Início do conteúdo
    Notícias
  • FAEM promove mais uma edição do Dia de Campo

    A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel) promove, no dia 07 de março, mais uma edição de seu tradicional Dia de Campo institucional. A abertura do evento será às 8h15min, na sede da Faem, com posterior deslocamento para o Centro Agropecuário da Palma (CAP/UFPel), onde serão realizadas as vitrines tecnológicas.

    O evento é realizado anualmente e conta com a participação de estudantes dos cursos da área de Ciências Agrárias da UFPel, profissionais e produtores rurais.

    O Dia de Campo é a principal atividade de extensão da Faem e tem como objetivos aprimorar a formação acadêmica, apresentar à comunidade linhas de pesquisa desenvolvidas na Faculdade e integrar a Faem com a comunidade externa.

    As inscrições podem ser feitas pelo QRCode na imagem ao lado.

    Vitrines Tecnológicas

    – Manejo da fase inicial da criação de terneiras leiteiras

    Prof. Rogério Bermudes

    – Utilização de mix de coberturas de solo na cultura do milho

    Prof. Ezequiel Miola

    – Pós-colheita e qualidade de soja

    Prof. Maurício de Oliveira

    – Irrigação/Drenagem = garantia de produção

    Profa. Luciana Kopp e prof. Vitor Tavares

    – Avaliação econômica dos sistemas de irrigação

    Prof. Paulo Rigatto

    – Manejo de lagartas e percevejos na soja: importância do monitoramento

    Prof. Daniel Bernardi

  • Dia de Campo de Verão 2024

    Já estão abertas as inscrições para o dia de Campo de Verão 2024, que acontecerá no próximo dia 07 de março. Basta acessar o QRCODE abaixo e preencher o formulário.

    Em breve será divulgado neste espaço  informações adicionais!!!

     

    Confirma a programação do Dia de Campo

     

  • Centenas de Pessoas Visitam a Vitrine Tecnológica da FAEM

    Consolidado como um dos principais eventos do agronegócio na região sul do estado do Rio Grande do Sul, a abertura da colheita do arroz finalizou a sua edição do ano de 2014 no último dia 23, sexta feira.

    A FAEM se fez presente com uma Vitrine tecnológica, que recebeu mais de 500 visitantes que procuraram o local para interagir com técnicos, estudantes e professores que se revezaram para apresentar aos visitantes informações e tecnologias de interesse para o setor.

    Parabenizamos a todos os envolvidos pelo sucesso alcançado.

     

  • Segundo dia da 34° Abertura Oficial da Colheita de Arroz

    O segundo dia de exposições da vitrine tecnológica da FAEM na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi marcado pelo grande número de visitantes externos. Em sua maioria o público era composto por produtores rurais, técnicos de campo e pesquisadores de órgãos públicos e privados.

    Representaram a FAEM os professores Filipe Selau, Tiago Pedó e Pablo Miguel. Três grandes áreas do setor agronômico foram abordadas de forma conjunta com o objetivo mostrar para o público a importância do manejo para eficiência das lavouras.

    O professor Tiago Pedó deu início a exposição, ressaltando a importância da qualidade de sementes na implantação das culturas no campo e na resposta produtiva. Em continuidade o professor Pablo Miguel apresentou monólitos de solos de áreas de terras baixas e coxilha, esclarecendo as características e comportamento de cada tipo de solo frente ao manejo e as situações ambientais.

    Por fim o professor Filipe Selau abordou a temática de manejo de adubação nitrogenada na cultura do arroz, ressaltando as estratégias a serem adotadas para maior aproveitamento de nutrientes em anos chuvosos e de maior nebulosidade, visando manutenção da produtividade.

     

  • Primeiro dia da 34° Abertura Oficial da Colheita de Arroz

    A FAEM participa de forma ativa da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Durante os três dias de evento diferentes áreas do meio agropecuário serão abordadas e apresentadas na vitrine tecnológica da FAEM.  O Projeto é coordenado pelo professor Filipe Selau com apoio técnico e logístico do Eng. Agrônomo Anderson Mello.

    Durante o primeiro dia três grupos de pesquisa representaram os cursos de agronomia e zootecnia da FAEM. O Grupo coordenado pelo professor Rogério Bermudes apresentou alternativas para o manejo de bovinos, destacando as principais vantagens do uso de silagem de trigo em comparação ao uso da silagem de milho.

    A área de Fitossanidade foi abordada pelos professores Daniel Bernardi e Edinalvo Camargo. Na area de entomologia foi apresentado pelo professor Daniel Bernardi o complexo de lagartas da soja, dando destaque para comportamento, dano e controle das pragas considerando a tecnologia intacta.

    O professor Edinalvo Camargo abordou o tema “Tecnologia de aplicação de herbicidas”, com enfoque para a aplicação com uso de drones dos herbicidas Glifosato e Glufosinato. De acordo com os dados apresentados não se tem perda de eficiência da aplicação com o uso de drone e em situações especificas o uso de drone pode ser mais eficiente que a aplicação terrestre.

    Cerca de 200 pessoas, entre estes, alunos, produtores, pesquisadores e comunidade visitaram a vitrine da FAEM, colaborando para a disseminação e aprimoramento do conhecimento.

  • Abertura da Colheita do Arroz inicia nesta quarta-feira (21 de fevereiro)

    É grande a expectativa para a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontecerá nos dias 21 a 23 de fevereiro. Nos dias que antecedem o evento é grande a movimentação para deixar tudo pronto para receber um grande público. Montagem de estandes, movimento de máquinas e pessoas marcaram esta terça-feira véspera de abertura do evento.

    No primeiro dia, quarta feira, na vitrine tecnológica da FAEM será abordando o cenário de plantas daninhas em terras baixas, insetos pragas que atacam culturas produtoras de grãoas na região e serão apresentadas alternativas de produção de bovinos de corte.

    Esperamos sua visita!!!

  • VITRINE TECNOLÓGICA DA FAEM NA ABERTURA DA COLHEITA DO ARROZ

    A FAEM – UFPel estará presente na abertura da colheita do arroz que ocorrerá na Estação de Terras Baixas de 21 a 23 de Fevereiro de 2024 em Capão do Leão-RS. Em sintonia com cenário de diversificação de culturas em terras baixas a FAEM estará abordando os cenários de melhorias de solo, adubação de sistemas em terras baixas, cenários de manejo e controle de plantas daninhas, pragas e doenças em terras baixas. Além disso, abordagem de como mitigar estresses em plantas em anos de “El Nino” que caracterizou a atual safra 2023/24. A FAEM estará representando por 10 professores que representarão grupos de pesquisa e apresentarão resultados de pesquisa recentes gerados pela faculdade.

    Aguardamos todos vocês na nossa Vitrine Tecnológica!!! Veja abaixo um pouco do que estamos preparando para te esperar.

     

     

     

  • Vem aí a maior Abertura de Colheita das Américas

    Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024 a Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão/RS, sediará a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Essa edição dará prosseguimento aos debates sobre aprimoramento da administração das propriedades rurais. O tema para o evento será “Gestão Potencializando Safras”, que propõe a necessidade de o produtor fazer sua gestão cada vez mais qualificada para potencializar e aumentar as safras além de mostrar como fundamental a gestão do processo produtivo.

     

    Para maiores informações CLIQUE AQUI

     

               

  • Turma 1998 completa Jubileu de Prata

    O diretor da FAEM, professor Dirceu Agostinetto recebeu mais uma turma de ex alunos da FAEM, ATA 1998, completando seu Jubileu de Prata. Somaram-se ao grupo coordenado pelos Engenheiros Agrônomos Darci Costa, Elisete Radmann e Lauren Jensen, 24 alunos e os professores homenageados da turma, Antonio Jorge Amaral Bezerra, César Rombaldi, Ledemar Carlos Vahl, Leonardo Nora e Volnei Kohls.
    Foram recepcionados no salão nobre da nossa querida FAEM, para uma solenidade de “Re-formatura”, que contou a entrega dos certificados de reconhecimento e os trevos de prata. A seguir visitaram o quadro de formatura e as novas instalações do centro de convivência recém inaugurado por ocasião das comemorações dos 140 anos da FAEM, e por fim, a árvore símbolo da turma.
    Em continuidade foram recepcionados na Associação Rural de Pelotas pela comissão organizadora do evento onde foram brindados com uma linda recepção.

  • BOAS FESTAS

    Mais um ano chega ao fim.

    Orgulhe-se do que conquistou esse ano e deseje ainda mais para o próximo!

    A FAEM deseja a todos um Feliz Natal e que 2024 seja um ano de muitas realizações!!!!