Guia de inscrição em processo seletivo complementar
Essa etapa é feita online, os documentos devem ser digitalizados e enviados pelo link:
Nessa etapa, você deve selecionar o processo seletivo e a modalidade de ingresso, clicar em “Ficha de inscrição”. Preencha todos os campos da ficha de inscrição, anexe os seus documentos e clique em “Salvar e Imprimir”.
Verifique as vagas e cursos disponíveis no edital!
Seus documentos serão verificados e se estiverem de acordo com o Edital, sua inscrição será homologada (aceita).
Caso tenha alguma pendência de documentos, você poderá entrar com recurso e enviar os documentos que faltaram. Fique atento aos prazos para envio dos documentos pendentes, pois depois não serão aceitos novos documentos para a seleção.
O curso realiza a análise dos aproveitamentos de disciplinas e classifica todos os candidatos homologados. Após a seleção, os resultados são divulgados nas datas e local previsto em edital. Caso o seu ingresso seja indeferido, você poderá entrar com recurso.
Todas as informações são publicadas na página https://wp.ufpel.edu.br/cra/
A UFPel quer desejar as boas vindas a você e explicar um pouco sobre os procedimentos iniciais da sua matrícula, do acesso ao sistema acadêmico e indicar o contato direto para dúvidas relacionadas ao seu curso.
Em algumas semanas você poderá ter acesso ao sistema acadêmico Cobalto.
Acesse o site: https://cobalto.ufpel.edu.br/.
No primeiro acesso, insira o seu CPF na aba “Esqueceu sua senha” e clique em “enviar”. Você receberá um link no e-mail que cadastrou na ficha de inscrição para definir a sua senha.
No sistema acadêmico você poderá acessar o seu número de matrícula (no menu UFPel / Aluno / Consulta / Vínculo) e demais informações sobre a matrícula.
Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel / Aluno / Consulta / Débitos, verifique se está faltando algum documento de cadastro. O débito é registrado caso tenha algum documento faltando, cortado ou ilegível. Os documentos pendentes devem ser enviados pelo site: https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/solicitar-atendimento/ / em tópico de ajuda “Graduação / Atualização de cadastro”.
Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel / Aluno / Cadastros/ Correção de matrícula, selecione as disciplinas que pretende cursar. A solicitação da matrícula pode ser realizada apenas no prazo indicado no calendário acadêmico.
O calendário acadêmico pode ser consultado pela página https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/
Para frequentar as aulas, você deverá comprovar o esquema vacinal completo da COVID-19. O comprovante deve ser incluído no sistema acadêmico Cobalto, acesse o guia de vacinação com orientações para anexar o documento.
Em caso de dúvidas sobre a vacinação, entre em contato com o colegiado do seu curso.
Esta etapa é somente para os alunos que ingressaram nas vagas reservadas (cotas):
Os ingressantes nas vagas de ampla concorrência (AC) não precisam entregar outros documentos.
Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.
Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.
Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.
Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.
Os ingressantes na cota L5 ficam dispensados de enviar outros documentos. A comprovação de ter cursado o ensino médio em escolas públicas é realizada na etapa da inscrição.
Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.
Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.
Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.
Envie os documentos para comprovação da renda familiar. Siga as instruções, verifique os prazos, consulte a documentação necessária no edital do processo seletivo.
Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.
Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.
Envie o laudo médico para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), nos dias estabelecidos para a sua matrícula. O laudo médico deve ser enviado para o e-mail: nai@ufpel.edu.br.
Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para entrevista com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas na página https://wp.ufpel.edu.br/naaf/ ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.
Envie documento que comprove o ingresso em processo seletivo especial para quilombolas e indígenas no período de inscrição.

Informações sobre o curso
Acesse o Portal Institucional para obter informações sobre o seu curso. No campo de busca digite o nome do seu curso e em seguida clique em pesquisar, ao selecionar o curso aparecerão informações gerais, localização, grade curricular, professores, turmas ofertadas, alunos, egressos e dados de contato do colegiado.