Início do conteúdo

UFPel recebe 8º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediará, de 16 a 18 de novembro, o 8º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. O encontro aborda a Sustentabilidade em seu tema de 2023 e ocorrerá de forma presencial, pela manhã e à tarde, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (Cehus), que fica na rua Coronel Alberto Rosa, 117, em Pelotas.

De acordo com a organização do evento, a sustentabilidade apresenta diferentes dimensões no âmbito conceitual. É uma abordagem sistêmica de ver e pensar o mundo, interconectando todos os atores presentes nesse contexto geral. Essa relação sistêmica entre sujeito e objeto tem como pressuposto básico o uso e manutenção dos recursos naturais presentes no planeta terra de forma sustentável de modo a não comprometer o desenvolvimento das futuras gerações.

No âmbito da dimensão social, a sustentabilidade preconiza a valorização e consideração do ser humano de forma igualitária e justa, e nesse sentido, surge a discussão da responsabilidade social no projeto e todas as interfaces e conexões do tema com a sustentabilidade do ambiente construído. Há uma dívida da sociedade com a qualidade da vida cotidiana nas cidades, com a equidade de acesso a seus bens e serviços. O 8º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído busca a reflexão sobre a responsabilidade do projeto em tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A organização local está a cargo de Nirce Saffer Medvedovski (chair), Eduardo Grala da Cunha (co-chair), Adriana Portella, Celina Maria Britto Correa, Luciano Vasconcellos, Stifany Knop, Giane Grigoletti e Gabriela Meller. Compõem o Comitê Científico César Imai, Rosaria Ono e Fábio Schramm. A Coordenação Científica é composta por César Imai, Rosaria Ono e Simone Barbosa Villa.

A programação completa pode ser acessada no site do evento , onde constam outras informações. Contato com a equipe organizadora pode ser feito pelo e-mail sbqp2023@gmail.com.

Publicado em 10/11/2023, na categoria Últimos Posts.