FAEM promove Dia de Campo
Aconteceu na manhã do dia 02 de março de 2023 o Dia de Campo institucional da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Este é um evento que ja se tornou tradicional e, nesta edição, teve participação recorde com todas as vagas preenchidas.
Os participantes fizerem credenciamento no saguão da FAEM e em grupos se dirigiram aos ônibus que os conduziram até o local do evento no Centro Agropecuário da Palma. Cada grupo foi conduzido um guia responsável pela encaminhamento nas diversas estações.
Inicialmente os participantes receberam as boas vindas por parte do Diretor da FAEM, Prof. Dirceu Agostinetto, pela Profa. Silvana Paliva Orlandi, Assessora do Gabinete da Vice-Reitoria, neste ato representando a Magnifica Reitora, Profa. Isabela Fernandes Andrade e pelo Prof. Gilberto D’Ávila Vargas, Superintendente do Campus Capão do Leão. Em suas falas, foi enfatizada a importância do evento na formação dos acadêmicos, e como atividade de extensão onde atividades desenvolvidas pelos docentes da faculdade são compartilhadas com os participantes.
A primeira estação propriamente dita propriamente dita versou sobre Comportamento e bem-estar animal no manejo de rebanhos de ovinos. Foi demonstrado o manejo com auxilio de cães. Muito interesse e até admiração por parte dos presentes ao observar a reação aos comandos e a execução das tarefas com precisão de movimentos, apesar de ser executado sob o olhar de muitas pessoas.
Na Segunda Estação a temática foi a Utilização de novas tecnologias para mapeamento. Foram apresentadas pelos professores responsáveis pela estação diversas alternativas para mapeamento de áreas agrícolas. Foi enfatizado que é possível, em alguns casos, dependendo da precisão desejada, utilizar equipamentos relativamente simples, porém é fundamental o conhecimento e operação de acordo com suas funcionalidades, além da devida calibração.
Na próxima estação houve demonstração da Utilização de drones para pulverização. Trata-se de uma alternativa para uso em locais em que não se viabiliza a aplicação aérea, como em áreas pequenas e que ao mesmo tempo a pulverização tratorizada poderia comprometer a cultura em função do seu estágio de desenvolvimento. Os professores e técnicos que coordenavam a estação elencaram as principais vantagens desta tecnologia que está disponível para os agricultores da região.
Manejo de produção e qualidade de arroz foi o tem abordado na estação seguinte. Em uma região que se destaca pelo cultivo deste cereal foram apresentadas parcelas experimentais cultivadas com diferentes doses de nitrogênio, que possui relação direta com a produtividade. No entanto pode haver diferenças no rendimento de engenho, ou seja, qual o percentual de aproveitamento após o processo de industrialização.
Dando prosseguimento, os presentes visitaram a próxima estação: Insetos de importância econômica na cultura da soja, sendo apresentado as diferentes ferramentas biotecnológicas presentes do mercado e as principais alternativas de controle químico das pragas da cultura da soja, cuja área de cultivo está crescendo muito na região sul do estado. Outro aspecto enfatizado foi a necessidade de realizar constantemente o monitoramento para verificar a ocorrência de insetos pragas e principalmente identificar se foi atingido o nível de dano econômico e então escolher a melhor estratégia de controle.
Na última estação foram apresentadas as principais Estratégias de adubação de milhos em terras baixas, destacando-se os momentos de aplicação, as doses e as principais fontes disponíveis no mercado. Os agricultores da região buscam alternativas de cultivo e o milho possui alto potencial. Utilizar ferramentas que maximizam os resultados vem ao encontro com os anseios do setor. Foi elencado também a importância da consolidação do Evento Dia de Campo da FAEM como parte importante para a formação profissional de nossos alunos.
É importante registrar que o evento contou com a participação de produtores rurais, profissionais de empresas privadas, pesquisadores da Embrapa, extensionistas da Emater, Prefeituras municipais e de diversos outros setores, o que, na opinião dos organizadores demonstra o grau de maturidade alcançado pelo evento.
Como última atividade os participantes desfrutaram de um lanche, servido sob a sombra das árvores, cujas sombras ajudaram a amenizar o calor.
Abaixo, compartilhamos mais algumas imagens do Dia de Campo.