Início do conteúdo
Apresentação

O Conselho de Planejamento da UFPel (COPLAN-UFPel) foi aprovado no Conselho Universitário através da Resolução 10 de 22 de agosto de 2018. Este conselho é uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva. Constituído como órgão consultivo e propositivo da Universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Com base nas diversas atribuições dos Conselhos existentes na UFPel, percebe-se que nenhum deles tem a finalidade de abordar o futuro da Universidade. Os três Conselhos Superiores da UFPel deliberam sobre o presente e, algumas vezes, tratam do passado da instituição, mas, atualmente, não se caracterizam por planejar estrategicamente as ações da Universidade em médio e longo prazo. Esta lacuna existente em relação ao planejamento representa um entrave ao desenvolvimento universitário.

O conselho de planejamento é responsável por refletir e planejar o futuro da instituição, tendo por objetivo primordial preencher esse hiato de modo estruturado. Assim, as ações de planejamento poderão ser apreciadas e desenvolvidas pela comunidade universitária, com ampla discussão, tornando-as assim ações institucionais socialmente referenciadas.

O Conselho de Planejamento tem função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade.

O COPLAN se constitui de um Comitê Articulador de longa duração, e de múltiplos Grupos Temáticos de curta duração. O Comitê é responsável por deliberar sobre questões mais restritas, e por estabelecer os Grupos de acordo com temas de interesse. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação, concentração ou atuação, e pode contar com membros externos. A efemeridade dos Grupos e a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento.  

Para detalhamento das informações acesse: Resolução 10 do CONSUN de 22 de agosto de 2018

    Notícias
  • COPLAN coloca-se à disposição para atuar no Plebiscito sobre o Future-se

    O COPLAN está à disposição da PROPLAN, do CONSUN e da comunidade da UFPel para encaminhar ou auxiliar, caso necessário, no plebiscito eletrônico que provavelmente chamará democraticamente a comunidade da universidade para decidir quanto a adesão da universidade ao Future-se (MEC).  Este encaminhamento foi retirado pelo Comitê Articulador em reunião no último 09 de setembro quando da discussão sobre as pautas propostas pela PROPLAN no processo SEI 23110.038460/2019-87 através do memorando 84 (0694550). Na mesma ocasião o Comitê Articulador do COPLAN deliberou que a posição do Conselho quanto ao Future-se será provavelmente emitida após o período de debate que atualmente ocorre em toda a universidade.

    Encontre o documento aqui.

  • COPLAN realiza sorteio para compor GTs

    O COPLAN na última reunião do Comitê Articulador em 09 de setembro realizou o sorteio dos membros que, potencialmente, comporão os Grupos Temáticos do COPLAN. Os membros já estão sendo contactados!

  • Comunidade é chamada a participar do COPLAN-UFPel

    A comunidade da UFPel é chamada a participar do COPLAN por meio de GTs.

    Serão formados cinco GTs com objetivo ampliar a participação da comunidade nas discussões do orçamento participativo da UFPel. Cada GT terá um tema específico de debate e trabalhará no sentido de apontar prioridades.

    Os temas de cada um dos GTs são: 1. Gestão Institucional, 2. Gestão de Pessoas, 3. Gestão Acadêmica, 4. Gestão da Assistência Estudantil e 5. Infraestrutura.

    Veja na íntegra a CHAMADA A COMPOSIÇÃO DE GRUPO TEMÁTICO DO COPLAN. 

  • Informações importantes sobre a eleição eletrônica do COPLAN

    Para evitar dúvidas e equívocos sobre as eleições eletrônicas do COPLAN, reforçamos algumas orientações:

     

    1. Cada eleitor da UFPel votará, no mínimo, em DUAS consultas enviadas em emails separados. Votará na sua respectiva categoria (discente, docente ou técnico administrativo em educação)  e votará na sua respectiva zona de lotação (balsa-porto, capão do leão ou centro-sul).

     

    2. Os emails com as orientações para votar foram enviados exclusivamente para o endereço de email principal cadastrado no COBALTO. Não há possibilidade de troca de endereço de email após o início destas eleições.

    Para verificar seu email principal cadastrado entre no COBALTO clique na aba “perfil” no canto superior direito e verificar o campo “email principal”.

    3. Os servidores de email Hotmail, Outlook e Yahoo podem enfrentar atrasos nos recebimentos. Isso se deve a filtros e dispositivos de proteção do próprio provedor de email.

     

    4. Nestes casos recomendamos a procura detalhada na caixa de spam, por entradas do remente votacao@ufpel.edu.br (ATENÇÃO: Jamais enviei mensagens para este mail. Todo contato deve ser enviado para coplan@ufpel.edu.br)