Início do conteúdo
    Notícias
  • Defesas TCCs 2023_2 Biologia Licenciatura e Bacharelado

    Assista às Defesas de Artigos e Monografias de 2023/2! | IESA
    No  anexo segue as informações gerais sobre as defesas de TCC dos discentes dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas neste semestre letivo de 2023-02.. As defesas deverão ocorrer entre os dias 15/02 e 01/03/2024. Desejamos bons trabalhos as bancas e acadêmicos que defenderão seus TCCs e convidamos os demais membros da comunidade para assistirem as respectivas defesas.
    Símbolos da Profissão Biólogo
  • Processo seletivo simplificado para a função de COORDENADOR DE CURSO I – Curso de Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis

    A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, através do Instituto de Biologia – IB, torna público o Edital 01/2024, de 02 de Janeiro de 2024, referente ao processo seletivo simplificado para a função de COORDENADOR DE CURSO I para atuar no Curso de Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis na modalidade à distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFPel atendendo à PORTARIA No 102, DE 10 DE MAIO DE 2019, que regulamenta o Art. 7º da Portaria CAPES no 183, de 21 de outubro de 2016, que prevê a realização de processo seletivo com vistas à concessão das bolsas UAB criadas pela Lei no 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, e à PORTARIA No 139, DE 13 DE JULHO DE 2017, que por sua vez altera a Portaria no 183, de 21 de outubro de 2016, que regulamenta as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

  • Professores do DB defendem Memorial para Classe Titular

    No dia 18 de dezembro de 2023, nas dependências do Departamento de Botânica ocorreram as apresentações dos Memoriais Acadêmicos de Atividades Docentes dos professores Valmor João Bianchi e Eugenia Jacira Bolacel Braga visando a promoção funcional à Classe E – Nível 1 – Titular.

    As bancas examinadoras foram compostas pelos Professores José Antonio Peters – UFPel (Presidente), Juçara Terezinha Paranhos – UFSM, Márcio Paim Mariot – IFSul e Marlucia Cruz de Santana – UFS, além do Prof. Gustavo Maia Souza – UFPEL (suplente).

    Na oportunidade estiveram presentes o Vice-diretor do Instituto de Biologia, Prof. Gilson de Mendonça, a chefe pro tempore do Departamento de Botânica, Profª Raquel Lüdtke, demais docentes, alunos e familiares dos Professores Valmor e Eugenia.

    Ambos professores foram aprovados com louvor após apresentarem suas trajetórias sólidas, repletas de superação e importantes contribuições para o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, para o Departamento de Botânica e para toda a UFPEL.

    O Departamento de Botânica congratula os Professores Titulares Valmor Bianchi e Eugenia Braga.

    Veja as imagens

     

  • Resultados consulta eleições coordenação e coordenação adjunta Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas

    Finalizada a consulta à comunidade do IB para a Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado de Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura realizada nos dias 7 e 8 do corrente mês a chapa única foi eleita pela  maioria dos votos dos participantes. Segundo a Comissão eleitoral participaram do pleito 37 eleitores sendo atribuídos 34 votos para a Chapa CCCB_Beatriz e Mabel (Beatriz Helena Gomes Rocha (Coordenadora) Mabel Mascarenhas Wiegand (Coordenadora Adjunta). Parabéns a Chapa vencedora e êxito nas atividades durante o mandato que se iniciará.

  • Biologia participa da Mostra de Cursos da UFPEL

    Ocorreu ontem a mostra de Curso da UFPEL versão 2023 junto a Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) no CAMPUS ESEF (Rua Luiz de Camões, 625 – Bairro Tablada –  Pelotas – RS, Brasil – 96055-630). Os Cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado participaram através de projetos e ações de seis docentes (Beatriz Helena Gomes Rocha, Marco Antonio Tonus Marinho, Vera Lucia BobrowskiMarco Silva Gottschalk, Izabel Cristina Custódio de Souza, Giovana Duzzo Gamaro) e treze alunos. Apesar do tempo estar chuvoso e das vezes que a  Mostra foi adiada, um grande número de pessoas passou pela mesma. Na oportunidade vários projetos de extensão da UFPEL realizaram apresentações durante o evento, como por exemplo, o grupo “Tropa da dança” do Dunas. O Diretor da Unidade, professor Luiz Fernando Minello, esteve presente no turno da tarde acompanhando o grupo de trabalho. Seguem imagens do evento.

     

     

  • Eleições Coordenação Curso de Ciências Biológicas – lista de eleitores e apresentação das propostas da Chapa inscrita

    A pedido da Comissão Eleitoral encaminhamos as listas de eleitores (Docentes, TAEs , Discentes) para divulgação  e a retificação (2450015) do Edital convidando a comunidade acadêmica para a reunião online com a Chapa CCCB_Beatriz e Mabel que acontecerá no dia 05 de dezembro de 2023 às 13 horas no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/vir-w63-svb-rdz. Prestigiem o processo eleitoral, participem da apresentação das propostas pela Chapa inscrita.

  • Eleições COORDENAÇÃO E COORDENAÇÃO ADJUNTA DO COLEGIADO DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO E LICENCIATURA

    A Comissão Eleitoral encarregada de realizar o processo eleitoral para a Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura encaminha para ampla divulgação o EDITAL PARA VOTAÇÃO ELETRÔNICA AOS CARGOS DE COORDENAÇÃO E COORDENAÇÃO ADJUNTA DO COLEGIADO DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS –BACHARELADO E LICENCIATURA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA 2023-2025. O presente processo eleitoral está ocorrendo em função da vacância do cargo de Coordenadora Adjunta em função da renúncia da professora Vera Brobowski devido ao fato de estar realizando capacitação. Convocamos todos a participarem  do processo,

  • Conclusão da Reforma do Laboratório de aulas práticas do Prédio 21

    O Departamento de Botânica informa que a reforma do Laboratório de aulas práticas do Prédio 21 foi concluída. Essa obra só foi possível graças ao empenho da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, na pessoa do Pró-reitor, Prof. Paulo Ferreira Jr., além do respaldo da Direção do Instituto de Biologia.
    A melhoria das aulas práticas não se limita às disciplinas de Fisiologia Vegetal, mas também a outras que utilizam a infraestrutura de laboratórios para aulas práticas. Com a conclusão da obra, os alunos terão acesso a um espaço projetado para a realização de atividades práticas, o que contribuirá para uma formação mais completa e qualificada. A Universidade Federal de Pelotas, o Instituto de Biologia e o Departamento de Botânica estão comprometidos em oferecer aos seus alunos as melhores condições para o aprendizado e aprimoramento de suas habilidades, sendo o próximo passo, a aquisição de equipamentos. São alguns dos possíveis impactos desta reforma:

    – Melhoria da infraestrutura: com a conclusão da obra, o laboratório estará equipado com recursos adequados para a realização de atividades práticas, proporcionando aos alunos um ambiente propício para o aprendizado e aprimoramento de seus conhecimentos.
    – Aumento da capacidade de atendimento: com um espaço mais amplo e equipado, o laboratório poderá atender a um maior número de alunos, permitindo a realização de aulas práticas de forma mais eficiente e abrangente.
    – Possibilidade de realização de experimentos mais complexos: com a infraestrutura adequada, os professores poderão planejar e executar experimentos mais avançados, proporcionando aos alunos uma experiência prática mais enriquecedora e aprofundada.
    – Integração com outras disciplinas: além das disciplinas de Fisiologia Vegetal, o laboratório também poderá ser utilizado por outras áreas que necessitam de aulas práticas, o que possibilitará a integração entre diferentes campos do conhecimento e a troca de experiências entre os alunos.
    – Contribuição para a formação dos alunos: as aulas práticas são fundamentais para a formação dos alunos, pois permitem a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Com um laboratório bem estruturado, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades práticas essenciais para sua futura atuação profissional.

    A climatização do laboratório e a aquisição de bancos já está em andamento e em breve, ocorrerá a inauguração oficial, onde será realizada uma homenagem ao Prof. Luiz Alberto Netto Madruga.

  • Professor do IB participa em cooperação com professores da FURG em projeto apoiado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande

    O Departamento de Botânica do Instituto de Biologia está representado pelo Prof. Marcos Antonio Baccarin no projeto “O futuro das nossas florestas: Ações para proteção das florestas ciliares e paludosas da região sul do Brasil” recentemente aprovado no Edital de Chamamento Público nº 01/2023, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande (COMDEMA/RG). O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Junior Borella do Instituto de Ciências Biológicas – ICB/Botânica da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sendo resultado de intensa parceria desenvolvidas entre os professores, permitindo a otimização de atividade de pesquisa em conjunto e o desenvolvimento regional.

  • Resultado do processo seletivo para estágios curriculares e extensionistas voluntários

    A Chefia do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter divulga a lista de aprovados do seu processo seletivo ( estágios curriculares e extensionistas voluntários), a saber:

    AdministraçãoNão houve inscritosArqueologiaAna Laura Vernetti FerreiraLetícia AdamMiriam Cristina Alves AvilaNayara Gomes PereiraCiências BiológicasAna Luísa Heller SilvaAmanda Victoria NeumannArthur Rodrigues TavaresCaroline da Silva AbraãoDaniel Dias QuadroHenrique Radmann ScaglioniIsabelle Franck KoschierLucas Mattos CandiotaLucca Lilles Galvão MachadoStephane Ramos IdalgoConservação e RestauraçãoLucas de Souza Lima PereiraPriscila dos Santos TavaresMuseologiaIuri Moraes Brahm
    Luana de Ávila SpagiariDemais cursosAndrea Jorge do Amaral DominguezDiego Henrique BarbozaLígia Poliana de OliveiraLucas Anderson de CarvalhoNicolas Vieira GerberSacha Dettmann ZarnottSheron Hartwig Megeato
Translate »