Sobre o nome do evento

A escolha do nome encontros sobre o Poder Escolar foi inspirada em um texto constante na contracapa da obra Quem manda na educação no Brasil? de Monlevade e Silva (2000) que diz: “a democratização da sociedade e da escola exigem outro enfoque, o da construção dos processos decisórios que lentamente estão constituindo um novo poder, o poder escolar.” A palavra encontro originou-se das discussões realizadas pela comissão organizadora e do entendimento de que essa caracterização provocaria a edificação de um espaço-tempo no qual os trabalhadores em educação pudessem se encontrar, compartilhar experiências, aprender e ensinar em diálogo com os pares (DALL’IGNA, 2012, p. 55). Na conjugação entre os termos encontro e poder escolar está a base que sustenta a proposta de formação continuada de docentes: a compreensão de que, em diálogo com o outro, os profissionais da educação podem consubstanciar a luta por uma educação de qualidade mediante o poder que se encontra na escola e em suas possibilidades formativas.

MONLEVADE, J.; SILVA, M. A. da. Quem manda na educação no Brasil? Brasília, DF: Idea Editora, 2000.

DALL’IGNA, M. A. Por entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o “Poder Escolar” e o pensamento freiriano. 2012. 217 p. Tese (Doutorado em Educação)– Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

comments

Translate »