Sesc Dramaturgia promove oficina sobre linguagem artística do teatro

Capacitação é gratuita e será ministrada em julho por Diones Camargo

A linguagem artística do teatro estará em pauta na oficina A Palavra Na Cena, que será oferecida on-line em julho pelo Sesc Pelotas. Como parte do projeto Sesc Dramaturgia, a capacitação será ministrada nas noites dos dias 05, 07, 09, 12, 14 e 16 de julho pelo dramaturgo, roteirista e professor Diones Camargo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/sescdramaturgias.

Voltada a estudantes de teatro, interessados na criação literária, dramaturgos iniciantes e público em geral, a oficina abordará os diferentes estímulos para a criação de uma peça, desde a produção prévia de cenas e sua transposição para o palco, até a escritura que se dá durante o processo em sala de ensaio. Com exercícios de escrita e composição cênica, a partir de trechos de filmes, músicas e espetáculos teatrais conhecidos, serão comentados os principais elementos que estruturam e movem uma narrativa para proporcionar uma visão abrangente dos métodos criativos disponíveis a um autor ou autora de teatro.

Camargo é formado em Teatro pela UFRGS e é autor de cerca de 20 peças, muitas delas nacionalmente premiadas, e textos encenados por importantes companhias e representados no exterior em países como Portugal, Espanha, Cuba, Uruguai, Chile e Singapura. Nos últimos anos, tem sido convidado para conferências sobre escrita dramatúrgica e processos criativos em diversas universidades do país, tais como as Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e Universidade de Brasília (UnB). No cinema, é roteirista e argumentista do longa-metragem A Colmeia (2019), que recentemente recebeu o Prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional no 24° Festival de Zaragoza, na Espanha. Também coordena o Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre.

Em 2021, o projeto Sesc Dramaturgias completa 23 anos de existência, consolidando-se como uma ação formativa experimental e continuada, que leva a diversos estados do país oficinas para promover vivências e análises sobre as linguagens artísticas da leitura, escrita, atuação, dança, luz e do circo. Possibilita intercâmbio entre coletivos cênicos, estudantes e profissionais altamente qualificados.

Sesc Dramaturgias – Oficina A Palavra Na Cena

Datas: 05, 07, 09, 12, 14 e 16 de julho

Ministrante: Diones Camargo

Plataforma: Zoom (link enviado para os inscritos)

Inscrições: gratuitas e limitadas pelo site www.sesc-rs.com.br/sescdramaturgias

Conteúdos:

– Introdução à dramaturgia: da ideia à premissa;

– Disparador da ação e manutenção da tensão dramática;

– Diálogos: conceito, forma e estratégias de ruptura;

– Personagens: cor, intensidade e coerência;

– Conflito e o desenvolvimento do arco dramático;

– Clímax e conclusão: encadeamento das decisões incontornáveis.

Publicado em 17/06/2021, na categoria Sem categoria.