A arte do 14º Encontro sobre o Poder Escolar

Gisele Ramos Lima
Maria Antonieta Dall’Igna
Nara Regina Berndt

A arte do cartaz do evento deste ano é diferente porque foi construída a várias mãos, a convite da Comissão Organizadora do 14º Encontro sobre o Poder sobre o Escolar, utilizando o bordado e o patchwork como forma de expressão. Bordado e patchwork são artes milenares e comuns a todos os grupos sociais. Serviram e servem para a confecção de vestuário, para a decoração, para o registro de experiências vividas e de memórias. Contribuem para conhecer e caracterizar países e tempos históricos, assim como para manifestar opiniões e posicionamentos.
O convite da Comissão Organizadora para confeccionarmos a arte do 14º Encontro sobre o Poder Escolar nos reuniu e nos encantou, e por isso agradecemos a lembrança. Nesse reencontro, em que fomos ao mesmo tempo professoras participantes do Poder Escolar e bordadeiras, trocamos lembranças, ideias e opiniões, mostrando que o bordado é muito mais do que panos e agulhas.
Aos poucos as ideias-imagens foram se apresentando: o pampa como cenário – o azul e o verde, os horizontes largos que, como diziam os antigos, nos permitem “espichar os olhos” – e nele, a escola representada como aparece nos desenhos infantis, e os alunos nos recortes em papel, como na brincadeira de criança de dobrar e recortar bonequinhos em jornal. Pais, professores e servidores representados pelas pessoas que carregam o cartaz. O caminho da escola está “ladrilhado com pedrinhas de brilhantes” por conceitos que vêm sendo a inspiração do Poder Escolar desde o seu início e que permanecem como pilares da educação.
Nesta criação coletiva, em que cada uma de nós colocou seu saber-fazer e suas memórias de muitos Encontros, desejamos expressar os muitos poderes, prazeres e deveres de ser professor e de estar na escola.

Sobre as autoras

Gisele Ramos Lima
Professora da rede pública estadual/RS e da rede pública municipal de Pelotas. Iniciou a carreira no magistério na rede estadual de ensino em 2000 no município de Uruguaiana, e no final de 2001 foi removida para a cidade de Pelotas. Desde então, participa de todos os Encontros sobre o Poder Escolar como ouvinte e/ou apresentadora de experiências. No ano de 2019, integra a Comissão Organizadora do 14º Encontro sobre o Poder Escolar como professora colaboradora.

Maria Antonieta Dall’Igna
Professora aposentada. Exerceu o magistério na rede pública estadual de ensino em Guaporé e Pelotas e na Universidade Federal de Pelotas. Participou do movimento dos professores estaduais e federais contra a ditadura e no processo de redemocratização do país. Integrou a Comissão Organizadora dos Encontros sobre o Poder Escolar de 2000 a 2012.

Nara Regina Berndt
Professora estadual aposentada. Trabalhou por 35 anos como docente, sendo que nos dez últimos anos na direção de escola, estimulando sempre a participação dos professores nos Encontros sobre o Poder Escolar. Em 2019, participa com muito orgulho na confecção da arte do evento.

comments

Translate »