Início do conteúdo
    Notícias
  • Retorno de aulas presenciais para alunos de graduação

    Na manhã de hoje, 01 de agosto, com o retorno das aulas presenciais para os cursos de graduação, os corredores da FAEM voltaram a ficar cheios. Mantendo distanciamento social desde março de 2020 era grande a expectativa tanto por parte de alunos, professores e servidores técnico adminitrativos.

    Os estudantes foram recepcionados pela direção da FAEM e pelos coordenadores de curso. No decorrer dos próximos dias novas notícias e informes serão aqui disponibilizadas

    Fotos: Solange Tonietto

     

    Fotos: Sonorização UFPel

  • Campanha de Doação de Móveis para Alunos

    Transcorridos praticamente 2 anos e meio,  quando em março de 2020 iniciamos o distanciamento social em função da pandemia, em 01 de agosto a UFPel volta a receber na sua plenitude todos os alunos.
    Tradicionalmente, muitos estudantes são provenientes de outras cidades e de outros estados, o que implica em viabilizar infra estrutura de moradia na cidade de Pelotas.
    Somos sabedores que muitos estudantes possuem baixa renda, e por vezes a ajuda na forma de doação daquele móvel que não é mais usado pode ser de grande utilidade
    A Associação de Ex Alunos da FAEM em conjunto com a direção da FAEM promove uma campanha de doação de móveis para alunos de seus cursos

    Funcionará da seguinte forma:

    Se você é aluno da FAEM e está precisando de algum móvel encaminhe a demanda para o e-mail aeafaem@gmail.com

    Por outro lado, se você possui e quer se desapegar de algum móvel, também encaminhe uma mensagem para aeafaem@gmail.com, com a descrição do(s) mesmo(s).

    Atuaremos como facilitadores, juntando você que quer doar e você que precisa.

    Queira o bem.
    Faça o bem.
    O resto vem.

  • Aposentadorias meses de Junho e Julho

    No meses de junho e julho de 2022 aposentou-se a servidora técnicos administrativos VÉRA LÚCIA GARCIA PÔRTO (DFT) e os servidores Docentes EDEMAR ANTONIO ROSSETTO (DFS), FLÁVIO SACCO DOS ANJO (DCSA) e NÁDIA VELLEDA CALDAS (DCSA).

    Agradecemos aos colegas pela  dedicação e trabalho junto à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Ao mesmo tempo desejamos que suas aposentadorias seja marcadas por muita felicidade e de momentos que importam para vocês e respectivas famílias!

  • FAEM presente no XII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

    Alunos e professores da FAEM participaram do XII CBAI, em Santa Maria, RS. O evento, que iniciou terça, 26/07, e terminou sexta, 29/07, reuniu profissionais, estudantes, produtores e industriais para discutir temas relevantes à cadeia produtiva do arroz. Dois ônibus da UFPel foram disponibilizados aos alunos e professores interessados em participar do evento. O Professor Dirceu Agostinetto, do Departamento de Fitossanidade e atual Diretor da FAEM, e o Professor Filipe Selau Carlos, do Departamento de Solos, palestraram no evento. Diversos trabalhos foram apresentados na forma de pôster por docentes e alunos da Faculdade.

  • Doação de rebanho bovino e renovação de comodado

    A relação histórica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Clima Temperado, resultou em mais duas pactuações, em benefício das atividades de ensino, pesquisa e extensão. As duas instituições formalizaram na tarde de segunda-feira (18) o termo de doação à UFPel de rebanho bovino de dez unidades e o empréstimo de um prédio que abriga uma unidade de beneficiamento de sementes, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas no câmpus Capão do Leão.

    Conforme o diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Dirceu Agostinetto, as duas pactuações serão importantes para a qualificação dos cursos das áreas agrárias da UFPel. Os acréscimos ao rebanho da UFPel apoiarão as aulas práticas dos cursos de Medicina VeterináriaZootecnia e Agronomia, no Centro Agropecuário da Palma, localizado às margens da BR-116.

    Já a edificação, de 420 m², na Estação Experimental Terras Baixas, será destinada para as aulas práticas de pós-colheita e para a graduação em Agronomia e cursos de especialização, mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes. “A nossa relação é bastante antiga e bastante próxima”, celebra, ao comentar a possibilidade de novos empréstimos e projetos em comum entre a UFPel e a Embrapa – Clima Temperado.

    A partir do empréstimo (formalmente caracterizado com comodato), a Universidade passará à manutenção do espaço e dos equipamentos. “A própria edificação e os recursos que estão lá são de grande valor para a Universidade”, comemora a reitora da UFPel, Isabela Andrade.

    Fonte CCS/UFPel

  • Manual de Sociologia Rural para Alunos de Graduação

    Em recente contato com a Direção da FAEM, o Prof. Flávio Sacco dos Anjos (DCSA) informa que em breve estará disponível a sua mais nova obra, trata-se do livro Manual de Sociologia Rural para alunos de graduação.

    A obra  foi elaborado em meio à pandemia. O livro demorou mais do que esperávamos devido à dependência de liberação do uso de imagens, como a da capa da obra, do grande artista Candido Portinari (Retirantes), autorizado pela Fundação que leva o mesmo nome. Outra liberação foi a do maior fotógrafo da atualidade, Sebastião Salgado, que, pessoalmente, autorizou o uso de uma das fotos que ilustram o fenômeno do êxodo rural“, relatou o Prof. Flávio.

    Em breve estará disponível na Biblioteca Virtual da FAEM.

    Parabenizamos o autor pela obra e pela trajetória profissional de quase 38 anos de contribuição, sendo cinco na iniciativa privada (FECOAGRO, ACARESC, atual EPAGRI) e mais 33 na UFPel como professor e pesquisador.

  • Plano de Desenvolvimento da Unidade

    A FAEM iniciou no último dia 27 de junho as atividades para elaboração de seu Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU.

    O cronograma proposto pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento através da Coordenação para o Desenvolvimento Institucional Participativo prevê que as Unidades Acadêmicas apresentem seus PDUs até o dia 09/01/2023, com vigência de 2023/01 até 2024/02

    A primeira ação a ser desempenhada pela comissão nomeada para elaboração do Plano (Portaria Interna GT PDU) é revisar o plano vigente e traçar uma estratégia de construção do PDU segundo ciclo, contemplando a participação de todos os setores da comunidade acadêmica da FAEM.

     

  • UFPel recebe licença de programa de processamento científico de geolocalização

    O Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Agronomia da  Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pela parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, Estados Unidos), conta desde quinta-feira (23) com o acesso à coleção de programas “Gamit” (a sigla refere-se à tecnologia e à sigla da Instituição), um dos principais programas para processamento científico de dados do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS)

    A tecnologia está disponível permanentemente à comunidade acadêmica da UFPel, para fins de Ensino e Pesquisa. O Gamit, juntamente com o software Bernese, do Instituto Astronômico da Universidade de Bern (Suíça), compõe a lista dos principais programas para processamento científico dos sistemas GPS (Estados Unidos), Glonass (Rússia) e Galileo (União Europeia). O programa permite estimar as posições relativas a estações em terra e órbitas de satélite, atrasos atmosféricos e parâmetros de orientação da Terra.

    Fonte: CCS/UFPel

  • Projeto “Nanotecnologia em alimentos e saúde” sediado na FAEM (PPGCTA/DCTA), é aprovado pela FINEP-PROINFRA

    Projeto “Nanotecnologia em alimentos e saúde” sediado na FAEM (PPGCTA/DCTA), é aprovado pela FINEP-PROINFRA, com recursos no valor de 2 milhões para aquisição de equipamentos multiusuário. O projeto multidisciplinar conta com a colaboração de vários pesquisadores e PPGs da UFPel.

     

    A relação de projetos contemplados pode ser acessada CLICANDO AQUI. A aprovação de projetos desta magnitude é um reflexo da qualificação do corpo docente da FAEM.