Início do conteúdo
    Notícias
  • NUAAD promove encontro “Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino Superior”

     

    Com a perspectiva de praticar o tema “20 O Ano Inteiro” e de construir para o próximo semestre um seminário institucional a partir desta temática, o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) realizará, no dia 10 deste mês, junto com demais negros/as em movimento, o encontro “Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino Superior”.

    O evento contará com a presença de ativistas negros/as que contribuem para a consolidação da presença negra dentro da Universidade e para a difusão das temáticas antirracistas no ambiente acadêmico e em toda a sociedade.

    O NUAAD convida a todos para participar.  Confirme presença, tire dúvidas e encontre maiores informações em https://www.facebook.com/events/1023520261322659/

    Debatedores:

    Cláudia Daiane Molet (Técnico-administrativa do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política – IFISP e ganhadora do Prêmio CAPES de  melhor Tese na área de História, no ano de 2019);

    Fábio Gonçalves (Professor da rede pública de ensino, Presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra e Mestre em Direito);

    Gilson Porciúncula (Professor do Centro de Engenharias e Coordenador do projeto Exatas Diversidades Afro Indígenas Brasileiras – ProEDAI);

    Marielda Medeiros (Doutoranda em Antropologia, militante do Movimento Negro e Coordenadora pedagógica da Ocupação Canto de Conexão);

    Míriam Alves (Professora do curso de Psicologia da UFPel e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO – Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas De(s)coloniais);

     

    Encontro “Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino Superior”

    Data: 10/12/2019

    Local: Escola Salis Goulart, Rua Félix da Cunha, 520, Sala 103

    Horário: 08:30 – 12:00

     

    #20OanoInteiro

  • 1ª AFROEMP – Feira de Afroempreendedores de Pelotas

    Ocorrerá, no dia 30 de novembro, a 1ª AFROEMP – Feira de Afroempreendedores de Pelotas, tendo como objetivo a participação de pessoas negrXs físicas e jurídicas, expondo as suas marcas/produtos.

    A feira visa também promover e divulgar as produções de empreendedores negrXs da cidade de Pelotas e região. Podem participar afroempreendedores de outros estados. O evento começa às 11:00, no Praça CEU, no Dunas.

    Evento organizado por :
    ONG ODARA
    Em parceria Omosume
    e Epahey Adornos Afro

    #20oanointeiro

  • Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas

    O NUAAD informa que estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos Específicos para Indígenas e Quilombolas, referentes ao ingresso 2020 na UFPel.

     

    Edital COODEC 027/2019 – Indígenas

    Edital COODEC 028/2019 – Quilombolas

     

    O período de inscrição é de 15 de novembro a 08 de dezembro, e a aplicação das provas ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

    Os Processos Seletivos Específicos para Indígenas e Quilombolas foram instituídos pela UFPel em 2015, a partir da Resolução 15/2015, do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), que considerou a “necessidade de ampliação das políticas de ações afirmativas no âmbito da UFPel e o atendimento a uma demanda histórica de movimentos sociais, entidades e órgãos governamentais”, entre outras razões, criando dez vagas destinadas exclusivamente a candidatos indígenas e quilombolas, conforme os termos dos editais referentes, com processos seletivos específicos.

  • NUAAD terá expediente interno no dia 21/11

    O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) informa que amanhã, 21 de novembro de 2019, terá expediente interno, em virtude da participação de todos os servidores e bolsistas em atividade administrativa.

  • Dia da Consciência Negra em Pelotas – Marcha Mestra Griô Sirley Amaro: Pela nossa história e ancestralidade

    A data de 20 de novembro marca o Dia Nacional da Consciência Negra, ocasião que será comemorada na cidade de Pelotas com a Marcha da Consciência Negra, organizada pelo Coletivo Juntos Pelotas, em parceria com diversas entidades, entre elas o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD).

    Este ano a marcha homenageia a Mestra Griô Sirley Amaro, grande referência negra da cidade. O título, escolhido em conjunto pelas representações envolvidas no evento, é Marcha Mestra Griô Sirley Amaro: Pela nossa história e Ancestralidade.

    A concentração começa às 17h no Altar da Pátria, na Avenida Bento Gonçalves, no dia 20/11, e a marcha segue para a Travessa Conde de Piratini, ao lado da Biblioteca Municipal, onde ocorrerão apresentações artísticas e culturais.

    Data: 20 de Novembro

    Local: Altar da Pátria – Avenida Bento Gonçalves, esq. Andrade Neves.

    Horário: 17:00

    #20deNovembroéoanointeiro

  • NUAAD participa de reunião com comunidades Quilombolas de Canguçu

    No dia 29 de outubro, o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), representado pela sua chefe, Raquel Silveira Rita Dias, acompanhada das servidoras Adriana de Souza Gomes Dias e Cláudia Daiane Garcia Molet, participou  de reunião com as 16 comunidades Quilombolas de Canguçu.

    Entre os assuntos discutidos, citamos a elaboração do Edital do processo seletivo específico para ingresso de quilombolas na UFPel, a questão da permanência dos estudantes quilombolas na Universidade e a participação de representantes quilombolas nas atividades da Semana da Consciência Negra em Canguçu.

     

  • NUAAD atua como apoiador do II Encontro Nacional de Estudantes Quilombolas

     

    Será realizado, nos dias 11, 12 e 13 de outubro, o II Encontro Nacional de Estudantes Quilombolas, na Escola Superior de Educação Física (ESEF), localizada na Rua Luís de Camões, nº 625 , no bairro Três Vendas, em Pelotas, no qual o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) atua como apoiador. A organização do evento é uma realização dos próprios estudantes quilombolas.

    Estão representadas comunidades quilombolas e instituições federais de ensino de diversas partes do Brasil. Para conferir a programação, clique aqui.

  • NUAAD promove projeto “EmPRETESER AFROntosamente” – Outubro das #Pretas

     

    #emPRETESER AFROntosamente é um projeto desenvolvido pelo NUAAD – Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade, da UFPEL, o qual tem como perspectiva mediar uma comunicação entre a universidade e a comunidade negra, através de atividades – na universidade e nas escolas – que venham a proporcionar essa interação.

    Dessa vez será #Outubro Das Pretas
    No dia 19/10 às 15H na Casa dos estudantes; #ABERTO PARA TODA A COMUNIDADE!!!

    Será uma linda roda de conversa com mulheres pretas e guerreiras que trabalham entre a cultura e as políticas públicas de desenvolvimento da cidade, além de circular no campo acadêmico usando o seu lugar de fala para falar de si e dos seus. Viabilizando o protagonismo aos corpos que historicamente fazem a diferença nesta cidade, o campo universitário assume um de seus deveres: dialogar e construir junto à comunidade.

    Em breve vamos divulgar as nossas convidadas!!
    “Chega junto, venha cá,
    Você também pode lutar,
    E aprender a respeitar
    Por que o povo negro veio para revolucionar!”
    – Bia Ferreira.