REDES DE PARCERIAS, GRUPOS E PESQUISAS INTERNACIONAIS |
Pesquisador(a): Jovini Pizzi (Linha 1)
Título de la Pesquisa:
METODOLOGÍA DE SABERES Y MUNDOS DE VIDA. Reelaborando el diálogo de saberes entre universidades latinoamericanas
Universidad Católica de Temuco, Chile
Título del proyecto:
BIOÉTICA CORDIAL Y DEMOCRACIA ALGORÍTMICA PARA UNA SOCIEDAD HIPERDIGITALIZADA,
Universidad Jaume I (España)
Acrónimo proyecto 2: BIOCORDIAL
Investigador Principal 1: Patrici Calvo Cabezas
Investigador Principal 2: Elsa González Esteban
RELATESC – Red Latinoamericana de Teoría Social Crítica, com pesquisadores do Brasil, Argentina e Colombia
Alienación – Teoría Crítica, coordenado pelo prof. DelfínIgnacio Grueso, da Universidade del Valle, Colombia.
Pesquisador(a): Neiva Afonso Oliveira (Linha 1)
Atividade:
Rede de Pesquisadores em Filosofia da Educação do Cone Sul – REDE SUR PAIDEIA
Ano de início das atividades: 2018
Pesquisadores internacionais envolvidos: Andrea Marta Diaz Genis -UDELAR – Uruguai; Fausto dos Santos Amaral Filho – U TP; Javier Gustavo Rio – Argentina; Jorge Alejandro Santos – Universidad de Buenos Aires – UBA; Monica Fernandez Braga - Universidad Nacional de Quilmes – Argentina
Pesquisador(a): Síglia Pimentel H. Camargo (Linha 2)
Título do projeto de pesquisa:
Da formação à prática: estudos sobre a inclusão escolar de crianças com autismo
Vigência: 06/2016 a 06/2028
Financiamento: CNPQ/ Universal
Coordenação: Síglia Pimentel Höher Camargo
Participante internacional: Maria Paula Mello - SJU, NY, USA
Título do projeto de pesquisa:
Plano educacional individualizado (PEI): Proposições e adequações para a realidade Brasileira.
Vigência: 03/2022 a 03/2025
Financiamento: financiado pelo Edital Universal 2021 CNPQ
Coordenação: Síglia Pimentel Höher Camargo
Participante internacional: Maria Paula Mello - SJU, NY, USA
Título do projeto de pesquisa:
Plano Educacional Individualizado (PEI) e sua relação com o Plano Individual de Transição (PIT) para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Vigência: 08/2024 a 08/2028
Financiamento: Projeto apoiado pela FAPEMIG
Coordenação: Adriana Araújo Pereira Borges (UFMG)
Participante internacional: Maria Paula Mello - SJU, NY, USA
Pesquisador(a): Maria Helena Abraão (Linha 2)
Título do projeto de pesquisa:
“O Sujeito Singular/Plural na Alta Modernidade – narrativas de vida, identidade narrativa, educação continuada e desenvolvimento humano”.
Vigência19/02/2021-19/06/2026
Bolsa CNPq pesquisadora Senior
Bolsas de Produtividade em Pesquisa SÊNIOR - PQ-Sr. 2020.
Ana Margarida da Veiga Simão Participante externo/ Universidade de Lisboa.
Elsa Lechner - Participante externo/ Universidade de Coimbra
Marie-Christine Josso, Universidade - In memoriam/ Universidade de Genebra
TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA:
“Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”.
Vigência: março/2022 a março/2025
Financiamento: CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes; BOLSAS DE LONGA DURAÇÃO
Participantes internacionais: Daniel Hugo Suárez - Univerrsidade de Buenos Aires; Gabriel Jaime Murillo Arango - Universidad de Antioquia; Graciela Irene Misirlis - Universidad Nacional de Rosario; Maria Isabel Gutiérrez Chaves - Universidad Iberoamericana Ciudad de México
TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA:
“Educación Permanente y a lo largo de la Vida en el inédito horizonte de la longevidad. Una mirada desde Latinoamérica”.
Vigência: Março de 2024 a dezembro de 2026
Coordenação: Germán López Noreña
Participantes internacionais: Norma Liliana Tamer - Universidade Nacional de Santiago del Estero, Argentina; Alberto Emilio De Ygartua Monteverde - Universidade de Olmeca, México Ángel Ernesto Sierra Ovando - Universidade de Olmeca, México; Adriana Plasencia Díaz - Universidade Nacional Autônoma do México; Eugenia Rodríguez Ugalde - Universidade Castro Carazo, Costa Rica; Valentina Falla - Universidade Santiago de Cali, Colombia; Alison Liévano - Universidade Santiago de Cali, Colombia; Rosa María Tafurpuente - Pontifícia Universidade Católica do Peru; Samuel Gonzáles Arizmend - Universidade de Córdoba, Colombia
Pesquisador(a): Andrisa Kemel Zanella (Linha 2)
Instituição: Rede Internacional de Cooperação em pesquisa em Educação Estética (RIPE)
Proponentes: UNIMORE – Itália e UNIVALI – Brasil. Instituições envolvidas: FURB; UFPEL; UCS; UFPR; UFF; UFES; UNIVILLE; UNIVALI.
Mês/ano de início do convênio: Outubro 2024.
Objetivos: Promover a cooperação e pesquisas interdisciplinares em rede envolvendo a temática da educação estética em ambientes formais e não formais de educação e a formação docente inicial e continuada em/com Arte.
Pesquisador(a): Márcia Alves (Linha 2)
Título do projeto de pesquisa:
Memórias e trajetórias de vida de mulheres artesãs em países ibero-americanos.
Vigência: (mês/ano início e mês/ano previsto para finalização – se há, indicar a prorrogação)
Coordenação: Márcia Alves da Silva
Participantes internacionais: Maria Guadalupe Huacuz Elias - Docente no México; Carmen Cavaco – Portugal; María Isabel Gutiérrez Chávez – Peru
Título do projeto de pesquisa:
Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos
Vigência: (mês/ano início e mês/ano previsto para finalização – se há, indicar a prorrogação) Início: 16/03/2022 fim: 31/03/2025
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes.
Coordenação: Inês Ferreira de Sousa Bragança – Unicamp
Participantes internacionais: Daniel Hugo Suárez - Docente de Universidad de Buenos Aires / Argentina; Gabriel Murilo - Docente da Universidad de Antioquia / Colômbia
Pesquisadores: Andressa Aita Ivo (Linha 3) Álvaro Hypolito (Linha 3) & Simone Gonçalves (Linha 4)
Redes Globais de Governança, BNC-Formação e Ensino Híbrido: implicações para o currículo e trabalho docente
Vigência: 04/09/2023 a 02/05/2025
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados
Participantes internacionais:
Ana Sofia Alves da Silva Cardoso Viseu e Luís Miguel de Carvalho – Portugal;
Antoni Verger Plannls – Inglaterra;
Rodrigo Cornejo Chávez – Chile
Pesquisador(a): Maria Cecília Lorea Leite (Linha 3)
Convênio de Participação na Red Nacional e Internacional de Pedagogía Jurídica
Comunidad integrada por professoras e professores de Angola, Argentina, Brasil, Bolivia, Colombia, Costa Rica, Chile, Ecuador, España, México, Perú, Portugal, Venezuela y Uruguay.
Instituição: Sede principal: Universidad de Chile - Santiago – Chile.
Mês/ano de início do convênio: setembro de 2025 – em vigência
Grupo de pesquisa:
Laboratório Imagens da Justiça
Participação de pesquisadores estrangeiros:
Profa. Dra. Magalie Flores-Lonjou (La Rochelle Université - França) desde 2011 quando realizou supervisão pós-doutoral da professora Maria Cecília; Profa. Dra. Nancy Cardinaux (Universidad de Buenos Aires - Argentina) desde 2019, da criação do Laboratório; Prof. Dr. José Octávio Serra Van-Dúnem (Universidade Agostinho Neto - Angola) desde 2007.
Projeto de Pesquisa
Imagens da Justiça, representações curriculares e pedagogia jurídica: um estudo comparativo
Prazo: 2022-2025
Financiamento: CNPQ
Participantes internacionais:
Magalie Flores-Lonjou (La Rochelle Université – França)
Prof. Dr. José Octávio Serra Van-Dúnem (Universidade Agostinho Neto - Angola).
Instituição: CEJES - Centro de Estudos de Ciências Jurídico, Económicas e Sociais da Universidade Agostinho Neto.
Cargo: Membro da Comissão Científica que tem como objetivo definir as grandes linhas de atividades Científicas do Centro, conforme orienta o seu estatuto orgânico.
Período da atividade: Desde novembro de 2019.
Cidade e país: Luanda, Angola.
Instituição: Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (RELAAPPE)
Criação: 2019
Coordenação: Thereza Maria Adrião - UNICAMP
Membros fundadores internacionais:
Isaac Pedro Vieira Paxe - Angola
Ricardo Cuenca Pareja - Peru
Juan Gonzalez - Chile
Eva da Porta e Myriam Feldfeber - Argentina
Lícinio Carlos Lima e Rui Manuel Ferreira da Silva - Portugal
Steven Klees – Estados Unidos
Pesquisador(a): Álvaro Hypolito (Linha 3)
Participação em Rede de pesquisas
WERA – World Education Research Association
Período: 2021
Cidade/Estado/país: New York/NY/EUA
Participação em Rede de pesquisas
Instituição: AERA – American Education Research Association
Período: 2021/2022
Cidade/Estado/país: New York/NY/EUA
Participação em Rede de pesquisas
Instituição: CIES – Comparative & International Education Society
Período: 2021
Cidade/Estado/país: New York/NY/EUA
Pesquisador(a): Diana Salomão de Freitas (linha 4)
Grupo de pesquisa no CNPq
Nome do grupo: Eco-Estética: Grupo Interinstitucional e Transcultural de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Estético-Ambiental
Data de criação: desde 07/04/2022
Acordo de colaboração tramitando na UFPEL
Coordenação: Diana Salomão – Brasil
Participantes internacionais:
“Marta Abreu” de Las Villas – Vila Clara – Cuba (vice líder).
Lurima Estevez Alvarez - Universidad Central
Pablo René Estévez Rodríguez - Universidad Central
Atividades desenvolvidas: desenvolvimento de pesquisa ação-participante - e outras - pertinentes a constituição de um acervo teórico-metodológico da práxis estético-ambiental; Intercâmbio de bibliografia e experiências com especialistas entre instituições brasileiras (UFPel, UFFS, UNIPAMPA e IF-Sul) e cubanas;
Pesquisador(a): Marta Nörmberg (Linha 4)
Atividade: Convênio/acordo
Data de início: 2024 - vigente
Instituição: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Mês/ano de início do convênio: agosto/2024
Objetivos: desenvolvimento de cooperação técnico-cultural-científica e de extensão, projetos específicos, apoio à mobilidade acadêmica estudantil
Atividades realizadas (podem ser apresentadas em forma de lista):
- Intercâmbio acadêmico – período como professora visitante na ESSE-IPVC (agosto a outubro 2024)
- planejamento de publicações decorrentes das trocas acadêmicas realizadas: 1) Entrevista com colaboradora de projeto de pesquisa nacional em Portugal, Professora Doutora Fátima Sousa-Pereira, pesquisadora do projeto “Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?”, conduzido no âmbito da Fundação EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo para publicação em 2025; 2) planejamento de ações de pesquisa conjunta e de publicação com prof. Maria Clara Figueiredo Amorim
Financiamento: CNPq – PQ /; Capes Print/UFPel
Atividades decorrentes: Produtos publicados no próximo quadriênio e supervisão de estágio pós-doutoral já aprovado de pesquisadora Carmen Ferreira maio 2025 com bolsa da CHAMADA PÚBLICA MCTI/CNPQ Nº 16/2024 - Faixa 3: Projeto individual para bolsista Pós-Doutorado Júnior ou Pós-Doutorado Sênior do CNPq)
Título do projeto de pesquisa:
INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Políticas públicas e profissão docente
Vigência: 01/03/2024 a 31/12/2028
Financiamento: Chamada INCT Edital CNPq nº 58/2022
Coordenação: Dalila Andrade Oliveira
Participantes internacionais:
Romuald Normand – Universidade de Estrasburgo - França
Gary Anderson – Universidade de Nova York – Estados Unidos
Myriam Feldfeber – Argentina
Mark Anner –University Cornell -Estados Unidos
Pesquisador(a): Maria Isabel da Cunha (Linha 4)
Título do Projeto de Pesquisa:
Politicas y encuadres de la formación en la práctica profesional del futuro graduado en nivel superior de enseñaza en el campo de la salud.
Objetivo: analisar as políticas, os currículos, as práticas e as experiências na formação de profissionais para a área da saúde nas universidades do Mercosur, identificando estratégias de intervenção e acompanhamento.
Financiamento: Mercosur/NIEIES Argentina/URIGUAI/Brasil
Pesquisador(a) Miriam Steffen Vieira (Linha 5)
Instituição: Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)
Mês/ano de início do convênio: 01/2024 até o presente
Objetivos: Não se trata de convênio assinado, mas de parceria internacional como professora colaboradora no PPG em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde e no Laboratório de Investigação Social e no Centro de Investigação e Formação em Gênero e Família da mesma universidade.
Atividades realizadas (podem ser apresentadas em forma de lista):
Orientação de Tese no PPG em Ciências
Duração da participação/coordenação dos convênios/acordos/rede de pesquisa: Colaboradora desde 2011, quando formalização de convênio entre Unisinos e Uni-CV.
Instituição: Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos (organização não-governamental)
Período: 2024
Principais atividades: Integro o corpo de sócios da ONG. Participo das Assembleias e reuniões, quando requisitada. No ano de 2024 orientanda Janaína Perez Reis (Doutorado/Unisinos), realizou sanduíche em Cabo Verde, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do projeto da ONG Themis com a ONG cabo-verdiana Associação Cabo-Veridana de Combate à Violência Baseada no Gênero. Em 2024, a orientanda realizou relatório técnico para a ONG sobre a formação de lideranças comunitárias em Cabo Verde. Produção de artigo em coautoria relativo a esta parceria entre as duas organizações do Sul Global.
Atividade: Estágio de Doutorado
Instituição: ONG Cabo-verdiana de Combate à Violência de Gênero
Ano 2024:
Orientanda: Janaína Perez Reis (Doutoranda pela Unisinos)
Orientador estrangeiro: Eufémia Vicente Rocha
Pesquisador(a): Aline Accorssi (Linha 5)
Atividades: Participação na equipe de pesquisadoras em projeto internacional Título do projeto: Violências contra Mulheres Latino-Americanas: um estudo transcultural à luz dos Estudos de Gênero e da Teoria das Representações Sociais Ano de início das atividades de intercâmbio: 2024
Instituições envolvidas: UFSM, UFSC, UFPel, UNISC, UNIPAMPA, UNILASALLE, e UFAM, Univesidad Autónoma de Mexico, University of Portsmouth e Harvard University.
Financiamento (recursos financeiros, bolsas): CNPq, recursos para bolsas de pesquisa de pós-doutorado, sanduíche, formações para a equipe, impressões de cartilha/livro
Pesquisador(a): Marcio Rodrigo Vale Caetano (Linha 5)
Rede de pesquisas e atividades
Instituição: Red Mexicana de Investigación Educativa sobre Diversidad Sexual (ReMIEDS)
Mês/ano de início do convênio: 2024
Objetivos: Pesquisar as agendas da Extrema Direita Latino-Americana e suas incidências nas reivindicações de LGBTI+ à educação.
Atividades realizadas (podem ser apresentadas em forma de lista):
1er Congreso Internacional de Diversidad Sexual y Género en Educación - Nombrar y visibilizar para la diversidad
Financiamento (recursos financeiros, bolsas): Instituto Politécnico Nacional (México) por meio das agendas de trabalho da Unidad Politécnica de Gestión con Perspectiva de Género
Rede de pesquisa: Red Telar – Estudios Feministas
Ano de início das atividades de intercâmbio: desde 2020
Evento realizado: 1er Congreso Internacional de Diversidad Sexual y Género en Educación - Nombrar y visibilizar para la diversidad
Pesquisadores e discentes internacionais da Argentina:
Paola Bonavitta, Darío Olmo e Ornella Maritano , Pascual Scarpino, Daniel Tortosa, Gabriela Bard Wigdor, Enrique Stola, Romina Scocozza, Luciana Basso, Paula Morales, Juliana Segat (Estudante) e Marcos Aurélio do Carmo Alvarenga (Estudante)
Atividade correlata: Aprovação em concurso público de orientanda
Instituição: Universidad de la Republica Uruguay
Nome da aluna: Profa. Dra. Sabina Vallarino Sebasti (Bolsista CAPES)
Ano: 2021
BOLSAS, ESTÁGIOS, INTERCÂMBIOS E MISSÕES – AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO |
Pesquisador(a): Jovini Pizzi (Linha 1)
Instituição:Universidad Católica Silva Henriquez
Cidade e país: Santiago do Chile
Período: 11 de dezembro de 2021
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: OGPS
Finalidade desta missão de curta duração: Divulgação do Glossário de Patologias Sociais
Financiamento para a realização da missão: CAPES/Print
Atividades decorrente desta ação (ex. publicações, participações em bancas, mobilidade estudantil, relatório técnico etc.), relatório técnico
Instituição: Universidad Austral de Chile
Cidade e país: Valdivia, Chile
Período: 13 de dezembro de 2021
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: OGPS
Finalidade desta missão de curta duração: Palestra sobre patologias sociais, e divulgação do Glossário de Patologias Sociais
Financiamento: CAPES/Print
Instituição: Universidad Católica de Temuco
Cidade e país: Temuco, Chile
Período: 13-17 de dezembro de 2021
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: OGPS
Finalidade desta missão de curta duração: Divulgação do Glossário de Patologias Sociais
Financiamento: CAPES/Print
Atividades decorrente desta ação (ex. publicações, participações em bancas, mobilidade estudantil, relatório técnico etc.): relatório técnico, encaminhamento bolsa CAPES/Print para o professor Ricardo Salas vir a Pelotas como PVE (visita realizada em julhod e 2023).
Instituição: Radboud University Medical Center e ao Campus da Radboud University
Cidade e país: Holanda
Período: 30-31 de maio de 2023
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: OGPS
Finalidade desta missão de curta duração: Divulgação do Glossário de Patologias Sociais
Financiamento: CAPES/Print
Instituição: Universidad Jaume I
Cidade e país: Castellón de la Plana
Período: 1 a 14 de junho de 2023
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: OGPS
Finalidade desta missão de curta duração: Divulgação do Glossário de Patologias Sociais
Financiamento: CAPES/Print
Atividades decorrente desta ação (ex. publicações, participações em bancas, mobilidade estudantil, relatório técnico etc.): relatório técnico, e encaminhamento bolsa prof. Patri Calvo para PVE ba UFPel (visita realizada em dezembro de 2024).
Atividade: missão curta
Instituição: Universidad Católica de Temuco
Cidade e país: Temuco, Chile
Período: 18-27 de novembro de 2024
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: OGPS
Finalidade da missão de curta duração: Projeto do Observatório e discussão sobre o projeto da UCT (financiado pelo Ministério do Chile): METODOLOGÍA DE SABERES Y MUNDOS DE VIDA. Reelaborando el diálogo de saberes entre universidades latinoamericana
Financiamento: CAPES/Print
Pesquisador(a): Patrícia Weiduschadt (Linha 1)
Atividade: missão curta e estágio pós-doutoral
Instituição: Humbold Unversität
Cidade e país: Berlim, Alemanha
Período: 31 de outubro a 9 de novembro de 2022
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada:
Observatório de Patologias Sociais, Processos educativos e escolarização de grupos étnicos alemães na Serra dos Tapes/ RS (1870-1980)”
Finalidade da missão: Estreitar laços com o grupo liderado pelo professor Marcelo Caruso, no Instituto de Ciências da Educação, líder do grupo História Transnacional da Educação. Pesquisar em acervos estrangeiros fontes em alemão da realidade brasileira.
Financiamento: Capes Print
Atividade: intercâmbio acadêmico
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: Observatório de Patologias Sociais, Processos educativos e escolarização de grupos étnicos alemães na Serra dos Tapes/ RS (1870-1980)”
Qual a finalidade do intercâmbio? Professor visitante em universidade estrangeira
Você obteve algum financiamento para a realização deste intercâmbio? Se sim, de que fonte? Sim, edital Capes Print
Como a unidade/instituição fez o acompanhamento desta ação no exterior? Concedeu a licença e organizou o edital por meio da participação do Capes print
Pesquisador(a): Síglia Pimentel H. Camargo (Linha 2)
Instituição: CAPES-PRINT/ UFPEL
Mês/ano de início: 2018
Objetivos: Promover a internacionalização dos PPGS da UFPEL envolvidos na rede.
Atividades realizadas (podem ser apresentadas em forma de lista):
-Disciplinas colaborativas internacionalmente entre Profa. Maria Paula Mello (EUA) e Siglia Camargo (Brazil); Missão de trabalho; Palestra ministrada; Organização de evento
Desde quando você participa ou coordena cada um dos convênios/acordos/rede de pesquisa listados por você?
- 2019
A rede recebe atualmente algum tipo de financiamento (recursos financeiros, bolsas)? Se sim, de qual tipo? Qual o valor? Sim, Recurso do Capes Print/UFPEL para bolsas, missões, intercâmbios
Atividades decorrentes:
- Visita técnica à St. John’s University em Nova York, EUA
- Publicação de um Livro: PEI-Plano educacional individualizado
- Organização de evento: Pedagogia Triangular
- Glossário de Patologias Sociais
Instituição: St. John’s University
Cidade e Estado: New York, NY, USA
Período: 16/09/2023 a 29/09/2023
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: Observatório Global de Patologias Sociais - Capes Print e Projeto Plano educacional individualizado (PEI): Proposições e adequações para a realidade Brasileira.
Finalidade da missão de curta duração:
- Consolidar parceria de ensino e pesquisa com a profa. Maria P. Mello, da Universidade St. John’s de Nova York, USA.
- Apresentação da UFPEL, FAE, GEPAI (Grupo de Pesquisa em Autismo e Inclusão por mim coordenado) e projeto CAPES/PRINT;
- Apresentação do Observatório e Glossário de Patologias sociais e verbetes da área de inclusão (PEI) indicados;
- Observação de implementação do PEI (Plano Educacional Individualizado) em escolas americanas
Financiamento: CAPES PRINT.
Atividades decorrentes:
Livro: BORGES, A. A. P. (Org.); CAMARGO, S. P. H. (Org.); VALLE, J. W. (Org.). PEI - Plano educacional individualizado para alunos com deficiência. 1a. ed. Belo Horizonte: Ampla, 2024.
Palestra na St. John’s University: Exploring international exchange opportunities in Brazil: Brazilian research on school inclusion of children with autism
Instituição: St. John’s University
Ano de início das atividades de intercâmbio: 2019
Disciplina de pós-graduação ministrada colaborativamente com Profa. Maria Paula Mello de Nova York
Pesquisadores e discentes envolvidos: Sim. Alunos brasileiros e americanos. Pesquisadores brasileiros e americanos
Financiamento (recursos financeiros, bolsas): Auxílio Financeiro da St/ John’s University para o Projeto GOLE- Global Online Learning Exchange Experience
Título do projeto de pesquisa: Terminalidade Específica no Ensino Superior: uma adequação curricular a ser discutida
Vigência: 08/2021 a 08/2025
Financiamento: bolsa PSDE /CAPES - Programa Sanduíche de Doutorado no exterior (Edital PSDE n. 06/2024); FAPERGS (Edital 04/2024 - Auxílio emergencial de mobilidade para estudantes de doutorado em função da emergência climática ocorrida no Rio Grande do Sul)
Aluna: Mirian Pereira Bohrer
Participante internacional: Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas – Portugal
Professora envolvida do programa Márcia Alves (Linha 2)
Atividade: Supervisão de Pós-doutorado
Nome da aluna: Lissette Eliana Torres-Arévalo
Instituição de origem: Bolsista CNPq
Cidade, Estado e país: Equador
Período: out. 2024 - set2025
Título do projeto de pesquisa do pesquisador/a em pós-doutoramento: Epistemologias feministas do Sul: entre fios e miçangas
Bolsa e agência: Chamada n.32/2023 CNPq
Pesquisador(a) : Valdelaine Mendes (Linha 3)
Instituição: Univerisdad de Playa Ancha
Cidade e país: Valparaíso, Chile
Período: julho a setembro de 2023
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: Projeto: O trabalho público de servidores públicos na educação: garantia de direitos
Finalidade: Aprofundar estudos e diálogos sobre o trabalho de servidores públicos da educação no Chile.
Pesquisador(a): Álvaro Hypolito (Linha 3)
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Valpaíso
Cidade e país: Valparaíso, Chile
Período: 9 a 16/12/2023
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: Redestrado
Finalidade: Palestras, Seminários Pós-graduação, Reuniões de Pesquisa com estudantes e pesquisadores
Financiamento: financiada pelo grupo que convidou, via CONICYT atual ANID – Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo
Cidade e país: Estrasburgo, França
Período: 01 a 05/07/2024
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Políticas públicas e profissão docente
Qual a finalidade desta missão de curta duração? Palestras, Reuniões de Pesquisa com estudantes e pesquisadores
Financiamento: via INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Políticas públicas e profissão docente
Pesquisador(a): Maiane Liana H. Ouriques (Linha 4)
Instituição: Universidade do Minho e Universidade de Santiago de Compostela
Cidade e país: Braga/Portugal e Santiago de Compostela (Espanha)
Período: 04 – 15/11/2024
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: Documentos de Reconhecimento Docente: experiências formativas e materialidades pedagógicas na Educação Infantil
Finalidade: Visita ao Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC/Portugal) na Universidade do Minho e realização de reuniões para conhecer a organização dos grupos, as estruturas de coleta e armazenamento dos dados e as boas práticas em ensino, pesquisa, gestão e internacionalização. O mesmo ocorreu na Universidade de Santiago de Compostela. Todas estas ações tiveram a intenção de aprimorar a qualidade da produção de pesquisa que é realizada aqui no PPGE, estimulando o fortalecimento de uma rede de pesquisa internacional.
Financiamento: PROAP/PPGE/UFPel
Pesquisador(a): Marta Nörmberg (Linha 4)
Atividade: missão e pós-doutorado
Instituição: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Cidade e país: Vianda do Castelo/Portugal
Período: agosto a outubro de 2024
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional de docentes dos anos iniciais
Finalidade: Intercâmbio acadêmico; palestras; discussão e aprofundamento de metodologias de pesquisa sobre textos de professores escritos em contexto de formação
Financiamento: CAPES PRINT
Atividades decorrente desta ação (ex. publicações, participações em bancas, mobilidade estudantil, relatório técnico etc.) Participação em duas palestras (na ESE-IPVC, intitulada “Registro e Reflexão Pedagógica em contextos de formação e investigação acadêmica”, no dia 10 de outubro de 2024; Na Universidade do Minho em Seminário de Sociologia da Infância, organizado pela Profa Dra. Natália Fernandes, intitulado “Infância e formação de professores: diálogos sobre pesquisa e prática pedagógica”, no dia 21 de outubro de 2024). Relatório Técnico Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional de docentes dos anos iniciais
Pesquisador(a): Denise Bussoletti (Linha 5)
Atividade: Intercâmbio acadêmico no exterior
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa com a qual esta ação está vinculada: Grupo pesquisa Identidad y cultura -
Ano de início das atividades: 2010
Finalidade do intercâmbio: Participação como colaboradora, envolvimento de 3 pesquisadores e 6 discentes.
Coordenação: Carlos Yañez Canal
Instituição: Universidad Nacional de Colombia, Manizales.
Atividade: Realização de Visita Técnica Uruguai – Visita técnica
Instituição: Escuela Sustentable, Jaureguiberry, Uruguai
Ano: 2024
Finalidade do intercâmbio: Conhecer a proposta da escola, que é a primeira da América Latina e solidificar a parceria com a escola, no sentido de construir uma proposta sustentável semelhante na cidade de Pelotas
Pesquisador(a): Marcio Rodrigo Vale Caetano (Linha 5)
Atividade: missão
Finalidade da missão de curta duração: Aproximar das Agendas políticas dos movimentos sociais populares e seus enfrentamentos ao recrudescimento da extrema direita no Conesul.
Instituição: Universidad Provincial de Córdoba
Cidade e país: Cordoba - Argentina
Período: 17/09/2024 a 21/09/2024
Rede de pesquisa/projeto de pesquisa vinculada: Red Telar – Estudios Feministas
Financiamento: CNPQ – Taxa de Bancada / PPGE-UFPel
Financiamento: Chamada CNPq Nº 09/2023 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ
Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Faixa A - Grupos
EDITAL 07/2021 - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO – PqG
Coordenação: Marcio Caetano
Participante internacional envolvida: Profa. Dra. Sabina Vallarino Sebasti
Instituição: UDELAR
Cidade e país: Uruguai
INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Políticas públicas e profissão docente
Vigência: 01/03/2024 a 31/12/2028
Financiamento: Chamada INCT Edital CNPq nº 58/2022
Coordenação: Dalila Andrade Oliveira
Pesquisadoras/es da PPGE-UFPel
Mauro Augusto Burkert Del Pino
Maiane Liana Hatschbach Ourique
Participantes internacionais
Romuald Normand – Universidade de Estrasburgo - França
Gary Anderson – Universidade de Nova York – Estados Unidos
Myriam Feldfeber – Argentina
Mark Anner –University Cornell -Estados Unidos
Programa Institucional de Internacionalização (CAPES – PrInt - Edital nº 41/2017)
Observatório de Patologias Globais
Vigência 2017 – 10/2024
Coordenação Jovino Pizzi
Pesquisadores/as do PPGE-UFPel
Ana Ruth Moresco Miranda
Márcia Alves da Silva
Marta Nörnberg
Patrícia Weiduschadt
Siglia Pimentel Hoher Camargo
Parcerias Internacionais
Domingo García-Marzá (Universitat Jaume I de Castelló- Espanha)
Elsa González Esteban (Universitat Jaume I de Castelló- Espanha)
Fátima Sousa-Pereira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal)
Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas (Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Portugal)
Maria João Freitas (Universidade de Lisboa - Portugal)
Maria P. Mello (St. John's University - Nova York – EUA)
Natália Fernandes (Universitat Jaume I de Castelló- Espanha)
Patrici Calvo Cabezas (Universitat Jaume I de Castelló- Espanha)
Ricardo Salas Astrain (Universidad Católica de Temuco - Chile)