Processo Seletivo Complementar: UFPel oferta mais de 2,6 mil vagas em 77 cursos de graduação

Mais de 2,6 mil vagas, distribuídas em 77 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), são oferecidas no processo seletivo complementar para quem já tenha mantido vínculo com a Educação Superior. O Edital de transferência, reopção, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos receberá as inscrições de 20 (a partir das 8h) a 25 de março, exclusivamente pela Internet. Além dessas oportunidades, há editais específicos para Direito e Medicina.

Para participar, é necessário preencher ficha on-line pelo Sistema Cobalto e anexar os documentos exigidos no Edital, de acordo com a modalidade indicada. De forma a auxiliar nessa etapa, a Universidade elaborou um guia com o passo a passo. Não há cobrança nesse processo seletivo.

Demais informações, como as especificações de requisitos e a distribuição de vagas, estão disponíveis no Edital. Para alguns cursos, é necessário que sejam aproveitadas, ao mínimo, três disciplinas específicas do primeiro semestre ou da integralidade do curso.  O critério de seleção, em todos os casos, consiste no maior número de disciplinas a serem aproveitadas, independentemente da modalidade de ingresso.

Ações Afirmativas

Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também há cotas para quilombolas e indígenas, referentes ao processo seletivo especial para comunidades quilombolas e povos indígenas.

Modalidades disponíveis

Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;

Transferência: voltada para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior;

Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e tenha abandonado ou cancelado a sua matrícula;

Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;

Retomada de estudos: destinada a quem já tenha iniciado curso superior em outra instituição e tenha abandonado os estudos.

Para o curso de Direito

O curso de Direito da UFPel está com 20 vagas no processo seletivo complementar, em Edital específico, nas mesmas modalidades. As inscrições serão recebidas de 8 a 14 de marçoexclusivamente via Internet.

Para o curso de Medicina

O ingresso no curso de Medicina da UFPel, por processo seletivo complementar, também será organizado por Edital específico, com previsão de publicação na terça-feira (7). O processo seletivo complementar para o curso de Medicina ofertará 20 vagas, com inscrições de 10 a 23 de março.

Edital – Processo Seletivo Complementar (Direito)

Edital – Processo Seletivo Complementar (77 cursos)

FONTE: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/03/06/inscricoes-para-transferencia-reopcao-reingresso-portador-de-diploma-e-retomada-de-estudos-comecam-em-20-de-marco/

Publicado em 07/03/2023, na categoria Últimos Posts.