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    Notícias
  • LabForma divulga curso de atualização

    O Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/CNPq) torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção de escolas municipais de Educação Infantil para participação no Curso de Atualização: Pedagogias em Ação, uma ação do Projeto Unificado Pedagogia da Presença: redes de desenvolvimento humano em tempos de pandemia.

    Edital interno 2021/2

    As inscrições estarão abertas até 11 de setembro de 2021 e devem ser realizadas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário: Formulário de inscrição – Curso de atualização: Pedagogias em Ação

  • Nota da FaE sobre o Parecer Normativo 49/2021 e a Portaria 965/2021

    Em reunião geral realizada no dia 10 de junho e 01 de julho de 2021, os docentes da Faculdade de Educação discutiram sobre o Parecer Normativo n. 49, de 27 de maio de 2021, e Portaria n. 965, do dia 07 de junho de 2021. Apresentamos abaixo algumas das preocupações levantadas nas reuniões.

    Considerando:

    – a história de luta da comunidade acadêmica da FaE em defesa da autonomia do trabalho docente em todos os níveis de ensino;

    – o movimento das entidades acadêmicas, movimentos sociais, organizações estudantis e sindicais para garantir que a gestão democrática constituísse princípio fundamental da seção referente ao direito à educação na Constituição Federal de 1988;

    – a excepcionalidade de um ensino remoto, adotado em período de pandemia, que é realizado em âmbito doméstico, com recursos próprios de cada docente;

    Os docentes da FaE expressam sua discordância com a aprovação no COCEPE do parecer normativo n 49, de 27 de maio de 2021, que define no Art. 2, inciso VI – “As atividades síncronas com apresentação onde conteúdo devem obrigatoriamente ser gravadas visando posterior acesso assíncrono de valor formativo equivalente” e inciso VII – “No caso em que as atividades síncronas, por motivos técnicos não sejam gravadas, deverá ser disponibilizado conteúdo assíncrono de valor formativo equivalente”. A referida resolução, que interfere diretamente na forma de organização do trabalho docente, foi aprovada, sem discussão com a comunidade acadêmica. O processo foi criado no SEI no final da tarde do dia 25 de maio e o documento aprovado na manhã do dia 27 de maio, informação que revela a impossibilidade de qualquer apreciação sobre o conteúdo do Parecer pela comunidade acadêmica.

    Pelos motivos aqui levantados este coletivo entende que não há amparo legal e pedagógico para definir a “obrigatoriedade” da gravação das aulas a um professor que prestou concurso para o trabalho presencial. Dessa forma, entende que deve ser garantida a liberdade de ensino e expressão e de registro do trabalho docente. Nesta unidade acadêmica esta liberdade não está em discussão ou sujeita a regulações, pois mais que uma garantia legal é uma conquista legítima dos trabalhadores em educação das instituições públicas.

    Outro ponto que merece destaque é o Art. 6o que possibilita a matrícula dos estudantes em até sete componentes curriculares e, em seguida, menciona que esse limite pode ser ampliado, caso haja disponibilidade de vagas. Acreditamos que a matrícula em muitas disciplinas em tempos de ensino remoto não colabora

    com a formação qualificada, e traz, inclusive, impactos negativos na vida dos estudantes. Entendemos que essa ampliação acirra a desigualdade entre os estudantes da instituição.

    O represamento das disciplinas no ensino superior é uma realidade para vários cursos, senão para todos, e não será rapidamente solucionado pelas universidades. Embora os estudantes necessitem avançar em seus cursos, pensamos que a prioridade, neste momento, é criar/manter espaços qualificados de ensino-aprendizagem garantindo a permanência e o bom aproveitamento dos componentes curriculares ofertados.

    Importa destacar que o documento menciona, reiteradas vezes, a palavra “represamento” em artigos sobre os mais diversos aspectos. Sugere ser responsabilidade da instituição ou de seus servidores o represamento dos estudantes e assim cria uma série de dispositivos que fragilizam a formação e o trabalho na universidade. É óbvio, mas é bom lembrar, que estamos em uma pandemia e as únicas responsabilidades que podem ser apontadas dizem respeito à omissão histórica de governos que ignoram as condições desiguais de existência da população e não tomaram medidas necessárias para encurtar e minimizar os efeitos da pandemia. Juntamente com todos os problemas decorrentes da própria pandemia, isso teve efeitos graves na universidade e foi o principal causador do represamento. Assim, o parecer normativo trata problemas complexos de modo frágil, precário e superficial. Talvez, isso justifique a ausência de diálogo com a comunidade universitária e a pressa na aprovação do documento.

    Ainda sobre o Parecer n. 49, manifestamos nossa preocupação com o Art. 1o inciso XII: – “XII – Os estudantes que não realizarem matrícula neste calendário, que não justificarem e não responderem ao contato por e-mail realizado pelo Colegiado serão desligados por abandono de curso”. A necessidade de uma resposta/justificativa do estudante para manter seu vínculo nos parece uma exigência equivocada, uma vez que há casos de impossibilidade de acesso à internet nesse período de crise econômica, social e sanitária em que o país atravessa.

    A partir dos elementos aqui expostos e por violar a liberdade de ensino docente, conforme art. 5o, IV e IX e o art. 206, II e III, da Constituição Federal e art. 3o, II, III e IV, e art. 43, incisos I, II, III e IV, da Lei no 9.394, este coletivo assume o compromisso de manter o pressuposto histórico, tão caro a esta comunidade acadêmica, de assegurar a cada docente a autonomia para organizar o seu planejamento e a opção, a partir das estratégias que orientam o seu trabalho pedagógico, de gravar ou não suas aulas.

    No dia seguinte à aprovação do parecer normativo n. 49, foi gerado o processo que resultou na emissão da Portaria 965 no dia 7 de junho de 2021. Esta portaria define como deve ocorrer o retorno presencial no segundo semestre de 2021. A portaria, assim como o parecer normativo n 49, não contou com qualquer

    discussão com a comunidade acadêmica. O documento atribui às unidades acadêmicas responsabilidades organizativas para um retorno presencial que extrapola as competências e as próprias condições humanas e materiais de cada unidade acadêmica. Esse é um planejamento que deve ser pensado pela gestão central. Além desses aspectos, causou perplexidade o teor dor artigos 6o e 7o da portaria, que estimulam a denúncia e sugerem sanções administrativas e acadêmicas, caso sejam descumpridas as determinações ali contidas. Este tipo de denuncismo possui trágicos exemplos na história. Em outras palavras, entendemos que não cabe em uma universidade pública, com toda a história da UFPel, a emissão de uma portaria, sem qualquer discussão com a comunidade acadêmica, que estimula a denúncia e a intolerância e não o diálogo e a construção coletiva.

     

    Caso deseje compartilhar, também é possível fazer o download da nota em PDF.

  • Palestra “Políticas atuais de formação de professores no Brasil” com o Prof. Júlio Emílio Diniz Pereira (UFMG)

    Estamos comemorando os 45 anos da FaE | UFPel. Nesse período, temos nos dedicado a formar docentes, pesquisadores e educadores sociais. A Formação de Professores tem sido nosso trabalho principal.

    Nos dias de hoje, políticas conservadoras têm orientado profundas reformas para os cursos de formação de professores.

    No dia 5 de julho vamos debater este tema com o Prof. Júlio Emílio Diniz Pereira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. O professor Júlio Emílio é Professor Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE. Trabalha com cursos de Licenciatura e Pedagogia da universidade com Didática e Prática de Ensino. Na Pós-Graduação, o professor ensina e pesquisa no Mestrado e Doutorado em Educação, assim como no Doutorado Latino-americano, na área de Profissão Docente.

    O Dr. Júlio Emílio foi professor visitante na Universidade de Wisconsin-Madison, onde ministrou seminário sobre Paulo Freire em vários semestres. Na Universidade de Washington-Seattle, ministrou também este curso sobre Paulo Freire. Nessas duas universidades o seu trabalho foi em colaboração com Ken Zeichner.

    Vamos receber um Professor e Pesquisador que discute há muitos anos o tema da Formação de Professores.

    Convidamos toda a comunidade para que venha celebrar conosco essa trajetória de 45 anos e para construirmos juntos uma resistência a essas mudanças conservadoras.

    A palestra acontecerá no dia 05 de julho de 2021, às 16:00 no YouTube.

  • Grave teu depoimento sobre a importância da FaE

    Para comemorar os 45 anos da Faculdade, vamos montar vinhetas para expor a importância da FaE. Claro, a história da FaE é formada por toda a comunidade. Assim, fazemos um apelo a todos para que gravem seu depoimento dizendo o quanto a FaE é importante para vocês.

    Você pode gravar o seu depoimento da forma que achar melhor, até mesmo no celular. Só precisamos que o vídeo seja gravado na horizontal. O vídeo deve ter de um a três minutos e pode ser encaminhado pelo seguinte formulário. Contamos com a participação de todos!

    Também estamos montando um mural fotográfico para contar a história da FaE. Tu também podes participar! Acesse este link para mais detalhes.

  • Mande sua foto para o mural dos 45 anos da FaE!

    Para comemorar os 45 anos da Faculdade, estamos montando um mural fotográfico para contar a história da FaE. Claro, a história da FaE é formada por toda a comunidade. Assim, fazemos um apelo a todos para contribuir com essa atividade.

    Portanto, se tu tiveres fotos guardadas, compartilhe conosco. Para encaminhar as fotos, preparamos um formulário. Contamos com a participação de todos!

    Também estamos montando vinhetas que mostram a importância da FaE na comunidade. Tu também podes participar! Acesse este link para mais detalhes.

  • Resultado Final da Seleção para Bolsista (BDU)

    Tornamos público o resultado final da seleção do Edital para Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU). O resultado teve como selecionada a candidata Karen Gisele Medeiros.

    Com relação aos outros candidatos, ficaram como suplentes da vaga, conforme ordem de classificação: Leonardo Pinheiro de Andrade, Pâmela Marasca da Silva, Aliana Rostand Mendes e Carlos Eduardo Seno.

    O processo seletivo foi encaminhado para os últimos trâmites burocráticos. A bolsista selecionada será contatada para a assinatura do plano de trabalho e do termo de compromisso.

    O documento oficial da banca examinadora pode ser encontrado aqui.

  • Solenidade de Abertura das Atividades do Aniversário de 45 Anos da FaE

    No dia 13 de maio de 2021, às 9:00, em transmissão pelo YouTube, teremos uma solenidade para dar início às atividades em comemoração aos 45 anos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A solenidade também contará com um evento cultural com a participação de Leandro Maia.

    Após a solenidade, teremos às 10:00 a palestra “Reformas Empresariais e o Ensino Híbrido”, com o Prof. Luiz Carlos de Freitas da Faculdade de Educação da Unicamp.

    A transmissão acontecerá no YouTube da Faculdade de Educação podendo ser acessada pelo link https://www.youtube.com/watch?v=J1m25JBaDKc.

  • Divulgação dos Resultados do Concurso do Selo da Faculdade de Educação

    Nos termos do “EDITAL DE CONCURSO N° 01/2021 – Seleção de SELO aos “45 ANOS” da Faculdade de Educação da UFPel”, a comissão designada para a escolha dos selos se reuniu no dia 10 de maio de 2021, através de conferência eletrônica.  Houve três selos inscritos para o concurso. A cada um foi designado um número conforme a ordem de inscrição.

    Dentro os três selos, foi escolhido o selo designado como número 2, da candidata Giovanna Allegretti.

    A comissão agradece o empenho das três candidatas.

    Abaixo, seguem as duas versões do logotipo vencedor, e a descrição explicando o significado do selo.

    Breve explicação:

    A ideia que embasou a criação do presente selo buscou, além de incorporar os elementos de celebração dos 45 anos, representar na mesma linguagem do logo original, o compromisso social com a educação que marca a presente celebração. Para além disto, busco dar ao antigo logo da FaE uma nova cara, trazendo os elementos de livro e globo para representar além da contribuição científica, a grande influência social e global que nossos alunos e pesquisadores alcançam com sua passagem pela Faculdade de Educação da UFPel.

    A fim de representar com fidelidade os 45 anos da FaE, adiciono os anos que tanto marcam a trajetória do curso, com seu ano de fundação, 1976, e o ano da celebração dos 45 anos, 2021. Tais elementos compõem um selo que abarca o visual tradicional, valorizando a caminhada da FaE, interpretando o mesmo com elementos modernos, indicando o grande caminho no futuro da faculdade. Todos os elementos, inclusive o antigo logo, foram desenhados vetorialmente, procurando manter a qualidade e a flexibilidade do selo para sua utilização em outras manifestações visuais, inclusive futuras comemorações e elaborações de identidade para a FaE.

  • Resultado Preliminar do Edital para Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU) (Horários das entrevistas)

    Segue em anexo o resultado preliminar do edital para Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU) para trabalhar na Revista Cadernos da Educação.

    O resultado preliminar com a data e horário das entrevistas pode ser acessado aqui. O endereço da sala também está disponível no arquivo indicado. Cada participante deverá entrar na sala 5 minutos antes do seu horário e aguardar a liberação para entrar. Caso ocorra algum problema de comunicação o participante poderá solicitar auxílio pelo Hangouts do cadernosdeeducacao@gmail.com que estará pronto ao auxílio.

    Casos omissos neste edital serão tratados pela comissão de bolsa e sua requisição pode ser feita pelo cadernosdeeducacao@gmail.com até as 23:59 do dia 11/05/2021.