Carta Manifesto à SECULT/Pelotas e comunidade

Pelotas, 26 de junho de 2024.

À SECULT/Pelotas e comunidade,

Através desta, as professoras e os professores dos cursos Teatro-Licenciatura, Música-Licenciatura e um coletivo de professores do curso de Música Bacharelado, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas vem a público repudiar o descaso e desrespeito manifestado pela Secretaria de Cultura de Pelotas à classe artística. A abertura de inscrições para realização de atividades artísticas no evento oficial de celebração dos 212 anos de existência da cidade de Pelotas propõe única e exclusivamente a emissão de certificados de participação, ensejando como oportunidade para os interessados DIVULGAREM seus eventos.
A prefeitura deseja celebrar o aniversário da cidade, ofertando uma programação “cultural e artística” SEM PAGAR cachês aos artistas locais. Ela deseja que os artistas ofereçam aos cidadãos pelotenses o resultado de seu trabalho de GRAÇA.
É importante lembrar mais uma vez que artistas constituem categorias de trabalhadores e logo, uma profissão regulamentada e regimentada pelo Ministério do Trabalho, respaldada pelo seu sindicato, o SATED-RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões). O setor cultural, que compreende profissionais de diversas linguagens (dança, teatro, circo, música, cinema, artes visuais, etc), vem há muitos anos lutando para a solidificação e dignificação de suas categorias, bem como condições dignas para o trabalho.
Nesse sentido, repudiamos tal chamada realizada pela Secretaria de Cultura que, ao executá-la, não só precariza como vai contra toda a luta de trabalhadores e trabalhadoras que buscam melhores condições e o reconhecimento. Neste sentido, alertamos para a gravidade da situação.
Reivindicamos uma Secretaria de Cultura que de fato promova a cultura e a arte na cidade por meio do reconhecimento e respeito pelos artistas, através de incentivos e aportes financeiros que permitam que estes profissionais possam ter condições mínimas para viverem, ou seja, através da remuneração do seu ofício.
Pelotas tem uma tradição cultural e artística histórica, viva e rica. Esperamos que tais proposições da prefeitura ao meio artístico sejam revistas em tempo para a celebração tão cara a todas e todos nós. Nosso compromisso como professoras e professores de teatro e música, além de ensinar o ofício artístico é educar estudantes e comunidade para a relação ética e justa para com os profissionais que formamos. Sendo assim saudamos uma gestão que promova dignamente ações que valorizem os artistas de nossa cidade.
Assinam essa carta:
As professoras e os professores dos cursos Teatro-Licenciatura, Música-Licenciatura e um coletivo de professores do curso de Música Bacharelado
Publicado em 26/06/2024, na categoria Sem categoria.