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Perguntas Frequentes
Troca de turno/curso

Para trocar de curso, você deve se inscrever no Edital de Transferência, Reopção, Reingresso e Portador de Título (Edital Complementar).

Acesse o site da CRA para conferir o menu específico do Edital e ter acesso à publicação correspondente, obtendo assim uma visão dos procedimentos adotados em processos anteriores. Consulte também o calendário acadêmico para se manter informado sobre as previsões dos períodos de seleção.

 

Estágio não-obrigatório

Para realizar um estágio não-obrigatório, que é opcional, é necessário ter concluído TODAS as disciplinas obrigatórias do 1º ao 4º semestre, antes de candidatar-se a um estágio não-obrigatório.

 

Pré-requisitos

 

Disciplinas do banco universal que valem como optativa

OBS: As disciplinas abaixo não integram o Currículo Novo, isto é, serão aproveitadas apenas aos estudantes que estão vinculados no Currículo em Extinção

  • (17360021) FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
  • (17360022) FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • (17360042) TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • (17350028) EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS (EBOPP)
  • (17360009) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA

 

Aproveitamento e Trânsito

Definição
Discente que cursou com aprovação componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos a qualquer tempo através do sistema Cobalto.
Para obter o aproveitamento, a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável pelo componente curricular a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Como Solicitar

Para solicitar o aproveitamento de estudos o discente deverá acessar o menu do Cobalto: Aluno > Cadastro > Solicitação de aproveitamentos, clicar em “Novo” e selecionar a disciplina que deseja solicitar o aproveitamento.
É preciso fazer uma solicitação para cada aproveitamento pretendido.
a) para disciplinas cursadas na UFPEL deverá indicar a(s) disciplina(s) relacionadas pelo sistema quer usar para a solicitação de aproveitamento e clicar em “Salvar”.
b) para disciplinas cursadas em outra instituição deverá selecionar a instituição, anexar o seu histórico escolar, indicar o nome das disciplinas que deseja utilizar para o aproveitamento, anexar o conteúdo programático (ou plano de ensino) da disciplina cursada e clicar em “Salvar”.

Para Trânsito:

Se você em algum momento trocou de curso por meio da REOPÇÃO, é importante você correlacionar seu histórico do curso anterior com o histórico do curso atual, para verificar se todas as disciplinas cursadas antes migraram para a nova matrícula. É muito comum que as disciplinas que estavam sendo cursadas no momento da troca tenham ficado para trás (sem registro no histórico atual), já que o pedido é processado antes do término do semestre e o Cobalto transfere apenas aquelas que já foram concluídas e aprovadas.

Caso você repare que não houve transição de alguma disciplina, proceda a solicitação conforme explicado na solicitação de aproveitamento

 

Atestado de Matrícula

É o documento que contém os componentes curriculares em que o discente está matriculado no período letivo.
O atestado de matrícula só será emitido após a realização da matrícula nos componentes curriculares.
Para emitir o documento, faça login no sistema Cobalto e siga o caminho “Aluno>Consultas>Matrícula” e clique em “Imprimir”. Um arquivo no formato PDF será gerado para a impressão.

 

Cancelamento de Matrícula

O cancelamento de matrícula é destinado ao discente que não pretende manter o seu vínculo com a UFPel. Para realizar a solicitação, vá ao Cobalto e siga o caminho Aluno > Cadastros > Solicitação de Cancelamento.

 

Trancamento de Matrícula

O Regulamento de Ensino de Graduação prevê 3 modalidades de trancamento:

1. Trancamento de matrícula em componentes curriculares: Isso é feito pelo(a) discente diretamente pelo COBALTO, no prazo estabelecido no calendário acadêmico, obedecendo ao limite mínimo de créditos obrigatórios para matrícula. Deve-se fazer login no sistema acadêmico e seguir o caminho Aluno>Cadastro>Trancamento de disciplina”, marcar as disciplinas que deseja trancar e clicar em “+Trancar disciplina(s)”.

2. Trancamento geral de matrícula (TGM):  O TGM permite ao discente manter o vínculo com o curso, diante da impossibilidade de permanecer em aula em determinado período letivo. É permitido esse trancamento em até 4 semestres letivos para os cursos semestrais e a validade somente por um período letivo; ou seja, o discente deve solicitar o trancamento a cada período pretendido dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

O discente poderá pedir readmissão, cancelando a situação de TGM, até o último dia previsto para a correção de matrícula.

Não será concedido TGM ao discente ingressante e ao discente que estiver em situação passível de jubilamento, salvo nas seguintes hipóteses:
I – por motivo de doença do próprio aluno ou de familiar até 1º grau, mediante avaliação de perícia médica oficial da Universidade;
II – para cumprir serviço militar obrigatório, mediante comprovação.
Não será concedido TGM ao discente matriculado na modalidade de Regime Especial.

Como solicitar
Ingressante – O trancamento geral de matrícula deve ser solicitado à CRA pelo discente ou seu representante legal, mediante a apresentação do comprovante da motivação (atestado de saúde ou atestado de prestação de serviço militar obrigatório) . A solicitação pode ser pela página: https://atendimento.ufpel.edu.br/.
Não ingressante: A solicitação deve ser realizada no Sistema Acadêmico Cobalto, no menu “Alunos -> Cadastro – > Solicitação de Trancamento Geral”, Conforme prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Atente-se para os Prazos:
I – Para discentes que não solicitaram matrícula: somente no período estabelecido no calendário acadêmico.
II – Para discentes matriculados: do primeiro ao último dia letivo do semestre.

Requerimento
Requerimento de trancamento geral de matrícula

 

3. Trancamento geral de matrícula administrativo: Ato realizado pela Instituição diante da impossibilidade do discente cursar determinado semestre, independente de sua vontade, será concedido nos casos a seguir:

  • I – ingresso por transferência compulsória após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
  • II – ingresso por decisão judicial após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
  • III – quando o discente não é contemplado com a oferta de componentes curriculares no período letivo.

 

Certificado de Conclusão de Curso de Graduação

É um documento hábil para comprovar a graduação em nível superior, substituindo o diploma (documento definitivo) até sua expedição e registro.

Para obter, faça login no sistema Cobalto e siga o caminho “Aluno>Consulta>Certificado de conclusão de curso” e clique em “Imprimir”, quando será gerado um arquivo no formato PDF para a impressão. Esse documento só estará disponível para o aluno formado após o recebimento da ata da colação de grau, pela CRA. O certificado de conclusão de curso vem com verificador de autenticidade.

 

Atestado Médico e Exercício Domiciliar

Veja abaixo as regras da UFPel quanto aos direitos gerados em razão de problemas de saúde comprovados por Atestado Médico:

Atestado médico de até 3 dias: não abona falta, mas dá direito a realizar atividades avaliativas (provas, trabalhos etc) em outra data, através da solicitação de “segunda chamada”. Como solicitar? Pelo Cobalto e conforme procedimento estabelecido em: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/avaliacao-segunda-chamada/

Atestado médico com período superior a 3 dias: em certos casos, a presença em aula poderá ser substituída por atividades orientadas fora do ambiente acadêmico através de “exercícios domiciliares”. Contudo, nem todos os componentes curriculares são passíveis de serem realizados através deste expediente, como os estágios, por exemplo. Como saber em quais situações é possível realizar exercícios domiciliares e como iniciar a solicitação? A solicitação é realizada através da Seção de Perícia Médica, conforme procedimento estabelecido em: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/exercicios-domiciliares/

Além do mais, as avaliações para estudantes em exercícios domiciliares podem ser assíncronas pelo e-aula, síncronas pelo e-aula e, até mesmo, presenciais, com data acordada com a/o estudante, caso sua situação não seja impeditiva de deslocamento. Inclusive, pode a/o estudante levar acompanhante, se for necessário. Durante o período de exercícios domiciliares, se for necessário dilatar prazos para o término do semestre, é possível, mesmo extrapolando o final do período do calendário acadêmico. Após, a nota/frequência deverá ser ajustada por FPIN. Contudo, se a dilação do prazo para conclusão da disciplina avançar sobre o semestre seguinte e a disciplina objeto de exercícios domiciliares ainda não encerrada, for pré-requisito para matrícula em outro componente curricular ofertado no semestre seguinte, a/o estudante não poderá realizar matrícula.

Atentem, pois, em nenhum dos casos acima, os atestados devem ser enviados diretamente à Secretaria, Coordenação, Professor/a ou Colegiado de Curso.

 

Jubilamento

É o desligamento do discente por ter atingido o tempo máximo de permanência no curso.

O prazo máximo de permanência corresponderá ao tempo de integralização previsto na matriz curricular de cada curso, constante no PPC, acrescido de dois terços (2/3).

Conforme o Parecer Normativo nº 20.2020, o Parecer Normativo nº 26.2020 e o Parecer Normativo nº 49.2021 os semestres letivos de 2020/1, 2020/2, 2021/1 não serão computados para fins de jubilamento.

 

Rematrícula

É obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico. A ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar no desligamento do curso por abandono.

O discente poderá realizar qualquer atividade curricular em seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos constantes nos projetos pedagógicos, desde que haja disponibilidade de vaga. O discente deve observar o mínimo de créditos obrigatórios a serem cursados a cada semestre, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

Como solicitar

I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.

II- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.

 

Correção de Matrícula

A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula.

Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

Como solicitar

I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.

II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.

III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.

 

Matrícula especial

A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado.

A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem.

Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

Como solicitar

A Matrícula Especial possui período estipulado no calendário acadêmico. Para solicitar a matrícula especial o discente deve:

I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;

II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu ALUNO > CADASTROS > MATRÍCULA ESPECIAL, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;

III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;

IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.

Novas normas foram definidas no Parecer Normativo nº 49.2021 para a matrícula no a Calendário Acadêmico com Ensino Remoto Emergencial.

 

Quebra de pré-requisito

A quebra de pré-requisito pode ser requerida pelos discentes que têm a necessidade de cursar componente curricular sem ainda ter concluído todos os pré-requisitos estabelecidos no projeto pedagógico do curso.

Como solicitar

O aluno que deseja solicitar quebra de pré-requisito deve fazer o pedido diretamente no Colegiado de Curso, que analisará com base em critérios estabelecidos na Nota técnica n° 03/2017 do COCEPE. A entrega da solicitação é via preenchimento de formulário online. Em caso de deferimento, o próprio Colegiado concederá a matrícula especial na disciplina desejada pelo aluno e arquivará o processo.

Se o pedido for indeferido, porém, o aluno pode requerer que sua solicitação seja encaminhada ao COCEPE, que atuará como instância recursal.

Requerimento

Modelo de Requerimento de quebra de pré-requisito (O envio atual dos pré-requisitos aos Colegiados da Pedagogia se dá via preenchimento de formulário específico, situação que é orientada oportunamente via e-mail, segundo o calendário acadêmico)

 

Diploma

Qual o prazo de entrega do diploma?
O prazo para entrega do documento vai de 60 até 120 dias após a colação de grau, conforme Portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018.

Tenho urgência para retirar meu diploma. Como procedo?

A solicitação de urgência da expedição de diploma poderá ser realizada somente nos casos comprovados, por alunos que já realizaram a colação de grau e, por motivo de força maior, não podem esperar o tempo normal para a entrega do diploma, como por exemplo nos casos de:
I – Aprovação em concurso público onde o edital cita apenas o diploma, negando assim a apresentação do certificado de conclusão;
II – Participação em programa de pós-graduação fora do país ou ainda no país, quando o edital cita apenas o diploma;
III – Demais casos, onde o diploma se faz necessário, sem que exista a possibilidade comprovada da entrega do Certificado de Conclusão.

A solicitação de urgência de diploma deve ser realizada no atendimento da CRA – https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/solicitar-atendimento/

Onde retiro meu diploma?
Para aqueles que se formaram até 31/12/2021 o diploma é impresso e deve ser retirado na Secretaria da Direção da Unidade Acadêmica ao qual seu curso está vinculado. Para os formados a partir de 01/01/2022 o diploma é digital.

A UFPEL aderiu ao serviço de diploma digital da RNP. O seu diploma digital pode ser acessado através do Sistema Cobalto (Menu “Aluno -> Consulta -> Diploma Digital”), você terá acesso a dois documentos: o arquivo XML do Diploma Digital e a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD.

É importante salientar que a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD não substitui o arquivo XML do Diploma Digital, em termos jurídicos. A RVDD apresenta os dados contidos no arquivo XML em uma forma mais fácil de ser compreendida. Sendo assim, se necessário apresentar uma versão física/impressa do seu Diploma, sugerimos que a Representação Visual impressa por você seja apresentada junto com o arquivo XML do Diploma Digital.

Discentes vinculados ao programa PEC-G continuarão recebendo seus documentos na autoridade consular brasileira no seu país de origem.

Preciso verificar a autenticidade de um diploma emitido pela UFPel. Como proceder?
Para diplomas de Graduação expedidos até maio de 2019 e diplomas de Pós-Graduação, veja Verificação de Autenticidade de Diploma.

Diplomas de graduação registrados de maio de 2019 até 31/12/2021 podem ser verificados através da Consulta ao registro de diplomas de graduação

A conformidade do diploma digital poderá ser verificada através da página do Ministério da Educação (https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma), mas para isso será necessário ter arquivo XML referente ao diploma e fazer o upload deste arquivo no site do MEC. Somente o egresso tem acesso ao arquivo XML do seu diploma através do sistema acadêmico. Não fornecemos nem damos acesso ao arquivo XML ou à RVDD para terceiros.

Preciso reconhecer a firma das autoridades que assinaram meu diploma. Como proceder?
A UFPel não faz o reconhecimento das firmas. A maioria das autoridades que assinam diplomas, incluindo ex-Reitores e funcionários da CRA, têm cartão de assinatura no Cartório Lorenzi ou no Cartório Zulmira, na cidade de Pelotas. Procure o cartório para maiores informações.

Perguntas e respostas sobre o diploma digital
Para maiores informações sobre o diploma digital, acesse o FAQ do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/index.php#faq

 

 

Crachá Virtual

A fotografia para o documento de identificação da UFPel deve ser enviada pelo sistema Cobalto, ou seja, as bibliotecas não fazem mais as fotos dos acadêmicos de forma presencial. A novidade vem para desburocratizar o processo. Anteriormente, a fotografia era obrigatoriamente feita em uma das bibliotecas da Universidade. Agora, o estudante deve enviar sua própria fotografia, acessando o menu Serviços Gerais → Cadastros → Envio de foto para o Crachá (localizado à esquerda). O passo a passo está explicado está no link https://wikicobalto.ufpel.edu.br/suporte:sg:atualizafoto

Para o/a estudante usar o crachá, basta acessar o App Cobalto Web, que funciona em qualquer dispositivo que tenha um navegador instalado (sem necessidade de baixar o aplicativo) –  Saiba mais em https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/08/03/app-cobalto-agora-e-web/