NUAAD divulga o Relatório Preliminar da Avaliação Étnico-Racial para o ingresso ao curso de Direito – 2022

O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) divulga o Relatório Preliminar da Avaliação Étnico-Racial para ingresso por cotas raciais no curso de Direito 2022. Para acessá-lo, siga ao site do SISU e leia as instruções através do link: Relatório Preliminar – Direito 2022.

Homenagem ao indigenista Bruno Pereira

O Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas publicou uma homenagem que traz uma reportagem de Bruno Pereira, indigenista cruelmente assassinado, poucos dias antes de sua morte. Para lê-la na íntegra, acesse: Nosso reconhecimento e homenagem ao indigenista Bruno Pereira.

ANCESTRALIDADES – Oportunidade de apoio à produção acadêmica para pesquisadores negros e pardos.

O projeto Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022 – Ciências e Tecnologias em Perspectiva com os Saberes Afro-Brasileiros, desenvolvido pela Fundação Tide e Setubal e pelo Itaú Cultural, tem como objetivo fomentar e subsidiar pesquisadoras/es negros ou pardos com valores de R$ 10 mil à R$15 mil. As pesquisas, podendo ser em andamento ou finalizadas, …

Continue lendo

Evento de formação para novos membros de banca de heteroidentificação encerra com palestra sobre prática das bancas

O terceiro e último dia do evento de formação para novos membros de banca de heteroidentificação promovido pelo NUAAD/CODIn, contou com palestra do Procurador Federal Alexandre Dorneles Lemos, da Equipe Nacional Especializada em Matéria de Educação – EN-EDU, sobre Indeferimentos, recursos e desdobramentos judiciais. A palestra foi realizada de forma remota, transmitida no Auditório da …

Continue lendo

Inicia a Formação para Bancas de Heteroidentificação

Na noite do dia 24/05, terça-feira, teve início o evento de formação para bancas de heteroidentificação promovido pelo NUAAD, com participação de 64 pessoas inscritas. A abertura foi feita pelos Pró-Reitores Eraldo dos Santos Pinheiro, de Extensão e Cultura, e Taís Ullrich Fonseca, de Gestão de Pessoas, e pela Coordenadora de Diversidade e Inclusão, Airi …

Continue lendo

Formação para Bancas de Heteroidentifação – 24 a 26 de Maio de 2022

No dia de hoje (24/05), inicia-se a Formação para Bancas de Heteroidentificação organizada pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas. Com o intuito de preparar quaisquer interessados em participar de bancas de heteroidentificação, elemento tão fundamental para um funcionamento pleno das cotas étnico-raciais, a formação propõe seis palestras com especialistas …

Continue lendo

Formação para Bancas de Heteroidentificação

As Bancas de Heteroidentificação são de extrema importância para garantia da entrada de estudantes negros e indígenas pelas cotas de ações afirmativas em função de seu papel contra fraudes. Porém, para sua funcionalidade plena, os integrantes da banca devem estar inteirados das discussões e produções teóricas de intelectuais não brancos ao longo dos anos acerca …

Continue lendo

Processo Seletivo Especial ocorreu nos dias 30 e 31 de abril e 1º de maio!

A Coordenação de Comunicação Social (CCS) da UFPel publicou nesta quarta-feira (04/05) uma reportagem acerca do Processo Seletivo Especial (PSE) para Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas. No texto, explica-se como se dá a avaliação e defende a importância dessa oportunidade a esses grupos sociais a partir de falas da coordenadora da Coordenação de Diversidade e …

Continue lendo

Notas dos Processos Seletivos Especiais de Comunidades Indígenas e Quilombolas

O NUAAD informa as notas dos candidatos indígenas e quilombolas no Processo Seletivo Especial: Notas PSE Indígenas Notas PSE Quilombolas

Homologação dos candidatos à Bolsa de Monitoria para Agronomia

O NUAAD informa a homologação da inscrição dos candidatos à Bolsa de Monitoria para Agronomia e o horário da entrevista marcada: NOME DA (O) CANDIDATA (O) DATA: HORÁRIO Maira Rodrigues Ferreira 03/05/2022 10:50