Início do conteúdo
    Notícias
  • XVI EBRAMEM – Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira

    O XVI EBRAMEM – Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira, que acontece juntamente com o III CLEM – Congresso Latino-Americano de Estruturas em Madeira, ocorrerá de 26 a 28 de março de 2018 na USP, em São Carlos-SP.

    Informamos os prazos para submissão de trabalhos:

    Submissão de Resumos 30 Ago. 2017
    Aceite de Resumo 01 Out. 2017
    Submissão de Trabalho Completo 30 Nov. 2017
    Notificação de revisão de trabalho 15 Jan. 2017
    Submissão Final do Trabalho 30 Jan. 2018
    Inscrição (com desconto) 31 Jan. 2018

    Mais informações podem ser obtidas no link do evento.

    Participe!

    Clique para ampliar.

    Flyer do evento.

  • Informações sobre portaria – Cotada – no sábado (29/07/17)

    Informamos que o Pró-Reitor de Infraestrutura liberou um porteiro para atuar neste sábado, 29/07/2017,  durante todo o dia no prédio da Cotada.

    Ressaltamos que a entrada no prédio durante o final de semana é restrita para aqueles que solicitaram autorização prévia.

  • Projeto de Ensino desenvolvido por servidora técnica-administrativa busca aprimorar os conhecimentos em laboratórios

    Coordenado pela servidora técnica-administrativa Cíntia Boldt Souza, técnica de laboratório, o Projeto de ensino “Capacitação e padronização de técnicas de laboratório” busca aproximar e aprimorar o conhecimento dos discentes nas práticas laboratoriais.

    Desenvolvido junto ao Curso de Engenharia Industrial Madeireira, o projeto busca sanar as principais dificuldades dos alunos em técnicas de laboratório, como: utilização de balanças, reconhecimento de vidrarias, empregos de técnicas analíticas, utilização de equipamentos, técnicas de segurança em laboratório (utilização de EPCs e EPIs).

    Cíntia destaca que: “Em um ambiente de ensino, pesquisa e extensão, onde tem-se atividades diárias voltadas ao aprimoramento dos discentes da instituição e onde usa-se como um dos mecanismos a permanência destes em contato com as normas e técnicas empregadas na industria, faz-se necessário um contato maior com o laboratório e o aperfeiçoamento de técnicas analíticas para que os discentes tenham um ganho em conhecimento e enriqueçam seus currículos.”

    O projeto será desenvolvido em módulos, tendo cada módulo a duração de 12 semanas de aula presencial, o equivalente a 48 horas. A duração prevista do projeto é de 19/09/2017 a 19/09/2018.

  • Projeto GAMA seleciona bolsista

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga abertura de edital para seleção de bolsistas.

    As inscrições vão até sexta-feira (28/07) as 14hs e podem ser realizadas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    A prova será realizada no dia 28/07 as 19hs.

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que o projeto GAMA é considerado um projeto estratégico da UFPel e em 2017 conta com 13 bolsistas. Ele lembra ainda que a atuação no projeto GAMA, na qualidade de bolsista, é uma ótima oportunidade de aprendizado na área de matemática e uma excelente oportunidade de contato com a prática docente, especialmente para acadêmicos de cursos de exatas e engenharias.

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.

  • Projeto GAMA abre inscrições para os últimos módulos de Reforço em Cálculo Diferencial de 2017/1, com turmas de Derivadas e Integrais

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRG – Pró-reitoria de Graduação, está abrindo inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo:

    Módulo III – Derivadas de funções reais de uma variável real 
    Módulo IV – Integrais de funções reais de uma variável real

    Para o módulo de derivadas, serão oferecidas três turmas, cada uma com 50 vagas, nos seguintes dias e horários:

    Turma 1 – Segunda-feira das 14:00 às 18:00.
    Local: Sala 202 – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 31/07)

    Turma 2 – Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 206 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 05/08)

    Turma 3 – Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 208 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 05/08)

    Para o módulo de integrais, serão oferecidas três turmas, cada uma com 50 vagas, nos seguintes dias e horários:Turma 1 – Terça-feira e quarta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 415 – Campus ANGLO (INÍCIO 01/08)

    Turma 2 – Sábado das 14:00 às 18:00.
    Local: Sala 206 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 05/08)

    Turma 3 – Sábado das 14:00 às 18:00.
    Local: Sala 208 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 05/08)

    A duração de cada módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 horas.

     

    O coordenador do projeto GAMA, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação visa potencializar o aprendizado nos conteúdos de derivadas e integrais de funções reais de uma variável real através de revisão da parte teórica e aulas de exercícios. Estes conceitos, segundo ele, pertencem a grande parte de disciplinas de cálculo ministradas para alunos de primeiro semestre em aproximadamente 30 cursos da UFPel.

    Para Nachtigall, as atividades do GAMA (Cursos, Monitorias e Atividades de Reforço em Cálculo) representam um grande esforço no sentido de apoiar os alunos dos primeiros semestres que apresentam dificuldades no aprendizado em cálculo, e assim propiciar melhores condições de permanência e avanço destes alunos em seus cursos.

     

    Uma característica importante desta ação do Projeto GAMA, segundo o coordenador, é o envolvimento de vários professores colaboradores que se revezam para acompanhar presencialmente todas as aulas das Atividades de Reforço em Cálculo, que são ministradas por bolsistas do projeto. O oferecimento de várias turmas, muitas aos sábados (manhã e tarde), também é um diferencial do GAMA, segundo ele, pois isto permite a participação de mais alunos interessados.

    As inscrições vão de 20/07/17 até 25/07/17 e a relação de alunos contemplados será divulgada no dia 28/07/17.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Novos microscópios beneficiam ensino e pesquisa em Engenharias

    Os cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo da UFPel receberam, em julho, 12 microscópios petrográficos e 25 estereomicroscópios, que foram montados e disponibilizados para aulas de graduação e também pesquisas.

    A verba de R$ 400 mil para esta aquisição foi conseguida pela professora Ana Karina Scomazzon, do Centro de Engenharias da Universidade, com a deputada Manuela d’Ávila, em março de 2014, quando a parlamentar detinha mandato federal. Os recursos foram liberados através de emenda orçamentária. Os procedimentos para viabilizar a seleção e compra do material foram realizados pelo professor Luiz Henrique Ronchi.

    Conforme o professor Ronchi, o microscópio petrográfico é útil para estudar minerais e rochas em lâminas delgadas, com espessura padrão de 0,03mm, usando aumentos de até 400 vezes. “Nesse caso a maioria dos minerais são transparentes e a interação dos cristais com a luz produz, entre outros fenômenos interessantes, cores diversificadas, que permitem identificar os minerais e suas morfologias. Por outro lado, o estereomicroscópio ou lupa binocular serve para estudar minerais e rochas em amostras de mão, sem preparação prévia alguma, como exigido pelo microscópio petrográfico. Nesse caso é possível descrever as relações mais amplas dos minerais e rochas em aumentos menores do que 180 vezes”, explicou o docente.

    Ele afirma que o estudo conjunto, utilizando esses dois equipamentos, permite caracterizar estruturas e texturas, assim como a composição mineralógica e classificação das rochas, o que por sua vez leva à construção de modelos geológicos. “Tal modelamento descreve a origem e evolução das rochas e ajuda a determinar a possibilidade de formação ou não de recursos minerais, por exemplo, metálicos (ouro, prata, chumbo, zinco, cobre entre outros) ou energéticos (urânio, carvão e petróleo). Modelo Geológico pode ser muito importante na prospecção e exploração de depósitos minerais e é certamente essencial para a formação dos nossos alunos”, ensinou o professor.

    As oito disciplinas que usam os microscópios são Cristalografia, Mineralogia, Petrologia Ígnea, Petrologia Metamórfica, Petrologia Sedimentar, Depósitos Minerais, Mapeamento Geológico e Trabalho de Conclusão de Curso. Os equipamentos são úteis em projetos de pesquisa nas áreas dessas disciplinas.

    O professor Ronchi destaca os apoios constantes do Setor de Compras da UFPel e do servidor técnico-administrativo Ricardo Arduin, na aquisição dos equipamentos.

    Fonte

  • Debate – candidatos Direção e Direção Adjunta

    A Comissão Eleitoral convida servidores e alunos do CEng à participar do primeiro debate a ocorrer no dia 12/07, quarta-feira, 14h, no Saguão da Eng. Industrial Madeireira, Rua Conde de Porto Alegre, 793.
  • Projeto GAMA divulga selecionados para Atividades de Reforço em Cálculo

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga a relação de acadêmicos selecionados para as Atividades de Reforço em Cálculo.

    Nesta edição foram oferecidas 240 vagas em seis turmas, sendo quatro delas aos sábados. Todos os acadêmicos inscritos foram contemplados e do total de vagas ofertadas, 189 foram ocupadas.

    A relação completa com os acadêmicos selecionados está disponível na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.