No dia 06 de novembro os acadêmicos Carlos Felipe Macedo da Silva, Frances Carlos de Oliveira Silva, Natanael Matoso Mesquita, Nicolas Harter Stigger, Nicolas […]
O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR), órgão suplementar do Instituto de Biologia – Universidade Federal de Pelotas, torna público a abertura de […]
Estão abertas as inscrições para o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 2024-2026 (PIBID 2024-2026). O PIBID Ciências Biológicas possui vagas nos […]
No dia 04.10.2024, o Herbário PEL participou das atividades referentes a 18º Primavera dos Museus – Acessibilidade e Inclusão, onde ofereceu a ação educativa […]
O Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da UFPEL tem o prazer de convidá-los para o II Curso Revendo a Fisiologia. O curso será ministrado […]
No dia 06 de novembro os acadêmicos Carlos Felipe Macedo da Silva, Frances Carlos de Oliveira Silva, Natanael Matoso Mesquita, Nicolas Harter Stigger, Nicolas Castro Xavier e Ricardo Farias Afonso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas participaram da avaliação da feira de Ciências que ocorreu no Ginásio Municipal de Pinheiro Machado a convite da Presidente do Conselho Municipal de Educação – Claudia Escalante Medeiros – que também é docente da área das Ciências da Natureza e orientadora educacional no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro. A feira de Ciências costuma ser organizada, no município de Pinheiro Machado, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, contando com a colaboração do Conselho Municipal de Educação e do Colégio Hipólito Ribeiro. Participaram da feira em torno de 69 trabalhos, 140 alunos e 80 professores, incluindo duas escolas municipais de Educação Infantil- EMEI Pinheirinho e EMEI Tânia Maria Silveira Cardoso, três escolas municipais de ensino fundamental da zona urbana – Dois de Maio, Avelino de Assis Brasil e Manoel Lucas Prisco e três escolas de ensino fundamental da zona rural – Senador José Ermírio de Morais, Ana Teresa da Rosa e São João Batista. O Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro também participou da feira com trabalhos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio. Esta foi uma excelente ocasião para que os alunos da Licenciatura tivessem contato com o futuro ambiente profissional aprimorando seus conhecimentos.
O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR), órgão suplementar do Instituto de Biologia – Universidade Federal de Pelotas, torna público a abertura de processo seletivo para estágios curriculares e extensionistas voluntários direcionado ao quadro discente da UFPel.
O estágio será de caráter presencial, tendo como sede o MCNCR (Praça Coronel Pedro Osório, n° 01 – Centro – Pelotas/RS). Terá vigências de 15 semanas, coincidindo com o período letivo referente ao semestre 2024/02 do calendário acadêmico 2024 da UFPel.
Serão 20 (vinte) vagas para alunos matriculados nos seguintes cursos: Bacharelado ou Licenciatura em Ciências Biológicas (08 vagas); Museologia (05 vagas); Conservação e Restauração (02 vagas); Administração (01 vaga); Design ou Artes Visuais (01 vaga); demais cursos (03 vagas).
O período de inscrições é de 24 de outubro a 10 de novembro de 2024 e deve ser feito através do email museucarlosritter@gmail.com. Para a inscrição, o candidato deverá enviar a grade de horário, com a previsão para o semestre de execução das atividades, o histórico gerado pela Plataforma Cobalto, e carta de intenção, com no máximo duas páginas, em que o candidato deverá manifestar o interesse em atuar no MCNCR e suas expectativas com a experiência. A carta também deve conter nome completo, número de telefone, número de matrícula e email.
O projeto Pampa Singular levou o laboratório móvel e três oficinas para integrar a programação da 18ª Feira do Livro Municipal de Arroio Grande, no dia 10 de outubro. As oficinas abordaram ciência e biodiversidade, com disponibilização de microscópio e lupa para observação de estruturas biológicas, desenho da biodiversidade e também com amostras do Museu Carlos Ritter. As oficinas atenderam seis escolas do município e cerca de 400 estudantes ao longo do dia. A equipe coordenada pelo Professor João Iganci contou com o técnico representante do Museu Carlos Ritter, Mauro Mascarenhas, estudantes de graduação e de pós-graduação no Instituto de Biologia, Daiane Vahl, Maysa Rosa, Arthur da Rosa, João Castor e Davi Barwaldt (FAEM).
O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas através de uma iniciativa colaborativa e multidisciplinar, que visa criar espaços educativos e participativos para a conservação da história, da cultura e da biodiversidade do bioma Pampa. O projeto promove o desenvolvimento sustentável e o envolvimento da comunidade na construção do saber e na conservação ambiental.
A partir do programa de interiorização e popularização da Ciência, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Pampa Singular está promovendo oficinas no interior do bioma Pampa.
O Pampa Singular participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e estará em diversas cidades ao longo do Pampa para oferecer oficinas direcionadas para estudantes da rede básica de ensino e estimular o diálogo sobre ciência, arte e conservação da biodiversidade.
Estão abertas as inscrições para o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 2024-2026 (PIBID 2024-2026).
O PIBID Ciências Biológicas possui vagas nos seguintes núcleos:
Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: poderão se inscrever os ACADÊMICOS do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL (que estejam com vínculo ativo em qualquer semestre do curso). Número de vagas: mínimo de 18 e máximo de 24.
Ensino de Biologia no Ensino Médio (projeto interdisciplinar das Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física): poderão se inscrever os ACADÊMICOS do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL (que estejam com vínculo ativo em qualquer semestre do curso). Número de vagas*: aproximadamente 8.
*O número de vagas poderá variar dependendo da demanda, pois o projeto interdisciplinar engloba inscrições de acadêmicos das áreas de Biologia, Química e Física.
CRONOGRAMA PARA ACADÊMICOS:
Período de inscrições: 09/10/2024 a 16/10/2024
Homologação – Resultado preliminar: 18/10/2024
Prazo de recursos: 19/10/2024 e 20/10/2024
Homologação – Resultado final: 21/10/2024
Período de entrevistas: 22/10/2024 a 28/10/2024**.
Resultado preliminar: 30/10/2024
Prazo de recurso: 31/10 e 01/11
Resultado final: 04/11/2024
*A data, o horário e o formato das entrevistas para cada candidato(a) (presencial ou online; individual ou coletiva) serão divulgados no dia 21/10/2024.
No dia 04.10.2024, o Herbário PEL participou das atividades referentes a 18º Primavera dos Museus – Acessibilidade e Inclusão, onde ofereceu a ação educativa “Conhecendo a diversidade das plantas por meio de outros sentidos”.
A ideia foi de explorar sentidos como o olfato, tato e até mesmo a audição para identificar e perceber as diferentes formas e texturas que as plantas apresentam.
A ação contou com a participação da bióloga Patrícia de Oliveira Neves, da profa. Caroline Scherer (curadora do PEL) e das acadêmicas do curso de Ciências Biológicas, Jaiane Cardozo Nunes e Jéssica Lettninn.
A atividade aconteceu no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter e esteve aberta ao pública, recebendo a visitação de crianças e adultos.
O Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da UFPEL tem o prazer de convidá-los para o II Curso Revendo a Fisiologia. O curso será ministrado por docentes e discentes do PPG, com o objetivo de revisar e aprofundar os principais temas da Fisiologia, proporcionando um espaço de aprendizagem e atualização.
Informações sobre o Curso:
Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação, bem como docentes, interessados em atualizar, revisar e aprofundar temas relacionados às Ciências Fisiológicas.
Data das Aulas: 22 de novembro a 20 de dezembro de 2024 (sextas-feiras à tarde e sábados pela manhã)
Local: Campus II – UFPEL Endereço: Rua Alm. Barroso, 1202 – Pelotas-RS
Período de Inscrição: 22 de agosto a 18 de novembro de 2024.
Inscrição: Preencher a ficha no link As inscrições são gratuitas, mas solicitamos a doação de 1kg de alimento não perecível. Para mais informações e atualizações sobre o curso, contatar ppgmcf.ufpel@gmail.com ou no Instagram @ppgmcf.ufpel. Contamos com sua presença!
O Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de Biologia – UFPel, juntamente com a 21ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT 2024, torna público o regulamento que estabelece regras para a participação no Concurso de Ilustração Científica – Ilustre Pampa. O concurso atende à temática da SNCT 2024, Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, com o objetivo de fomentar a divulgação científica e documentar espécies silvestres do bioma Pampa através da ilustração científica.
O projeto Pampa Singular é desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas através de uma iniciativa colaborativa e multidisciplinar, que visa criar espaços educativos e participativos para a conservação da história, da cultura e da biodiversidade do bioma Pampa. O projeto promove o desenvolvimento sustentável e o envolvimento da comunidade na construção do saber e na conservação ambiental. Através de atividades de ensino e divulgação científica, o projeto estimula a participação ativa dos cidadãos como cidadãos-cientistas, permitindo que eles se envolvam na criação de seus próprios espaços de aprendizagem e no desenvolvimento territorial sustentável. O objetivo do projeto é popularizar a ciência no interior do bioma Pampa e contribuir para a conservação dos recursos naturais remanescentes.
Iniciou nesta quarta-feira, dia 11/09/2024, o projeto unificado com ênfase em ensino e extensão “A Botânica nossa de todo dia”. O objetivo p´rincipal do projeto é o estudo das plantas que são consumidas no dia-a-dia, destacando, dentre outras coisas, a sua importância no cotidiano de cada um. Além disso, o projeto corresponde a uma oportunidade do aluno iniciar o estudo de botânica na universidade (ingressantes), como também aplicar os conhecimentos vistos em sala de aula (veteranos).
O projeto está vinculado ao Herbário PEL, é coordenado pela Bióloga Dra. Patrícia de Oliveira Neves, e conta com a colaboração de docentes do Departamento de Botânica.
Nesta primeira etapa, o projeto está voltado aos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) contando com a participação de 23 alunos.
Parabéns aos colegas e aos futuros biólogos pela nosso dia de hoje.. O Biólogo, profisisonal formado no curso de Ciências Biológicas pode atuar profissionalmente em diversas áreas de acordo com sua formação básica. Nesse sentido nossos agradecimentos ao Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e LIcenciatura) pela condução desse processo de formação e ao nosso corpo de Técnicos e Docentes pela sua dedicação e empenho em oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade. Por fim, nosso agradecimento aos discentes que escolheram nossa Universidade para sua formação e são a esperança de um futuro melhor no que tange ao exercício profissional e suas decorrências. Parabéns a todos.
Marcos Henrique Frech-Telles, egresso do curso de Ciências Biológicas da UFPel, publicou recentemente um artigo descrevendo 19 novas espécies de moscas do gênero Paramycodrosophila. Até então, esse gênero de pequenas moscas com 2mm de comprimento possuía 16 espécies conhecidas em todo o mundo, das quais apenas duas eram registradas no Brasil.
Das novas espécies descritas, duas têm como localidade tipo o Horto Botânico Irmão Teodoro Luis, uma área de preservação sob a responsabilidade do Instituto de Biologia: Paramycodrosophila leonensis e P. marinhoi. Além disso, P. marinhoi e P. blauthae foram nomeadas em homenagem aos professores e dipteristas do Instituto de Biologia, Marco Antonio Tonus Marinho e Monica Laner Blauth.
Holótipo de Paramycodrosophila marinhoi Frech-Telles et al., 2023. Este exemplar foi coletado no Horto Botânico Irmão Teodoro Luis, área de preservação vinculada ao Instituto de Biologia da UFPel.