Nota de falecimento
É com grande pesar que comunicamos o falecimento do professor emérito Dr. José da Costa Sacco, nosso colega docente do Instituto de Biologia lotado no Departamento de Botânica até sua aposentadoria falecido em 11/02/2023. Reproduziremos aqui as homenagens da Sociedade Botânica do Brasil, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL) e a Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (AEAFAEM) .
Homenagem da Sociedade Botânica do Brasil
É com grande pesar que a SBB recebeu a notícia do falecimento em 11 de fevereiro de 2023, aos 93 anos de idade, do botânico Dr. José da Costa Sacco, professor e pesquisador aposentado da Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul. Sacco como era conhecido nacional e internacionalmente foi sócio da SBB desde os tempos de estudante, tendo participação atuante em todos os congressos, tanto nas apresentações e discussões dos trabalhos, como no contato com os amigos e leitura do esperado “Mário, Maria e Marico’, um jornal que era lido durante o congresso, com os comentários de todas as novidades que iam ocorrendo, e que movimentava todos que estavam presentes no evento. Sacco foi Presidente da SBB quando presidiu em 1973, o 24°CNB que ocorreu em Pelotas. Ele também foi participante muito atuante no Conselho Superior da SBB. Sacco dedicou-se durante toda a sua vida acadêmica aos estudos taxônomicos das Passifloraceae, tendo descrito muitas espécies novas e teve a Passiflora saccoi Cervi publicada em sua homenagem. Também, se dedicou como estudioso das plantas úteis ou prejudiciais, de ocorrência especialmente da região Sul do Brasil, como as alimentíceas e invasoras. Também foi inspiração para grande parte dos jovens botânicos da região, através das suas aulas e experiência de campo e laboratório. Por todo o Brasil fez muitos amigos, colaboradores e admiradores, irradiando energia, e dando conselhos, abraços e danças durante os congressos nacionais da SBB. Fica nossa profunda saudade e os pêsames para toda sua família. Tânia R. Silva/ Presidente da Sociedade Botânica do Brasil
NOTA DE PESAR
Eng. Agr. José da Costa Sacco.
A Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL) e a Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (AEAFAEM) expressam solidariedade aos familiares e amigos de José da Costa Sacco, falecido em 11/02/2023, aos 92 anos.
Sacco graduou-se em Agronomia na década de 50 pela Faculdade Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde também adquiriu título de Doutor e lecionou disciplinas na área de Botânica para o curso de Agronomia. Realizou muitos estudos botânicos no Instituto Agronômico do Sul, contribuindo para identificação das principais variedades de trigo do sul do Brasil, plantas invasoras dos arrozais no Rio Grande do Sul, tornando-se referência nacional em pesquisas do gênero Passiflora por ter nomeado e publicado muitas espécies de maracujá da América do Sul, durante as décadas de 60 e 70. Foi professor homenageado de muitas turmas da faculdade. Nossa homenagem.