A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação torna público o Edital 2/2018 para o Processo Seletivo de Bolsistas, Mestrado/Doutorado (2019), com o objetivo de preenchimento de vagas disponibilizadas conforme fluxo contínuo do Programa.
Inicia na próxima terça-feira, dia 09 de outubro, o projeto Falando em Educação, evento aberto a todos interessados em conversar sobre temas emergentes na educação brasileira. Na edição de 2018 da proposta, o modulo é adolescência, e para falar desse tema contará com o professor Ronaldo Campelo (09/10), e as psicólogas Cynthia Yurgel (16/10), Camila Mesquita (23/10) e Lisandra Osório (30/10).
O Projeto teve início em 1991, tendo como autora a professora Céres Bonato. Mais adiante, foi coordenado pela professora Eliane Peres, juntamente com o PET Educação. Atualmente conta com a responsabilidade da professora Carla Rodrigues do Departamento de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como com o trabalho da doutoranda Josimara Schwantz.
Falando em Educação utiliza o formato happy hour cult, de caráter breve, acontecendo entre o final do turno da tarde e início da noite. Trata de compor espaço-tempo de conversa entre docentes, estudantes e pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento (psicologia, filosofia, arte, ciência), que contemplem as urgências atuais em cada modalidade da educação básica: educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, educação de jovens e adultos, educação especial e do campo.
São quatro palestras, todas ocorrendo nas terças-feiras, das 17h30 às 19h, no mini-auditório 2 do CEHUS, em frente ao ICH. A partir do diálogo com diferentes profissionais, o projeto busca qualificar o debate acadêmico entre os alunos da graduação, pós-graduação e a comunidade em geral. O evento é gratuito, as inscrições são no próprio local e haverá certificados por horas de participação.
Divulgamos o I Encontro de Estudos Surdos da UFPel.
O evento tem por objetivo divulgar e compartilhar experiências de ensino,
pesquisa e extensão no campo dos Estudos Surdos e da Língua brasileira de
sinais desenvolvidos na UFPel.
Data: 13, 14 e 15 de setembro de 2018.
Local: CEHUS – Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas,
Artes e Linguagens da UFPel (Rua Col. Alberto Rosa, em frente ao CCH – Centro de Ciências Humanas
da UFPel)
Poderão apresentar trabalhos alunos e ex-alunos da UFPEL que tenham a temática de seus estudos
voltados à Educação de surdos ou à Língua brasileira de sinais, com trabalhos já concluídos ou em
andamento. As apresentações poderão ser na modalidade oral ou sinalizada.
Divulgamos a abertura do edital de concurso para professor substituto com vagas para o Departamento de Fundamentos da Educação nas áreas de “Filosofia da Educação OU História da
Educação OU Sociologia da Educação” (1 vaga/40h) e “Psicologia Educacional” (2 vagas/40h).
As inscrições acontecem no período de 14 a 19 de junho e a data provável de provas será do dia 25/06 a 01/07.
Segue o link para o acesso do edital junto a COODEC: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/edital-016-professor-substituto-2/
NOITE – Auditório do CCHS – Campus II (Barroso, 1202)
Abertura: 19h – Apresentação do Grupo Vocal do Corredor
Palestra: 19h30min“A conjuntura atual e seus impactos na educação e na formação de professores”.Palestrante: Profª. Dra. Russel Dutra da Rosa – Faced/UFRGS
Debate: 20h30min
17 DE MAIO
MANHÃ – Auditório II do CeArt (Álvaro Chaves, 65)
FaE: os Curso de Licenciatura e o Curso de Pedagogia Noturno
1ª parte: 8h15min – 10h
GT – Fundamentos socio-histórico-filosóficos
GT – Teoria e Prática Pedagógica
GT- Regulamento e Diretrizes da Formação de Professores
GT – Educação Inclusiva
Intervalo: 10h – 10h20min
2ª parte: 10h20 – 11h30min
GT – Fundamentos Psicológicos
GT – Políticas Educacionais
GT – Curso de Pedagogia Noturno
Debate: 11h30min – 12h
TARDE – FaE (salas de aula)
1ª parte: 14h – 16h30min – Debate em pequenos grupos
Intervalo: 16h30min – 17h
2ª parte: 17h – 19h30min (sala 352) – Sínteses dos grupos, debate e encaminhamentos e encerramento do seminário
Pós 20h – Alegoria Casa Bar (Antônio do Anjos, 1040): Confraternização em homenagem aos servidores aposentados da FaE (Elomar, Manuela e Vanderlei)
O Departamento de Fundamentos da Educação comunica que as disciplinas que estavam aguardando professor substituto começarão as aulas nessa semana, com exceção da turma de 7 de Fundamentos Psicológicos da Educação.
O trabalho intitulado A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE LEITOR LITERÁRIO: AÇÕES DO PET EDUCAÇÃO 2017-2018, apresentado pelo estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel foi premiado no SulPET em Curitiba, PR, realizado entre 28 de abril e 01 de maio de 2018.
A seguir, leia o resumo enviado pelo estudante Leonardo Capra:
INTRODUÇÃO
O PET EDUCAÇÃO desenvolve intensa programação que culmina na formação do leitor literário entre os universitários da Pedagogia. Tendo estabelecido parceria com o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária -, objetiva proporcionar um encontro profícuo com o livro literário, com espaços de letramento e com práticas e metodologias de formação do leitor, além de estender à comunidade escolar e da cidade. O objetivo é propiciar a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações que capacitam o estudante a apresentar o livro literário ao público. Oreferencial teórico considera os escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros.
METODOLOGIA
De cunho qualitativo, a metodologia adotada é integrada por três ações: estudo (formação), experimento (ação) e reflexão (avaliar e divulgar). Entre as ações ocorridas em 2017 – micropolíticas de leitura literária – destaco: 1. Formação do leitor literário, através da participação em disciplina, cursos e eventos de letramento; 2. Integrar como leitor e mediador a Sala de Leitura Erico Verissimo; 3. Integrar a equipe da pesquisa “Perfil Leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia”; 4. Realização de práticas de leitura literária em escolas públicas da cidade e região; 5. Integrar o grupo que realiza o “Espetáculo literário no Museu do Doce”, com foco na literatura pelotense; 6. Realizar atividades focadas em datas como o programa “Leitura para meninas”, cujo tema é o diálogo sobre a condição das mulheres na sociedade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com os vínculos estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais através da mediação literária, desde o contato com o público integrado por crianças, adolescentes, adultos, professores e bibliotecários como com obras, autores e locais plurais de formação. Ao atuar na escola pública e conhecer a intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços fortes e enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também pessoal.
CONCLUSÃO
A proposta do PET EDUCAÇÃO vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010) define como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um leitor, estando estes por toda parte e não apenas na escola, mas em toda esfera social e criando modos de ler para si, para seu leitor e para o mundo.
Palavras-chave: Leitor literário; Mediação; Formação docente.
SULPET: O que é isso?
O SulPET é um evento que reúne estudantes do sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana), por alguns dias para dialogar, aprender, estudar, fazer amizades, discutir, discordar e agendar pauta de lutas, além de conhecer o que cada grupo realiza em termos de pesquisa, ensino e extensão em suas universidades de origem. Neste ano, o PET Educação esteve presente com dois trabalhos:
Projeto novos caminhos: alfabetização e letramento de jovens e adultos com deficiência, elaborado pelas estudantes Tamires Jara Goulart, Gabriela A. Leal, Maiara K. Kringel, Priscila B. Barbosa, Rafaela E. de Oliveira e orientado pela docente Gilsenira Rangel;
A formação do estudante leitor literário: ações do PET Educação 2017-2018, elaborado pelos estudante Leonardo Capra, Alessandra Steilmann, Cinara Postringer, Claudia Souza, Erica Machado, Ieda Kurtz, Paula de David e Rafaela Camargo, orientados pela Drª Cristina Maria Rosa..