Alunos do Curso de Engenharia Civil garantem premiações em Competição Nacional

Cerca de 2 mil estudantes de Engenharia Civil participaram, entre os dias 3 e 6 de abril de 2018 do Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil, ocorrido no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelos Diretórios e Centros Acadêmicos de Engenharia Civil do Rio de Janeiro, os quais fazem parte da Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (FENEC). A UFPel esteve representada por alunos do Curso, alguns deles atuantes no Diretório Acadêmico da Engenharia Civil (DAEC).

Além de assistir ao congresso, uma parte da delegação dedicou-se a estudar e participar do 1° CAMPEONATO NACIONAL TÉCNICO “MÃO NA MASSA”, onde pode colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A equipe composta pelos estudantes Alencar Ibeiro de OliveiraAna Carolina CespedesCristian GomesFernanda PasqualottiGabriel Terra FeronMaximo Armand Ugon GutiérrezRenata Rabassa Morales e Venancio Ayres M. Neto, representaram o grupo de Inovação em Estruturas e Materiais para o Ambiente Construído Sustentável (IEMACS).

O grupo participou da 1ª Competição Nacional CONCREBOL com duas equipes: IEMACS 1 e IEMACS 2. O objetivo dessa modalidade era, em laboratório, dosar um traço de concreto leve e moldá-lo em uma forma esférica, a qual deveria ser homogênea e resistente, devendo ser avaliada e submetida a testes previstos em edital. Tal esforço e dedicação dos grupos deram resultado, vindo os mesmos a consagrarem-se CAMPEÕES nessa modalidade, levando o 1° e 3° lugar.

Na 1ª Competição Nacional de Abastecimento de Água – AQUALIBRIUM, o objetivo era dimensionar um sistema de abastecimento de água de uma cidade em escala reduzida, com um reservatório em cota elevada e um sistema de canalização com diferentes diâmetros, conduzindo a água até 3 pequenos reservatórios, o grupo foi finalista, e acabou ficando em 2° lugar na competição.

Na 1ª Competição Nacional de Taludes – DESAFIO DOS TALUDES, competição essa que abrange conhecimentos geotécnicos, os alunos tiveram que dimensionar em escala reduzida um talude, empregando a técnica de terra armada, a qual, deveria suportar uma carga de até 225kg, simulando uma estrutura de dimensões reais. Nessa modalidade o grupo ficou com o 3° lugar.

Todo o esforço da equipe deu resultado. O grupo conquistou o título de VICE-CAMPEÃO, dentre todas as universidades do Brasil que participaram do campeonato. A 2ª colocação foi resultado de muito companheirismo e parceria dentre os membros da equipe, os quais puderam provar, além de grande profissionalismo, a força e a qualidade que o curso de Engenharia Civil da UFPel possui na formação de seus alunos.

Publicado em 12/04/2018, nas categorias Eventos, Últimos Posts.
Marcado com as tags enec, engenharia civil.