Início do conteúdo
    Notícias
  • MATRÍCULAS SISU 2018/2 e PAVE 2018/2- Modalidades L2, L6, L10 e L14 – Lista de Espera – 1ªconvocação, 2ª Convocação e 3ª Convocação

    O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) informa que as entrevistas com a CCICE (Comissão de Controle e Identificação do Componente Étnico-Racial) modalidades L2, L6, L10 e L14 das matrículas para a Lista de Espera SISU 2018/2 e PAVE 2018/2 – Lista de Espera – 1ªconvocação, 2ª Convocação e 3ª Convocação serão realizadas nos dias 12 e 13 de julho, das 14 às 18 horas, de forma presencial, no prédio do Núcleo, localizado à  Rua Almirante Barroso, 1734, sala 7.

  • Diretrizes: Recursos para Indeferimento SISU e PAVE 2018_02 – CHAMADA REGULAR

    Para ter acesso aos Relatórios Preliminares dos ingressos por cotas raciais – Chamada Regular SISU ou PAVE acesse um dos links abaixo:

    Relatório Preliminar PAVE – Chamada Regular – Parecer Cotas Étnico-Raciais 2018-2 (05 julho 2018)

    Relatório Preliminar SISU – Chamada Regular – Parecer Cotas Étnico-Raciais 2018-2 (05 julho 2018)

     

    IMPORTANTE:

    Se o seu nome consta no Relatório Preliminar do SISU ou PAVE 2018/2 como INDEFERIDO e você pretende entrar com Recurso, siga as diretrizes indicadas abaixo:

    Em caso de indeferimento o candidato(a) poderá apresentar recurso por escrito e encaminhá-lo à Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-racial – CCICE – no prazo de até 72 horas (10 de julho de 2018), contadas a partir da divulgação do Relatório Preliminar (considerando-se apenas os dias úteis).

    O recurso poderá ser entregue pessoalmente no Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade – NUAAD ou enviado por SEDEX – com postagem até a data limite, de preferência contendo texto e fotografias atuais do mesmo.  Ao final da análise dos Recursos será publicado o Relatório Definitivo nas páginas do PAVE, CID e NUAAD.

    ATENÇÃO: O NUAAD NÃO RECEBERÁ RECURSOS VIA E-MAIL

    O NUAAD localiza-se à Rua Almirante Barroso 1734, sala 1,  CEP: 96010-280 Pelotas – Horário de Atendimento: entre 14h00min e 18h00min – Fone: (53)3284-4306

    Outras informações:   e-mail – naaf.cid.ufpel@gmail.com

  • Alunos Indígenas e Quilombolas da UFPel em Brasília-DF lutando pelo benefício da Bolsa Permanência

    No dia 19 de junho de 2018, alunos indígenas e quilombolas da UFPel estiveram presentes em um protesto na cidade de Brasília-DF, para a luta do Programa de Bolsa Permanência (PBP) que é uma auxilio financeiro que tem o objetivo de diminuir as desigualdades sociais. O benefício contribui para a permanência e diplomação dos estudantes Indígenas e Quilombolas de Universidades Federais que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e também em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

    O corte na bolsa anunciado pelo Governo Federal coloca em risco a subsistência dos universitários que ainda não recebem o auxílio e os que futuramente ingressarão na Universidade. Estima-se atualmente que cerca de 5.000 alunos necessitam da bolsa para continuar estudando.

    Em audiência realizada no dia 29 de abril, o ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou que a proposta do governo é oferecer apenas 800 novas bolsas neste ano o que se tornaria inviável para atender cerca de 70 instituições federais, a interrupção do Programa Bolsa-Permanência (PBP) faz com que os alunos deixem de receber uma ajuda mensal de R$ 900 para moradia, alimentação e material escolar, na prática isso significa que o aluno pode se matricular na Universidade, porém, com incertezas em relação a sua conclusão.

    Como forma de resistência e repúdio às mudanças oferecidas, Indígenas e Quilombolas de diversos locais organizaram uma série de atos de protestos contra o corte nas bolsas.

    Até o momento não há sinalização, por parte do MEC, para acabar com o auxílio dos estudantes que já fazem parte do programa, o problema é apenas para novas inscrições.

  • NUAAD Participa: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: Diálogos com a Renafro Saúde

    No dia 15 de julho de 2018, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas, realizou-se o evento sobre: “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, das 8 às 12 horas. O evento, que abrangeu toda a população pelotense, se deteve na fortificação da informação e promoção sobre a saúde de trabalhadores, gestores, conselheiros, agentes de saúde, movimentos sociais e estudantis. Trataram-se assuntos que se fazem presentes no cotidiano e que muitas vezes negligenciamos.

    No Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída pela Portaria nº 992 de 13 de maio de 2009, visa garantir a equidade e a efetivação do direito à saúde de negras e negros. Tendo como marca o reconhecimento do racismo como determinante social das condições de saúde, a Política estabelece objetivos, diretrizes, estratégias e responsabilidades da gestão em todas as esferas, com vistas à promoção da equidade em saúde.

    Entre suas diretrizes e objetivos inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadoras e trabalhadores da saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

    Foram abordados os assuntos: Política Nacional de Saúde Integral da população negra no contexto das ações afirmativas; Renafro saúde: terapêuticas tradicionais e fortalecimento do controle social no SUS e Política Nacional da População Negra no Contexto Local.

    Fonte: http://blog.saude.mg.gov.br/2017/03/21/sus-voce-conhece-a-politica-nacional-de-saude-integral-da-populacao-negra/

  • NUAAD Participará da I Semana Africana de Pelotas

    Viemos informar, através deste, que o Núcleo de Ações Afirmativas da UFPEL (NUAAD) não realizará atendimento ao público nos dias 24, 25 e 26 de Maio, pois estará presente na I Semana Africana de Pelotas.

    As atividades se normalizam na segunda-feira (28), com expediente interno pela manhã e atendimento ao público durante à tarde, às 14h.

     

    Segue a baixo, link do evento e a programação completa!

     

     

    https://www.facebook.com/events/1614904018616517/?active_tab=discussion

     

  • FORAM PUBLICADOS OS RELATÓRIOS PRELIMINARES DAS LISTAS DE ESPERA DOS INGRESSOS POR COTAS RACIAIS – 6ª, 7ª, 8ª E 9ª CONVOCAÇÃO – SISU – 2018/01

    Foram publicados os Relatórios Preliminares da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª CONVOCAÇÃO
    Para ter acesso clique sobre  o link: Resultados da avaliação étnico-racial SISU 2018/1

     

    IMPORTANTE:

    Se o seu nome consta no Relatório Preliminar do SISU 2018/1 como INDEFERIDO e você pretende entrar com Recurso, siga as diretrizes indicadas abaixo:

    Em caso de indeferimento o candidato(a) poderá apresentar recurso por escrito e encaminhá-lo à Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-racial – CCICE – no prazo de até 72 horas (17 de maio 2018), contadas a partir da divulgação do Relatório Preliminar (considerando-se apenas os dias úteis).

    O recurso poderá ser entregue pessoalmente no Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade – NUAAD ou enviado por SEDEX – com postagem até a data limite, de preferência contendo texto e fotografias do mesmo.  Ao final da análise dos Recursos será publicado o Relatório Definitivo nas páginas do SISU, CID e NUAAD.

    ATENÇÃO: O NUAAD NÃO RECEBERÁ RECURSOS VIA E-MAIL

    O NUAAD localiza-se à Rua Almirante Barroso 1734, sala 1,  CEP: 96010-280 Pelotas – Horário de Atendimento: entre 14h00min e 18h00min – Fone: (53)3284-4306

    Outras informações:   e-mail – naaf.cid.ufpel@gmail.com

  • RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O NÚCLEO DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE/CID – EDITAL PROPLAN Nº 1/2018

    Candidatos (as) selecionados para as vagas deverão comparecer ao NUAAD – Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade  (Rua Almirante Barroso, 1734/sala 1), na quarta-feira, dia 02/05, a partir das 14h, trazendo os seguintes documentos:

    • Cópia do CPF
    • Cópia do comprovante de conta corrente (somente conta-corrente do próprio aluno – não pode ser conta de terceiros, conjunta ou conta poupança)

     

    Artes Visuais-Licenciaturas/Pedagogia/Psicologia – 02 vagas

    – Geiselaine Pereira Dias – L2

    – Manuella Corrêa Mathias – AC

    Suplentes:

    – Lorenzo Steinhorst Richetti – AC

    – Matheus Borges – AC

    – Jaini da porciúncula – AC

     

    Direito/Jornalismo/Letras/História/Antropologia – 02 vagas

    – Isadora Cardoso Caleiro – L2

    –  Lourivaldo José da Silva Jr – DS

    Suplentes:

    – Carlos Eduardo Jorge Inácio – AC

    – Mateus Moreira Silveira do Nascimento – AC

    – Tarso Ames – DS

    – Jéssica Camargo Trisch – AC

    – Marcela Lima de Moraes – DS

     

    Ciência da Computação/Cinema – 01 vaga

    Tassiele Viebrantz Cassurriaga – DS

    Suplente:

    – Esley Andrade Rodrigues – AC

     

    OBSERVAÇÃO: A Banca de Seleção foi composta pelas professoras Rosemar Gomes Lemos, Tereza Cristina Barbosa Duarte e Ana Lucia Borges Silveira

  • Doação de materiais da Escola Padre Anchieta para o NUAAD

    A Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Anchieta, representado pela professora Diretora Rosselane Alves de Souza, realizou na tarde do dia 13 de Abril a doação de estantes, armários, cadeiras, mesas e computadores para o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade, como forma de apoio e incentivo às Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Pelotas.

    A seguir são apresentadas algumas imagens do espaço físico do Núcleo, agora remodelado para melhor atender aos alunos cotistas.
     Sala 6: