Exposição “100 anos de cadernos escolares de alunos: uma história escrita pelo Hisales”

EXPOSIÇÃO “100 ANOS DE CADERNOS ESCOLARES DE ALUNOS:
UMA HISTÓRIA ESCRITA PELO HISALES”

Em comemoração aos 18 anos do Hisales!

Início: a partir de 23/09/2024

Horário: Manhã – das 9h às 11h30min, de segunda a sexta-feira / Tarde – das 14h às 17h, de terça a sexta-feira.

Para visitas de grupos, agendar previamente via e-mail: grupohisales@gmail.com

Entrada gratuita

Esta exposição mostra um século de cadernos escolares de alunos, que integram os diversos acervos do centro de memória e pesquisa Hisales.
O acervo de cadernos escolares de alunos, em específico, é considerado atualmente o maior do tipo no Brasil, pois já são quase 3.000 exemplares salvaguardados pelo Hisales neste ano de 2024, pertencentes a alunos no decorrer de 100 anos.
O exemplar mais antigo do acervo data de 1923, chegando aos cadernos dos dias atuais, até 2023. São de distintos modelos, localidades, nacionalidades e épocas.
Nesta atividade alusiva aos 100 anos de história contados por esses artefatos, são evidenciadas diversas características, tais como visualidade, materialidade, conteúdo, métodos didático-pedagógicos, instrumentos de escrita, entre outros.
Os cadernos escolares de alunos, além de serem preservados pelo Hisales há 18 anos, são utilizados em diversas ações de ensino, pesquisa e extensão, junto à UFPel.
O investimento neste acervo é relevante para a constituição do patrimônio histórico-educativo e para a manutenção da história e memória da educação, da escola, da alfabetização e da cultura material escolar.

Prestigiem e compartilhem essa novidade com familiares, amigos e colegas! Esperamos a visita de vocês!

Atendimento ao público no Hisales – até final de agosto/2024

ATENDIMENTO AO PÚBLICO NO HISALES

MANHÃ:
das 9h às 11h30min – de segunda a sexta-feira.

TARDE:
das 14h às 17h – de terça a sexta-feira.

Válido até final de agosto/24. Após isso, publicaremos novo quadro.
Agendamento de horários especiais devem ser consultados previamente, pelo e-mail: grupohisales@gmail.com.

18 anos de Hisales

Apesar dos últimos contratempos e de tanta tristeza pelos estragos e perdas causadas pelas enchentes no RS, sempre é bom lembrarmos que o mês de junho é especial para o Hisales. Afinal de contas, estamos comemorando 18 anos de trajetória, produzindo ensino, pesquisa e extensão, junto à UFPel. Desde 2006, ao ser criado pela profa. Dra. Eliane Peres o grupo de pesquisa, até os dias de hoje, este centro de memória e pesquisa tem muito a compartilhar com vocês.
Por isso, em breve, teremos novidades e lançaremos uma nova exposição temporária, na sede do centro, celebrando o 18º aniversário do Hisales. Para saberem o que vem por aí, fiquem atentos às nossas redes sociais.
Agradecemos muito a todos que fazem parte desta expressiva história, que tem multiplicado memórias e, mais uma vez, àqueles que se preocuparam com o Hisales em meio à catástrofe climática que tem assolado o nosso estado! Felizmente a sede do Hisales não foi atingida, mas nos solidarizamos com todos os que foram afetados e nos colocamos à disposição. Contem conosco, sempre!
Até logo… na esperança de tempos melhores, para todos nós!

CAMPANHA HISALES SOLIDÁRIO em parceria com o grupo “SOLIDARIEDADE PELOTAS”

O centro de memória e pesquisa Hisales – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel) promove:

CAMPANHA HISALES SOLIDÁRIO, em parceria com o grupo “Solidariedade Pelotas”.

Vamos ajudar a humanizar os abrigos de Pelotas/RS e animar as crianças que estão sendo acolhidas nesses locais com as suas famílias, devido às enchentes da catástrofe climática no Rio Grande do Sul!

Você pode colaborar, doando:

– Livros infantis;

– Brinquedos;

– Materiais escolares.

Ponto de coleta: Casa do Trabalhador – Rua Santa Cruz, 2464A – Centro – Pelotas/RS (segunda a sexta-feira: das 14h às 18h)

Informações: grupohisales@gmail.com / @hisales.ufpel / @solidariedadepelotas2024

Ação preventiva de emergência (Catástrofe climática no RS – maio 2024) – salvaguarda dos acervos do Hisales

Diante da catástrofe climática que assola o Rio Grande do Sul há alguns dias, neste mês de maio/24, e com a cidade de Pelotas em alerta pelas enchentes que se aproximam, o centro de memória e pesquisa Hisales realizou uma ação preventiva de emergência, para manter os acervos a salvo, em um cenário de possível alagamento de água na sede. São 18 anos de muito trabalho e salvaguarda de materiais históricos de todo o tipo que não se recuperam e que em sua maioria são de papel, que precisam de nossa máxima atenção!
Foi uma ação delicada, cuidadosa e exaustiva realizada em 2 dias e finalizada hoje – quarta-feira, 08/05/24. Isso só foi possível com a mobilização de alguns integrantes do Hisales, a quem muito agradecemos pela parceria, consideração, esforço e dedicação! Estiveram envolvidos na tarefa: Chris, Joseane, Nikole, Enilda, Janice, Marília e Felipe.
Agradecemos também a todas as pessoas que têm se lembrado do Hisales em meio à toda essa catástrofe e estão nos procurando preocupados para saber notícias, que ofereceram ajuda para mover os acervos, e aos que têm mandado mensagens solidárias e de apoio, na expectativa de que o Hisales seja preservado, diante deste contexto desolador e preocupante.
Estamos muito sensibilizados e estarrecidos com a situação, mas superaremos isso e seguimos na esperança de que não aconteçam danos maiores no espaço e com os acervos do Hisales. Por isso, levando-se em consideração a importância e a grande quantidade de itens salvaguardados, acreditamos que uma ação preventiva com antecedência em casos de emergência como esse, se faz tão necessária!
Na imagem é possível ver como ficaram alguns espaços da sede do Hisales, com a finalização da ação preventiva de emergência. Missão cumprida até o momento, pois quando tudo isso passar, teremos muito trabalho pela frente, para reorganizar o espaço e os acervos.
Cuidem-se todos e mantenham-se seguros e a salvo das zonas de risco das enchentes! Muita força, resiliência e solidariedade a todas as pessoas do Rio Grande do Sul! Vamos nos reerguer!

Comunicado – Funcionamento do Hisales no recesso da UFPel (março a abril 2024)

Comunicado:

O Hisales estará fechado ao público no período de recesso da UFPel, entre os dias 25/03/24 e 12/04/24, apenas com funcionamento interno.

Att.,

A coordenação.

Comunicado – Funcionamento do Hisales no recesso da UFPel (dezembro 2023 – janeiro 2024)

Comunicado:

O Hisales estará fechado ao público no período de recesso da UFPel, entre os dias 18/12/23 e 26/01/24, apenas com funcionamento interno.

Att.,

A coordenação.

Comunicado – Funcionamento do Hisales no recesso da UFPel (outubro 2023)

Comunicado:

O Hisales estará fechado ao público no período de recesso da UFPel, entre os dias 02/10/23 e 20/10/23, apenas com funcionamento interno.

A coordenação.

Comunicado – Funcionamento do Hisales no recesso da UFPel (maio-junho 2023)

Comunicado:

O Hisales estará fechado ao público no período de recesso da UFPel, entre os dias 15/05/23 e 09/06/23, apenas com funcionamento interno.

A coordenação.

Exposição “O meio ambiente em materiais didáticos” – 22ª Semana Nacional dos Museus / Rede de Museus UFPel, no Hisales

O centro de memória e pesquisa Hisales – História da alfabetização, leitura, escrita e dos livros escolares apresenta a exposição “O meio ambiente em materiais didáticos”, em alusão ao tema da 21ª edição da Semana Nacional dos Museus, “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, neste ano de 2023, junto à programação da Rede de Museus da UFPel. Contribuindo com a reflexão e a conscientização sobre o meio ambiente, estão expostos materiais didáticos que integram os acervos do Hisales, tais como cadernos escolares, livros didáticos, revistas, cartazes, entre outros, de diversas épocas, que exibem uma amostra da variedade de imagens que abordam esta importante questão, sob diferentes perspectivas.
A exposição acontecerá a partir do dia 03/05/2023, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, no Centro de memória e pesquisa Hisales, Sala 101 – Campus II UFPel (Rua Almirante Barroso, 1202).

Translate »