A IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel no ano de 2023 traz a temática: “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”, e busca ampliar a reflexão a respeito da internacionalização no ensino superior, bem como apresentar, fortalecer e expandir as ações de cooperação da UFPel com parceiros internacionais.
A SIIEPE pretende dar ênfase à promoção da internacionalização em casa, com o fortalecimento de uma política linguística (voltada ao multilinguismo) e de currículos internacionalizados, que valorizem a diversidade cultural no ambiente universitário e o estímulo à formação de cidadãos globais.
Nesse cenário, são postos alguns desafios como a educação e qualificação em tempos de globalização e pós-pandemia, transnacionalização, internationalization at home, políticas linguísticas inclusivas, cooperação interinstitucional, aprendizagem internacional virtual colaborativa, uso de línguas estrangeiras como meio de instrução, políticas para internacionalização e recursos para as atividades de internacionalização, dentre outros.
A UFPel coloca-se no centro do debate avaliando as suas práticas e buscando inovações e metodologias para ampliar as suas atividades-fim de inovação, ensino, pesquisa e extensão, em um ambiente multicultural e internacionalizado.
A SIIEPE ocorrerá de 20 a 24 de novembro de 2023, e em breve será divulgado o cronograma do evento.
DE 20 A 24 DE NOVEMBRO DE 2023
INSCRIÇÕES DE 12 DE JUNHO ATÉ 15 DE SETEMBRO 2023 (às 18 horas)
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está recebendo pela primeira vez de forma virtual a visita de uma Comissão do Ministério da Educação (MEC) para avaliação de reconhecimento do curso. O primeiro curso a ser avaliado na nova modalidade é o bacharelado em Gestão Ambiental. A avaliação iniciou na manhã desta segunda-feira (17) e segue com várias atividades até a próxima quarta-feira (19).
A Avaliação Externa Virtual in Loco é utilizada nos processos de credenciamento institucional e de autorização de cursos de graduação. O procedimento institui comissões de especialistas para a realização das avaliações externas de instituições e cursos de graduação com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Anteriormente, as visitas eram realizadas de forma presencial. Com a pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), passou a utilizar o novo formato para viabilizar a realização das avaliações externas. A nova modalidade de avaliação foi mantida devido a economia de recursos e a celeridade do processo.
A avaliação é equivalente à que ocorria de forma presencial. Os avaliadores sorteados pelo Inep verificam os documentos enviados pela Universidade e realizam reuniões com a comunidade acadêmica. Além disso, é realizada uma visita virtual pelas instalações físicas do curso e uma vistoria nos sistemas utilizados.
A UFPel também terá a avaliação do curso de Engenharia Geológica, entre os dias 26 a 28 de abril, bacharelado em geografia, 3 a 5 de maio, de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, entre os dias 14 a 16 de junho, e de Teatro (Noturno), de 21 a 23 de junho. Outros cursos aguardam agendamento pelo Inep.
Reuniões e visita
A primeira reunião ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (17) com os dirigentes da Universidade. Na ocasião, a reitora Isabela Andrade recepcionou a Comissão de Avaliação Externa Virtual in loco e apresentou a instituição para os avaliadores. De acordo com Isabela, a Universidade precisou realizar uma preparação para proceder o novo modelo de avaliação. “É nossa primeira avaliação remota, precisamos organizar uma estrutura para fazer a apresentação virtual da nossa Universidade”, disse.
Estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Jr., o superintendente de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Carlos Balzano de Mattos, o diretor do Centro de Integração do Mercosul, Javier Eduardo Silveira Luzardo, e a coordenadora do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, Fernanda Medeiros Gonçalves.
Na sequência, ocorrem reuniões com a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), coordenadora de curso, discentes, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e uma reunião de fechamento.
A visita virtual tem como objetivo analisar salas de aula, sala de professores, gabinetes de trabalho, secretaria acadêmica, sanitários, bibliotecas, auditórios, espaços de convivência e laboratórios, é realizada de forma contínua, em tempo real e com ajuda de um aplicativo de geolocalização.
Abriu nesta segunda-feira (17) o período de matrículas da primeira chamada da lista de espera do Programa de Avaliação da Vida Escolar para o semestre 2023/1. Houve uma sobra de 72 vagas em 26 cursos de graduação.
Candidatos componentes da lista de espera têm até sexta-feira (21) para realizarem o envio da documentação exigida pelo edital, de forma a confirmar o interesse nas vagas.
Ingressantes iniciam suas aulas no dia 12 de junho, com exceção daqueles que cursarão Direito; nesse caso, o período acadêmico inicia no dia 24 de abril.
Os estudantes já podem fazer a Avaliação Docente. A avaliação é feita no Cobalto e através dela os alunos avaliam o trabalho dos professores. Da pesquisa, sairão informações que servirão ao trabalho global da avaliação institucional e também para conhecer os desempenhos e problemas de áreas específicas e disciplinas possibilitando a proposição de mudanças. Acesse o Cobalto para realizar a avaliação.
A Unidade InovaAgro-UFPel realizou sua macroentrega final referente ao projeto da empresa Jumil.
Coordenado pelo professor Ângelo dos Reis, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (PD&I) propôs criação de uma solução inovadora para permitir o emprego de mais semeadoras de precisão pneumáticas da marca Jumil dentro do paradigma da Agricultura de Precisão.
Este é o primeiro projeto totalmente finalizado pela unidade em pouco mais de um ano de atividades Embrapii.
O desenvolvimento do projeto contou com uma equipe de pesquisadores composta pelos docentes Eduardo Walker, Fabrício Medeiros, Giusepe Stefanello e Marlon Sigales, além de doutorandos, mestrandos, pesquisadores de inovação e aprendizes (graduandos).
A macroentrega foi realizada na sede da empresa Jumil no município de Batatais SP e contou com a presença dos pesquisadores/docentes da Unidade e membros da diretoria da empresa.
EDITAL Nº 01/2023 – A Coordenação do Projeto Equipamentos agrícolas para hortas urbanas, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 1 bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2023, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.
Estudantes de graduação em Direito, Arquitetura, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo podem se inscrever no processo seletivo até 6 de abril
O período de inscrição para o processo seletivo de estudantes de graduação em Direito, Arquitetura, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo para estágio no Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul foi prorrogado até o próximo dia 6 de abril. Interessados devem se inscrever por meio deste link.
As provas referentes ao processo seletivo serão realizadas no dia 13 de abril, em local a ser confirmado no site do MPF/RS. A classificação preliminar dos candidatos está prevista para ser divulgada no dia 25 de abril.
Vagas – As vagas e/ou cadastro reserva do curso de Direito (graduação) são para a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e para as procuradorias da República em Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Rio Grande. Também haverá seleção para pós-graduandos nos municípios de Porto Alegre, Capão da Canoa e Erechim.
Para os demais cursos de graduação (Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo) as vagas e /ou cadastro reserva são para estágio na Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
O acesso aos editais do processo seletivo, bem como o link da inscrição podem ser feitos acessando: www.mpf.mp.br/rs/estagie-conosco.
Maiores informações e/ou dúvidas pelos telefones (51) 3284-6585/7304; (51) 99664-5999 e (51) 99848-5516.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
Na tarde de sexta-feira (24/03), o Chefe do Núcleo Segurança da Universidade Federal de Pelotas (NUSEG), Luiz Fernando Beck, esteve no Centro de Engenharias conversando com o Diretor do CEng Professor Bruno Vieira, a respeito da segurança no entorno dos prédios, orientações e precauções à serem tomadas pela comunidade.
Em reunião, foram repassadas algumas informações e dicas de segurança de como proceder em casos de perseguição, assédio, assaltos entre outros.
Um importante ponto destacado pelo Chefe do NUSEG, é que em qualquer um desses casos seja feito o Boletim de Ocorrência para que hajam dados que auxiliem o núcleo junto à Polícia a fim de mapear as zonas do entorno dos prédios, solicitar efetivo policial, de modo que a inteligência esteja a serviço da comunidade.
Na página do NUSEG – https://wp.ufpel.edu.br/nuseg/, estão disponíveis mais informações, dicas e contatos bem como link direto para que seja feito o B.O de maneira Online, rápida e fácil.
Em Caso de Emergência dentro da UFPEL – (53) 3284-3999
Nunca reaja à tentativa de assalto.
Evite Circular por zonas isoladas e sem iluminação no deslocamentos dos prédios.
Evite o uso de celular, fones de ouvidos e objetos que possam causar distração.
Priorize caminhos que sejam comuns à maioria das pessoas.
Procure utilizar o Transporte Coletivo, mas se precisar ir a pé, evite andar só.
Caso seja vítima de assalto Ligue imediatamente para a Guarda Municipal (153) ou Brigada Militar (190).
A Revista Ciência da Madeira é um periódico de divulgação técnico-científica, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal de Pelotas. É uma proposta da Revista Ciência da Madeira a possibilidade da inserção de “audio-papers“, a fim de facilitar a leitura de artigos científicos e a inclusão dos leitores. Dessa forma o Bolsista irá auxiliar na remodelação da proposta técnica, e na estrutura do sistema e suas plataformas visual, auditiva por meio da narração dos audios-papers da revista, editoração e formatação dos artigos da revista, como também de ações de inclusão e “Ciência aberta”. Contribuindo para sua formação profissional e cidadã.
Na seleção estão abertas vagas para voluntários e um bolsista de ações afirmativas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais. As inscrições serão recebidas, por formulário eletrônico, até 29 de março de 2023.
A psicóloga da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida – CSQV, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP/UFPEL e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas, Angélica Gonçalves Peter. Com o apoio da PROGEP, está desenvolvendo a pesquisa intitulada “Saúde Mental da Comunidade Universitária Após a Suspensão das Medidas de Restrição da Pandemia de COVID-19”, que visa avaliar a saúde mental (ansiedade, depressão, estresse e ideação suicida) de servidores(as) e estudantes da UFPEL, e compreender os fatores associados (sociodemográficos, estilo de vida, impacto negativo da COVID-19, etc.) após o regime de distanciamento social.
Os resultados contribuirão para subsidiar ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvidas pela CSQV, por meio do Programa Viva Bem.
Os alunos podem participar através do link: bit.ly/saudementalalunosufpel, sendo 15 minutos o tempo estimado para o preenchimento do questionário.
O link para os servidores (docentes e técnicos-administrativos) é: bit.ly/saudementalservidorufpel. E o tempo estimado de resposta é de 8 minutos.
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