XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e I Congresso Ibero Latinoamericano de Biologia Vegetal
Docentes e discentes do Programa de pós-graduação em Fisiologia vegetal (PPGFV/UFPel) juntamente com a Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal estiveram à frente da organização do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e I Congresso Ibero Latinoamericano de Biologia Vegetal realizado de 6 a 9 de setembro no Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre – RS. O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 22 estados e o distrito federal, além de contar com palestrantes, pesquisadores, expositores e participantes de mais de 5 países.
Da UFPel estiveram presentes, vários alunos de graduação (Curso de Ciências Biológicas, Agronomia e Biotecnologia), os alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia vegetal, além dos professores, Gustavo Maia Souza (Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Eugenia Jacira Bolacel Braga (Vice-presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Valmor João Bianchi, Marcos Antonio Baccarin, Luciano do Amarante e Sidnei Deuner.
Dentre os momentos que chamaram a atenção, não só dos Congressistas como das empresas que estiveram patrocinando o evento, foi a realização do V Fórum de Fisiologia Vegetal, no qual ocorreu uma importante discussão sobre “A contribuição das mulheres para a ciência, bem como os desafios de gênero”. A participação das mulheres representou 54% dos inscritos, 38% dos palestrantes e uma nova diretoria da SBFV foi eleita com 50% de mulheres nos cargos principais. O fórum sobre equidade de gênero reverberou fortemente em toda a comunidade, levantando pontos e ações que serão estudadas por uma inédita comissão da SBFV dedicada a esse assunto. Outro momento marcante foi a FISIOPOP- Mostra Científica Interativa, que buscou incentivar a popularização da ciência, através da promoção da interação entre estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre e acadêmicos de graduação e pós-graduação, com congressistas e cientistas de todo o mundo, que estavam presentes no Congresso. O PPGFV/UFPel participou ativamente da FisioPOP em um total de 20 propostas selecionadas, 8 eram de alunos do Programa.
No total, o evento contou com 289 trabalhos científicos apresentados na modalidade pôster. Entre estes, cerca de 25 trabalhos foram enviados pelos alunos do PPGFV. Além disso, o trabalho da pós-doutoranda, Simone Ribeiro Lucho e da doutoranda Ludmilla Bezerra de Almeida PPGFV, ficaram entre os 12 destaques, sendo que este último, orientado pelo Prof. Gustavo Maia, foi selecionado entre os três melhores trabalhos do Congresso.