Início do conteúdo
Apresentação

O Conselho de Planejamento da UFPel (COPLAN-UFPel) foi aprovado no Conselho Universitário através da Resolução 10 de 22 de agosto de 2018. Este conselho é uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva. Constituído como órgão consultivo e propositivo da Universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Com base nas diversas atribuições dos Conselhos existentes na UFPel, percebe-se que nenhum deles tem a finalidade de abordar o futuro da Universidade. Os três Conselhos Superiores da UFPel deliberam sobre o presente e, algumas vezes, tratam do passado da instituição, mas, atualmente, não se caracterizam por planejar estrategicamente as ações da Universidade em médio e longo prazo. Esta lacuna existente em relação ao planejamento representa um entrave ao desenvolvimento universitário.

O conselho de planejamento é responsável por refletir e planejar o futuro da instituição, tendo por objetivo primordial preencher esse hiato de modo estruturado. Assim, as ações de planejamento poderão ser apreciadas e desenvolvidas pela comunidade universitária, com ampla discussão, tornando-as assim ações institucionais socialmente referenciadas.

O Conselho de Planejamento tem função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade.

O COPLAN se constitui de um Comitê Articulador de longa duração, e de múltiplos Grupos Temáticos de curta duração. O Comitê é responsável por deliberar sobre questões mais restritas, e por estabelecer os Grupos de acordo com temas de interesse. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação, concentração ou atuação, e pode contar com membros externos. A efemeridade dos Grupos e a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento.  

Para detalhamento das informações acesse: Resolução 10 do CONSUN de 22 de agosto de 2018

    Notícias
  • COPLAN homologa a etapa final do OP-UFPel

    Nas reuniões do Comitê Articulador realizadas dia 07 e 14 de maio o COPLAN discutiu assuntos referentes ao Orçamento Participativo da UFPel.

    Na primeira reunião, dia 07, o Comitê homologou o resultado da consulta universal à comunidade acadêmica, etapa que finalizou a metodologia proposta do Orçamento Participativo da UFPel.

    Na segunda reunião o Comitê discutiu e homologou a tabela final dos valores atribuídos a cada uma das prioridades de acordo com a metodologia do OP-UFPel. Além disso, as Pró-Reitorias envolvidas com os temas prioritários foram convidadas a participar da reunião ocorrida dia 14 de maio, onde foram discutidas possibilidades com objetivo de facilitar e agilizar a execução das quatro prioridades apontadas e classificadas pela comunidade acadêmica.

    Para maiores informações acesse nos links a seguir o resultado final da consulta universal e a tabela final dos valores atribuídos a cada uma das prioridades.

  • Resultado da Consulta Universal do Orçamento Participativo – UFPel

    Acesse os resultados preliminares da consulta universal do orçamento participativo UFPel.

    Etapa importante e histórica na UFPel sendo finalizada. Reitera-se as data abaixo:

    • Consulta Universal: de 18 à 25 de março de 2020.
    • Publicação dos resultados: 26 de março de 2020.
    • Apresentação de recursos relacionados aos resultados da consulta: 27 e 28 de março exclusivamente pelo mail coplan@ufpel.edu.br
    • Respostas aos eventuais recursos e publicação dos resultados finais: 30 de março de 2020.
  • A Consulta Universal para o Orçamento Participativo se aproxima!

    A Consulta Universal para o Orçamento Participativo será realizada no período de 18 à 25 de março de 2020.

    Há duas datas reservadas para realização de plenária com a comunidade com o objetivo esclarecer, tirar dúvidas e dialogar sobre o Orçamento participativo, conforme mostrado a seguir:

    • 18 de março de 2020 às 10h no auditório da FAEM, Campus Capão do Leão.
    • 19 de março de 2020 às 17h50min no auditório da Faculdade de Direito.

    A consulta universal será realizada por votação eletrônica pelo sistema Helios voting (para saber mais acesse: https://votacao.ufpel.edu.br/).

     

  • COPLAN DEFINE AS 4 PRIORIDADES PARA O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UFPEL

    Após a finalização dos trabalhos realizados pelos GTs e pelo Comitê Articulador as 4 prioridades do Orçamento Participativo (OP-UFPel) que comporão a consulta universal à comunidade foram definidas. Confira abaixo.

     

    Acesse os relatórios completos com todas as prioridades para cada GT aqui.

  • Conselheiros dos Grupos Temáticos são empossados

    Os conselheiros integrantes dos Grupos Temáticos do COPLAN tomaram posse no último dia 10 de outubro, em reunião do Comitê Articulador, e dão início aos trabalhos que tratam do Orçamento Participativo da UFPel.

    Pela primeira vez o COPLAN constitui Grupos Temáticos, momento em que funciona em sua plenitude, com os dois principais blocos que o formam em atividade.

    Veja matéria abaixo

    Conselheiros são empossados e GTs do Coplan começam trabalhos