Início do conteúdo
    Notícias
  • Canecas 135 anos FAEM

    Informamos que estão disponíveis para aquisição as canecas comemorativas alusivas aos 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

    Local: Secretaria da Direção

    Valor: R$ 25,00

     

  • Nota de Pesar

    A agronomia está de luto.

    Faleceu repentinamente e foi sepultado ontem o Engenheiro Agrônomo Antônio Carlos Gonçalves.

    Gonçalves, como era conhecido pelos colegas e amigos, era um apaixonado pela profissão. Foi Inspetor Regional do CREA, Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas e atualmente era Conselheiro Titular da Câmara de Agronomia do CREA, como representante da AEAPEL. Em várias solenidades da FAEM, como formaturas e as relacionadas aos 135 anos, representou o Conselho sempre com muito entusiasmo.

    Graduado em 1968 pela então Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul (a qual viria a ser a principal base da criação da UFPEL), Gonçalves foi um dos principais organizadores da Solenidade do Trevo de Ouro da Turma, que Colou Grau 50 anos depois.

    Aos familiares e amigos desse colega, externamos os votos de pesar e solidariedade da FAEM.

  • Nota de Falecimento

    É com grande pesar que comunico o falecimento do Acadêmico de Biotecnologia, Jean Louzada, ocorrido na noite de sábado, dia 25/05/19. O acadêmico era estagiário do Centro de Genômica e Fitomelhoramento e era querido por todos os colegas. Um aluno responsável e cumpridor. Descanse em paz, a FAEM o acolheu, a FAEM sente a sua partida.

    Prof. Antonio Costa de Oliveira

  • Projeto GAMA abre inscrições para o primeiro encontro Integrando com o GAMA de 2019

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para o  primeiro Integrando com o GAMA de 2019.

    O evento está previsto para o próximo sábado (20/04/19) das 14hs às 16hs no Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202.

    Atividades como mesas redondas, rodas de conversa e minicursos estão previstas na programação.
     
    Segundo o professor Cícero Nachtigall (DME/IFM), coordenador do GAMA, estas atividades buscam integrar professores, bolsistas e estudantes que vem participando do projeto GAMA ao longo de 2019 ou participaram do mesmo em anos anteriores. 
     
    Ele ressalta que, no feriado de páscoa, é comum muitos estudantes não viajarem para suas cidades e esta atividade visa, também, oportunizar um espaço de lazer e aprendizagem durante o feriadão de páscoa, tanto para estudantes naturais de outras regiões do país, quanto para os naturais de Pelotas e região.
    Os estudantes interessados em participarem do Integração do GAMA deverão realizar uma inscrição até quinta-feira (18/04), às 10hs, na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Exposição e Concurso de Maquetes de Bactérias

    Aconteceu entre os dias 20 e 26 de novembro de 2018 a 2ª Exposição e Concurso de Maquetes de Bactérias dos alunos da disciplina Fitopatologia (Departamento de Fitossanidade – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel). Em sua segunda edição, cresceu e diversificou, sem, no entanto, perder o seu propósito maior: estímulo ao aprendizado coletivo e criativo. Uma vez mais a atividade realizada foi voluntária, com adesão de mais de 75% dos 120 matriculados na disciplina, que construíram 34 modelos bacterianos.

    A novidade deste semestre foi a eleição por voto popular, que mobilizou os concorrentes em uma campanha animada para angariar votos. A apuração dos mais de 200 votos revelou as mais bem quistas entre os visitantes atraídos pelas suas diferentes cores, formatos, beleza, e até mesmo pela diversidade e extravagância dos materiais utilizados. Nesta categoria os premiados foram: Josiane Estela Roloff, Luiza Helena Martins Simões, Sabrina Heuert (1° lugar); Leonardo Ilha Freitas, Luís Felipe Silva de Lima e Pedro Augusto Bianchini Schena (2° lugar) e Camila Macari, Pabilhano Oliveira Werle, Wagner Machado Zenker (3° Lugar).

    Os avaliadores que julgaram as maquetes por questões técnicas (pesquisadores e professores) elegeram as maquetes que representaram com mais realidade os diferentes componentes de uma célula bacteriana: Leonardo Ilha Freitas, Luís Felipe Silva de Lima, Pedro Augusto Bianchini Schena (1° Lugar); Alessandra Munchow Pereira, Cláudia Fernanda Zillmer Maltzahn e Daniel Jacobsen Roloff (2° Lugar); José Vitor Silva da Silva, Nathalia Pamplona Barboza, Paulo Alberto de Azevedo (3° Lugar).

    Para nossa surpresa o voto popular elegeu a maquete que foi reconhecida pelo júri técnico como a melhor representação bacteriana. Este fato vem reforçar um aspecto positivo deste tipo de exibição: a popularização da ciência

    A exposição e concurso têm atraído cada vez maior público e interesse da comunidade. Neste semestre ocorreu também o aumento de empresas apoiadoras que patrocinaram a premiação do voto popular (Trip American Bar) e do voto técnico (Livraria Vanguarda), e a distribuição de uma lembrança para todos participantes (Prolab).

    Como conseqüência do crescente interesse pelo assunto, todas as atividades foram registradas pela equipe do programa de TV Terra Sul, cuja reportagem deverá ir ao ar na última semana de dezembro e primeira de janeiro: em Pelotas pela TV Câmera, aos domingos às 8h15min, NET – canal 16, Blue TV – canal12, em rede nacional pela TV Brasil – Sextas-feiras, às 8h e pela TV CimatempoTerças-feiras, às 7h, Satélite: Oi TV – Canal 189,  Vivo TV – Canais 87 e 409, Sky – Canal 170, | Nossa TV – Canal 47, Cabo: NET, Canal 251, Vivo TV – Canal 38 (Foz do Iguaçu) e 43 (Florianópolis) , Vivo TV Fibra – Canal 589). Em São Paulo, pelo Canal Saúde Terças-feiras, às 7h TV Aberta: Canal 2.4 (Rio de Janeiro e Brasília) | Canal 62.4 (São Paulo) | Antena parabólica com recepção digital, Oi TV | WebTV; no Paraná pela UFPR TV Segundas-feiras, 22h NET – Canal 15, VivoTV – Canal 187 (Curitiba/PR). Adicionalmente estará disponível nas Redes Sociais a partir do dia 02/01/2019: www.facebook.com/ProgramaTerraSul e www.youtube.com/c/TerraSulTV

     

     

  • FAEM celebra 135 anos

    A casa que formou mais de 7 mil profissionais – entre eles a primeira agrônoma do Brasil -, celebrou nesta sexta-feira (7) seus 135 anos de criação. A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), uma das células fundadoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reuniu professores, alunos, técnicos e amigos, de hoje e do passado, para comemorar a trajetória de glórias e desafios. Após um ano de eventos e momentos alusivos à data, a programação dos 135 anos encerrou com a cerimônia, que teve discursos, apresentação da campanha de criação de Memorial e livro, inauguração de elevador, abertura de exposição e entrega de quatro quadros de formatura restaurados.

    Vida longa à FAEM”, conclamou o diretor da Unidade, professor Dirceu Agostinetto. Em sua manifestação, o gestor fez questão de salientar os números que refletem a relevância da Faculdade. Em sua história, lembrou, já teve seis diferentes nomes e passou por três instituições de ensino. Soma 7.005 engenheiros agrônomos formados, junto a 139 zootecnistas, dois mil mestres e doutores mais de mil especialistas. Hoje, são 101 professores, 49 técnico-administrativos, 1.033 alunos de Agronomia e 370 de Zootecnia, junto a oito Programas de Pós-Graduação que somam 708 matrículas. A estimativa é de que circulam diariamente na FAEM cerca de duas mil pessoas. “Temos profissionais formados aqui pelo Brasil todo e também no mundo. Nossa trajetória é grande e coroada. Nossa casa respira e todo dia aqui há alguém passando por emoções e atividades importantes na sua vida”, destacou.

    A atividade contou, ainda, com um momento de louvor e com a composição de uma mesa de honra composta por ex-diretores da Unidade. Também foi inaugurado um elevador panorâmico, para acesso a três pavimentos. Seguindo a tradição da FAEM, do plantio de uma árvore marcando datas especiais, foi apresentada uma muda de anacauita, espécie tolerante a condições adversas e dona de boa sombra. Depois, ainda houve almoço por adesão no CTG Os Carreteiros.

     

  • Lançamento de Livro: Resistência Genética de Plantas e Patógenos

    No mês de novembro a Editora UFPel divulgou o livro Resistência Genética de Plantas a Patógenos o qual foi disponibilizado online e gratuitamente. O livro foi organizado pelo docente da FAEM Prof. Leandro José Dallagnol e também há participação de docentes na escrita de capítulos do livro.

    O livro esta disponível na seguinte URL: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4207