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    Notícias
  • PROMOÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) & FORO INTERNACIONAL PARA EL TRANSPORTE RURAL Y EL DESARROLLO (IFRTDAL)

    Prezados senhores:
    O Laboratório de Mecânica dos Solos, da Faculdade de Engenharia Agrícola – Universidade Federal de Pelotas -, vem desenvolvendo,há muitos anos, atividades de pesquisa e extensão na área de estradas municipais
    não-pavimentadas.
    Com o objetivo de difundir o conhecimento obtido estaremos promovendo um curso, nos dias 25 e 26 de novembro de 2013 (total de 12 horas/aula). A súmula do programa encontra-se abaixo.
    São previstas vinte vagas, número esse que permite a execução de práticas laboratoriais em diversas amostras, preferencialmente oriundas dos municípios de onde provierem os treinandos. Para efetivar-se a inscrição, deverá ser enviada correspondência para alfredosolos@yahoo.com.br ou pcorralf@gmail.com. O custo da inscrição é de 400 reais para prefeituras municipais e de 500 reais para empresas. Com o objetivo de facilitar a participação de encarregados e operadores à instituição que inscrever quatro pessoas pagará três inscrições.
    Colocamo-nos ao seu dispor para outras informações que se fizerem necessárias através do telefone 53 – 9166 7200 (Engenheiro Plinio) ou pelo email alfredosolos@yahoo.com.br ou pcorralf@gmail.com.
    Cordialmente,

    Professor Alfredo Luís Mendes d’Ávila
    Responsável pelo Laboratório de Mecânica dos Solos – FEA/UFPel
    PROGRAMA DO CURSO
    1) Drenagem de Vias Não-Pavimentadas
    2) Qualidade Ambiental em Vias Não-Pavimentadas
    3) Materiais para Revestimento de Vias Não-Pavimentadas
    4) Ensaios laboratoriais
    5) Visitas a trechos experimentais

  • Convite para exposição de projetos na Feira do Livro de Pelotas

    O Magnífico Reitor, Senhor Mauro Augusto Burkert Del Pino convida a comunidade acadêmica para apresentação de proposta de ocupação do espaço oferecido pela Prefeitura Municipal de Pelotas para que a UFPEL e a EMBRAPA ocupem na Feira do Livro da cidade que ocorrerá de 31 de outubro a 17 de novembro, nas dependências do mercado público.

    As propostas devem ser apresentadas até às 17h do dia 30 de outubro através do emails do Gabinete do Reitor – reitor@ufpel.edu.br reitor.ufpel@gmail.com

  • RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO DO CENG

    RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOS DOCENTES, DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DOS DISCENTES DO CENTRO DE ENGENHARIAS JUNTO AO CONSELHO DO CENTRO – CCeng.

    O artigo 1º do referido Edital de convocação, onde se lê:
    “A inscrição dos candidatos e chapas dos discentes deverá ser protocolada na Secretaria do Centro de Engenharias no período de 22/10 a 01/11, em horário de expediente;”
    Passa a ter a seguinte redação:
    “A inscrição dos candidatos e chapas dos discentes deverá ser protocolada na Secretaria do Centro de Engenharias no período de 22/10 a 29/10 às 12h;”

    Relembrando que a homologação das chapas inscritas ocorre no dia 29/10 às 16h

    Sendo isto para o momento

    Att
    Secretaria Executiva do CEng

  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO CONSELHO DO CENTRO DE ENGENHARIAS

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    CENTRO DE ENGENHARIAS

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOS DOCENTES, DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DOS DISCENTES DO CENTRO DE ENGENHARIAS JUNTO AO CONSELHO DO CENTRO – CCeng.

    O Diretor, Professor Cláudio Manoel da Cunha Duarte no uso de suas atribuições legais,

    CONSIDERANDO o que dispõe o Art. 5º da Resolução nº 03, de 26 de outubro de 2012 do CONSUN, e o Regimento Interno do Centro de Engenharias nos incisos VIII, IX e X do Art. 7º,
    CONSIDERANDO a necessidade da reestruturação do Conselho do Centro referente à representação dos Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes;

    C O N V O C A:

    • Todos os Docentes, para eleição de 01 (um) representante titular e 01 (um) representante suplente;
    • Todos os Técnicos Administrativos, para eleição de 03 (três) representantes titulares e 03 (três) representantes suplentes;
    • Todos os Discentes, para eleição de 03 (três) representantes titulares e 03 (três) representantes suplentes.

    Regulamentação:

    Art. 1º – A inscrição dos candidatos e chapas dos discentes deverá ser protocolada na Secretaria do Centro de Engenharias no período de 22/10 a 01/11, em horário de expediente;

    Art. 2º – A eleição secreta será realizada no dia 06/11/2013, em mesa eleitoral única, localizada no seguinte endereço:
    – Centro de Engenharias, Rua Almirante Barroso, nº1734 – Sala número 23,

    Art. 3º- A mesa eleitoral funcionará, ininterruptamente, das 08h30min às 21h:00min sendo procedida a apuração dos resultados, a partir das 21 h30min do mesmo dia, no mesmo local da votação.

    Art. 4º- A candidatura ocorrerá no formato de chapas, constituídas por um (01) candidato titular e um (01) candidato suplente. Nas cédulas eleitorais constarão os nomes dos candidatos titular e suplente componentes das chapas nas categorias docentes, ténicos –administrativos e discentes.

    Art. 5º – Cada docente votará em uma (01) chapa – constituída por um candidato titular e um candidato suplente – escolhida entre seus pares. As chapa mais votada assume a representação no Conselho do Centro.

    Art. 6º – Cada técnico-administrativo votará em uma (01) chapa – constituída por um candidato titular e um candidato suplente – escolhida entre seus pares. As três (03) chapas mais votadas assumem a representação no Conselho do Centro.

    Art. 7º – Cada discente votará em uma (01) chapa – constituída por um candidato titular e um candidato suplente – escolhida entre seus pares. As três (03) chapas mais votadas assumem a representação no Conselho do Centro.

    Art. 8 º – Os eleitores aptos a votar deverão apresentar-se munidos de documento de identificação, apresentando-o ao mesário. Não será permitida a votação sem a devida identificação do eleitor.

    Art. 9 º – Estarão aptos a se candidatar como representante docente:
    I. Docentes efetivos, lotados no Centro de Engenharias da UFPel.

    Art. 10 – Estarão aptos a se candidatar como representante técnico-administrativo:
    I. Servidores técnico-administrativos efetivos, lotados no Centro de Engenharias da UFPel.

    Art. 11 – Estarão aptos se candidatar como representante discente:
    I. Alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação do Centro de Engenharias.

    Art. 12- Estarão aptos a votar em representantes docentes:
    I. Docentes efetivos, lotados no Centro de Engenharias da UFPel.

    Art. 13 – Estarão aptos a votar em representante técnico administrativo:
    I. Servidores técnico-administrativos efetivos, lotados no Centro de Engenharias da UFPel.

    Art. 14 – Estarão aptos a votar em representantes dicentes:
    II. Alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação do Centro de Engenharias.

    Art. 15 – A eleição obedecerá ao seguinte cronograma:

    1. Publicação do Edital: 21/10/2013
    2. Inscrição de candidatos: 22/10 a 25/10/13
    3. Homologação das Inscrições: 29/10/13 às 16 horas
    4. Período de Recurso: 30/10/13
    5. Publicação da Homologação Final dos candidatos: 31/10/13
    6. Período de campanha dos candidatos: 01/11 a 05/11/13
    7. Eleições: 06/11/13
    8. Envio dos Resultados da eleição ao CCE: 08/11/13

    Art. 16 – Serão anuladas as cédulas que:
    a) Não contiver a autenticação da mesa receptora de votos;
    b) Não corresponder ao modelo oficial.

    Art. 17 – Será considerada nula a cédula de papel que contiver:
    a) Mais de um nome assinalado para o cargo disputado;
    b) Quaisquer registros estranhos à cédula ou que identifiquem o eleitor;

    Art. 18– Será adotado como critério de desempate:
    a) Para Docentes e Técnicos Administrativos: será considerado o servidor com maior tempo de atividade na carreira na UFPel;
    b) Para Discentes: será considerada a chapa cujos candidatos titulares possuirem maior número de créditos na estrutura Curricular, conforme Histórico Escolar.
    Art. 19 – A Comissão Eleitoral julgará em primeira instância os recursos impetrados até no máximo de 24 horas após a publicação da homologação das candidaturas e dos resultados. Os recursos deverão ser protocolados junto ao presidente ou qualquer membro da Comissão Eleitoral.
    Art. 20 – O resultado final da eleição será encaminhado pela Comissão Eleitoral ao Concelho do Centro, após o período de recursos, que procederá a homologação do referido resultado.

    Art. 21 – A Comissão Eleitoral se extinguirá automaticamente ao completarem os seus serviços com a homologação do Resultado Final da Eleição pelo Conselho de Centro.

    Art. 22 – Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos, em primeira instância, pela Comissão Eleitoral.

    Pelotas, 16 de outubro de 2013

    Prof. Cláudio Manoel da Cunha Duarte
    Diretor do Centro de Engenharias

  • Curso de Perícia Ambiental em Porto Alegre/RS

    Dias 09 e 10 de Novembro de 2013 (sábado e domingo)

    Local: Hotel Master Express Perimetral

    Horários do curso: Das 8:00 h às 12:00 h e das 13:30 h às 18:00 h

    Objetivo: Capacitar os profissionais para a atuação como Peritos Judiciais e Assistentes Técnicos na área ambiental através do conhecimento dos procedimentos, práticas e aspectos legais aplicáveis.

    Público Alvo: Profissionais e estudantes com formação na área ambiental como Químico; Biólogo; Geólogo; Geógrafo; Arquiteto; Agrônomo; Engenheiros Ambiental, Sanitarista, Agrícola, Florestal, Civil; Médico Veterinário; Gestor Ambiental entre outros. Profissionais de outras áreas que têm seu interesse/atuação voltado para a área ambiental como Advogados, Administrador.

    Conteúdo Programático:

    • Fundamentos da Perícia Ambiental;
    • Legislação aplicada à Perícia Ambiental;
    • Como vir a ser Perito Ambiental;
    • Quem pode ser Perito Judicial Ambiental;
    • Mercado de trabalho para o Perito e para o assistente técnico;
    • Nomeação do Perito;
    • Funções do Perito e do Assistente Técnico;
    • Remuneração da Perícia e proposta de honorários;
    • Noções de Responsabilidade Civil e Criminal;
    • Formulação e resposta aos quesitos;
    • Procedimentos para realização de Perícia Ambiental;
    • Dano ambiental: classificação e características;
    • Impedimentos e suspeição;
    • Roteiro para Elaboração de Laudo Pericial Ambiental;
    • Metodologia para elaboração de documentos técnicos periciais;
    • Realização de atividades aplicadas.

    Instrutor: Ricardo Sérgio de Paula Freitas

    Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança. Especialista em Meio Ambiente (Gestão de Passivo Ambiental/Auditor e Perito Ambiental). Eng.º de Processo, Operação e de Produção em empresas de expressão Nacional. Diretor Técnico do Instituto do Meio Ambiente-IMA/AL e Diretor de Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas. Coordenador Geral de Licenciamento da Secretaria do Meio Ambiente Municipal-MCZ/AL. Consultor Técnico da empresa ENSIMA – Eng. e Serviços Ltda, atuando como Coordenador das atividades de elaboração de Estudos Ambientais (EIA/RIMA, RAS, RAA, RCA, PCA, PRAD, RADA, Auditoria Ambiental e OUTROS).

    Investimento:

    Profissionais: À vista R$650,00 ou Parcelado em 2 x R$ 350,00

    Estudantes: À vista R$ 550,00 ou Parcelado em 2 x R$ 300,00

     

    * O pagamento da parcela única ou primeira parcela será realizado através de boleto bancário que será enviado via e-mail com vencimento dia 22/10;

    ** Em caso de parcelamento, a segunda parcela deverá ser paga em cheque pré-datado. Este cheque deverá ser entregue no primeiro dia do curso;

    ***Estudantes devem apresentar comprovante da instituição de ensino no primeiro dia do curso (carteirinha ou declaração de matrícula);

    ****Caso o aluno não realize o pagamento do boleto até a data indicada, a inscrição será cancelada;

    *****No valor do curso estão inclusos material didático, coffe breaks e certificado. Outras despesas como diárias de hotel, almoços e estacionamento deverão ser quitados pelo participante diretamente com os respectivos prestadores de serviços;

    ******A Maxiambiental reserva-se o direito de não ofertar o curso caso o número mínimo de participantes não seja atingido. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos integralmente.

     

    Inscrições pelo site www.maxiambiental.com

    Informações disponíveis no site ou pelo e-mail cursos@maxiambiental.com

     

  • DEBATE – ELEIÇÕES ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA 2013

    Após a homologação do(s) candidato(s) a Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia Industrial Madeireira, acontecerá na próxima Quinta-Feira (17 de Outubro de 2013) um encontro entre os candidatos e a comunidade acadêmica e docente, para apresentação das propostas, debate entre os candidatos e questionamentos que poderão ser feitos pelos participantes. O debate acontecerá na Conde de Porto Alegre, 793 – Sala 2 – 15h00min. Contamos com a participação de toda a comunidade Madeireira.

  • Divulgação Vaga Trainee

    PROGRAMA LAUREATE EXPERTS 2014
    Oportunidade TRAINEE Corporativo

    Venha fazer parte do Centro de Inteligência de Mercado da Laureate Brasil com sede em Porto Alegre.

    PRINCIPAIS DIFERENCIAIS
    – Atuação no único Centro de Excelência Nacional para Business Intelligence do grupo Laureate fora dos EUA, sediado em Porto Alegre.
    – Especialização em planejamento, execução e gerenciamento de projetos estratégicos de inteligência de mercado.
    – Integração com diversas áreas da corporação (Operações, Marketing e Vendas).
    – Possibilidade de aprofundar conhecimento nos diversos contextos nacionais (mercados no Norte, Nordeste, Sudeste e Sul).
    – Participação ativa em decisões relevantes da companhia, como: planejamento estratégico de longo-prazo, entendimento e análise de comportamento e perfil de consumidor/aluno, gestão de produto/portfólio, gestão de preços (elasticidade) e gestão de comunicação integrada.
    – Autonomia para gerenciamento e liderança de projetos estratégicos.
    – Interface direta com altos executivos da organização.

    COMPETÊNCIAS
    – Foco na satisfação do Cliente Interno
    – Orientado para Resultados e Eficiência
    – Comunicação Interpessoal e Organizacional
    – Equilíbrio entre auto-didatismo e trabalho em equipe
    – Raciocínio Analítico, Lógico e Quantitativo

    PRÉ-REQUISITOS
    – Formados nos seguintes cursos: ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA, ENGENHARIAS, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, MARKETING e ESTATÍSTICA.
    – Ano de graduação: 2011 a 2013
    – Inglês avançado
    – Espanhol básico (desejável)
    – Conhecimento avançado de pacote Office, especialmente PowerPoint e Excel.
    * IMPORTANTE: disponibilidade p/ viagens.

    Para participar, inscreva-se até 06/11 através do link: http://bit.ly/1639LOQ

    experts.fb.link

  • Convite

    O Pró-Reitor de Infraestrutura, Prof. Gilson Simões Porciúncula, tem a satisfação de convidar a todos para Audiência Pública da PRAINFRA, conforme cartaz em anexo.

    AsPs – PRAINFRA 2013-01-CARTAZ – F