O grupo

SOBRE O LABFORMA

O Laboratório de Formação e Estudos da Infância, ou LabForma, é um grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e à Universidade Federal de Pelotas. Liderado pela profª Drª Maiane Liana Hatschbach Ourique, o grupo é integrado por alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, professoras da rede municipal e privada de Pelotas, professoras do ensino superior e estudantes de outras universidades.

LINHAS DE PESQUISA

Os trabalhos desenvolvidos, as ações de ensino, de pesquisa e de extensão realizados pelo LabForma refletem as três grandes linhas de pesquisa que orientam o grupo: 

  • A formação docente e o lugar da Infância: imagens e autoimagens; 
  • Cibercultura, culturas infantis, experiência formativa;
  • Escola, Educação Infantil e a produção da infância.

A LOGO DO GRUPO

O Dente-de-leão, planta que inspirou a logo do grupo, representa a Esperança, a Infância, o Desprendimento e a Viagem. Muito ligado à liberdade e a emoção, a planta também é símbolo dos desejos, que se desprendem e se espalham pelo mundo através do sopro e do vento, representando a sensibilidade e os sonhos da infância, conectando-se também com o desejo do LabForma, de espalhar com delicadeza, beleza e simplicidade as potentes mensagens que carregam a educação.


INTEGRANTES DO LABFORMA

⇒ Orientadoras:

Maiane Liana Hatschbach Ourique – É graduada em Pedagogia – Educação Pré Escolar e Séries Iniciais – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Possui especialização em Orientação/Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA (2004). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) com a dissertação “O Canto Educativo das Sereias: Formação e Pluralidade de Perspectivas”. É doutora em Educação pela mesma universidade (2012) com a tese “A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática”. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Atua nas áreas de Educação Infantil; Formação de Professores, Planejamento Educacional. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma). Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação cultural (Bildung), prática pedagógica e infância, imagens do professor de Educação Infantil, desenvolvimento pessoal docente, desenvolvimento emocional do professor. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3241620845064515

Elisa dos Santos Vanti – possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Já atuou como professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública e particular e como coordenadora pedagógica de escola privada. No Ensino Superior já trabalhou na UNISC – Universidade da Santa Cruz do Sul, UnoChapecó – Universidade Comunitária de Chapecó – SC, FADEP – Faculdade de Pato Branco – Paraná e Universidade Católica de Pelotas – UCPel. Atualmente é professora adjunta da UFPEL – Universidade Federal de Pelotas, atuando nos cursos de Pedagogia, Especialização em Educação Infantil e Graduação em Artes Visuais. É membro do GPCIEI – Grupo de Pesquisa: Cultura, Infância e Educação Infantil e CEIHE – Centro de Investigação em História da Educação. É pesquisadora associada à ABDEPP – Associação Brasileira para a Pesquisa e Divulgação da Pedagogia Freinet e é membro da Rede Sul de Educadores Freinet. É também professora autora do Curso de Pedagogia a Distância da UFPEL, UNIPAMPA e UAB. Tem experiência na docência da Educação Infantil ao Ensino Superior, coordenação de cursos de formação de professores ligada a projetos junto às Secretarias Municipais de Educação, coordenação pedagógica, pesquisa e extensão. Autora dos livros Lições da Infância: reflexões sobre a História da Educação Infantil e A Infância Dura a Vida Inteira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1814729352827890

Rita de Cássia Tavares Medeiros – Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Comecei a trabalhar como professora de educação infantil em 1980 e posteriormente na rede pública de ensino, nas classes de alfabetização. Permaneci nesse universo, atuando como professora e coordenadora pedagógica na zona urbana e rural, até 28/12/1989. Fui professora do ensino superior na rede particular em 1987, 88 e 89. No final de 1989 prestei concurso para a Universidade Federal de Pelotas, na qual sou professora , desde 29/12/1989, categoria professora adjunta. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infâncias, pedagogia freinet, formação de professores, alfabetização de crianças, educação infantil e cultura escolar. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8345462317593907 

⇒ Orientandos:

Alessandra Londero Almeida – Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2015). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Dom Bosco (2017). Especialista em Educação – área de concentração em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2020). . Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LABFORMA/CNPQ, UFPEL). Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica de uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino na Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação de professores, práticas pedagógicas na Educação Infantil, desenvolvimento profissional/pessoal docente. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1427796749876555

Cíntia Rio Branco Pereira – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2001)Programa para professores em serviço. Especialização em Educação (2003 Universidade Federal de Pelotas.Trabalhou em classe multisseriada em escola do campo no município de Arroio Grande nos anos de 1998 e 1999.Trabalhou como professora na APAE Pelotas entre os anos de 1999 a 2001.Começou carreira no municîpio de Pelotas como professora de Educação Infantil no ano de 2001 na Escola de Educação Infantil João Guimarães Rosa. Atuou como diretora substituta no ano de 2004 na Escola de Educação Infantil João guimarães Rosa. Atuou como diretora desta mesma escola entre o ano de 2005 a 2007. Atuou como diretora substituta da Escola de Educação Infantil Anita Malfatti no ano de 2011. Atuou como diretora da Escola de educação Infantil Ivanir Dias de 2011 a 2016 .Atualmente é docente na Escola Municipal De Educação Infantil João Guimarães Rosa, atuando como professora de pré escola, 40 horas semanais . Atuou como tutora a distância no curso Licenciatura em Educação do Campo no período entre agosto 2009 e junho 2015, com intervalo em 2014 , onde atuou como professora pesquisadora no Programa para formação para funcionários o PROFUNCIONÁRIO , 20 horas semanais.Participa do grupo de pesquisa Laboratório de Formação e estudos da Infância (LABFORMA), vinculado ao CNPq e a Universidade Federal de Pelotas. Linha de pesquisa: A Formação Docente e o Lugar da Infância : Imagens e autoimagens. Centro de interesse: Formação docente, Educação Infantil,Infância, profissionalização na educação básica,cibercultura,,identidade e gestão democrática. Lattes: http://lattes.cnpq.br/672082588295272

Indiara da Fonseca Gonçalves – Graduação no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Foi bolsista de iniciação à Docência no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) por quatro anos. Ministrou no Projeto de Extensão Novos Caminhos no período de um ano. Atuou no Projeto de Extensão Brincando na Escola no ciclo de um semestre. Participou do projeto de Ensino intitulado "Grupo de Estudos sobre Infâncias e Educação Infantil" no decorrer de um semestre. Atualmente, cursa o Curso Normal- Habilitação em Educação Infantil no Colégio Municipal Pelotense e integrou-se ao Grupo de pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4781509366846919

Izadora Feijó da Silva – Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Cientifica PBIP-AE do projeto: “Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade”. Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma/CNPq – UFPel). Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: Educação, Educação Infantil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4106040426245587

Juliana Lemes Ribeiro – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Atualmente é coordenador pedagógico – Casa de Santo Antônio do Menor. Sou membro do grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudo da Infância(LABFORM/CNPQ,UFPEL).Sou Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5570006820463260

 

Juliana Marques de Farias FotoMestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em letras pela referida universidade (2009) e especialização em Educação Infantil pela UNISINOS (2019). Possui certificados de proficiência em Inglês (Certificate of Proficiency in English – C2 e TOEFL ITP) e CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults). Integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma). Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação cultural (Bildung), prática pedagógica e infância, imagens do professor de Educação Infantil, desenvolvimento pessoal docente, desenvolvimento emocional do professor. Faz parte do grupo de estudo Ateliê de Educação Infantil Participação e Protagonismo das crianças. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6048577126428268

Lais da Rosa Pedrozo – Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2019), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020) e Atendimento Educacional Especializado pela UNINA (2021). Atualmente é professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Pelotas, pós-graduanda em Especialização em Educação pelo IFSul, professora supervisora do Pibid Alfabetização UFPel – Núcleo Educação Infantil e é integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma – UFPel). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0316261112576380

Larissa Soares Priebe – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Participa como voluntária do projeto de Extensão, Brinquedoteca da FaE e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma). Foi bolsista de Iniciação a Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Participou como voluntária do projeto de Extensão Leitura Literária na Escola. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0338703137075810

Lucas Da Costa Lage –  Acadêmico do curso de Pedagogia – Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia (Tutora: Professora Drª Juliana Brandão Machado) Representante Discente do curso de Pedagogia – Licenciatura Representante Discente do Campus Jaguarão da UNIPAMPA Membro dos seguintes grupos: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIOEDUCATIVA , FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2018); Laboratório de Formação e Estudos da Infância (2019); Interesse pela Infância, o Brinquedo, o Brincar, o Lúdico, Direitos Humanos e Cultura. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9460349418428244

Mirian dos Santos Carvalho – Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Estadual de Educação Assis Brasil(2001). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7394081482492571

 

 

 

Tamara Insauriaga Bueno – Especialização em Educação em andamento pela Universidade Federal de Pelotas. É graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2021). Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma/CNPq – UFPel). Participa do Projeto de Extensão Brinquedoteca da FAE. Foi bolsista PIBIC/CNPq do projeto Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade (2020/2021). Foi bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa – Nível Médio – 2A do projeto Representações de gênero de mulheres idosas memórias de formação, aprendizagens e auto(biografias) (2019/2020). Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: educação, formação de professores, educação infantil, estética, arte e música. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3974398892091297

Tatiane Mena Silveira Melgares FotoProfessora da rede básica de ensino público do Governo do Rio grande do Sul (anos iniciais) e da Prefeitura Municipal de Jaguarão-RS (Educação infantil) Graduação: Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Pós-graduação: Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) 2015. Doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação -Mestrado e Doutorado – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância LabForma-UFPel. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7183958994596911