Feliz Dia do Meio Ambiente!

Neste Dia do Meio Ambiente, a comunidade do Instituto de Biologia reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e convida você a se juntar a nós na construção de um futuro mais verde e saudável. Não esqueçamos que somos parte dele e que devemos preservá-lo para nossa própria preservação, seja consciente. É necessário estarmos conscientes que precisamos do meio ambiente equilibrado e saudável para sobrevivermos, e devemos fazer o máximo possível para levar o desenvolvimento sustentável da teoria para a prática, para garantir o desenvolvimento socioeconômico, junto com a preservação ambiental.

Não esqueçamos que o Meio ambiente, num conceito simplificado, é o conjunto de elementos biológicos (flora e fauna), físicos e químicos organizados em diferentes ecossistemas naturais e sociais em que se insere o Homem num processo de interação que cria condições para mantêm a vida no planeta. Existem várias atitudes que devemos seguir para preservá-lo, dentre elas, podemos citar:

1. – Não jogue lixo nas ruas,
  2. – Não desperdice água,
  3. – Separe o lixo,
  4. – Evite usar materiais descartáveis,
  5. – Denuncie,
  6. – Não compre animais silvestres,
  7. – Pratique os  4 R’s da sustentabilidade Reduzindo, Reutilizando, Reciclando e Repensando suas atitudes. …

Esse dia foi criado com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Nesse momento essa tema que é de suma importância para nossa sobrevivência no planeta deve nos conduzir a reflexões e tomadas de ações que possam nos harmonizar com a natureza e impedir ou mitigar catástrofes futuras em função das alterações climáticas como a que estamos vivenciando no Estado do Rio Grande do Sul.

Considerando que o meio ambiente é formado por componentes abióticos (como a água, o ar, o solo e a energia) e bióticos (como a flora, fauna, cultura humana – seus valores sociais, políticos, econômicos, científicos, morais, religiosos, etc.) podemos atuar de forma consciente nas nossas interações com esses elementos evitando negacionismos e confiando na ciência. Nesse sentido o Instituto de Biologia e sua comunidade seguirão atuando na formação de profissionais que possam contribuir para sua preservação e enriquecimento, seja prestando serviços de consultoria para diagnósticos e avaliação de impactos ambientais (EIA/RIMA); projetos de reabilitação ambiental e paisagística de áreas degradadas; projetos ambientais na área de mineração (para fins de licenciamento e operação); e perícias técnicas na área ambiental para o Ministério Público, dentre outras ações. Seguiremos compromissados com o presente e conectados com o futuro. Feliz Dia do Meio Ambiente!

Publicado em 05/06/2024, na categoria Sem categoria.
Translate »