IMPORTANTE – Manutenção do período de inscrição para Mestrado e Doutorado em Educação 2020

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação vem a público informar que o período de inscrição para a Seleção regular de Mestrado e Doutorado – Edital n° 188/2019 – está mantido até o dia 31/03/2020. No entanto, em razão das dificuldades de acesso às agências do Banco do Brasil (restrições de circulação por conta da Covid-19), o comprovante de pagamento da guia de inscrição (GRU) poderá ser encaminhado posteriormente.
Comunicamos, ainda, que as etapas que sucedem as inscrições ficarão suspensas por período indeterminado, em virtude da paralisação das atividades acadêmicas da UFPel.
Novo cronograma será reorganizado e divulgado oportunamente, momento em que daremos orientações sobre o período e modo de envio dos comprovantes de pagamento não entregues.
Destacamos que a GRU é de pagamento exclusivo no Banco do Brasil. Aqueles que conseguirem efetuar o pagamento, bem como os que tem direito a isenção devem encaminhar os comprovantes até o dia 31 de março.

PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel oferece, atualmente, os Curso de Mestrado e Doutorado.

O Curso de Mestrado foi criado em 1994, a partir de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sua criação foi a consolidação de uma expressiva trajetória da FAE/UFPel de compromisso com a construção de uma sociedade democrática e com a qualificação da educação pública e popular em todos os níveis de ensino. De lá para cá muitos foram os esforços institucionais e os avanços na construção de nosso trabalho.
Ler mais…

VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

Portugal, Lisboa, 10 a 12 de setembro de 2020
Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

(com atividades pré-congresso na Universidade do Minho e na Universidade de Aveiro)

Prezados anpaeanos, o VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, agendado para o período de 10/09 a 12/09/2020 na cidade de Lisboa, Portugal, será promovido, em regime de coparticipação, pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) e Fórum Português de Administração Educacional (FPAE).
Simultaneamente e com a mesma programação, realizaremos, em parceria com o Fórum Português de Administração Educacional, o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. O evento, que reúne os dois Congressos, tem como tema central: “Política e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano?”.
A ANPAE convida a todos para participarem deste importante Congresso!

Prof. Dr. Romualdo Portela
Presidente da ANPAE

EIXOS TEMÁTICOS

  • Eixo 1: Políticas de avaliação e prestação de contas em educação
  • Eixo 2: Políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos
  • Eixo 3: Políticas de gestão, direção e liderança das escolas
  • Eixo 4: Políticas e práticas de formação e trabalho docente
  • Eixo 5: Políticas e gestão da educação superior
  • Eixo 6: Políticas curriculares, qualidade da educação e gestão pedagógica
  • Eixo 7: Políticas de financiamento e gerencialismo na educação

CONFERÊNCIA DE ABERTURA:
António Nóvoa, Universidade de Lisboa

CALENDÁRIO

Datal Atividade
01/02/2020 Abertura das inscrições e submissões de propostas
10/04/2020 Fim do prazo para submissões de propostas
01/05/2020 Divulgação dos trabalhos aceites
15/05/2020 Limite para inscrições
jun/20 Divulgação do programa oficial
10/09/2020 Início do congresso

Com informações do site da Anpae

 

Pós-Graduação terá Semana Inaugural e Seminário de Avaliação

A Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel realizará a Semana Inaugural da Pós-Graduação da Universidade e o Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel, de 9 a 13 de março.

Além de marcar o início do ano da Pós-Graduação, o evento faz parte das ações institucionais de autoavaliação da pós-graduação e busca propiciar o aprofundamento no processo de autoavaliação pelo qual os programas da Universidade passarão nos próximos anos, decorrência da mudança nos parâmetros de avaliação da Capes.

As atividades conjuntas compreendem três palestras e uma oficina, conforme programação abaixo:

9 de março, das 9h às 11h – Palestra: “Autoavaliação: sua relevância no contexto da avaliação da CAPES” – Prof. Dr. Robert Evan Verhine (UFBA).

10 de março, das 14h às 16h – Palestra: “O processo de autoavaliação da pósgraduação: implicações para a avaliação quadrienal multidimensional” – Profa. Dra. Sonia Báo (DAV/CAPES).

12 de março, das 14h às 16h – Palestra: “Comunicação científica: divulgando resultados de pesquisa para além dos periódicos” – Profa. Dra. Sabine Righetti (LABJOR/UNICAMP).

13 de março, das 8h30 às 12h – Oficina: “Comunicando ciência para a sociedade” – Profa. Dra. Sabine Righetti (LABJOR/UNICAMP).

As palestras de 9, 10 e 12 de março ocorrerão no Auditório Wilson de Oliveira (FAEM) e são voltadas para docentes e discentes dos Programas. A oficina do dia 13 de março terá o local confirmado nos próximos dias e é restrita a profissionais da Coordenação de Comunicação da Universidade, coordenadores e secretários de PPG.