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Guia de inscrição

Guia de inscrição em processo seletivo complementar

Essa etapa é feita online, os documentos devem ser digitalizados e enviados pelo link:

Imagem exibe as informações da tela inicial do site de inscrição. Indica para selecionar a aba "Preencha os dados"; em processo seletivo escolher a opção correspondente a "PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº - MODALIDADE" e clicar abaixo no botão "Ficha de inscrição".
A ficha só estará disponível nos dias indicados no edital do processo seletivo.

Nessa etapa, você deve selecionar o processo seletivo e a modalidade de ingresso, clicar em “Ficha de inscrição”. Preencha todos os campos da ficha de inscrição, anexe os seus documentos e clique em “Salvar e Imprimir”.
Verifique as vagas e cursos disponíveis no edital!

    Já concluiu um curso de graduação?

    Estuda ou já estudou na UFPel?

    Está matriculado(a) ou trancou o curso?

    Você pode ingressar via:

    Portador de diploma

    Reopção

    Reingresso, para o mesmo curso, ou

    Retomada de estudos, para outro curso

    Transferência

    Retomada de estudos

     

      Cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas?

      Renda bruta familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo?

      Pessoa com deficiência?

      Autodeclarado preto, pardo ou indígena?

      Cota(s) em que você pode concorrer:

      • A0 (Ampla Concorrência)

      • L1 (Escola Pública e Renda Inferior)

      • L2 (Escola Pública, Renda Inferior, Preto, Pardo ou Indígena)

      • L5 (Escola Pública e Renda Não Considerada)

      • L6 (Escola Pública, Preto, Pardo ou Indígena, Renda Não Considerada)

      • L9 (Escola Pública, Renda Inferior, Pessoa com Deficiência)

      • L10 (Escola Pública, Renda Inferior, Preto, Pardo ou Indígena, Pessoa com Deficiência)

      • L13 (Escola Pública, Pessoa com Deficiência)

      • L14 (Escola Pública, Preto, Pardo ou Indígena, Pessoa com Deficiência, Renda Não Considerada)

       

      Seus documentos serão verificados e se estiverem de acordo com o Edital, sua inscrição será homologada (aceita).

      Caso tenha alguma pendência de documentos, você poderá entrar com recurso e enviar os documentos que faltaram. Fique atento aos prazos para envio dos documentos pendentes, pois depois não serão aceitos novos documentos para a seleção.

      O curso realiza a análise dos aproveitamentos de disciplinas e classifica todos os candidatos homologados. Após a seleção, os resultados são divulgados nas datas e local previsto em edital. Caso o seu ingresso seja indeferido, você poderá entrar com recurso.

      Todas as informações são publicadas na página https://wp.ufpel.edu.br/cra/

      A UFPel quer desejar as boas vindas a você e explicar um pouco sobre os procedimentos iniciais da sua matrícula, do acesso ao sistema acadêmico e indicar o contato direto para dúvidas relacionadas ao seu curso.

      Em algumas semanas você poderá ter acesso ao sistema acadêmico Cobalto.

      Acesse o site: https://cobalto.ufpel.edu.br/.
      No primeiro acesso, insira o seu CPF na aba “Esqueceu sua senha” e clique em “enviar”. Você receberá um link no e-mail que cadastrou na ficha de inscrição para definir a sua senha.

      Imagem exibe as informações da tela inicial do sistema acadêmico Cobalto. Contém as informações para definição da senha, na caixa com título "Primeiro acesso ao Cobalto", apresenta a mensagem: Aluno da UFPel, informe seu CPF na caixa "Esqueceu sua senha" (logo abaixo). Na caixa abaixo com título "Esqueceu a sua senha", apresenta a caixa para informar o CPF e o botão enviar.

      No sistema acadêmico você poderá acessar o seu número de matrícula (no menu UFPel / Aluno / Consulta / Vínculo) e demais informações sobre a matrícula.

      Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel / Aluno / Consulta / Débitos, verifique se está faltando algum documento de cadastro. O débito é registrado caso tenha algum documento faltando, cortado ou ilegível. Os documentos pendentes devem ser enviados pelo site: https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/solicitar-atendimento/ / em tópico de ajuda “Graduação / Atualização de cadastro”.

      Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel / Aluno / Cadastros/ Correção de matrícula, selecione as disciplinas que pretende cursar. A solicitação da matrícula pode ser realizada apenas no prazo indicado no calendário acadêmico.

      O calendário acadêmico pode ser consultado pela página https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/

      Para frequentar as aulas, você deverá comprovar o esquema vacinal completo da COVID-19. O comprovante deve ser incluído no sistema acadêmico Cobalto, acesse o guia de vacinação com orientações para anexar o documento.
      Em caso de dúvidas sobre a vacinação, entre em contato com o colegiado do seu curso.

      Esta etapa é somente para os alunos que ingressaram nas vagas reservadas (cotas):

      Os ingressantes nas vagas de ampla concorrência (AC) não precisam entregar outros documentos.

      Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.

      Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.

      Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.

      Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.

      Os ingressantes na cota L5 ficam dispensados de enviar outros documentos. A comprovação de ter cursado o ensino médio em escolas públicas é realizada na etapa da inscrição.

      Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.

      Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.

      Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.

      Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.

      Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.

      Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.

      Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.

      Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.

      Envie documento que comprove o ingresso em processo seletivo especial para quilombolas e indígenas no período de inscrição.