Início do conteúdo
DIVULGAÇÃO DE EVENTOS
Curso Básico de EVH > Valores Humanos no Cotidiano
O Núcleo de EVH Pelotas convida para o Curso Básico de EVH > Valores Humanos no Cotidiano, que acontecerá no período de 16/04/2024 a 016/07/2024 > nas terças-feiras das 8h30 às 11h30. Na Faculdade de Educação/UFPEL, Rua Alberto Rosa, 154, Sala a ser definida.
Informações no cartaz em anexo.
Para fazer sua inscrição é só clicar aqui.
———————————————————————————————————————

Estão abertas as inscrições para o III Ciclo de debates: A vida na escola infantil

O grupo de pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LABFORMA/UFPel), convida licenciandos, professores e o público em geral a participarem do III Ciclo de debates: A vida na escola Infantil. O encontro tem como objetivo discutir sobre as docências e as materialidades do cotidiano da Educação Infantil.

O evento ocorrerá em formato presencial, no auditório Andrew Valadão, campus Anglo/UFPel, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2023, a partir das 9h.

Programação completa: @labforma.ufpel

Inscrições através do link: https://forms.gle/AojS6KhQ4jUfm5Et7

Em caso de dúvidas ou para demais informações: labforma.ufpel@gmail.com

 

 

 

 


Convidamos a todos/as para participar da sétima edição do SIP que será em formato híbrido, com encontros virtuais (dias 1 e 2/12/2023) e presenciais (14 e 15/06/2024). Nesta edição abordaremos como temática “gestão democrática da/na educação”.

Trabalhamos de forma colaborativa entre instituições parceiras (UNIPAMPA, UFPEL UNISINOS e UFSM), para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. – Evento gratuito e com certificação.

Inscrição – Clique aqui

Acompanhar a Programação – Veja aqui

Mais informações pelo site https://sipunipampa.wixsite.com/viisip e pelo insta: @grupi_ip


Diálogos sobre Diário de Bordo Pedagógico, com o Prof. Victor Diaz Esteves

Na próxima quarta-feira teremos, na Faculdade de Educação/UFPel, a presença do professor Victor Diaz, para um diálogo sobre metodologias de pesquisa participativas no Uruguai. Acesse material sobre o tema em:  Diaz, V., Bitácoras-7

_______________________________________________________________________________________________________

Estão abertas as inscrições para o V Encontro do CEPE!
Em um evento híbrido de dois dias, vivenciaremos uma série de mesas de debate sobre o tema Democracia e Educação Básica. O encontro ocorrerá presencialmente na Universidade Federal de Pelotas e será transmitido ao vivo pelo site, nos dias 30/11 e 01/12.

O evento é gratuito e fornece certificado de participação, basta inscrever-se pelo site https://wp.ufpel.edu.br/cepe2023/7-2/

Confira abaixo a programação completa, inscreva-se e divulgue.


IV Simpósio de Gênero e Diversidade: em defesa da democracia

Data: 29 e 30 de novembro e  01 de dezembro de 2023.

O cenário político recente do país foi marcado por uma série de ataques e retrocessos aos direitos das mulheres e de diversos grupos identitários, onde foram efetivadas diversas medidas que afetaram negativamente a vida de muitas pessoas, como o corte de verbas para políticas públicas voltadas para as mulheres e a redução do orçamento destinado ao combate à violência de gênero. O contexto recente pós-eleições no Brasil abre a possibilidade de retomarmos a trajetória de ampliação dos direitos humanos e sociais. Compreendemos que temos muito trabalho a fazer. Nesta quarta edição, o Simpósio de Gênero e Diversidade tem como tema a defesa da democracia, e possui como proposta discutir os desafios e as perspectivas para a promoção da igualdade de gênero, diversidade e direitos humanos no contexto da luta pela democracia neste país. O evento contará com palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos que abordem temas como movimentos sociais, feminismos, diversidade, participação política, direitos LGBTQIA+, antirracismo, inclusão de pessoas com deficiência, interseccionalidade, cultura e saúde mental, através do diálogo entre acadêmicos/as, pesquisadores/as, ativistas e demais participantes. Os simpósios são uma realização do “D’Generus: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero” (grupo de pesquisa do CNPq) da Universidade Federal de Pelotas, que é um grupo interdisciplinar, formado por pesquisadores/as de várias áreas de conhecimento que trabalham com temáticas de gênero e diversidade.

As inscrições para comunicadores estão abertas até o dia 12 de novembro e para ouvintes até dia 26 de novembro, e devem ser feitas no site: https://ivsimposiodgenerus.netlify.app/

Inscrições abertas para o V Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica (FIESEB)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anuncia a abertura das inscrições para o V Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica (FIESEB). O evento, que acontecerá no dia 10 de novembro, abordará o tema “Interlocuções possíveis pensando o novo Plano Nacional de Educação: Currículos, projetos e programas que interlaçam escola e universidade.”

Com o objetivo de promover um espaço de discussão acerca das experiências já consolidadas na relação entre as instituições formadoras e as redes de Educação Básica, o FIESEB pretende também explorar novas formas de articulação, considerando o atual contexto de construção do novo Plano Nacional de Educação.

Programação:

  • Manhã (9h): Palestra no formato online – “Políticas para a Educação – panorama retrospectivo para pensar o futuro.”
  • Tarde (14h): Abertura e mesas temáticas, em formato presencial, que ocorrerão no auditório do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento.

Para participar da palestra, basta preencher o formulário de inscrição disponível. Interessados em participar das mesas temáticas devem preencher o formulário de inscrição disponível,

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações sobre o V Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica (FIESEB), entre em contato por e-mail através do endereço forumintegracaoufpel@gmail.com.

Mais informações em https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/11/01/inscricoes-abertas-para-o-v-forum-de-integracao-entre-ensino-superior-e-educacao-basica-fieseb/

A Pedagogia Waldorf nos dias atuais, com Rebeca Rangel
5º Encontro do CEPE
🚨 Marque na agenda! 🚨 A quinta edição do Encontro do Cepe acontecerá nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro e terá como tema “Democracia e Educação Básica”. Em breve, serão divulgadas as temáticas das mesas redondas e da conferência de abertura, com temas vitais para o debate nas universidades e escolas da atualidade. Com palestrantes de diversas regiões do Brasil, América Latina e Europa, buscaremos expandir a compreensão sobre os desafios que temos no campo educacional para a manutenção e melhoria das estruturas democráticas e de justiça social. O evento acontecerá na Universidade Federal de Pelotas, tem inscrições gratuitas e é voltado a toda a comunidade acadêmica e escolar. Agende-se e aguarde as próximas informações!

Seminário Avançado: A interpretação da formação humana em filosofia da educação

As inscrições devem ser realizadas através do formulário no link indicado (aqui) e ficam abertas até o dia 30 de Outubro. O evento se dará entre encontros virtuais e presencias, sempre pela manhã (das 9H às 11h30). A programação completa pode ser consultada a seguir: Agenda_Seminario

Roda de Conversa – O Cenário Atual das Políticas Educacionais da Cidade e do Campo 

Data: 29 de Agosto de 2023

Horário: 14h

Local: Miniauditório 1 do CEHUS, Rua Cel. Alberto Rosa, 117

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UFPel – 2023

Data: 28/08/2023

Local: Auditório do CEHUS/UFPel – Rua Coronel Alberto Rosa, Nº 117 – Centro, Pelotas/RS

 Programação:

17h – 18h: Plantio de girassóis em homenagem à Profa. Conceição Paludo – Local: Largo do Bola (UFPel)

18h – 19h: Credenciamento, Exposições e Café Coletivo

19h – 19h10min: Abertura

19h10min – 19h40min: Mística

19h40min – 21h20min: Círculo Dialógico “Movimentos Sociais, Educação Popular do Campo e Pronera: uma homenagem à Profa. Conceição Paludo”

Debatedoras: Profa. Maria da Graça Souza (SEDUC/RS), Profa. Thaís Gonçalves Saggiomo (Linha Viva) e Profa. Juliane Soares Ribeiro (MST)

Mediação: Profa. Caroline Terra de Oliveira (UFPel)

21h20min – 22h: Debate e Encerramento

Observações importantes:

1) As inscrições ocorrerão em 28/08/2023, das 18h às 19h, no local do evento. O número máximo de participantes no Círculo Dialógico será a capacidade do Auditório do CEHUS/UFPel;

2) Para o Café Coletivo, solicitamos que cada inscrita/inscrito leve a sua caneca e algo para compartilhar, se possível, com o grupo (bolachas, bolos, sucos…);

3) O Círculo Dialógico será um evento gratuito.

 

2ª Oficina de dobraduras sobre Folclore

Com 3 horas de duração, esta oficina envolverá a apresentação e o estudo de um personagem das lendas do folclore local. Após o estudo, serão ensinadas ao grupo de participantes todas as etapas da produção de uma dobradura referente ao personagem, mostrando como trabalhar a dobradura em questão com crianças.

Público alvo inicial: acadêmicos (as) dos cursos da UFPEL
Data: 06 de setembro de 2023 (quarta-feira)
Local: sala 309 (LAM – Laboratório Multilinguagens), 3º andar do Campus Anglo
Horário: 9 horas
Número de vagas: 25

Clique aqui  para inscrições


II ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL
Divulgamos o II ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL, com o tema NARRATIVAS E MODOS OUTROS DE (RE)EXISTIR, a realizar-se nos dias 05, 06 e 07 de outubro, na Universidade Federal de Pelotas. O evento tem como objetivo exercitar a discussão sobre a mudança de paradigmas rumo ao sensível que habita todo ser-no-mundo, instituindo modos outros de trabalhar as narrativas como projeto de mudança de relações consigo, com os outros, com nosso ambiente.
Participação como Ouvinte ou com Submissão de trabalho. Submissão até o dia 03 de setembro de 2023.
Maiores informações: https://www.instagram.com/biographsul2023/


PET GAPE – EVENTO PcD VIVÊNCIAS E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE

Junte-se ao Pet GAPE, ao Coletivo PcD e ao NAI UfPel para uma jornada inspiradora e esclarecedora sobre as experiências únicas e obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência na vida universitária. ✨

📅 Data: 14 de setembro de 2023 (quinta-feira)
🕒 Horário: 18:00
📍 Local: Auditório Elio Paulo Zonta – 4º andar do Campus Anglo – Rua Gomes Carneiro, 01
Obs: o local conta com escadas e elevador.

🤝 Venha compartilhar histórias, aprender com vivências reais e descobrir maneiras de construir um ambiente acadêmico mais inclusivo e acessível para todos.
Seja parte dessa transformação! 📚

Não perca essa oportunidade de ampliar horizontes e contribuir para um ensino superior mais igualitário!

Em breve, mais informações! ✨ @petgape

#EventoPcD#UniversidadeInclusiva#Acessibilidade#Diversidade#PetGape#ColetivoPcD#CODIN#Vivencias#Desafios#UFPEL


OPORTUNIDADES DE CURSOS GRATUITOS ONLINE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO NO IFRS

O IFRS oferta uma série de cursos na área da Educação, online, gratuitos e abertos à vários públicos.

Antes de se inscrever, verifique na descrição dos cursos se você se enquadra no público-alvo.

Informações em: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80


CONVITE – Oficina de dobraduras sobre Folclore – 23/08/2023

Encontros com 3 horas de duração, que envolverá a apresentação e o estudo de um personagem das lendas do folclore local. Após o estudo serão ensinadas ao grupo de participantes todas as etapas da produção de uma dobradura referente ao personagem, mostrando como trabalhar a dobradura em questão com crianças. Após esse encontro o grupo poderá optar por participar de mais encontros com datas a serem planejadas conjuntamente.

Público alvo inicial: acadêmicos (as) dos cursos da UFPEL
Data: 23 de agosto de 2023 (quarta-feira)
Local: sala 309 (LAM – Laboratório Multilinguagens), 3º andar do Campus Anglo
Horário: 9 horas
Número de vagas: 20 

CONVITE – Evento sobre Inteligência artificial – 18/08/2023

Oportunidade de evento.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedK1eQUX_ulXYHS00egTdQ7fL1zv_3zRRH6Vuj1giWcBEGjA/viewform


CONVITE – V Seminário Educação em Valores Humanos

O Núcleo de Educação em Valores Humanos de Pelotas (funciona na FaE), convida para o V Seminário de EVH – 2023 > Vivendo Valores nas Relações Humanas. 

O evento acontecerá no dia 11/08/2023 > das 8h às11h30 e das 14h às 17h30, no Miniauditório 2 do IFSul – Campus Pelotas, mais informações no cartaz e programação em anexo.

Para fazer a inscrição é só clicar no link abaixo:

Debate: os desafios da educação superior no novo PNE


Evento de extensão – A docência em tempos de caos: O que dizem as professoras?

Convidamos a tods para participar do evento, que começa nesta quinta-feira, dia 10/08, organizado pelo Ateliê de Estudos e Pesquisa Docência, Diferença e Subjetividades (ATEPDif) intitulado:

A docência em tempos de caos: O que dizem as professoras?

A proposta de ação de extensão parte de uma vontade coletiva acadêmica de escutar e debater com profissionais da educação sobre os desafios enfrentados na profissão e formação docente referente ao modo de trabalho no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, tanto no Brasil quanto no exterior. Também busca-se refletir sobre os impactos na vida acadêmica e criativa docente, que foi amparado por um trabalho distanciado socialmente do público ao qual atendiam: os estudantes de diferentes áreas e níveis escolares. A ação proporcionará enxergar o panorama das práticas pedagógicas criadas durante o ensino remoto e as consequências destas atividades na produção das subjetividades docentes.

Local: Faculdade de Educação/UFPel
Rua Alberto Rosa, 154, Pelotas.


Sala 352
Horário: 17h30-19hProgramação:10/08/2023- Infâncias e práticas pedagógicas na pandemia: como cuidar e educar sem contato? Profª. Larissa de Oliveira Pedra
17/08 – Com a arte e as palavras expatriadas: uma experiência de aprendizagem no Canadá. Profª. Roberta Benevit
24/08 – Ser professora em tempo de crise: gestos possíveis e sonháveis. Profª. Sandra Espinosa Almansa
31/08 – Era uma vez a Educação Infantil à distância: narrativas de uma professora nas páginas do ensino ter/remoto. Profª. Gabriela Ortiz PradoInscrições gratuitas no local – com certificação de participação
——
PET Educação IBF | Campus Florestal-UFV “JORNADA PET 2023 – A ONDA DE VIOLÊNCIA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS: POR ESCOLAS MAIS HUMANIZADAS E HUMANIZADORAS”.
Programação completa do evento:

Dia 24/08/2023 às 14h: Professora Patrícia Krieger Grossi apresentará o seminário “Violência nas escolas e estratégias de enfrentamento”.

Dia 24/08/2023 às 15h: Professor José Leon Crochik ministrará o seminário “Bullying e preconceito: Distinções e Relações”.

Dia 25/08/2023 às 14h: Professora Joana D’Arc Germano trará o seminário “Combate à violência como forma de transformação social: Possibilidades e limites no ambiente universitário”.

Dia 25/08/2023 às 15h: Professora Ana Paula Poli conduzirá o seminário “Universo simbólico da violência escolar: Possibilidades de enfrentamento à luz do imaginário”.

Para realizar sua inscrição, basta acessar o link do formulário https://forms.gle/rARRFUhKTCdEgWth7.

Destacamos também que será emitido um certificado de participação para todos os inscritos, reconhecendo seu engajamento na busca por escolas mais humanizadas.


V SEMINÁRIO INTERNACIONAL IMAGENS DA JUSTIÇA, CURRÍCULO E PEDAGOGIA JURÍDICA –

Universidade Federal de Pelotas – Faculdade de Educação – Pelotas – Rio Grande do Sul – Brasil
Com transmissão online
Segunda com a Anfope

Na próxima Segunda com a Anfope o encontro será com a professora Kátia Curado (UnB/Anfope), a professora Cássia Hack (Unifap) e a professora Susana Tozetto (UEPG/Anfope-Sul), que juntas dialogarão sobre a questão “ Por que não regulamentar a profissão do/a pedagogo/a? ” Imperdível, né?! Nos vemos lá

No canal da Anfope no youtube: www.youtube.com/@AnfopeNacional

Agosto Negro — Arte, Educação e Informação

As turmas M1 e M2 da disciplina de Arte e Cultura Afro-brasileira, lotada no Centro de Artes/UFPel orgulhosamente apresentam o evento Agosto Negro — Arte, Educação e Informação, que será sediado no Centro de Artes da UFPEL (R. Cel. Alberto Rosa, 62) e transmitido no endereço virtual (@MABSul no YouTube) dos dias 3 a 31 de agosto.

O evento tem por objetivo promover o conhecimento e informação sobre temas relevantes para conhecimento da história e cultura negras bem como reduzir os efeitos do racismo nos diversos ambientes em que vivemos.

Para inscrever-se basta clicar em: https://forms.gle/dVn4xGtaj6EVBu9t9

IV Congresso da Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada
A Sociedade Brasileira de Educação Comparada convida a participar do IV Congresso da Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada, cujo tema central será: EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA. Este evento internacional  ocorrerá  na Universidade Autônoma do México, entre os dias 25 a 29 de setembro de 2023.
Colegas pesquisadoras e pesquisadores de todo o país estão convidados a inscrever seus trabalhos para participação de modo presencial e/ou virtual até 15 de julho.
Maiores informações em https://somec2023.com/  ou https://www.sbec.fe.unicamp.br.

Encontro Pelotas – “Esperançar na educação: Para não retroceder, PNE pra valer, as desigualdades enfrentar, o financiamento descolonizar!”

Debate sobre a Educação no âmbito do município de Pelotas.
Dia 24 de junho, das 14h às 19h, na Rua João Manoel 251 (escola Dona Conceição).
Mais detalhes sobre o evento no link abaixo!