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    Notícias
  • A IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel no ano de 2023 traz a temática: “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”, e busca ampliar a reflexão a respeito da internacionalização no ensino superior, bem como apresentar, fortalecer e expandir as ações de cooperação da UFPel com parceiros internacionais.

    A SIIEPE pretende dar ênfase à promoção da internacionalização em casa, com o fortalecimento de uma política linguística (voltada ao multilinguismo) e de currículos internacionalizados, que valorizem a diversidade cultural no ambiente universitário e o estímulo à formação de cidadãos globais.

    Nesse cenário, são postos alguns desafios como a educação e qualificação em tempos de globalização e pós-pandemia, transnacionalização, internationalization at home, políticas linguísticas inclusivas, cooperação interinstitucional, aprendizagem internacional virtual colaborativa, uso de línguas estrangeiras como meio de instrução, políticas para internacionalização e recursos para as atividades de internacionalização, dentre outros.

    A UFPel coloca-se no centro do debate avaliando as suas práticas e buscando inovações e metodologias para ampliar as suas atividades-fim de inovação, ensino, pesquisa e extensão, em um ambiente multicultural e internacionalizado.

    A SIIEPE ocorrerá de 20 a 24 de novembro de 2023, e em breve será divulgado o cronograma do evento.

    DE 20 A 24 DE NOVEMBRO DE 2023

    INSCRIÇÕES DE 12 DE JUNHO ATÉ 15 DE SETEMBRO 2023 (às 18 horas)

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

  • Comissão do MEC realiza primeira avaliação virtual in loco da UFPel

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está recebendo pela primeira vez de forma virtual a visita de uma Comissão do Ministério da Educação (MEC) para avaliação de reconhecimento do curso. O primeiro curso a ser avaliado na nova modalidade é o bacharelado em Gestão Ambiental. A avaliação iniciou na manhã desta segunda-feira (17) e segue com várias atividades até a próxima quarta-feira (19).

    A Avaliação Externa Virtual in Loco é utilizada nos processos de credenciamento institucional e de autorização de cursos de graduação. O procedimento institui comissões de especialistas para a realização das avaliações externas de instituições e cursos de graduação com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Anteriormente, as visitas eram realizadas de forma presencial. Com a pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), passou a utilizar o novo formato para viabilizar a realização das avaliações externas. A nova modalidade de avaliação foi mantida devido a economia de recursos e a celeridade do processo.

    A avaliação é equivalente à que ocorria de forma presencial. Os avaliadores sorteados pelo Inep verificam os documentos enviados pela Universidade e realizam reuniões com a comunidade acadêmica. Além disso, é realizada uma visita virtual pelas instalações físicas do curso e uma vistoria nos sistemas utilizados.

    A UFPel também terá a avaliação do curso de Engenharia Geológica, entre os dias 26 a 28 de abril, bacharelado em geografia,  3 a 5 de maio, de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, entre os dias 14 a 16 de junho, e  de Teatro (Noturno), de 21 a 23 de junho. Outros cursos aguardam agendamento pelo Inep.

    Reuniões e visita

    A primeira reunião ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (17) com os dirigentes da Universidade. Na ocasião, a reitora Isabela Andrade recepcionou a Comissão de Avaliação Externa Virtual in loco e apresentou a instituição para os avaliadores. De acordo com Isabela, a Universidade precisou realizar uma preparação para proceder o novo modelo de avaliação. “É nossa primeira avaliação remota, precisamos organizar uma estrutura para fazer a apresentação virtual da nossa Universidade”, disse.

    Estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Jr., o superintendente de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Carlos Balzano de Mattos, o diretor do Centro de Integração do Mercosul, Javier Eduardo Silveira Luzardo, e a coordenadora do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, Fernanda Medeiros Gonçalves.

    Na sequência, ocorrem reuniões com a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), coordenadora de curso, discentes, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e uma reunião de fechamento.

    A visita virtual tem como objetivo analisar salas de aula, sala de professores, gabinetes de trabalho, secretaria acadêmica, sanitários, bibliotecas, auditórios, espaços de convivência e laboratórios, é realizada de forma contínua, em tempo real e com ajuda de um aplicativo de geolocalização.

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/04/17/comissao-do-mec-realiza-primeira-avaliacao-virtual-in-loco-da-ufpel/

  • PAVE 2023/1: divulgada primeira chamada da lista de espera

    Abriu nesta segunda-feira (17) o período de matrículas da primeira chamada da lista de espera do Programa de Avaliação da Vida Escolar para o semestre 2023/1. Houve uma sobra de 72 vagas em 26 cursos de graduação.

    Candidatos componentes da lista de espera têm até sexta-feira (21) para realizarem o envio da documentação exigida pelo edital, de forma a confirmar o interesse nas vagas.

    Ingressantes iniciam suas aulas no dia 12 de junho, com exceção daqueles que cursarão Direito; nesse caso, o período acadêmico inicia no dia 24 de abril.

    Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível neste link.

     

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/04/17/pave-2023-1-divulgada-primeira-chamada-da-lista-de-espera/

  • Aberta a Avaliação Docente

    Os estudantes já podem fazer a Avaliação Docente. A avaliação é feita no Cobalto e através dela os alunos avaliam o trabalho dos professores. Da pesquisa, sairão informações que servirão ao trabalho global da avaliação institucional e também para conhecer os desempenhos e problemas de áreas específicas e disciplinas possibilitando a proposição de mudanças. Acesse o Cobalto para realizar a avaliação.

  • A Unidade InovaAgro-UFPel realizou sua macroentrega final referente ao projeto da empresa Jumil.

    A Unidade InovaAgro-UFPel realizou sua macroentrega final referente ao projeto da empresa Jumil.
    Coordenado pelo professor Ângelo dos Reis, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (PD&I) propôs criação de uma solução inovadora para permitir o emprego de mais semeadoras de precisão pneumáticas da marca Jumil dentro do paradigma da Agricultura de Precisão.

     

    Este é o primeiro projeto totalmente finalizado pela unidade em pouco mais de um ano de atividades Embrapii.

    O desenvolvimento do projeto contou com uma equipe de pesquisadores composta pelos docentes Eduardo Walker, Fabrício Medeiros, Giusepe Stefanello e Marlon Sigales, além de doutorandos, mestrandos, pesquisadores de inovação e aprendizes (graduandos).

    A macroentrega foi realizada na sede da empresa Jumil no município de Batatais SP e contou com a presença dos pesquisadores/docentes da Unidade e membros da diretoria da empresa.

    Parceria Embrapii InovaAgro  &  Jumil.

  • Edital de Seleção de Bolsista (s) para o projeto Equipamentos agrícolas para hortas urbanas Registro no Cobalto nº 4119

    EDITAL Nº 01/2023 – A Coordenação do Projeto Equipamentos agrícolas para hortas urbanas, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 1 bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2023, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.

    Edital-para-selecao-de-bolsistas-2023_assinado

  • OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO MPF/RS

    Estudantes de graduação em Direito, Arquitetura, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo podem se inscrever no processo seletivo até 6 de abril

    Arte em azul - que tem ao fundo prédio da Procuradoria da República no RS - e que destaca em letras brancas que as inscrições para o estágio no MPF/RS foram prorrogadas. Na parte de baixo, também destacado o site do estagie-conosco

    O período de inscrição para o processo seletivo de estudantes de graduação em Direito, Arquitetura, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo para estágio no Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul foi prorrogado até o próximo dia 6 de abril. Interessados devem se inscrever por meio deste link.

    As provas referentes ao processo seletivo serão realizadas no dia 13 de abril, em local a ser confirmado no site do MPF/RS. A classificação preliminar dos candidatos está prevista para ser divulgada no dia 25 de abril.

    Vagas – As vagas e/ou cadastro reserva do curso de Direito (graduação) são para a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e para as procuradorias da República em Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Rio Grande. Também haverá seleção para pós-graduandos nos municípios de Porto Alegre, Capão da Canoa e Erechim.

    Para os demais cursos de graduação (Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo) as vagas e /ou cadastro reserva são para estágio na Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

    O acesso aos editais do processo seletivo, bem como o link da inscrição podem ser feitos acessando:  www.mpf.mp.br/rs/estagie-conosco.

    Maiores informações e/ou dúvidas pelos telefones (51) 3284-6585/7304; (51) 99664-5999 e (51) 99848-5516.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
    Telefone MPF: (51) 3284-7200
    Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
    Site: www.mpf.mp.br/rs
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

    FONTE: https://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/prorrogadas-as-inscricoes-para-estagio-no-mpf-rs

  • VISITA DO CHEFE DO NÚCLEO DE SEGURANÇA UFPEL AO CENTRO DE ENGENHARIAS

    Na tarde de sexta-feira (24/03), o Chefe do Núcleo Segurança da Universidade Federal de Pelotas (NUSEG), Luiz Fernando Beck, esteve no Centro de Engenharias conversando com o Diretor do CEng Professor Bruno Vieira, a respeito  da segurança no entorno dos prédios, orientações e precauções  à serem tomadas pela comunidade.

    Em reunião, foram repassadas  algumas informações e dicas de segurança de como proceder em casos de perseguição, assédio, assaltos entre outros.

    Um importante ponto destacado pelo Chefe do NUSEG, é que em qualquer um desses  casos  seja feito o Boletim de Ocorrência para que hajam dados que auxiliem o núcleo junto à Polícia a fim de mapear  as zonas do entorno dos prédios, solicitar efetivo policial, de modo que a inteligência esteja a serviço da comunidade.

    Na página do  NUSEG – https://wp.ufpel.edu.br/nuseg/, estão disponíveis mais informações, dicas e contatos bem como link direto para que seja feito o B.O de maneira Online, rápida e fácil.

    • Em Caso de Emergência dentro da UFPEL – (53) 3284-3999
    • Nunca reaja à tentativa de assalto.
    • Evite Circular por zonas isoladas e sem iluminação no deslocamentos dos prédios.
    • Evite o uso de celular, fones de ouvidos e objetos que possam causar distração.
    • Priorize caminhos que sejam comuns à maioria das pessoas.
    • Procure utilizar o Transporte Coletivo, mas se precisar ir a pé, evite andar só.
    • Caso seja vítima de assalto Ligue imediatamente para a Guarda Municipal (153) ou Brigada Militar (190).
    • Registre Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima ou através do endereço eletrônico: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/ .

     

  • Projeto “Revista ciência da Madeira” abre seleção para estudantes. Alunos de graduação ou pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de todas as áreas podem participar do processo seletivo do projeto de extensão “Revista ciência da Madeira

    A Revista Ciência da Madeira é um periódico de divulgação técnico-científica, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal de Pelotas. É uma proposta da Revista Ciência da Madeira a possibilidade da inserção de “audio-papers“, a fim de facilitar a leitura de artigos científicos e a inclusão dos leitores. Dessa forma o Bolsista irá auxiliar na remodelação da proposta técnica, e na estrutura do sistema e suas plataformas visual, auditiva por meio da narração dos audios-papers da revista, editoração e formatação dos artigos da revista, como também de ações de inclusão e “Ciência aberta”. Contribuindo para sua formação profissional e cidadã.
    Na seleção estão abertas vagas para voluntários e um  bolsista de ações afirmativas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais. As inscrições serão recebidas, por formulário eletrônico, até 29 de março de 2023.
     
    Link para a inscrição https://forms.gle/mr1rYh11hFbLJWmg8
    Informações pelo email patricia.santos@ufpel.edu.br
  • PARTICIPE DA PESQUISA! “Saúde Mental da Comunidade Universitária Após a Suspensão das Medidas de Restrição da Pandemia de COVID-19”

    A psicóloga da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida – CSQV, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP/UFPEL e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas, Angélica Gonçalves Peter. Com o apoio da PROGEP, está  desenvolvendo a pesquisa intitulada “Saúde Mental da Comunidade Universitária Após a Suspensão das Medidas de Restrição da Pandemia de COVID-19”, que visa avaliar a saúde mental (ansiedade, depressão, estresse e ideação suicida) de servidores(as) e estudantes da UFPEL, e compreender os fatores associados (sociodemográficos, estilo de vida, impacto negativo da COVID-19, etc.) após o regime de distanciamento social.
    Os resultados contribuirão para subsidiar ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvidas pela CSQV, por meio do Programa Viva Bem.
    • Os alunos podem participar através do link: bit.ly/saudementalalunosufpel, sendo 15 minutos o tempo estimado para o preenchimento do questionário.