Reunião do Conselho do CEng – 15/07/2016 – Pauta
Para acessar, clique no link a seguir: Memo Circ. n. 05 -16 Convocação.CCE
Para acessar, clique no link a seguir: Memo Circ. n. 05 -16 Convocação.CCE
Primeiro lugar no concurso da Nestlé + Sou Genial: “Como a Maggi® pode te ajudar a cozinhar no futuro?”. (Design: Beatriz Janoni + Projeto: Guilherme Heiden).
O produto Horta na Lata foi desenvolvido com o intuito de responder o questionamento acima, mas tem a visão de uma design de produto sensacional, Beatriz Janoni, e seu companheiro de criação o futuro engenheiro agrícola, a poucos dias de sua formatura e tão criativo quanto, Guilherme Heiden.
A união da visão da agricultura que um engenheiro agrícola possui unindo segurança alimentar, com ecologia e engenharia de produto, além de um design sensacional e visão deste mercado urbano fizeram essa dupla vencer o concurso.
Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade
v. 1, n. 1 (2016)
Sumário
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBES/issue/view/478Artigos
——–Impactos ambientais dos resíduos de pescado (1-10)
Anderson Tiago Decker, Eveline Araujo Rodrigues, Jaqueline Colvara de
Almeida, Maurízio Silveira Quadro, Diuliana Leandro, Robson
Andreazza, Amauri Antunes Barcelos
Proposta de metodologia para medição da potência necessária ao corte por
um triturador florestal (11-16)
Antônio Lilles Tavares Machado
ÍNDICES DE FRAGILIDADE AMBIENTAL PARCIAIS DA BACIA DO RIO IRAIZINHO (17-32)
Luís Fernando Da Silva, Dyeison Cesar Mlenek, Diuliana Leandro, Maurizio
Silveira Quadro, Felipe Cunha da Rocha, Willian Cezar Nadaleti, Andréa
Souza Castro
Habitat de cinco espécies de peixes nativos do rio Formoso, Minas Gerais
(33-42)
Hugo Alexandre Soares Guedes, Demetrius Silva, Jorge Dergam, Vitor Martins
O Curso de Especialização em Engenharia de Biossistemas à Distância torna público que serão abertas inscrições para a modalidade de aluno especial.
O período de inscrições será de 11 a 25 de julho e os interessados poderão realizar a inscrição na Secretaria do Curso (Rua Benjamin Constant, 989, Bairro Porto – prédio da COTADA – Sala 303) das 14h às 18h. Ou, ainda, através de envio pelo correio.
Mais detalhes podem ser obtidos na página do curso: wp.ufpel.edu.br/biossistemas
https://wp.ufpel.edu.br/cea/noticias/eleicoes-para-coordenador-e-coordenador-adjunto/
A pedido do Professor Pedro Lovato:
A disciplina de Física Experimental III, que seria ministrada hoje, 5ª feira (23), às 20:30 no Capão do Leão para os alunos do Curso de Eng. de Produção foi transferida para próxima 5ª feira, devido ao debate dos candidatos à reitoria.
Para acessar, clique no link a seguir: Memo Circ. n. 04 -16 Convocação.CCE
As inscrições para o CIC estarão abertas até o dia 01 de agosto de 2016, exclusivamente através deste site.
O evento irá acontecer entre os dias 26 e 30 de setembro no Campus Porto da UFPel.
Neste ano temos muitas novidades, por isso, é essencial a leitura do regulamento antes do envio dos trabalhos e da realização das inscrições.
Uma inscrição dá direito ao envio de um trabalho no CIC, um trabalho no CEG e um trabalho no CEC, mas as instruções presentes no regulamento devem ser rigorosamente seguidas para que isso seja possível.
Se o regulamento foi compreendido, a inscrição no evento e a submissão de trabalho pode ser realizada neste link.
Para acessar, clique no link a seguir: Memo Circ. n. 03 -16 Convocação.CCE
O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG)divulga a relação de acadêmicos selecionados para o módulo III das atividades de reforço em Cálculo.
A relação completa com os acadêmicos selecionados está disponível na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com
O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.