A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga ELEIÇÃO para REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (ativos), JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme segue:
Processo SEI 23110.020321/2024-64:
Convocação Eleição CONSUN nº 03/2024 (2674642) referente à ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (ativos), JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme segue:
7 vagas para Servidores Técnico-Administrativos em Educação no CONSUN.
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o Edital 03/2024 SCS/CPA (retificado pelo Edital RETIFICAÇÃO 04/2024 SCS/CPA) referente à ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DISCENTEInscrições:de 19 de julho de 2024 à 26 de agosto de 2024, por meio de envio dos dados exarados no anexo I do Edital, ao seguinte endereço de e-mail: scs@ufpel.edu.br, indicando no campo “assunto” a informação: “Inscrição CPA – CATEGORIA DISCENTE”.
Vagas e mandatos:
Serão eleitos três membros titulares com seus respectivos suplentes. O mandato será de um ano.
Sobre a CPA:
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, totalmente autônoma e que coordena a Autoavaliação Institucional na UFPel. Tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade. (INEP , 2017)
A Comissão Própria de Avaliação da UFPel reúne-se quinzenalmente e conta com a representação de três estudantes, três docentes, três técnico-administrativos e três representantes da sociedade civil organizada. Mais detalhes sobre o papel da Comissão e as atribuições dos integrantes podem ser consultados no site da CPA.
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DOS SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, APOSENTADOS, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme a Convocação Eleição 04/2024 CONSUN.
Atenção para as datas:
Inscrições: de 09 de julho a 08 de agosto de 2024 – A inscrição da chapa deverá ser realizada de forma digital, enviando e-mail para a Secretaria dos Conselhos Superiores, endereço scs@ufpel.edu.br, com o assunto Inscrição de chapa para o CONSUN, com as seguintes informações: categoria servidor Docente ou TAE aposentado, nomes completos dos candidatos a titular e a suplente, dados para contato (telefone e e-mail).
Eleição presencial: A eleição secreta será realizada das 8h às 12h e das 14 às 18h do dia 21 de agosto de 2024, na Secretaria dos Conselhos Superiores, localizada na Rua Gomes Carneiro, 01 – 4º andar – Sala 412A – Reitoria, situada no Campus Anglo da UFPel.
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga Eleições para docentes nos Conselhos Superiores (CONSUN e COCEPE) conforme segue:
Eleição para CONSUN – Processo SEI 23110.013171/2024-32:
Convocação Eleição CONSUN nº 02/2024 (2602670) referente àELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DE REPRESENTANTES DE PROFESSORES(AS) DA CLASSE A – (Adjunto-A se doutor, Assistente-A – se mestre, Auxiliar – se graduado ou especialista), DA CLASSE B – Assistente E DA CLASSE D – Associado, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN e Lista de Votantes:
Eleição para COCEPE – Processo SEI 23110.017718/2024-79:
Convocação Eleição COCEPE 01/2024 (2649705)referente à ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOS(AS) PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA, DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS E DE LETRAS E ARTES, JUNTO AO CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO – COCEPE e Lista de Votantes:
10/06 (segunda) – Retomada do semestre letivo 2024/1 (disciplinas que estão sendo ministradas).
17/06 (segunda) – INÍCIO: Período de trancamento de componentes curriculares (disciplinas) no Sistema Acadêmico Cobalto 2024/1 (disciplinas que estão sendo ministradas).
28/06 (sexta) – FIM: Período de trancamento de componentes curriculares (disciplinas) no Sistema Acadêmico Cobalto 2024/1 (disciplinas que estão sendo ministradas).
28/06 (sexta) – Data limite para o envio dos planos de ensino 2024/1 via Sistema Acadêmico Cobalto (disciplinas que estão sendo ministradas).
Mês: Agosto/2024
31/08 (sábado) – Último dia letivo de 2024/1.
Mês: Setembro/2024
02/09 (segunda) – INÍCIO: Período de exames 2024/1.
06/09 (sexta) – FIM: Período de exames 2024/1.
11/09 (quarta) – Data limite para digitação de notas 2024/1.
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga Moção aprovada pelo CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO DA PESQUISA E DA EXTENSÃO – COCEPE, em reunião realizada no dia 18 de abril de 2024:
Moção de Apoio à Greve dos(as) Docentes e Técnicos(as) Administrativos(as) em Educação da Universidade Federal de Pelotas
O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), reunido em 18 de abril de 2024, expressa seu total apoio à greve dos(as) docentes e técnicos(as) administrativos(as) em educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O COCEPE reconhece a importância de todos(as) os(as) servidores(as) na missão educacional e acadêmica da UFPel, e que todas as reivindicações refletem preocupações legítimas sobre as condições de trabalho e a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
Reiteramos nosso compromisso com docentes, técnicos(as) e discentes na defesa da educação pública de qualidade e com o respeito aos direitos de todos(as).
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o resultado do Processo Eleitoral para escolha de representantes dos(as) COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – ARÉAS DE CIÊNCIAS DA VIDA E DE CIÊNCIAS EXATAS E DE REPRESENTANTES Dos(as) PROFESSORES(AS) DA CLASSE C – ADJUNTO, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN (referente Convocação Eleição 01/2024 – CONSUN), conforme consta na Ata de Reunião CONSUN (2560040), disponível no Processo SEI 23110.002335/2024-04:
Chapas Eleitas:
COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – ARÉA DE CIÊNCIAS DA VIDA:
Chapa 02: Titular: FRANCINE NOVACK VICTORIA (CCQFA) e Suplente: MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS (FO)
COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – ARÉA DE CIÊNCIAS EXATAS:
Chapa 02: Titular: LUCIANA CHIMENDES CABRERA (IFM) e Suplente: ÁDAMO DE SOUSA ARAÚJO (CENG)
PROFESSORES(AS) DA CLASSE C – ADJUNTO
Chapa 01: Titular: LUCIANA MARINI KOPP (FAEM) e Suplente: PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO (CIM)
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga Moção aprovada pelo CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, em reunião realizada no dia 05 de março de 2024:
Moção de Apoio à Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação
A luta e perseverança na defesa de nossas crenças são fundamentais.
Os técnicos e as técnicas administrativas em educação são fundamentais no desenvolvimento e funcionamento com qualidade das instituições federais de ensino.
A busca por uma reestruturação justa e inadiável de suas carreiras certamente lhes permitirá cumprir e ampliar seu papel nesta missão. Mais do que nunca é necessário reconhecer sua relevância e apoiar sua luta.
Por isso nos associamos nesta caminhada em defesa de seus direitos, certos(as) de seu papel na construção de uma universidade pública, de qualidade e socialmente referenciada.
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a homologação das chapas inscritas para concorrer ao Processo Eleitoral para escolha de representantes dos Coordenadores(as) de Cursos de Graduação – Áreas de Ciências da Vida e de Ciências Exatas ede representantes dos Professores(as) da Classe C – Adjunto, junto ao Conselho Universitário – CONSUN, conforme a Ata de Reunião CONSUN (2541531), constante no processo23110.002335/2024-04.Chapas Homologadas:
Categoria de Coordenadores(as) de Cursos de Graduação – Área de Ciências da Vida:
Chapa 01: Titular: ANA PAULA DE LIMA ESCOBAL (FE) e Suplente: SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO (FAMED)
Chapa 02: Titular: FRANCINE NOVACK VICTORIA (CCQFA) e Suplente: MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS (FO).
Categoria de Coordenadores(as) de Cursos de Graduação – Área de Ciências da Exatas:
Chapa 01: Titular: SERGIO DA SILVA CAVA (CDTEC) e Suplente: LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA (CDTEC)
Chapa 02: Titular: LUCIANA CHIMENDES CABRERA (IFM) e Suplente: ÁDAMO DE SOUSA ARAÚJO (CENG).
Categoria de Professores Classe C – Adjunto:
Chapa 01: Titular: LUCIANA MARINI KOPP (FAEM) e Suplente: PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO (CIM)
Chapa 02: Titular: MARÍLIA LAZAROTTO (CENG) e Suplente: RAFAEL DE AVILA DELUCIS (CENG).
ATENÇÃO: A eleição secreta será realizada das 9h do dia 12 de março de 2024 às 14h do dia 15 de março de 2024, de forma eletrônica, através do Sistema Votação UFPel – http://votacao.ufpel.edu.br, utilizando o e-mail institucional (@ufpel.edu.br). O eleitor receberá em seu e-mail link com informações de como proceder para votação.
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o Edital 02/24 SCS/CPA referente à ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DISCENTE
Inscrições:
de 29 de fevereiro à 30 de abril de 2024, por meio de envio dos dados exarados no anexo I do Edital, ao seguinte endereço de e-mail: scs@ufpel.edu.br, indicando no campo “assunto” a informação: “Inscrição CPA – CATEGORIA DISCENTE”.
Vagas e mandatos:
Serão eleitos três membros titulares com seus respectivos suplentes. O mandato será de dois anos.
Sobre a CPA:
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, totalmente autônoma e que coordena a Autoavaliação Institucional na UFPel. Tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade. (INEP , 2017)
A Comissão Própria de Avaliação da UFPel reúne-se quinzenalmente e conta com a representação de três estudantes, três docentes, três técnico-administrativos e três representantes da sociedade civil organizada. Mais detalhes sobre o papel da Comissão e as atribuições dos integrantes podem ser consultados no site da CPA.