Início do conteúdo
    Notícias
  • Exposição e Concurso de Maquetes de Bactérias

    Aconteceu entre os dias 20 e 26 de novembro de 2018 a 2ª Exposição e Concurso de Maquetes de Bactérias dos alunos da disciplina Fitopatologia (Departamento de Fitossanidade – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel). Em sua segunda edição, cresceu e diversificou, sem, no entanto, perder o seu propósito maior: estímulo ao aprendizado coletivo e criativo. Uma vez mais a atividade realizada foi voluntária, com adesão de mais de 75% dos 120 matriculados na disciplina, que construíram 34 modelos bacterianos.

    A novidade deste semestre foi a eleição por voto popular, que mobilizou os concorrentes em uma campanha animada para angariar votos. A apuração dos mais de 200 votos revelou as mais bem quistas entre os visitantes atraídos pelas suas diferentes cores, formatos, beleza, e até mesmo pela diversidade e extravagância dos materiais utilizados. Nesta categoria os premiados foram: Josiane Estela Roloff, Luiza Helena Martins Simões, Sabrina Heuert (1° lugar); Leonardo Ilha Freitas, Luís Felipe Silva de Lima e Pedro Augusto Bianchini Schena (2° lugar) e Camila Macari, Pabilhano Oliveira Werle, Wagner Machado Zenker (3° Lugar).

    Os avaliadores que julgaram as maquetes por questões técnicas (pesquisadores e professores) elegeram as maquetes que representaram com mais realidade os diferentes componentes de uma célula bacteriana: Leonardo Ilha Freitas, Luís Felipe Silva de Lima, Pedro Augusto Bianchini Schena (1° Lugar); Alessandra Munchow Pereira, Cláudia Fernanda Zillmer Maltzahn e Daniel Jacobsen Roloff (2° Lugar); José Vitor Silva da Silva, Nathalia Pamplona Barboza, Paulo Alberto de Azevedo (3° Lugar).

    Para nossa surpresa o voto popular elegeu a maquete que foi reconhecida pelo júri técnico como a melhor representação bacteriana. Este fato vem reforçar um aspecto positivo deste tipo de exibição: a popularização da ciência

    A exposição e concurso têm atraído cada vez maior público e interesse da comunidade. Neste semestre ocorreu também o aumento de empresas apoiadoras que patrocinaram a premiação do voto popular (Trip American Bar) e do voto técnico (Livraria Vanguarda), e a distribuição de uma lembrança para todos participantes (Prolab).

    Como conseqüência do crescente interesse pelo assunto, todas as atividades foram registradas pela equipe do programa de TV Terra Sul, cuja reportagem deverá ir ao ar na última semana de dezembro e primeira de janeiro: em Pelotas pela TV Câmera, aos domingos às 8h15min, NET – canal 16, Blue TV – canal12, em rede nacional pela TV Brasil – Sextas-feiras, às 8h e pela TV CimatempoTerças-feiras, às 7h, Satélite: Oi TV – Canal 189,  Vivo TV – Canais 87 e 409, Sky – Canal 170, | Nossa TV – Canal 47, Cabo: NET, Canal 251, Vivo TV – Canal 38 (Foz do Iguaçu) e 43 (Florianópolis) , Vivo TV Fibra – Canal 589). Em São Paulo, pelo Canal Saúde Terças-feiras, às 7h TV Aberta: Canal 2.4 (Rio de Janeiro e Brasília) | Canal 62.4 (São Paulo) | Antena parabólica com recepção digital, Oi TV | WebTV; no Paraná pela UFPR TV Segundas-feiras, 22h NET – Canal 15, VivoTV – Canal 187 (Curitiba/PR). Adicionalmente estará disponível nas Redes Sociais a partir do dia 02/01/2019: www.facebook.com/ProgramaTerraSul e www.youtube.com/c/TerraSulTV

     

     

  • FAEM celebra 135 anos

    A casa que formou mais de 7 mil profissionais – entre eles a primeira agrônoma do Brasil -, celebrou nesta sexta-feira (7) seus 135 anos de criação. A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), uma das células fundadoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reuniu professores, alunos, técnicos e amigos, de hoje e do passado, para comemorar a trajetória de glórias e desafios. Após um ano de eventos e momentos alusivos à data, a programação dos 135 anos encerrou com a cerimônia, que teve discursos, apresentação da campanha de criação de Memorial e livro, inauguração de elevador, abertura de exposição e entrega de quatro quadros de formatura restaurados.

    Vida longa à FAEM”, conclamou o diretor da Unidade, professor Dirceu Agostinetto. Em sua manifestação, o gestor fez questão de salientar os números que refletem a relevância da Faculdade. Em sua história, lembrou, já teve seis diferentes nomes e passou por três instituições de ensino. Soma 7.005 engenheiros agrônomos formados, junto a 139 zootecnistas, dois mil mestres e doutores mais de mil especialistas. Hoje, são 101 professores, 49 técnico-administrativos, 1.033 alunos de Agronomia e 370 de Zootecnia, junto a oito Programas de Pós-Graduação que somam 708 matrículas. A estimativa é de que circulam diariamente na FAEM cerca de duas mil pessoas. “Temos profissionais formados aqui pelo Brasil todo e também no mundo. Nossa trajetória é grande e coroada. Nossa casa respira e todo dia aqui há alguém passando por emoções e atividades importantes na sua vida”, destacou.

    A atividade contou, ainda, com um momento de louvor e com a composição de uma mesa de honra composta por ex-diretores da Unidade. Também foi inaugurado um elevador panorâmico, para acesso a três pavimentos. Seguindo a tradição da FAEM, do plantio de uma árvore marcando datas especiais, foi apresentada uma muda de anacauita, espécie tolerante a condições adversas e dona de boa sombra. Depois, ainda houve almoço por adesão no CTG Os Carreteiros.

     

  • Lançamento de Livro: Resistência Genética de Plantas e Patógenos

    No mês de novembro a Editora UFPel divulgou o livro Resistência Genética de Plantas a Patógenos o qual foi disponibilizado online e gratuitamente. O livro foi organizado pelo docente da FAEM Prof. Leandro José Dallagnol e também há participação de docentes na escrita de capítulos do livro.

    O livro esta disponível na seguinte URL: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4207

  • AGRO INOVAÇÃO – Oportunidades Para Startups e Investidores

    Data: 28/11/2018
    Horário: 13h45min às 17h30min
    Local: Pelotas Parque Tecnológico
    Av. Domingos de Almeida – 1785
    Pelotas – RS

     

    PROGRAMAÇÃO

    Abertura 13h45min
    Palestras 14h
    Fundação Centro de Agronegócios – CeNag: Alexandre Barum
    Dicas para montar uma startup de sucesso: Silon Junior Procath da Silva (Coordenador de Empreendedorismo da AGITTEC – UFSM)

    Intervalo 14h45min

    Economia Circular e Sustentável 15h
    Moderador – Mario Canever – UFPel
    Produção de Camarões em Sistema de Bioflócos: Wilson Wasielesky Jr. – FURG / PPGAq
    Agricultura Regenerativa e Orgânica: Fabio Batista Araújo
    NatCap: Mathias Almeida
    Colonial Fungi: Alexandre Antunes Brum

    Intervalo 16h15min

    Digital Farming 16h30min
    Moderador – Felipe de Souza Marques – UFPel / Conectar
    Partamon: Sandro Nornberg
    Vantum: Janice Ferreira da Silveira
    Alpago: Felipe Zanini
    Indeorum: Glauco Roberto Munsberg
    Agro Local: Tarso da Silva Benemann
    O Agro: Bruno Zanchet

    Conclusões 17h15min

    Término 17h30min

  • Workshop “Pós-colheita, Industrialização e Qualidade de Trigo”

    O Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LABGRÃOS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e o Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPel (DCTA) estarão realizando o Workshop “Pós-colheita, Industrialização e Qualidade de Trigo”, no dia 28 de setembro de 2018, no Auditório da Reitoria da UFPel, Campus Anglo, Pelotas-RS.

    Neste Workshop serão abordados temas como ensaios de cultivares, certificação de sementes, secagem, armazenamento, controle de qualidade, tecnologias de industrialização e desafios da cadeia produtiva de trigo. Mais detalhes do evento podem ser encontrados no site http://labgraos.com.br/multimidia/eventos/workshop-sobre-industrializacao-e-qualidade-de-trigo/.

  • Professores do Departamento de Engenharia Rural lançam livro sobre Construções Rurais

    No dia 27/09, quinta-feira, às 10:00h, ocorrerá o lançamento do livro “Materiais, Técnicas e Projetos de Construções Rurais” no saguão do prédio da FAEM. O lançamento do livro é uma parte integrante da comemoração dos 135 anos da FAEM. O livro é uma autoria dos professores do Departamento de Engenharia Rural Mauro Fernando Ferreira e Fabrício Ardais Medeiros e também do Doutor em Sistemas de Produção Agrícola Familiar Edson Lambrecht.