Docentes e discentes do Programa de pós-graduação em Fisiologia vegetal (PPGFV/UFPel) juntamente com a Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal estiveram à frente da organização do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e I Congresso Ibero Latinoamericano de Biologia Vegetal realizado de 6 a 9 de setembro no Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre – RS. O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 22 estados e o distrito federal, além de contar com palestrantes, pesquisadores, expositores e participantes de mais de 5 países.

Da UFPel estiveram presentes, vários alunos de graduação (Curso de Ciências Biológicas, Agronomia e Biotecnologia), os alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia vegetal, além dos professores, Gustavo Maia Souza (Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Eugenia Jacira Bolacel Braga (Vice-presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Valmor João Bianchi, Marcos Antonio Baccarin, Luciano do Amarante e Sidnei Deuner.

Dentre os momentos que chamaram a atenção, não só dos Congressistas como das empresas que estiveram patrocinando o evento, foi a realização do V Fórum de Fisiologia Vegetal, no qual ocorreu uma importante discussão sobre “A contribuição das mulheres para a ciência, bem como os desafios de gênero”. A participação das mulheres representou 54% dos inscritos, 38% dos palestrantes e uma nova diretoria da SBFV foi eleita com 50% de mulheres nos cargos principais.  O fórum sobre equidade de gênero reverberou fortemente em toda a comunidade, levantando pontos e ações que serão estudadas por uma inédita comissão da SBFV dedicada a esse assunto. Outro momento marcante foi a FISIOPOP- Mostra Científica Interativa, que buscou incentivar a popularização da ciência, através da promoção da interação entre estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre e acadêmicos de graduação e pós-graduação, com congressistas e cientistas de todo o mundo, que estavam presentes no Congresso. O PPGFV/UFPel participou ativamente da FisioPOP em um total de 20 propostas selecionadas, 8 eram de alunos do Programa.

No total, o evento contou com 289 trabalhos científicos apresentados na modalidade pôster. Entre estes, cerca de 25 trabalhos foram enviados pelos alunos do PPGFV. Além disso, o trabalho da pós-doutoranda, Simone Ribeiro Lucho e da doutoranda Ludmilla Bezerra de Almeida PPGFV, ficaram entre os 12 destaques, sendo que este último, orientado pelo Prof. Gustavo Maia, foi selecionado entre os três melhores trabalhos do Congresso.

Publicado em 15/09/2022, na categoria Sem categoria.
Translate »