Início do conteúdo
    Notícias
  • Aviso de Vendaval Suspende Atividades Acadêmicas e Administrativas

    Considerando o Aviso de Vendaval com grau de severidade de Perigo emitido pelo INMET (órgão que representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial) para a Região de Pelotas e Capão do Leão, em diálogo com a Faculdade de Meteorologia, a UFPel deliberou por suspender as atividades acadêmicas e administrativas na tarde e noite da próxima terça-feira, dia 17, e na manhã de quarta-feira, dia 18.

    O Centro de Previsão e Pesquisas Meteorológicas da Faculdade de Meteorologia da UFPEL permanece monitorando o fenômeno e atualizará a sociedade com as informações a respeito do evento previsto para esta terça-feira e quarta-feira, através do telefone (53) 99983-6166 e do site https://wp.ufpel.edu.br/cppmet/.

    A Portaria 897 da Reitoria determina a adoção dessa medida no âmbito da UFPel e informa que a recuperação dos dias letivos afetados será regulada pelo COCEPE.

  • Formatura Agronomia Turma 2019/02

    Passados mais de 24 meses da data originalmente prevista para a cerimônia de colação de grau, a Turma 2019/02 pode, no último dia 13 de maio, realizar a sua tão sonhada formatura.

    Esta é a centésima quadragésima nona turma de Engenheiros Agrônomos formados pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a qual já habilitou 7490 profissionais, desde a sua fundação, em 1883.

    Na parte manhã houve o tradicional plantio da árvore nas proximidades do prédio da centenária FAEM. Na parte da noite, no Teatro Guarani ocorreu a cerimônia de colação de Grau.

    A turma escolheu como  patrono o Prof. Dr. Daniel Bernardi e para Paraninfa  a Profa. Dr.ª Luciana Marini Kopp;  como Homenageados – Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silva Pedroso – Prof. Dra. Danielle Ribeiro de Barros – Prof. Dr. Danilo Dufech Castilhos – Prof. Dr. Edinalvo Rabaioli Camargo – Prof. Dra. Flávia Fontana Fernandes – Prof. Dr. Luis Eduardo Panozzo – Prof. Dr. Marcelo Barbosa Malgarim – Prof. Dr. Nathan Levien Vanier – Prof. Dr. Paulo Roberto Grolli – Prof. Dr. Tiago Pedó – Sr. Luís Carlos Moreira de Castro – Sr. Wilmar Aldrighi dos Santos.

    Desejamos aos novos profissionais muito êxito em suas trajetórias

    1. Cristopher Santos Pires
    2. Daniela Valmorbida
    3. Douglas Heidemann Mailahn
    4. Emililo Bergmann Bock
    5. Fábio Cardona da Mota
    6. Felipe Dias Louzada
    7. Francisco Osvaldo Peres Pereira
    8. Gabriel Luís Schroeder
    9. Júlio Cézar Bertol
    10. Igor Gustavo de Oliveira
    11. Ígor Ratzmann Holz
    12. Ítalo Machado Da Cunha
    13. Lucas da Silva Barbosa
    14. Lucas Garcia Olivencia
    15. Lucas de Oliveira Fischer
    16. Manuela Hillal Weymar
    17. Maria Bertaso de Garcia Fernandez
    18. Mariane Camponogara Coradini
    19. Marine Teixeira Padilha
    20. Marjana Schellin Pieper
    21. Matheus Kunrath Meyer
    22. Nathan Löbler dos Santos
    23. Rodrigo Ribeiro Pestana
    24. Rute Caroline Becker Treptow
    25. Samuel Da Silva Braga
    26. Vitor Mateus Kolesny
    27. Vitoria Nunes dos Santos

  • Dia do Zootecnista

    A Lei Nº 13.596, de 8 de janeiro de 2018, sancionada pelo então Presidente da República Michel Temer institui o dia 13 de maio como sendo o Dia Nacional do Zootecnista.

    A escolha do dia 13 de maio como data de comemoração faz menção ao dia da aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia instalado no Brasil, realizado em 1966, na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

    A oficialização da data ajuda a mostrar o reconhecimento e apoio a todos os zootecnistas, que apresentam relevantes contribuições ao avanço social e econômico do país através do fomento à pecuária e ao desenvolvimento produtivo dos rebanhos, bem como estudando alternativas de produção racional de diferentes espécies animais nas mais variadas condições.

    Em 2008, dentro do programa do governo federal, REUNI, a UFPEL expande a oferta de vagas em novos cursos, criando o Curso de Zootecnia proposto pelo Departamento de Zootecnia (DZ).

    Parabenizamos a todos os Zootecnistas pela passagem desta importante data.

  • Formatura

    Aconteceu no dia de hoje (12/05) cerimônia interna de colação de grau dos seguintes Engenheiros/as Agrônomos/as.

     

    Formandos:

    DANIEL SOUSA VILANOVA 2021/2

    GUSTAVO DURO VELLAR 2021/2

    HENRIQUE PASQUETTI CARBONARI 2021/2

    NATHALIA FURTADO LUCAS 2021/2

    PEDRO HARDTKE XAVIER 2021/1

    VITORIA GARCIA COELHO 2021/2

    WAGNER MACHADO ZENKER 2021/1

     

    Desejamos muito sucesso na sua trajetória profissional.

     

     

  • Vacinação contra gripe

    A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da UFPel realizará, durante esta semana (10 a 13 de maio), vacinação contra a gripe para servidores da UFPel e trabalhadores terceirizados.

    A imunização ocorrerá de terça (10) a quinta-feira (12), das 14h30min às 17h30min, e na sexta-feira (13), das 8h30min às 11h30min, na Seção de Perícia Médica, localizada na sala 201 do bloco A do Campus Anglo.

    A vacina contra a gripe pode ser realizada junto a outras vacinas constantes no Calendário Nacional de Imunização, inclusive a da Covid-19. Pessoas que estejam com suspeita de Covid-19, sintomas gripais ou que positivaram para a doença, devem aguardar, no mínimo, 30 dias para se vacinarem para a gripe.

    Mais informações podem ser encontradas no memorando-circular a seguir: Vacinação contra a gripe UFPEL 2022.

     

    Fonte: CCS/UFPel

  • Mensagem para as mães

    Neste domingo, 8 de maio, é celebrado o dia das mães. ‘Mãe’, palavra pequena, mas com significados infinitos: amor, dedicação, renúncia, força e sabedoria.

    Ser mãe é mais do que gerar, é estar sempre disposta a emprestar a fortaleza e o aconchego de seus braços. Nada é mais verdadeiro que o seu amor! Desejamos Feliz dia das mães para todas as mães do mundo, em especial para as mães que são ou foram alunas, servidoras docentes e servidoras técnicas administrativas da FAEM!!!!!!

     

  • Direção da unidade Embrapii InovaAgro participa de Encontro Nacional

    A Unidade Embrapii InovaAgro/UFPel participa do Encontro das Unidades Embrapii, realizado nos dias 04 e 05 de maio na reitoria da USP, em São Paulo. Os professores Luis Avila (Diretor) e Mauricio Oliveira (Vice-diretor) representam nossa unidade no evento.

    O objetivo do evento é o de reunir todas as Unidades Embrapii, discussão de oportunidades de desenvolvimento tecnológicos e oportunidade de financiamentos e elaborar o planejamento das ações das unidades.

    Segundo o Diretor e vice diretor a participação nesse evento vai proporcionar a melhoria do processo de gestão de inovação, melhoria dos indicadores e melhoria da produção de inovação da Unidade Embrapii InovaAgro/UFPel.

  • Docentes da FAEM e equipe da PRE discutem dados acadêmicos

    Em ação coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino aconteceu em 26/04/2022 no Salão Nobre da FAEM reunião com a presença da Pró-Reitora de Ensino Maria de Fátima Cossio e equipe, Direção, Coordenadores dos cursos de graduação e Chefes de departamento da FAEM para discutir os dados acadêmicos dos últimos anos relacionados aos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia.

    Na oportunidade foram apresentados dados e discutidas ações que objetivam minimizar a evasão e a retenção de alunos nos cursos de graduação. A ação foi vista como altamente positiva pelo Diretor da FAEM, Professor Dirceu Agostinetto, uma vez que objetiva-se que um maior número de alunos concluam os seus cursos no tempo mínimo de duração. Os números apresentados indicam que devem ser estudados e implementados processos de acompanhamento e melhoria.

     

  • Dia do Trabalhador

    O dia 1º de maio é normalmente conhecido como Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Como feriado, é celebrado em 157 países, seja nesta data ou em dias próximos. No Brasil, é um feriado nacional, oficialmente desde 1925.

    A data remonta às manifestações de trabalhadores que ocorreram em maio de 1886, na cidade americana de Chicago, pela jornada de trabalho de oito horas. A polícia matou quatro grevistas, o que repercutiu nos movimentos operários ao redor do mundo. Depois disso, virou uma data simbólica para manifestações e greves.

    O 1º de maio é único feriado não-religioso com abrangência global, mas nem todos os países o seguem. Em países como EUA, Austrália, Canadá, Japão e Nova Zelândia, comemora-se o momento em outras datas. Nos EUA, a primeira segunda-feira de setembro é um feriado nacional, chamado de dia do trabalho. (Fonte: Nexo Jornal)

    A FAEM deseja um Feliz Dia do Trabalhador. Parabéns a cada um que trabalha com garra e coragem diariamente.