FORMAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Na noite de ontem, dia 18 de agosto, ocorreu o seminário de abertura do Curso de Extensão “Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia”, proposto pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, do Instituto de Biologia da UFPEL.
O Seminário iniciou com as boas vindas manifestadas pelo Diretor do Instituo, prof. Dr. Luis Fernando Minello, agradecendo a adesão de 1000 cursistas de diferentes pontos do país, discorrendo sobre a importância destas formações para a qualificação da educação e, principalmente da educação inclusiva e do atendimento a alunos com Deficiência e\ou transtornos nas redes públicas de ensino, enfatizando o compromisso social do instituto e da Universidade, que já desenvolve estas ações desde 2012, financiados pelo Ministério da Educação, para gestores e professores da rede pública de ensino.
Salientou ser o primeiro dos cinco cursos a serem ofertados pelo Instituto em 2020, cujos seminários de abertura ocorrerão nos próximos dias e que assim são denominados: Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual, Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual, Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – Transtorno do Espectro Autista, Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado.
Na sequência, a coordenadora geral dos programas de formação em AEE na UFPE, profa. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, manifestou sua alegria em mais esta oferta de formação na área, acolhendo os novos cursistas e agradecendo a equipe integrante dos projetos de formação, pesquisadores, formadores e tutores, além das coordenadoras adjuntas profa. Dra. Raquel Ludtke e Dra. Francele Carlan, que também manifestou seu acolhimento.
Após, a pesquisadora responsável pelo curso de extensão, Maria Teresa Nogueira, retomou de forma breve as características do curso e seu desenvolvimento, passando de pronto a palavra para a palestrante da noite, Dra. Carla Gikovate, Neuropediatra, Mestre em Psicologia e Especialista em Educação Especial Inclusiva.
Em sua brilhante palestra, a Dra. Carla salientou pontos fundamentais para a prática pedagógica, vivências para os pais e professores, sendo elogiada pelos assistentes em suas manifestações.
Após a palestra e debate sobre as perguntas dos participantes, a coordenadora encerrou o seminário, agradecendo a todos e reiterando a importância destas iniciativas e a adesão de tantos professores do Brasil a proposição do Instituto de Biologia da UFPEL em acolher os mais de 3300 cursistas que farão parte das formações em 2020.