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    Notícias
  • SCS divulga novas datas de Eleição para CPA – categoria DISCENTES

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o Edital 03/2024 SCS/CPA referente à ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DISCENTE

    Inscrições:

    de 19 de julho de 2024 à 26 de agosto de 2024, por meio de envio dos dados exarados no anexo I do Edital, ao seguinte endereço de e-mail: scs@ufpel.edu.br, indicando no campo “assunto” a informação: “Inscrição CPA – CATEGORIA DISCENTE”.

    Vagas e mandatos:

    Serão eleitos três membros titulares com seus respectivos suplentes. O mandato será de dois anos.

     

    Sobre a CPA:

    A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, totalmente autônoma e que coordena a Autoavaliação Institucional na UFPel. Tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade. (INEP , 2017)

    A Comissão Própria de Avaliação da UFPel reúne-se quinzenalmente e conta com a representação de três estudantes, três docentes, três técnico-administrativos e três representantes da sociedade civil organizada. Mais detalhes sobre o papel da Comissão e as atribuições dos integrantes podem ser consultados no site da CPA.

    Conheça mais no https://wp.ufpel.edu.br/cpa/

  • SCS divulga Eleições para Servidores Docentes e TAEs aposentados junto ao CONSUN

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DOS SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, APOSENTADOS, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme a Convocação Eleição 04/2024 CONSUN. 

    Atenção para as datas:

    Inscrições: de 09 de julho a 08 de agosto de 2024 – A inscrição da chapa deverá ser realizada de forma digital, enviando e-mail para a Secretaria dos Conselhos Superiores, endereço scs@ufpel.edu.br, com o assunto Inscrição de chapa para o CONSUN, com as seguintes informações: categoria servidor Docente ou TAE aposentado, nomes completos dos candidatos a titular e a suplente, dados para contato (telefone e e-mail).

    Eleição presencial:  A eleição secreta será realizada das 8h às 12h e das 14 às 18h do dia 21 de agosto de 2024, na Secretaria dos Conselhos Superiores, localizada na Rua Gomes Carneiro, 01 – 4º andar – Sala 412A – Reitoria, situada no Campus Anglo da UFPel.

  • SCS divulga Eleições para docentes junto ao CONSUN e junto ao COCEPE

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga Eleições para docentes nos Conselhos Superiores (CONSUN e COCEPE) conforme segue:

     

    Eleição para CONSUN – Processo SEI 23110.013171/2024-32:

    Convocação Eleição CONSUN nº 02/2024 (2602670)  referente à ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DE REPRESENTANTES DE PROFESSORES(AS) DA CLASSE A – (Adjunto-A se doutor, Assistente-A – se mestre, Auxiliar – se graduado ou especialista), DA CLASSE B – Assistente E DA CLASSE D – Associado, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN e Lista de Votantes:

     

    Eleição para COCEPE – Processo SEI 23110.017718/2024-79:

    Convocação Eleição COCEPE 01/2024 (2649705) referente à ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOS(AS) PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA, DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS E DE LETRAS E ARTES,  JUNTO AO CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO – COCEPE e Lista de Votantes:

     

    Atenção para os PRAZOS:

    • Alterações nas listas de votantes: Incluir despacho no respectivo processo SEI até o dia 29/07/2024
    • INSCRIÇÕES: Incluir termo no respectivo processo SEI de 05 a 29/07/2024
  • SCS divulga as datas para retomada do Calendário Acadêmico 2024/1

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga as datas para retomada do Calendário Acadêmico 2024/1, conforme a Portaria Nº 102, de 04 de junho de  2024:

     

    Mês: Junho/2024

    10/06 (segunda) – Retomada do semestre letivo 2024/1 (disciplinas que estão sendo ministradas).

    17/06 (segunda) – INÍCIO: Período de trancamento de componentes curriculares (disciplinas) no Sistema Acadêmico Cobalto 2024/1 (disciplinas que estão sendo ministradas).

    28/06 (sexta) – FIM: Período de trancamento de componentes curriculares (disciplinas) no Sistema Acadêmico Cobalto 2024/1 (disciplinas que estão sendo ministradas).

    28/06 (sexta) – Data limite para o envio dos planos de ensino 2024/1 via Sistema Acadêmico Cobalto (disciplinas que estão sendo ministradas).

    Mês: Agosto/2024

    31/08 (sábado) – Último dia letivo de 2024/1.

    Mês: Setembro/2024

    02/09 (segunda) – INÍCIO: Período de exames 2024/1.

    06/09 (sexta) – FIM: Período de exames 2024/1.

    11/09 (quarta) – Data limite para digitação de notas 2024/1.

     

  • COCEPE aprova Moção de Apoio à Greve dos(as) Docentes e Técnicos(as) Administrativos(as) em Educação da UFPel

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga Moção aprovada pelo CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO DA PESQUISA E DA EXTENSÃO – COCEPE, em reunião realizada no dia  18 de abril de 2024:

     

    Moção de Apoio à Greve dos(as) Docentes e Técnicos(as) Administrativos(as) em Educação da Universidade Federal de Pelotas

    O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), reunido em 18 de abril de 2024, expressa seu total apoio à greve dos(as) docentes e técnicos(as) administrativos(as) em educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    O COCEPE reconhece a importância de todos(as) os(as) servidores(as) na missão educacional e acadêmica da UFPel, e que todas as reivindicações refletem preocupações legítimas sobre as condições de trabalho e a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

    Reiteramos nosso compromisso com docentes, técnicos(as) e discentes na defesa da educação pública de qualidade e com o respeito aos direitos de todos(as).

     

     

  • SCS divulga o resultado da Eleição 01/2024 CONSUN

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o resultado do Processo Eleitoral para escolha de representantes dos(as) COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – ARÉAS DE CIÊNCIAS DA VIDA E DE CIÊNCIAS EXATAS E DE REPRESENTANTES Dos(as) PROFESSORES(AS) DA CLASSE C – ADJUNTO, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN (referente Convocação Eleição 01/2024 – CONSUN), conforme consta na Ata de Reunião CONSUN (2560040), disponível no Processo SEI 23110.002335/2024-04:


    Chapas Eleitas:
    •  COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – ARÉA DE CIÊNCIAS DA VIDA:

    Chapa 02: Titular: FRANCINE NOVACK VICTORIA (CCQFA) e Suplente: MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS (FO)

    • COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – ARÉA DE CIÊNCIAS EXATAS:

    Chapa 02: Titular: LUCIANA CHIMENDES CABRERA (IFM) e Suplente: ÁDAMO DE SOUSA ARAÚJO (CENG)

    • PROFESSORES(AS) DA CLASSE C – ADJUNTO

    Chapa 01: Titular: LUCIANA MARINI KOPP (FAEM) e Suplente: PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO​ (CIM)

     

  • CONSUN aprova Moção de Apoio à Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga Moção aprovada pelo CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, em reunião realizada no dia  05 de março de 2024:

     

    Moção de Apoio à Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação

    A luta e perseverança na defesa de nossas crenças são fundamentais.

    Os técnicos e as técnicas administrativas em educação são fundamentais no desenvolvimento e funcionamento com qualidade das instituições federais de ensino.

    A busca por uma reestruturação justa e inadiável de suas carreiras certamente lhes permitirá cumprir e ampliar seu papel nesta missão. Mais do que nunca é necessário reconhecer sua relevância e apoiar sua luta.

    Por isso nos associamos nesta caminhada em defesa de seus direitos, certos(as) de seu papel na construção de uma universidade pública, de qualidade e socialmente referenciada.

     

  • SCS divulga Chapas Homologadas para Eleição de Docentes junto ao CONSUN

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a homologação das chapas inscritas para concorrer ao Processo Eleitoral para escolha  de representantes dos Coordenadores(as) de Cursos de Graduação – Áreas de Ciências da Vida e de Ciências Exatas e de representantes dos Professores(as) da Classe C – Adjunto, junto ao Conselho Universitário – CONSUN, conforme a Ata de Reunião CONSUN (2541531), constante no processo 23110.002335/2024-04.

    Chapas Homologadas:

    Categoria de Coordenadores(as) de Cursos de Graduação – Área de Ciências da Vida:

    Chapa 01: Titular: ANA PAULA DE LIMA ESCOBAL (FE) e Suplente: SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO (FAMED)

    Chapa 02: Titular: FRANCINE NOVACK VICTORIA (CCQFA) e Suplente: MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS (FO).

     

    Categoria de Coordenadores(as) de Cursos de Graduação – Área de Ciências da Exatas:

    Chapa 01: Titular: SERGIO DA SILVA CAVA (CDTEC) e Suplente: LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA (CDTEC)

    Chapa 02: Titular: LUCIANA CHIMENDES CABRERA (IFM) e Suplente: ÁDAMO DE SOUSA ARAÚJO (CENG).

     

    Categoria de Professores​ Classe C – Adjunto:

    Chapa 01: Titular: LUCIANA MARINI KOPP (FAEM) e Suplente: PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO​ (CIM)

    Chapa 02: Titular: MARÍLIA LAZAROTTO (CENG) e Suplente: RAFAEL DE AVILA DELUCIS (CENG).


    ATENÇÃO: A eleição secreta será realizada das 9h do dia 12 de março de 2024 às 14h do dia 15 de março de 2024, de forma eletrônica, através do Sistema Votação UFPel – http://votacao.ufpel.edu.br, utilizando o e-mail institucional (@ufpel.edu.br). O eleitor receberá em seu e-mail link com informações de como proceder para votação.
  • SCS divulga Eleição para CPA – categoria DISCENTES

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o Edital 02/24 SCS/CPA referente à ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DISCENTE

    Inscrições:

    de 29 de fevereiro à 30 de abril de 2024, por meio de envio dos dados exarados no anexo I do Edital, ao seguinte endereço de e-mail: scs@ufpel.edu.br, indicando no campo “assunto” a informação: “Inscrição CPA – CATEGORIA DISCENTE”.

    Vagas e mandatos:

    Serão eleitos três membros titulares com seus respectivos suplentes. O mandato será de dois anos.

     

    Sobre a CPA:

    A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, totalmente autônoma e que coordena a Autoavaliação Institucional na UFPel. Tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade. (INEP , 2017)

    A Comissão Própria de Avaliação da UFPel reúne-se quinzenalmente e conta com a representação de três estudantes, três docentes, três técnico-administrativos e três representantes da sociedade civil organizada. Mais detalhes sobre o papel da Comissão e as atribuições dos integrantes podem ser consultados no site da CPA.

    Conheça mais no https://wp.ufpel.edu.br/cpa/

  • SCS divulga Eleições para docentes junto ao CONSUN

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga abertura de inscrições para Eleições conforme segue:

     

    • Informamos que se algum coordenador e/ou curso da Unidade não constar nas listas de votantes de Áreas é devido ao fato de não ter coordenação cadastrada no dia em que foram extraídos os dados do Cobalto.  Para essas coordenações não cadastradas, mas que já tiverem servidor(a) ocupando o cargo de coordenador(a), com Portaria, favor incluir despacho solicitando alteração da lista de votantes neste processo, conforme o parágrafo único do item 2º do edital, até o dia 01 de março de 2024. Qualquer solicitação de retificação das informações constantes nos anexos do edital deve obedecer rigorosamente o prazo do edital.

     

    ATENÇÃO:

    PERÍODO DE INSCRIÇÕES DE CHAPAS: de 29 de janeiro de 2024 a 01 de março de 2024.