PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel oferece, atualmente, os Curso de Mestrado e Doutorado.

O Curso de Mestrado foi criado em 1994, a partir de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sua criação foi a consolidação de uma expressiva trajetória da FAE/UFPel de compromisso com a construção de uma sociedade democrática e com a qualificação da educação pública e popular em todos os níveis de ensino. De lá para cá muitos foram os esforços institucionais e os avanços na construção de nosso trabalho.
Ler mais…

EDITAL 1/2021 – RESERVA DE VAGAS PARA BOLSISTAS INGRESSANTES VIA ACESSO AFIRMATIVO

A Comissão de Bolsas do PPGE/UFPel torna público o Edital para o processo seletivo para reserva de vagas para Bolsistas ingressantes via acesso afirmativo – Mestrado/Doutorado – 2021, com o objetivo de preenchimento de vagas disponibilizadas conforme fluxo contínuo do Programa, em conjugação com a ordem de classificação do Edital Nº 01/2020.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico: selecaobolsistasppge@gmail.com

Para mais informações, leia o Edital.

CRONOGRAMA:

Inscrições

De 11 de janeiro de 2021 até às 23h e 59min, horário de Brasília, do dia 25 de janeiro de 2021, exclusivamente pelo endereço eletrônico: selecaobolsistasppge@gmail.com

Homologação das inscrições

Dia 26 de janeiro de 2021

Avaliação do Currículo

De 27 a 29 de janeiro de 2021

Homologação e divulgação dos resultados

Dia 29 de janeiro de 2021

 

RESULTADO DO EDITAL DE BOLSAS Nº 01/2020

A Comissão de Bolsas do PPGE divulga o resultado do Edital Nº 01/2020, na respectiva ordem de classificação.
Outrossim esclarece que a concessão de bolsas disponibilizadas conforme fluxo contínuo do programa será realizada de acordo com a Resolução Nº 16 de 3 de outubro de 2017, do Conselho Universitário da UFPel.

Para tanto, levará em consideração a ordem de classificação dos resultados do Edital Nº 01/2020 em conjugação com a ordem de classificação de Edital para reserva de vagas para ingressantes via acesso afirmativo, a ser aberto em 2021. Este último edital será específico para alunos ingressantes que se autodeclararam cotistas no momento da inscrição no programa (negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiências).

Nota de Esclarecimento sobre a concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado

A concessão de Bolsas de Mestrado e de Doutorado é regulamentada por legislação específica do CNPQ e da CAPES, além das normas internas da UFPel.

Em conformidade com as normas vigentes, as Bolsas de Mestrado e Doutorado são concedidas aos/às candidatos/as que se dedicarem integralmente ao curso e se enquadrem em uma das seguintes situações:
a) não possuir vínculo empregatício;
b) quando possuir vínculo empregatício estar liberado/a das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;
c) não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição promotora do programa de Pós-Graduação;
d) quando servidor/a público/a civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, somente os/as estáveis poderão ser beneficiados/as com Bolsas de Mestrado e Doutorado, conforme disposto no art. 318 da Lei 11.907, de 02 de fevereiro de 2009, mantendo inclusive a respectiva remuneração, desde que afastado/a do exercício do cargo efetivo;
e) não acumular a percepção da Bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou Bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:
• o/a pós-graduando/a que perceba remuneração bruta inferior ao valor da Bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado/a integralmente da atividade profissional;
• o/a pós-graduando/a que esteja atuando como tutor/a da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Esclarecemos que em razão das medidas de isolamento social necessário ao combate à pandemia da COVID-19, a CAPES flexibilizou o art. 9º inciso X da Portaria CAPES nº 76/2010, que prevê a exigência de fixação de residência na cidade onde é realizado o curso. Assim, durante o período da pandemia não é obrigatório fixar residência em Pelotas.
Cabe informar, também, que após o/a pós-graduando/a estar recebendo Bolsa de Mestrado ou de Doutorado, poderá passar a receber complementação financeira, proveniente de outras fontes, somente se a atividade tiver relação com a pesquisa realizada no PPGE e com a anuência do/a orientador/a.
Normas consultadas:
– Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010 e seu Anexo
– Portaria Conjunta Nº – 1, de 15 de julho de 2010, da CAPES e CNPQ
– Ofício circular nº 32/2011-CDS/CGSI/DPB/CAPES
– Nota sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício Portaria Conjunta CAPES-CNPq n° 01/2010
– Regimento do PPGE
– Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.

 

Comissão de Bolsas do PPGE

HOMOLOGAÇÃO das inscrições do Processo Seletivo de Bolsistas

A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação apresenta a HOMOLOGAÇÃO da lista de inscritos ao processo de seleção de bolsistas – Mestrado/Doutorado 2020 –,  Edital nº 1/2020.

 

MESTRADO
1. Cristina Schmalfuss
2. Fabricio Sanches Medeiros
3. Juliana Farias
4. Léia Sell
5. Matheus Lucas Esteves
6. Thayná Vieira Marsico
7. Weliton Barbosa Kuster

 

Doutorado
1. Alessandra Gurgel Pontes
2. Andressa Farias Barrios
3. Clara Barbosa
4. Edson Frozza
5. Elias Kruger Albrecht
6. Flávio Pereira de Oliveira
7. Gefferson Silva da Silveira
8. Juliana Diniz Gutierres Borges
9. Juliana dos Santos Martins
10. Leonor Gularte Soler
11. Livian Lino Netto
12. Lucas Pacheco Brum
13. Luciana Mai
14. Luis Félix de Barros Vieira Rocha
15. Marcio Avila Barreto
16. Renan Cardozo Gomes da Silva
17. Renata Oliveira Crespo
18. Roberta Pires Rangel,
19. Simôni Costa Monteiro Gervasio
20. Thalita Alina Moreira
21. Valdirene Hessler Bredow

 

Nota de falecimento

É com muito pesar que comunicamos o falecimento da profª Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison, docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação. Profissional reconhecida internacionalmente por sua produção e compromisso com a educação pública de qualidade, deixa um legado marcado pela sua determinação, energia e solidariedade, tanto com colegas como com estudantes, que reunia e contagiava com sua energia e determinação. É uma perda irreparável para o PPGE e para a UFPel. Nos deixa uma grande referência de dedicação, de coleguismo e de responsabilidade institucional.

O PPGE lamenta o falecimento e se solidariza com colegas, amigos, amigas e familiares enlutados.