Castelo de Pedras Altas – um legado em meio ao Pampa

Ocorrerá a exibição “Castelo de Pedras Altas – um legado em meio ao Pampa” no dia 09/08, 18h no auditório do Museu do Doce, em Pelotas. O colecionismo é evidente na história do Castelo de Pedras Altas, erguido entre 1909 e 1913 por Joaquim Francisco de Assis Brasil. Segundo os diários de sua filha Cecília, Joaquim era amante e colecionador de plantas, que adquiria durante suas viagens diplomáticas. Foi produzido um vídeo pela equipe do projeto Pampa Singular mostrando o trabalho de catalogação do acervo do Castelo de Pedras Altas, que vem sendo coordenado pelas Profas. Noris Leal e Andrea Bachettini, além da pesquisa sobre espécies de plantas introduzidas para cultivo no Castelo de Pedras Altas, realizada pelo estudante de Biologia João Castor no Núcleo de Ilustração Científica do IB UFPel. O projeto contou ainda com a direção musical e de produção sonora do Prof. Leandro Maia, e seus alunos do Conservatório de Música da UFPel.
PESQUISA
Castelo de Pedras Altas, ações de preservação do acervo patrimônio cultural – RS: Equipe: Noris Mara Pacheco Martins Leal (coordenadora); Andrea Lacerda Bachettini (coordenadora adjunta); Keli Cristina Scolari; Magda Villanova Nunes; Ubirajara Buddin Cruz (colaboradores); Jossana Peil Coelho (museóloga); Ana Carolina Fernandes da Silva; Claudia Abraao dos Santos Celente; Cláudia Beatriz Bento Pires; Eduarda Gabriela Agrello Avila; Maria Celoi da Silva Volz; Marta Caldeira Pacios; Nathânia Maria da Silva; Paola Loureiro Rotter (alunos).
O legado botânico da família Assis Brasil no Castelo de Pedras Altas: Equipe: João Augusto Castor Silva (autor); João Iganci (orientador); Gustavo Heiden; Josimar Külkamp; Emanuel Scherdien da Rosa (colaboradores).
Direção Musical e de Produção Sonora: Leandro Maia; Técnico de Gravação e Mixagem Sonora: Emerson Wrage; Estúdio de Gravação Sonora: Estúdio UFPel de Produção Musical e Téo-Téo Home Studio; Músicas: Quantas Léguas – Jay Jim; Pampa Singular – Leandro Maia (voz, violão, percussões – Leandro Maia . Classe de Prática de Estúdio/Conservatório de Música da UFPel: vocais – Lise Peres; acordeom – Junior Braga; guitarra – Tacio Machado Wurdig; cavaquinho e vocais – Neverton Fernandes; guitarra – Bruno Santos; baixo e vocais – Ricardo Dei Ricardi; guitarra e vocais – CaZz; voz – Jay Djin; Orientação: Leandro Maia. Tema Pampa – composição de Tacio Wurdig; Orquestra UFPel: violinos – Igor Amaral, Beatriz Lima, Rebeca Brehm; Vanda Tuchtenhagen; Eduardo Tomm; viola – Aline Hartwig Bocarte; celo – Carlos Walter Soares; contrabaixo – Jair Fliegel; flauta – Charlise Bandeira; Regência e Coordenação: Tiago Ribas.
Produção audiovisual: Rastro Selvagem LTDA.

Publicado em 04/08/2024, na categoria Sem categoria.
Translate »