Curso de Atualização: Pedagogias em Ação

O Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/CNPq) torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção de escolas municipais de Educação Infantil para participação no Curso de Atualização: Pedagogias em Ação, uma ação do Projeto Unificado Pedagogia da Presença: redes de desenvolvimento humano…

Educação vem de casa

‘Educação vem de casa’ É possível que todos nós, em algum momento, já tenhamos ouvido a frase: “Na escola, a gente ensina. Educação vem de casa”. Esse discurso, que ganhou força a partir dos anos 1980, veio acompanhado da desvalorização do trabalho do professor e da redução da escola à sua função de instrução, unicamente.…

‘Professora e super-heroína’

‘PROFESSORA E SUPER-HEROÍNA’ Quantos de nós nunca ouvimos dizer que as professoras são super-heroínas? Quantos de nós já não ficamos emocionados com relatos de professores que assumiram mais responsabilidades do que se imagina ser humanamente capaz, mas deram a volta por cima e com esforço e dedicação mudaram a vida das crianças e alunos? Aplaudimos…

Saída de campo: Seminário em comemoração aos 50 anos do CE e 30 anos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, UFSM/RS Dia: 12/11/2020 Ação: Vida de Professor: experiências de autoformação e redes de desenvolvimento humano

‘Se fosse fácil, perderia o valor’

‘Se fosse fácil, perderia o valor’ Quando criança, ouvimos que ‘se fosse fácil, perderia o valor’ como um incentivo para seguirmos em frente, não desistir na 1ª dificuldade. Pois ‘as dificuldades são o tempero das conquistas’, ‘só tem graça, se for difícil’. E a cada vez que ouvimos essas coisas ou algo semelhante, aumentamos a…

II Ciclo de Debates: Outros tempos, outra escola de Educação Infantil

Tendo oficialmente encerrado as atividades referentes ao II Ciclo de Debates: Outros tempos, outra escola de Educação Infantil, a equipe do LabForma gostaria de agradecer a todas e todos que, de alguma forma, contribuíram para realização deste evento, que assistiram as lives, comentaram, compartilharam em suas redes, mandaram e-mails, mensagens e não apenas participaram. Entendemos…

‘Tem que sofrer pra aprender’

‘Tem que sofrer pra aprender’ Quantos de nós crescemos ouvindo ‘tem que sofrer pra aprender’, ‘somente sofrendo, você vai valorizar o que tem’, etc.? E agora, mesmo desejando uma vida sem sofrimento para as nossas crianças, nos pegamos, vez ou outra, repetindo essas ideias. É como se aquelas vozes ainda ecoassem em nossas cabeças e…

Aprendi assim e deu certo.

Aprendi assim e deu certo. Vamos aproveitar que hoje é quinta-feira – dia de #tbt – e recordar um pouco sobre as atividades típicas dos jardins de infância de décadas atrás. Você tem boas memórias daqueles tempos? E da escola? E das professoras? No recorrer destes anos, muitas coisas aconteceram. Você cresceu, estudou tanto e merece estar…

‘Apanhei e não morri’

‘Apanhei e não morri’ Não morreu, mas enfrenta problemas no relacionamento com os pais! Não consegue dizer “eu te amo” olhando nos olhos, E essa frieza dói tanto que respinga na relação com seus filhos! ⠀ Não morreu, Mas precisa curar sua infância na terapia E sente que seria mais amoroso se tivesse recebido amor…