Início do conteúdo
    Notícias
  • Dia Internacional da Mulher

    Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, queremos deixar o nosso reconhecimento a todas as mulheres, em especial as mulheres que fazem ou fizeram parte da FAEM como docentes, servidoras técnicas administrativas ou alunas, por contribuírem pelo crescimento de nossa Faculdade, por serem mulheres fortes, guerreiras, empreendedoras, e que enobrecem a nossa unidade. Vale lembrar que foi aqui na FAEM onde se formou a primeira mulher Engenheira Agrônoma no Brasil, em 1915, a paranaense Maria Eulália da Costa. Manifestamos o nosso respeito e admiração.

  • Dia de Campo Verão 2024

    Com a participação de mais de 200 participantes, aconteceu na manhã desta quinta feira, 7 de março de 2024, o Dia de Campo de Verão 2024, evento organizado pela FAEM que vem se consolidando como importante atividade de extensão. A atividade é uma ferramenta pedagógica importante, pois os participantes, na maioria alunos dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia, podem acompanhar in loco resultados práticos de atividades desenvolvidas a campo por docentes, técnicos e discentes da FAEM.

     

    Abertura do dia de campo. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel

    Inicialmente os participantes foram recebidos no saguão da FAEM para a confirmação das inscrições e, na sequência, no auditório, o evento foi oficialmente aberto com falas do diretor da FAEM, Prof Dirceu Agostinetto, a Magnifica Reitora, Profa. Isabela Andrade e o Coordenador do evento, Prof Felipe Selau.

    Estações em área de Coxilha

    As vitrines tecnológicas foram divididas em dois grupos, sendo o primeiro, localizado na área de coxilha onde foram abordados os seguintes temas:

    • Manejo da fase inicial da criação de terneiras leiteiras
    • Pós colheita e qualidade de soja
    • Utilização de mix de cobertura de solo na cultura do milho

    Estações Terras Baixas

    Na área experimental de terras baixas mais três vitrines tecnológicas foram apresentadas, com as seguinte temáticas:

    • Manejo de lagartas e percevejos na soja: Importância do monitoramento
    • Irrigação/drenagem = garantia da produção
    • Avaliação econômica dos sistemas de irrigação

     

    Encerramento

    Após percorrer o circuito das vitrines tecnológicas, os participantes foram recepcionados na sombra de árvores e saborearam um delicioso “salshipão”.

     

     

     

     

    A FAEM agradece a todos os envolvidos neste evento, em especial à comissão organizadoras e aos patrocinadores.

     

     

     

     

  • FAEM promove mais uma edição do Dia de Campo

    A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel) promove, no dia 07 de março, mais uma edição de seu tradicional Dia de Campo institucional. A abertura do evento será às 8h15min, na sede da Faem, com posterior deslocamento para o Centro Agropecuário da Palma (CAP/UFPel), onde serão realizadas as vitrines tecnológicas.

    O evento é realizado anualmente e conta com a participação de estudantes dos cursos da área de Ciências Agrárias da UFPel, profissionais e produtores rurais.

    O Dia de Campo é a principal atividade de extensão da Faem e tem como objetivos aprimorar a formação acadêmica, apresentar à comunidade linhas de pesquisa desenvolvidas na Faculdade e integrar a Faem com a comunidade externa.

    As inscrições podem ser feitas pelo QRCode na imagem ao lado.

    Vitrines Tecnológicas

    – Manejo da fase inicial da criação de terneiras leiteiras

    Prof. Rogério Bermudes

    – Utilização de mix de coberturas de solo na cultura do milho

    Prof. Ezequiel Miola

    – Pós-colheita e qualidade de soja

    Prof. Maurício de Oliveira

    – Irrigação/Drenagem = garantia de produção

    Profa. Luciana Kopp e prof. Vitor Tavares

    – Avaliação econômica dos sistemas de irrigação

    Prof. Paulo Rigatto

    – Manejo de lagartas e percevejos na soja: importância do monitoramento

    Prof. Daniel Bernardi

  • Dia de Campo de Verão 2024

    Já estão abertas as inscrições para o dia de Campo de Verão 2024, que acontecerá no próximo dia 07 de março. Basta acessar o QRCODE abaixo e preencher o formulário.

    Em breve será divulgado neste espaço  informações adicionais!!!

     

    Confirma a programação do Dia de Campo

     

  • Centenas de Pessoas Visitam a Vitrine Tecnológica da FAEM

    Consolidado como um dos principais eventos do agronegócio na região sul do estado do Rio Grande do Sul, a abertura da colheita do arroz finalizou a sua edição do ano de 2014 no último dia 23, sexta feira.

    A FAEM se fez presente com uma Vitrine tecnológica, que recebeu mais de 500 visitantes que procuraram o local para interagir com técnicos, estudantes e professores que se revezaram para apresentar aos visitantes informações e tecnologias de interesse para o setor.

    Parabenizamos a todos os envolvidos pelo sucesso alcançado.

     

  • Segundo dia da 34° Abertura Oficial da Colheita de Arroz

    O segundo dia de exposições da vitrine tecnológica da FAEM na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi marcado pelo grande número de visitantes externos. Em sua maioria o público era composto por produtores rurais, técnicos de campo e pesquisadores de órgãos públicos e privados.

    Representaram a FAEM os professores Filipe Selau, Tiago Pedó e Pablo Miguel. Três grandes áreas do setor agronômico foram abordadas de forma conjunta com o objetivo mostrar para o público a importância do manejo para eficiência das lavouras.

    O professor Tiago Pedó deu início a exposição, ressaltando a importância da qualidade de sementes na implantação das culturas no campo e na resposta produtiva. Em continuidade o professor Pablo Miguel apresentou monólitos de solos de áreas de terras baixas e coxilha, esclarecendo as características e comportamento de cada tipo de solo frente ao manejo e as situações ambientais.

    Por fim o professor Filipe Selau abordou a temática de manejo de adubação nitrogenada na cultura do arroz, ressaltando as estratégias a serem adotadas para maior aproveitamento de nutrientes em anos chuvosos e de maior nebulosidade, visando manutenção da produtividade.

     

  • Primeiro dia da 34° Abertura Oficial da Colheita de Arroz

    A FAEM participa de forma ativa da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Durante os três dias de evento diferentes áreas do meio agropecuário serão abordadas e apresentadas na vitrine tecnológica da FAEM.  O Projeto é coordenado pelo professor Filipe Selau com apoio técnico e logístico do Eng. Agrônomo Anderson Mello.

    Durante o primeiro dia três grupos de pesquisa representaram os cursos de agronomia e zootecnia da FAEM. O Grupo coordenado pelo professor Rogério Bermudes apresentou alternativas para o manejo de bovinos, destacando as principais vantagens do uso de silagem de trigo em comparação ao uso da silagem de milho.

    A área de Fitossanidade foi abordada pelos professores Daniel Bernardi e Edinalvo Camargo. Na area de entomologia foi apresentado pelo professor Daniel Bernardi o complexo de lagartas da soja, dando destaque para comportamento, dano e controle das pragas considerando a tecnologia intacta.

    O professor Edinalvo Camargo abordou o tema “Tecnologia de aplicação de herbicidas”, com enfoque para a aplicação com uso de drones dos herbicidas Glifosato e Glufosinato. De acordo com os dados apresentados não se tem perda de eficiência da aplicação com o uso de drone e em situações especificas o uso de drone pode ser mais eficiente que a aplicação terrestre.

    Cerca de 200 pessoas, entre estes, alunos, produtores, pesquisadores e comunidade visitaram a vitrine da FAEM, colaborando para a disseminação e aprimoramento do conhecimento.

  • Abertura da Colheita do Arroz inicia nesta quarta-feira (21 de fevereiro)

    É grande a expectativa para a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontecerá nos dias 21 a 23 de fevereiro. Nos dias que antecedem o evento é grande a movimentação para deixar tudo pronto para receber um grande público. Montagem de estandes, movimento de máquinas e pessoas marcaram esta terça-feira véspera de abertura do evento.

    No primeiro dia, quarta feira, na vitrine tecnológica da FAEM será abordando o cenário de plantas daninhas em terras baixas, insetos pragas que atacam culturas produtoras de grãoas na região e serão apresentadas alternativas de produção de bovinos de corte.

    Esperamos sua visita!!!

  • VITRINE TECNOLÓGICA DA FAEM NA ABERTURA DA COLHEITA DO ARROZ

    A FAEM – UFPel estará presente na abertura da colheita do arroz que ocorrerá na Estação de Terras Baixas de 21 a 23 de Fevereiro de 2024 em Capão do Leão-RS. Em sintonia com cenário de diversificação de culturas em terras baixas a FAEM estará abordando os cenários de melhorias de solo, adubação de sistemas em terras baixas, cenários de manejo e controle de plantas daninhas, pragas e doenças em terras baixas. Além disso, abordagem de como mitigar estresses em plantas em anos de “El Nino” que caracterizou a atual safra 2023/24. A FAEM estará representando por 10 professores que representarão grupos de pesquisa e apresentarão resultados de pesquisa recentes gerados pela faculdade.

    Aguardamos todos vocês na nossa Vitrine Tecnológica!!! Veja abaixo um pouco do que estamos preparando para te esperar.

     

     

     

  • Vem aí a maior Abertura de Colheita das Américas

    Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024 a Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão/RS, sediará a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Essa edição dará prosseguimento aos debates sobre aprimoramento da administração das propriedades rurais. O tema para o evento será “Gestão Potencializando Safras”, que propõe a necessidade de o produtor fazer sua gestão cada vez mais qualificada para potencializar e aumentar as safras além de mostrar como fundamental a gestão do processo produtivo.

     

    Para maiores informações CLIQUE AQUI