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  • PRPPG lança edital para apoio a participação em eventos – Docentes e Técnico-Administrativos

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) acaba de lançar o edital de apoio à participação em eventos – Docentes e Técnico-Administrativos (APE-DTA), que visa apoiar a participação de Docentes e Técnico-Administrativos da UFPel em eventos de pesquisa, ensino extensão e cultura no Brasil ou no exterior.

    O edital APE-DTA visa, entre outros objetivos: (1) ampliar o número de trabalhos publicados e/ou apresentados por servidores da UFPel em eventos relevantes de suas áreas de atuação; (2) ampliar a participação de docentes ou técnico-administrativos da UFPel em eventos científicos, de ensino, de extensão e de cultura; (3) contribuir para uma maior internacionalização da UFPel; (4) estimular a ampliação da produção acadêmica de servidores da UFPel; (5) ampliar a divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.

    O edital irá apoiar eventos realizados entre julho e dezembro de 2014. Os pedidos deverão ser encaminhados de acordo com o calendário abaixo, diretamente à PRPPG através de formulário específico, ao qual deve ser anexada a documentação exigida no edital.

    Período do evento Inscrição Resultado
    01 de julho a 31 de julho até 23 de junho Primeira semana de julho
    01 de agosto a 30 de setembro até 11 de julho A partir de 18 de julho
    01 de outubro a 31 de dezembro até 15 de agosto Primeira semana de setembro

     

    O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no seguinte link:
    https://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/

    O edital APE-DTA, em conjunto com o edital de Apoio à Participação em Eventos – Discentes de Pós-Graduação (APE-DPG), faz parte do Programa de Apoio a Publicações (PAP) e da política de apoio à consolidação dos grupos de pesquisa e dos PPGs da UFPel que vem sendo desenvolvida pela PRPPG.

  • Informes sobre as Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    Por favor, solicitamos a atenção para os seguintes tópicos:

    §  O projeto deve estar registrado no COCEPE ou ter chegado com a aprovação do departamento ou centro na PRPPG até o dia 26 de maio de 2014. A vigência do projeto deve ser pelo menos até 31 de julho de 2015.

    §  Ser coordenador ou colaborador de projeto de pesquisa cadastrado na UFPel.

    §  Os projetos não serão avaliados, porém os planos de atividades do bolsista deverão estar de acordo com o projeto.

    §  Atenção para a sua respectiva área de avaliação, ela deverá estar em concordância com a sua planilha de avaliação.

    §  O prazo final para envio de propostas é 26 de maio de 2014 às 23 horas e 59 minutos pelo sistema de solicitação de bolsas.

    §  Não haverá prorrogações, devido ao curto prazo que deverá ser encaminhada a documentação de bolsistas para as agências de fomento.

  • Estão abertas as inscrições de pedidos de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas está divulgando, através do Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica, os editais 2014/2015 dos programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica.

    Os editais deste ano contêm novidades e, por isso, a PRPPG estimula fortemente uma leitura detalhada neste material para dirimir eventuais dúvidas e evitar erros que acabem por prejudicar a competitividade dos pedidos.

    A primeira novidade é a concorrência dentro das áreas de avaliação das grandes áreas. Esta mudança procura dar condições de equidade quanto à avaliação do CV Lattes dos pesquisadores para que não haja assimetrias muito grandes quanto a pontuação do CV Lattes.

    A segunda mudança é a modificação do formulário de envio das propostas. Neste ano existem duas possibilidades de envio: iniciação científica (4 editais) e iniciação tecnológica (2 editais). Neste formulário deverão ser anexados projeto, plano de trabalho, ficha de avaliação e CV Lattes em PDF.

    Uma terceira modificação é quanto à participação dos pesquisadores nas áreas de avaliação. Um pesquisador somente poderá participar em uma área de avaliação, mesmo que faça mais de uma solicitação em editais distintos.

    O plano de atividades apresentado no edital para bolsas PBIP pode ser o mesmo que foi apresentado no PBIC, PROBIC ou PBIP_AF.

    Para concorrer as bolsas, o projeto deverá estar cadastrado no COBALTO ou ter passado e sido aprovado em todas as instâncias de suas unidades acadêmicas chegando até o dia 26 de maio na PRPPG. Estes servirão como base de consulta ao Plano de Atividades e deverão ter vigência, de pelo menos o prazo da bolsa de iniciação científica e/ou tecnológica que será 31 de julho de 2015.

    A distribuição de bolsas por área também foi modificada. Neste ano, todas as propostas submetidas e que estejam de acordo com as exigências de cada edital irão contabilizar para esta distribuição, que será proporcional a demanda qualificada de cada área de avaliação, baseando-se em 50% da MEDIANA do número de solicitação para cada edital.

    A planilha de pontuação também sofreu modificações para se adequar a ordem do CV Lattes e também para incluir especificidades de grandes áreas e de áreas de avaliação.

    Por fim, diminuímos a porcentagem de adição de pontos dos pesquisadores que são bolsistas PQ de 20% para 15 da pontuação total e incluímos uma adição de 5% da pontuação total para os coordenadores de projetos de pesquisa com financiamento que tenham demonstrado isso na Matriz Docente.

    Ressaltamos que as inscrições irão até o dia 26 de maio de 2014.

  • Resultado da Seleção de Bolsistas – “PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS – PBA – BOLSAS DE INICIAÇÃO AO TRABALHO”

    São no total de 8 (oito) vagas para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, sendo 2(duas) vagas para cada Coordenação e 2(duas) vagas para a Secretaria, divididas como seguem:

    COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (2 VAGAS)

    COLOCAÇÃO

    NOME DO CANDIDATO

    Cybele de Souza Coelho

    Marcela Lopez Alvez

    SUPLENTES

    Fernanda Ribeiro Beling

    Lucas Funghetto Lazzaretti

    COORDENAÇÃO DE PESQUISA (2 VAGAS)

    COLOCAÇÃO

    NOME DO CANDIDATO

    Eduarda Brum Ilha

    Guilherme Davesac Goebel

    SUPLENTES

    Manoela Bohlmann Duarte

    Emanuelle Araújo da Silveira

    SECRETARIA (2 VAGAS)

    COLOCAÇÃO

    NOME DO CANDIDATO

    Eduardo Vinícius dos Santos

    Alexia Ferreira Ribeiro

    SUPLENTE

    Júlia Kich Chaves

    COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO (2 VAGAS)

    COLOCAÇÃO

    NOME DO CANDIDATO

    Mariane de Almeida Alves

    Rafaela Monteiro Soares

    SUPLENTE

    Cauê da Silva Quevedo

    Os candidatos selecionados deverão comparecer no dia 06/05/2014 (terça-feira), às 10 horas, na PRPPG. Salientamos, conforme Edital, que os selecionados deverão ter conta bancária para recebimento da bolsa.

    Resultado_seleção_de_bolsistas_-_PRPPG

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