Início do conteúdo
Apresentação

O Conselho de Planejamento da UFPel (COPLAN-UFPel) foi aprovado no Conselho Universitário através da Resolução 10 de 22 de agosto de 2018. Este conselho é uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva. Constituído como órgão consultivo e propositivo da Universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Com base nas diversas atribuições dos Conselhos existentes na UFPel, percebe-se que nenhum deles tem a finalidade de abordar o futuro da Universidade. Os três Conselhos Superiores da UFPel deliberam sobre o presente e, algumas vezes, tratam do passado da instituição, mas, atualmente, não se caracterizam por planejar estrategicamente as ações da Universidade em médio e longo prazo. Esta lacuna existente em relação ao planejamento representa um entrave ao desenvolvimento universitário.

O conselho de planejamento é responsável por refletir e planejar o futuro da instituição, tendo por objetivo primordial preencher esse hiato de modo estruturado. Assim, as ações de planejamento poderão ser apreciadas e desenvolvidas pela comunidade universitária, com ampla discussão, tornando-as assim ações institucionais socialmente referenciadas.

O Conselho de Planejamento tem função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade.

O COPLAN se constitui de um Comitê Articulador de longa duração, e de múltiplos Grupos Temáticos de curta duração. O Comitê é responsável por deliberar sobre questões mais restritas, e por estabelecer os Grupos de acordo com temas de interesse. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação, concentração ou atuação, e pode contar com membros externos. A efemeridade dos Grupos e a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento.  

Para detalhamento das informações acesse: Resolução 10 do CONSUN de 22 de agosto de 2018

    Notícias
  • Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (COPLAN) está com inscrições abertas

     

    O Comitê Articulado do Conselho de Planejamento da Universidade Federal de Pelotas está com inscrições abertas até 20 de março. Serão inscritas chapas para representações dos estudantes, dos docentes e dos técnico-administrativos por região dos campi (Capão do Leão, Centro-Sul e Balsa-Porto), independentemente de categoria.

    A eleição ocorrerá de 25 a 27 de março, de forma on-line. Veja como se candidatar aqui.

    Sobre a votação, acesse este site.

  • ATENÇÃO: Já estão fixadas as datas para conversar com a comunidade sobre o COPLAN

    A PROPLAN realizará três encontros com a comunidade acadêmica para divulgação do Conselho de Planejamento da UFPel (COPLAN-UFPel). Estes colóquios terão duração prevista de aproximadamente 30 minutos e serão mais uma oportunidade de divulgação e esclarecimento sobre este novo Conselho.

    Capão do Leão

    Data e hora: 18 de março, segunda-feira, às 13h30min
    Local: Saguão da FAEM.

    Centro-Sul

    Data e hora: 20 de março, quarta-feira, 18h30min
    Local: Auditório da Faculdade de Direito

    Balsa-Porto

    Data e hora: 21 de março, quinta-feira, 13h30min
    Local: Auditório da Reitoria, campus Anglo.

    PARTICIPE !! Será uma ótima ocasião para conhecer e tirar dúvidas sobre o COPLAN.

  • Conheça o sistema Helios de votação on-line!

    SOBRE O SISTEMA HELIOS VOTING

    O Sistema de votação On-Line Helios voting permite a realização de eleições através da Internet com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, dotado de um mecanismo altamente seguro de computação e apuração eletrônicas dos votos que, são criptografados antes de serem enviados pela rede. O eleitor é identificado mediante login e senha de acesso individuais ao ambiente de votação, além disso o sistema permite ainda a cada eleitor auditar o próprio voto. Este sistema foi desenvolvido pelo pesquisador do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês), Ben Adida.

    Helios voting é disponibilizado publicamente como software livre, o que permite personalizações no código fonte, e oferece um programa de eleições verificáveis on-line.

    Para maiores informações visite a aba “sobre o Helios” no site https://votacao.ufpel.edu.br/.