Projeto GAMA abre inscrições para o Primeiro Encontro de Cálculo 2 de 2017/2
O encontro ocorrerá no sábado (11/11/17) das 8:00 às 12:00 nas salas 208 do Campus II.
Para esta atividade estão sendo disponibilizadas 40 vagas.
O encontro ocorrerá no sábado (11/11/17) das 8:00 às 12:00 nas salas 208 do Campus II.
No dia 27 de outubro, às 14h, na sala de reuniões do Centro de Engenharias, realizou-se o descerramento da foto do ex-Diretor do Centro no período de 24 de novembro de 2011 a 10 de julho de 2013, Prof. Carlos Antonio da Costa Tillmann.
A cerimônia contou com a saudação especial dos colegas de Unidade, Prof. Amauri Espírito Santo e Prof. Carlos da Luz, que exaltaram a trajetória do Prof. Tillmann na UFPel e, principalmente, à frente do CEng.
O descerramento da foto foi realizado pelos pais do Prof. Tillmann, Sr. Eloy Tillmann e Sra. Wilma da Costa Tillmann.
De 18 a 29 de outubro aconteceram, em Goiânia/GO, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2017). A UFPel foi representada por 24 alunos/atletas.
Os JUBs têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. São organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME).
A equipe de Handebol se destacou entre as quatro melhores equipes universitárias, com cinco integrantes do Centro de Engenharias:
Hugo Silva de Almeida Venancio Lopes – Engenharia Agrícola
Gabriel Sehn Faller – Engenharia Eletrônica
Lukas Vinicyus Silva Teixeira – Engenharia de Controle e Automação
Victor da Silva Canilha – Engenharia de Controle e Automação
Hartur Xavier Pinheiro – Engenharia Ambiental e Sanitária
Durante os dias 30 e 31 de outubro, no auditório da Embrapa Clima Temperado, foram realizados o IX Simpósio de Energia e Meio Ambiente (SEMA) e a VI Reunião Técnica de Agroenergia. O evento conjunto apresentou palestras, painéis e minicursos na área ambiental e de produção de energia através de fontes renováveis. Com caráter multidisciplinar, além das Instituições CEng/UFPel e Embrapa Clima Temperado, envolveu parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário/Casa Civil e apoio de outras Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão como a FURG, Unipampa, IFSul, UFSM, UFPR, UFRGS, AFUBRA, EMATER/RS, promovendo discussões sobre o avanço nas áreas de energia e meio ambiente com foco na utilização de resíduos com fins energéticos e aproveitamento energético da cana-de-açúcar.
Cabe salientar que, durante o evento, foi lançado o livro Sistemas de Produção – Sistema de Produção da Cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul, cuja autoria conta com a participação da professora do CEng, Claudia Lemons.
No dia 23 de outubro, nas dependências do CIDEC-Sul/ FURG, foi realizado o Fórum das Engenharias, Exatas e Tecnológicas/FURG.
Uma significativa mudança começa efetivamente nesta quarta-feira (1º) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A partir dessa data, não serão mais criados documentos físicos na Universidade: tudo será gerado e tramitado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A assinatura eletrônica da portaria que institui o Sistema será efetuada às 15h, no Gabinete do Reitor, como ato de lançamento.
A partir deste dia 1º de novembro, todo o conteúdo de um processo – como memorandos, ofícios, notas e demais documentos – vai ser criado, editado, assinado, tramitado e encerrado no SEI. Isso significa dizer que todo o conteúdo de um processo estará disponível de forma simultânea e em tempo real para todas as unidades da UFPel. Além disso, vai reduzir o tempo de realização das atividades e eliminar o uso do papel, representando uma economia significativa para a Universidade. O SEI também vai dar mais segurança e oferecer maior controle na tramitação de documentos, permitindo, ainda, o acompanhamento em tempo real dos processos.
Os processos e documentos que iniciaram em papel antes de 1º de novembro continuarão tramitando em papel até a sua conclusão. Com isso, o sistema CONDOC será mantido apenas para acompanhamento da tramitação dos processos abertos até 31 de outubro de 2017.
Preparação
O SEI representa uma mudança significativa na cultura da Universidade. Por isso, para coordenar esse processo, foi criada uma Comissão de Implantação, que, ao longo dos últimos meses, desenvolveu diversas atividades, desde a divulgação e sensibilização, passando pelo treinamento de pessoas até a instalação do programa e das ferramentas de uso no sistema. O objetivo da Comissão foi oferecer todas as condições possíveis para que a mudança possa ocorrer da forma mais tranquila e segura possível.
Esclarecimento de dúvidas
Para esclarecer dúvidas que possam surgir e orientar a comunidade acadêmica, a Comissão vai estar à disposição para atender as solicitações conforme a necessidade.
Na semana de 6 a 10 de novembro, haverá um plantão diário junto ao Protocolo da Universidade (sala 101, bloco A do Anglo) e uma base de atendimento no turno da manhã no Capão do Leão (junto ao Centro de Convivência). Além disso, nesses dias, a Comissão vai oferecer um atendimento itinerante pelas demais unidades acadêmicas da UFPel. Nas semanas seguintes, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), serão oferecidos novos cursos de capacitação, com carga horária máxima de quatro horas. A capacitação é voltada para servidores tanto técnico-administrativos como docentes. As inscrições podem ser feitas aqui.
Apoio da comunidade acadêmica
De acordo com a Comissão, a adaptação ao SEI pode gerar algumas dificuldades iniciais; contudo, serão superadas tanto mais rapidamente quanto todas as pessoas envolvidas estiverem dispostas a superá-las com serenidade e espírito colaborativo.
A Comissão pode ser contatada pelo telefone (53) 3284-4090 e pelo e-mail sei@ufpel.edu.br. Saiba mais detalhes sobre o SEI aqui.
Fonte: CCS
Confira aqui o Memorando Circular 015/2017, do Gabinete do Reitor, sobre a implantação do SEI.
Estão sendo oferecidas seis turmas, cada uma com 50 vagas, nos seguintes dias e horários:
Turma 2: Segunda-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.
Local: Sala
Turma 3: Terça-feira e quinta-feira das 17:00 às 19:00.
Local: Sala
Turma 4: Terça-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.
Local: Sala
Turma 5: Sábado das 08:00 às 12:00.
Local: Sala 206 do Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 18/11)
A duração deste módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 horas.
Confira a pauta:
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais torna público o Edital 104/2017, para seleção de aluno regular – 2018/1.
As inscrições se darão no período de 23 de outubro de 2017 a 07 de dezembro de 2017, de segunda a quinta-feira, das 11h às 16h30, na Secretaria, sala 303 do Prédio da Cotada/Centro de Engenharias (Rua Benjamin Constant, 989).
Confira o edital clicando neste link.