Início do conteúdo
    Notícias
  • NOTA DE REPÚDIO: Atraso no pagamento das bolsas do PIBID e do Residência Pedagógica

    O RP-UFPEL e o PIBID-UFPEL repudiam o atraso no pagamento das bolsas dos programas destinados à formação de professores. Os estudantes e professores têm realizado suas tarefas e necessitam o benefício. O atraso no pagamento das bolsas desqualifica o trabalho e prejudica muitos estudantes que dependem das mesmas. Um agravo direto ao desenvolvimento e a qualidade dos projetos educacionais, bem como à sua capacidade de autogestão. Consideramos urgente a reavaliação da previsão orçamentária e somos contrários aos cortes nas áreas da Educação e da Ciência. No aguardo de efetivas resoluções!

    #CapesPagueAsBolsasPibideRP

    Nota do Forpibid-RP sobre atraso das Bolsas e abaixo-assinado

  • EDITAL Nº 01/2021/PRE – SELEÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO DE ALUNOS DAS LICENCIATURAS DA UFPEL PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP/UFPel

    Aproveite e se inscreva para o Programa Residência Pedagógica da UFPel!

    Início das atividade do Módulo III: novembro de 2021! 

    O Edital, que é de fluxo contínuo, está disponível no link Edital RP – 01/2021/PRE

    Poderão se candidatar às vagas para bolsas de residentes os discentes com matrícula ativa em curso de Licenciatura da UFPel. Os licenciandos também deverão ter cursado o mínimo de 50% do curso OU estar cursando a partir do 5º semestre do Curso de Licenciatura.

    As inscrições são realizadas no formulário, com envio de documentos descritos no Edital: https://forms.gle/8SD4EWrCPL3ESEr4

  • Retomada das Homologações ao Edital PRE nº 01/2021 de Fluxo Contínuo do RP-UFPel

    Em virtude do Ofício Circular que informa que a Plataforma Capes de Educação Básica e o Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) estarão reabertos a partir do mês de julho, estão reabertos os processos de homologação das inscrições para o Programa Residência Pedagógica da UFPel.

    A previsão da nova homologação das inscrições e a publicação do cronograma de seleção, com número de vagas, é para o inicio de agosto de 2021. Leia o Edital (https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2021/03/SEI_UFPel-1235535-Edital.pdf) e, se tiver interesse e atender aos requisitos, faça, desde já, a sua inscrição, por meio do formulário online: https://forms.gle/8SD4EWrCPL3ESEr46.

  • Evento de avaliação do Programa Residência Pedagógica da UFPel

    Evento de avaliação do Programa Residência Pedagógica da UFPel

    Data do evento: 04/08/2021 (quarta-feira), início 19h.

    Objetivo do evento: Realizar a autoavaliação do Programa Residência Pedagógica da UFPel, por parte dos participantes vinculados ao Programa, a partir do apontamento de aspectos positivos, negativos ou limitações e sugestões para a sua qualificação.

    Pré-evento: Responder ao formulário de avaliação: https://encurtador.com.br/luwP1, até o dia do evento. Ele deve ser respondido por todos participantes do Programa, incluindo ex-residentes.

    Evento: No dia 04/08, Residentes e Preceptores, distribuídos em salas, conforme contato e orientações recebidas por e-mail, repassadas pelos responsáveis, apresentarão impressões pessoais (em ~ 5 minutos cada) sobre três aspectos, já apontados no formulário do pré-evento: 1. Aspectos positivos do Programa; 2. Aspectos negativos ou limitações do Programa; 3. Sugestões de qualificação do Programa. Cada sala elege um relator, responsável por produzir um relato-síntese, que será enviado ao e-mail: residenciapedagogica@ufpel.edu.br, após socialização e aprovação pelos participantes da sala.

    Pós-evento: O texto-síntese dos grupos de Residentes (já enviado ao email residenciapedagogica@ufpel.edu.br) será organizado e apresentado pelo bolsista de ensino em reunião com Coordenadores de área, para pensar em (re)organizações do RP-UFPel e o Coordenador institucional apresentará a discussão junto aos Preceptores, juntamente com a representante dos/as Preceptores/as.
    As respostas individuais ao formulário do pré-evento, sem os nomes e identificação dos respondentes, serão compartilhadas para os responsáveis das áreas do RP, para que os mesmos possam tomar ações mais pontuais a cada grupo de trabalho.

    Atenção: O evento é obrigatório a todos os participantes do Programa e a não participação deve ser devidamente justificada à Coordenação de área. O evento já contabiliza carga-horária prevista no âmbito das atividades do Programa/Projeto em que cada um está vinculado, portanto, não terá certificação e não necessita inscrição. Busque informação no contexto do grupo de trabalho da Área, via representante discente e Professor Orientador.

  • Bolsista selecionado para atuar em 2021 no Projeto de Ensino

    O Bolsista de Ensino selecionado para atuar na colaboração ao Projeto Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFPel, no ano de 2021, foi ERICK NUNES FERNANDES.

    Agradecemos aos outros participantes da seleção e qualquer dúvida sobre o resultado, enviar email para residenciapedagogica@ufpel.edu.br.

  • Seleção de Bolsista de Ensino para o Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFPel

    A Coordenação Institucional do PRP seleciona Bolsista de Ensino, com vigência de 17 de maio a 17 de dezembro de 2021, para contribuir com o Programa Residência Pedagógica da UFPel https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/ . O valor da bolsa é de R$400,00 (quatrocentos reais) mensais, exceto maio e dezembro, cujo valor será de R$200,00 (duzentos reais).
    Inscrição via email: residenciapedagogica@ufpel.edu.br, até dia 11/05/2021, com envio do histórico escolar e do Currículo.
    A seleção se dará por entrevista via webconferência da UFPel, a partir das 16h do dia 12/05/2021.
    O bolsista indicado deverá, necessariamente:
    • estar matriculado em curso de Licenciatura da UFPEL, a partir do 4º semestre OU aluno matriculado em outros cursos de graduação, com experiência na colaboração/gestão em Projetos;
    • dispor de 20h semanais para se dedicar às atividades da bolsa;
    • não receber qualquer outro tipo de bolsa no âmbito da UFPEL, exceto os auxílios recebidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
    • estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o que comprova situação de vulnerabilidade social, OU ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência.

    Atividades previstas:

    O bolsista atuará no período da bolsa em atividades que podem ter carga-horária reduzida ou ampliada, dependendo das demandas, conforme segue:
    1) Estudo e sistematização de referencial teórico de trabalhos acadêmicos (artigos, teses, dissertações) sobre Residência Pedagógica (~3 horas semanais);
    2) Acompanhamento de reuniões em videoconferência (ou presenciais) com coordenador do Projeto e com integrantes da equipe e com escrita inicial das atas (~2 horas semanais);
    3) Organização e realização de atividades que envolvem ações da coordenação institucional no Programa de Residência Pedagógica, em especial, ações de divulgação de atividades, realização de reuniões, eventos e atividades relacionadas ao Programa (~3 horas semanais);
    4) Atualização de site e a criação de um grupo de Facebook do Residência pedagógica da UFPel, com vinculação com Cursos e suas atividades e textos produzidos pelas diferentes áreas (~2 horas semanais);
    5) Avaliação de atividades do Residência Pedagógica, via reunião, eventos e/ou realização de questionários online, com acompanhamento de ações, de relatos, escritos e contribuições do Residência à formação profissional de professores, ao acompanhar as diferentes áreas de atuação (~8 horas semanais);
    6) Autoavaliação das atividades realizadas quanto a contribuições à sua atuação profissional, com escrita crítica e reflexiva, e elaboração de relatório das atividades, o que inclui a escrita e apresentação de trabalho no Congresso de Ensino de Graduação da UFPel (~2 horas semanais).