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    Notícias
  • Retorno Presencial FaE

    Comunicamos que a Faculdade de Educação constituiu uma comissão para planejar o retorno presencial das atividades acadêmicas. A comissão é constituída por representantes dos docentes, técnicos e discentes e está trabalhando para que o retorno ocorra da forma mais tranquila e segura possível.

    Informações serão divulgadas oportunamente.

  • Convite aos alunos de graduação (veteranos e calouros)

    Estão abertas as inscrições para as Rodas de Conversa e Oficinas da III Semana Integrada de Acolhida do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel. 
    As oficinas e rodas de conversa são abertas a toda a comunidade acadêmica da UFPel. 
    Segue a programação das atividades:
     
    08/03 (terça-feira), das 16h às 17h – Roda de Conversa: Possibilidades do Apoio Pedagógico da PRAE para teu sucesso no desempenho acadêmico
    10/03 (quinta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Cobalto, Portal Institucional e E-Aula para Ingressantes
    11//03 (sexta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Comunicação em Libras
     
    As inscrições para o evento estão abertas de 23 de fevereiro a 03 de março de 2022, pelo link: https://forms.gle/1DvV9ejyYTiR6cf26
     
    As vagas são limitadas!!!
  • Divulgação de projeto – EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

    A professora Caroline Terra de Oliveira está organizando o projeto de ensino “Ciclo de estudos sobre Educação Ambiental”, no formato de grupo de estudos, que irá ser desenvolvido em cooperação com o Instituto Federal Mato Grosso – Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste.
    Início do projeto: 15/03/2022
    Fim do projeto: 30/09/2022
    São encontros quinzenais (terças, das 9h às 11h), através de plataforma online.
    Será estudado o conceito de Educação Ambiental e os conflitos ambientais no Brasil como metodologia para o ensino desta área no contexto escolar. Então, abordar-se-á os conflitos de terra no Brasil, a questão indígena, uso de agrotóxicos, entre outros temas. Todos estes temas são muito importantes para serem explorados na escola de educação básica.
    Quem tiver interesse pode enviar e-mail com os dados de identificação (nome completo, curso, matrícula) para caroline.terraoliveira@gmail.com
    Terá certificado para todos os participantes!
  • Introdução à Língua Chinesa- Chinês I

    A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP-PROGEP) informa que a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está realizando em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, a seleção de candidatos(as) à vaga no curso de Introdução à Língua Chinesa- Chinês I.

    Serão ofertadas 12 (doze) vagas, destinadas a docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes da UFPel, com vínculo ativo.

    Para obter maiores informações sobre o edital e o link para as inscrições, consultar: o Edital 07/2022.

  • Informações para o início do semestre 2021/02

     

     

    • MATRÍCULAS – Período: de 11 a 14 de fevereiro – EXCLUSIVAMENTE online.
      • Orientações para NÃO ingressantes: A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico. A ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar no desligamento do curso por abandono. O discente poderá realizar qualquer atividade curricular em seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos constantes nos projetos pedagógicos, desde que haja disponibilidade de vaga. O discente deve observar o mínimo de créditos obrigatórios a serem cursados a cada semestre, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
        • Como solicitar
          I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
          II- O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
          III- O discente consulta sua solicitação no COBALTO a partir do dia 15/02, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.
      • Orientação para ingressantes: Discentes novos são matriculados automaticamente em todas disciplinas do primeiro semestre, ou seja, não precisam realizar o procedimento de solicitação no Cobalto.

     

    • CORREÇÃO DE MATRÍCULAS – Período: de 16 a 21 de fevereiro
      • Orientações: A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
        • Como solicitar
          I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
          II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.
          III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO a partir do dia 03/03, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.]

     

    • MATRÍCULA ESPECIAL: Período – de 04 a 06 de março.
      • Orientações: A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado. A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem.
        Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

        • Como solicitarPara solicitar a matrícula especial o discente deve:
          I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu ALUNO > CADASTROS > MATRÍCULA ESPECIAL, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.

     

    • 07/03/2022 – Inicio do semestre letivo 2021/2.

     

    • Aulas Remotas – Acesse o Guia do Estudante para informações sobre a utilização da Plataforma e-AULA.

     

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.