentações (experiências pedagógicas).
Os critérios utilizados, para a organização das salas, foram os eixos indicados pelos autores e a aproximação temática entre as experiências. O tempo estimado para cada apresentação é de até 25 minutos. Observamos que a exposição será oral, sendo viável a utilização de uma apresentação em PowerPoint. Sugerimos que os autores levem o seu trabalho salvo em mais de um formato (por exemplo: uma versão em PowerPoint e outra versão em PDF). Caixas de som não estarão disponíveis nas salas de apresentação. Indicamos, ainda, que a exposição a ser realizada pelos autores: 1) explore o foco da experiência pedagógica, a escola/instituição em que foi desenvolvida e os participantes do processo; 2) descreva a experiência realizada e as necessidades e/ou motivos que levaram à sua execução, podendo ser explicitados os diálogos que foram construídos com autores de referência; 3) indique os ganhos com o processo para os envolvidos e para a escola/instituição/comunidade, podendo manifestar, também, os fatores que fizeram da experiência algo relevante. Após a exposição de todos os autores, ocorrerá um diálogo com o mediador na sala.

O 14º Encontro sobre o Poder Escolar será realizado de 23 a 26 de setembro de 2019, no Colégio Municipal Pelotense (Pelotas/RS).
Maiores informações podem ser solicitadas pelo e-mail: experiencias14poderescolar@gmail.com

Para acessar a programação e o cronograma das apresentações (experiências pedagógicas), clique no link abaixo:

Programação e Cronograma das Apresentações – 14º Encontro sobre o Poder Escolar

A arte do 14º Encontro sobre o Poder Escolar

Gisele Ramos Lima
Maria Antonieta Dall’Igna
Nara Regina Berndt

A arte do cartaz do evento deste ano é diferente porque foi construída a várias mãos, a convite da Comissão Organizadora do 14º Encontro sobre o Poder sobre o Escolar, utilizando o bordado e o patchwork como forma de expressão. Bordado e patchwork são artes milenares e comuns a todos os grupos sociais. Serviram e servem para a confecção de vestuário, para a decoração, para o registro de experiências vividas e de memórias. Contribuem para conhecer e caracterizar países e tempos históricos, assim como para manifestar opiniões e posicionamentos.
O convite da Comissão Organizadora para confeccionarmos a arte do 14º Encontro sobre o Poder Escolar nos reuniu e nos encantou, e por isso agradecemos a lembrança. Nesse reencontro, em que fomos ao mesmo tempo professoras participantes do Poder Escolar e bordadeiras, trocamos lembranças, ideias e opiniões, mostrando que o bordado é muito mais do que panos e agulhas.
Aos poucos as ideias-imagens foram se apresentando: o pampa como cenário – o azul e o verde, os horizontes largos que, como diziam os antigos, nos permitem “espichar os olhos” – e nele, a escola representada como aparece nos desenhos infantis, e os alunos nos recortes em papel, como na brincadeira de criança de dobrar e recortar bonequinhos em jornal. Pais, professores e servidores representados pelas pessoas que carregam o cartaz. O caminho da escola está “ladrilhado com pedrinhas de brilhantes” por conceitos que vêm sendo a inspiração do Poder Escolar desde o seu início e que permanecem como pilares da educação.
Nesta criação coletiva, em que cada uma de nós colocou seu saber-fazer e suas memórias de muitos Encontros, desejamos expressar os muitos poderes, prazeres e deveres de ser professor e de estar na escola.

Sobre as autoras

Gisele Ramos Lima
Professora da rede pública estadual/RS e da rede pública municipal de Pelotas. Iniciou a carreira no magistério na rede estadual de ensino em 2000 no município de Uruguaiana, e no final de 2001 foi removida para a cidade de Pelotas. Desde então, participa de todos os Encontros sobre o Poder Escolar como ouvinte e/ou apresentadora de experiências. No ano de 2019, integra a Comissão Organizadora do 14º Encontro sobre o Poder Escolar como professora colaboradora.

Maria Antonieta Dall’Igna
Professora aposentada. Exerceu o magistério na rede pública estadual de ensino em Guaporé e Pelotas e na Universidade Federal de Pelotas. Participou do movimento dos professores estaduais e federais contra a ditadura e no processo de redemocratização do país. Integrou a Comissão Organizadora dos Encontros sobre o Poder Escolar de 2000 a 2012.

Nara Regina Berndt
Professora estadual aposentada. Trabalhou por 35 anos como docente, sendo que nos dez últimos anos na direção de escola, estimulando sempre a participação dos professores nos Encontros sobre o Poder Escolar. Em 2019, participa com muito orgulho na confecção da arte do evento.

Anais do 13º Encontro sobre o Poder Escolar

Os Anais do 13º Encontro sobre o Poder Escolar estão disponíveis no Repositório Institucional da UFPel.
Para acessar, clique no link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4700

Sobre o nome do evento

A escolha do nome encontros sobre o Poder Escolar foi inspirada em um texto constante na contracapa da obra Quem manda na educação no Brasil? de Monlevade e Silva (2000) que diz: “a democratização da sociedade e da escola exigem outro enfoque, o da construção dos processos decisórios que lentamente estão constituindo um novo poder, o poder escolar.” A palavra encontro originou-se das discussões realizadas pela comissão organizadora e do entendimento de que essa caracterização provocaria a edificação de um espaço-tempo no qual os trabalhadores em educação pudessem se encontrar, compartilhar experiências, aprender e ensinar em diálogo com os pares (DALL’IGNA, 2012, p. 55). Na conjugação entre os termos encontro e poder escolar está a base que sustenta a proposta de formação continuada de docentes: a compreensão de que, em diálogo com o outro, os profissionais da educação podem consubstanciar a luta por uma educação de qualidade mediante o poder que se encontra na escola e em suas possibilidades formativas.

MONLEVADE, J.; SILVA, M. A. da. Quem manda na educação no Brasil? Brasília, DF: Idea Editora, 2000.

DALL’IGNA, M. A. Por entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o “Poder Escolar” e o pensamento freiriano. 2012. 217 p. Tese (Doutorado em Educação)– Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

14º Encontro sobre o Poder Escolar

Escola e Comunidade: compromisso de todos e de cada um

Registros do 13º Encontro sobre o Poder Escolar

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