Apresentação

O HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – é um centro de memória e pesquisa, constituído como órgão complementar da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Coordenado pelas professoras Dra. Eliane Peres, Dra. Vania Grim Thies e Dra. Chris de Azevedo Ramil, reúne alunos de graduação e de pós-graduação, contemplando ações de ensino, pesquisa e extensão. Sua política principal é fazer a guarda e a preservação da memória e da história da escola e realizar pesquisas. Trata-se de um arquivo especializado nas temáticas da alfabetização, leitura, escrita e dos livros escolares, constituído de diferentes acervos.

Está cadastrado como grupo de pesquisa no CNPQ desde 2006. Entretanto, desde 2001 já eram realizadas, na FaE/UFPel, investigações envolvendo temáticas de alfabetização, leitura e escrita e a partir de 2004 foram produzidas dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Esses trabalhos resultariam, em 2006, na criação do Hisales.

Atualmente três eixos são privilegiados nas investigações do HISALES: I) História da alfabetização e da escolarização; II) Práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita; III) Conteúdo, visualidade e materialidade em livros didáticos, impressos pedagógicos e materiais escolares.

EIXO 1 – HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO E DA ESCOLARIZAÇÃO
– Produção e circulação de cartilhas, de métodos e de propostas de alfabetização;
– História da alfabetização em cadernos escolares de crianças e cadernos de planejamento de alfabetizadoras;
– Memórias de alfabetização;
– Políticas de alfabetização.

EIXO 2 – PRÁTICAS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DE LEITURA E ESCRITA
– Culturas do escrito;
– Escritas ordinárias;
– Escritas pessoais e familiares;
– História das práticas de leitura;
– Leituras e leitores em meios rurais e urbanos;
– Leitura literária.

EIXO 3 – CONTEÚDO, VISUALIDADE E MATERIALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS, IMPRESSOS PEDAGÓGICOS E MATERIAIS ESCOLARES
– Produção, circulação e utilização dos livros escolares produzidos no Rio Grande do Sul (especialmente entre os anos de 1940-1980, período da influência do CPOE – Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais – SEC/RS);
– Disciplinas escolares, conteúdos e temas específicos em livros didáticos e impressos pedagógicos;
– Visualidade e materialidade em livros didáticos, impressos pedagógicos e materiais escolares.

Em relação aos acervos, o HISALES disponibiliza neste site algumas informações acerca de suas especificidades (no link Acervos), e se encontram disponíveis para consulta local de pesquisadores e pesquisadoras da área, bem como à visitação de interessados, na sala do centro.

 

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