Início do conteúdo
    Notícias
  • Retorno às atividades

    – AULAS RETORNARÃO DIA 10 DE JUNHO

    – ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E DE PREPARAÇÃO ACADÊMICA RETORNARÃO DIA 03 DE JUNHO

     

    Ainda enfrentamos alguns desafios postos pelos recentes eventos climáticos extremos que incidem em nosso estado e nossa cidade.

    Felizmente o quadro que se desenha para os próximos dias é alentador e permite que pensemos na retomada gradual das atividades rotineiras de nossa Universidade.

    No apoio ao poder público municipal, nossos(as) servidores(as) docentes e técnicos(as)-administrativos(as) e estudantes têm, uma vez mais, demonstrado a importância da ciência, da pesquisa e da academia para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

    De outro lado, a UFPel, institucionalmente, bem como por intermédio de cada um de seus(as) estudantes, técnicos(as)-administrativos(as) e docentes tem demonstrado elevado espírito de solidariedade, empatia e compromisso social, se engajando em inúmeras e relevantes iniciativas voluntárias de apoio e auxílio aos(às) atingidos(as).

    A cada um e à cada uma manifestamos nossos mais sinceros agradecimentos e reconhecimento.

    Informamos, então, que as aulas na UFPel retornarão no dia 10 de junho e as atividades administrativas retornarão no dia 03 de junho.

    O retorno das atividades administrativas no dia 03 de junho permitirá a adequada preparação dos ambientes que sofreram alguma intervenção em função das chuvas. Seja no incremento de medidas de precaução, seja nas atividades de apoio aos atingidos, seja no fornecimento de espaço de apoio à Defesa Civil.

    Assim, por exemplo, as unidades localizadas em áreas que poderiam ser atingidas e, mediante mutirão, subiram seus materiais (equipamentos, mobiliários, documentos, insumos, etc) com o objetivo de salvaguardar seu patrimônio, devem construir movimento oposto neste momento, por meio de novos mutirões, contando com o apoio de sua comunidade e, quando necessário, da SUINFRA;

    Da mesma forma, servirá para que cada unidade acadêmica, a partir das orientações gerais do COCEPE, se organize a fim de ser possível a retomada natural das aulas no dia 10 de junho, seguindo o Parecer Normativo nº 107, de 27 de maio de 2024, documento SEI 2620968.

    Desejamos que uma vez mais consigamos enfrentar e ultrapassar os desafios apresentados.

     

    Fonte: CCS/UFPel

  • Manutenção na Rede Elétrica

    Informamos que no dia 16/05/2024 (quinta feira) será realizado troca de poste que suporta um transformador localizado próximo ao LabAgro

    Assim, será necessário realizar desligamento da energia elétrica no Campus Capão do Leão no  num período estimado turno da manhã,  até aproximadamente as 15 horas.

    Serão afetados os seguintes prédios, que não possuem gerador

    CLAF, Prédio 33, Laboratório LACEM, Nupec, DCTA FAEM, CEVAM e Biblioteca Capão.

     

  • UFPel prorroga suspensão das atividades acadêmicas até 1º de junho

     

    Com base no Decreto 6.871/2024, que estabelece o estado de calamidade pública na cidade de Pelotas, juntamente com as enchentes na região e os alertas emitidos pela Defesa Civil, a UFPel emitiu a Portaria 100, considerando a segurança e o bem-estar de estudantes, docentes, técnicos(as)-administrativos(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as). Esta portaria prorroga a suspensão das atividades acadêmicas até 1º de junho de 2024 e determina que as atividades administrativas, na medida do possível, sejam conduzidas remotamente.

     

    Mais detalhes nos arquivos abaixo:

    Memorando suspensão atividades

    IN 012024

     

    Fonte: CCS/UFPel

  • Dia do Zootecnista

    A Lei Nº 13.596, de 8 de janeiro de 2018, sancionada pelo então Presidente da República Michel Temer institui o dia 13 de maio como sendo o Dia Nacional do Zootecnista.

    A escolha do dia 13 de maio como data de comemoração faz menção ao dia da aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia instalado no Brasil, realizado em 1966, na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

    A oficialização da data ajuda a mostrar o reconhecimento e apoio a todos os zootecnistas, que apresentam relevantes contribuições ao avanço social e econômico do país através do fomento à pecuária e ao desenvolvimento produtivo dos rebanhos, bem como estudando alternativas de produção racional de diferentes espécies animais nas mais variadas condições.

    Em 2008, dentro do programa do governo federal, REUNI, a UFPEL expande a oferta de vagas em novos cursos, criando o Curso de Zootecnia proposto pelo Departamento de Zootecnia (DZ).

    Parabenizamos a todos os Zootecnistas pela passagem desta importante data.

  • Feliz Dias das Mães

    Neste domingo, 12 de maio, é celebrado o Dia das Mães.Desejamos a todas as mães, em especial às docentes, servidoras técnico administrativas e alunas da FAEM

     

  • Nota de Pesar

    Com pesar, comunicamos o falecimento de Darci Cardoso da Silva, servidor Técnico-Administrativo em Educação da UFPel, aposentado pela FAEM e membro ativo do ASUFPel-Sindicato.

    Ingressou na UFPel em 1974, atuou durante muitos anos no Departamento de Fitossanidade, encerrou suas atividades vinculadas à Direção da Unidade até sua aposentadoria em Julho de 2021.

    O velório de Darci será realizado no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, localizado na Av. Duque de Caxias, 413, Pelotas – RS, às 9h, de amanhã, 9 de maio de 2024. O sepultamento no mesmo local e data, às 14h.

    Somos solidários à dor de sua família por esta perda. Que o tempo amenize a mágoa da saudade e que os vossos corações estejam cada vez mais unidos e fortes.

  • Gestão Central e Direções discutem estratégias para enfrentamento à emergência Climática

    Na manhã desta quarta-feira (08), a Gestão Central da UFPel realizou uma reunião com as direções acadêmicas para informar sobre todas as ações que estão sendo desenvolvidas pela universidade em resposta à urgência climática enfrentada pela cidade de Pelotas e região. Durante o encontro, foram abordados diversos tópicos, incluindo:

    – Locais disponibilizados como abrigos para a população afetada.
    – Representações da UFPel junto ao comitê de crise instalado pela Prefeitura e Defesa Civil.
    – Informações sobre a retirada de bens materiais dos prédios localizados próximos às áreas de potencial inundação, devido ao aumento dos níveis da Laguna dos Patos, do canal São Gonçalo e dos arroios.

    O professor Marcelo Alonso, diretor da Faculdade de Meteorologia, compartilhou informações sobre o trabalho do grupo técnico da UFPel em colaboração com o comitê de crise da Prefeitura, além de fornecer previsões meteorológicas para os próximos dias e possíveis decorrências em razão da mudança que deve ocorrer. A participação de professores(as) e técnicos(as) de todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas, nas suas especialidades, tem sido fundamental nesse processo.

    Quanto às doações e voluntariado, foram destacados os seguintes pontos:

    – Doações de alimentos podem ser feitas no Sindicato da Alimentação, localizado na Rua Almirante Barroso, 3124.
    – Doações de roupas de cama, kits de higiene, absorventes e fraldas podem ser entregues no Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, situado na Rua Santa Cruz, 2454.
    – Para se voluntariar no auxílio a essa emergência, os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Marechal Deodoro, 404, para realizar o cadastramento.

    Relatos sobre assistência odontológica e médica, bem como orientações da Secretaria de Saúde, também foram compartilhados durante a reunião. A UFPel está realizando o acolhimento de animais domésticos afetados pela situação de emergência na Faculdade de Medicina, assim como ocorre na Associação Rural de Pelotas.

    A Reitora Isabela Andrade e demais participantes da reunião elogiaram o excelente trabalho realizado por todos os membros da comunidade universitária da UFPel neste momento desafiador. Docentes, técnicos(as), alunos(as) e terceirizados(as) estão colaborando ativamente em várias frentes, em parceria com os órgãos enfrentando as condições climáticas adversas. Ao final, a Gestão reafirmou sua disponibilidade para atender às necessidades de todas as unidades e expressou gratidão à comunidade universitária pelo esforço voluntário em auxiliar a população.

     

    Fonte: CCS/UFPel

  • Atividades acadêmicas da UFPel estão suspensas até 11/05

    Considerando a elevação do nível da Laguna dos Patos, e a possibilidade de alagamentos em nossa região, é fundamental que os esforços de todos(as) estejam voltados para o atendimento às necessidades das pessoas no atual momento.

    Com isso, as atividades acadêmicas estarão suspensas na UFPel até sábado, dia 11 de maio.

    As atividades administrativas, no que couber, excepcionalmente, devem passar a serem realizadas de maneira remota. Aqueles(as) servidores(as) que tiverem sido atingidos(as) ou que tiveram familiares atingidos de forma que prejudique a realização do trabalho devem comunicar às respectivas chefias.

    Estamos atentos(as) aos nossos alunos e alunas que necessitam de auxílio, assim como estamos dando toda a atenção à integridade de nossos prédios e daquilo que está no interior deles.

    Expressamos nossa solidariedade às famílias que estão sendo afetadas por essa tragédia, reiterando nosso compromisso de continuar desenvolvendo as ações de apoio à população atingida que vêm sendo implementadas desde o final de semana.

    Fonte: CCS/UFPel

  • Colação de Grau Zootecnia

    Na sexta-feira dia 12/04 às 19 horas no afiteatro da FAEM (Sala A) colou grau interno a 22° turma do curso de Zootecnista da FAEM. A comunidade universitária parabeniza os novos egressos desejando felicidades e sucesso profissional.