Início do conteúdo
Pesquisa

Coordenação de Pesquisa (CPesq)

Coordenadora

Prof.ª Dr.ª Marcia Foster Mesko

A Coordenação de Pesquisa (CPesq) é o órgão dentro da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) que executa as políticas de pesquisa definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel. Para tanto, conta com duas estruturas internas: o Núcleo de Planejamento e Infraestrutura em Pesquisa e o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Iniciação Científica.

Esta Coordenação tem como principal objetivo a ampliação da relevância da UFPel no cenário nacional e internacional da pesquisa científica e, para tal, executa ações de estímulo à criação e à consolidação de novos grupos de pesquisa, de captação de recursos de órgão de fomento à pesquisa e de divulgação dos resultados obtidos pelos pesquisadores.

Mais especificamente, a Coordenação de Pesquisa é responsável:

a) pelo acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa institucionais;

b) pela definição de critérios, pela distribuição e pela implementação de bolsas de iniciação científica e tecnológica;

c) pela organização do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e outros eventos de divulgação científica;

d) pela definição de critérios, acompanhamento e prestação de contas de projetos institucionais de apoio à pesquisa;

e) pela divulgação de oportunidades e pelo auxílio na elaboração de projetos para a captação de recursos de órgãos de fomento.

 

Núcleo de Planejamento e Infraestrutura em Pesquisa (NPIP)

Chefe: Prof.ª Dr.ª Elessandra da Rosa Zavareze

Descrição:

O Núcleo de Planejamento e Infraestrutura em Pesquisa (NPIP) está vinculado à Coordenação de Pesquisa (CPESQ) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFPel, sendo responsável pela implementação das políticas institucionais relacionadas ao planejamento, utilização e manutenção da infraestrutura de pesquisa, com ênfase na gestão de laboratórios e equipamentos multiusuário.

O principal objetivo do NPIP é garantir que os recursos físicos e tecnológicos da universidade estejam adequadamente alinhados às necessidades dos pesquisadores, oferecendo condições ideais para a realização de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Para isso, o núcleo desenvolve e implementa políticas de planejamento de recursos, assegurando que as infraestruturas de pesquisa, como laboratórios e equipamentos, sejam utilizadas de forma otimizada e sustentável, atendendo de maneira eficiente a múltiplos grupos de pesquisa.

O NPIP, juntamente com o Comitê Institucional de Infraestrutura Multiusuária de Pesquisa, possui as seguintes atribuições:

a) Planejar a política de expansão e consolidação de infraestrutura multiusuária;

b) Estabelecer as políticas de acesso e utilização desses espaços;

c) Organizar e divulgar editais de fomento destinados a infraestrutura multiusuária;

d) Elaborar critérios para a definição de prioridades de ampliação e consolidação da infraestrutura;

e) Apreciar e aprovar os regimentos internos, as normas de acesso, utilização e os relatórios anuais do Comitê Gestor das infraestruturas multiusuárias.

 

Núcleo de Apoio à Pesquisa e Iniciação Científica (NAPIC)

Chefe: Cristina Rotta Assis

Equipe: Júlia de Oliveira Islabão

Rafael Pachon Elias

Descrição

Desenvolve ações de estímulo à consolidação de grupos de pesquisa e à construção de projetos para captação de recursos, tanto do ponto de vista de grupos isolados quanto do ponto de vista de grandes projetos institucionais, integrando diversos grupos.

Além de desenvolver ações de estímulo às atividades de iniciação científica e tecnológica na Universidade, por meio da organização de eventos, da captação de recursos para bolsas e, principalmente, da definição das políticas de distribuição das bolsas financiadas por órgãos de fomento e pela própria Instituição, de acordo com o que está definido no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel.

Especificamente, este Núcleo é responsável pelas seguintes ações:

a) pela definição de critérios, pela distribuição e pela implementação de bolsas de iniciação científica e tecnológica;

b) pela organização do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e de outros eventos de divulgação científica;

c) acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa institucionais;

d) definição de critérios, acompanhamento e prestação de contas de projetos institucionais de apoio à pesquisa;

e) divulgação de oportunidades e auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos de órgãos de fomento.

Para tanto, conta com duas seções: a Seção de Orçamento e Finanças para Projetos, responsável pelo suporte orçamentário e financeiro para a elaboração e a execução dos projetos desenvolvidos na UFPel, ampliando a competitividade dos projetos para captação de recursos e reduzindo o impacto burocrático da execução dos projetos para os grupos envolvidos, e a Seção de Registro e Acompanhamento de Projetos.

Publicado em 13/08/2013.