Início do conteúdo
Apresentação

O Conselho de Planejamento da UFPel (COPLAN-UFPel) foi aprovado no Conselho Universitário através da Resolução 10 de 22 de agosto de 2018. Este conselho é uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva. Constituído como órgão consultivo e propositivo da Universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Com base nas diversas atribuições dos Conselhos existentes na UFPel, percebe-se que nenhum deles tem a finalidade de abordar o futuro da Universidade. Os três Conselhos Superiores da UFPel deliberam sobre o presente e, algumas vezes, tratam do passado da instituição, mas, atualmente, não se caracterizam por planejar estrategicamente as ações da Universidade em médio e longo prazo. Esta lacuna existente em relação ao planejamento representa um entrave ao desenvolvimento universitário.

O conselho de planejamento é responsável por refletir e planejar o futuro da instituição, tendo por objetivo primordial preencher esse hiato de modo estruturado. Assim, as ações de planejamento poderão ser apreciadas e desenvolvidas pela comunidade universitária, com ampla discussão, tornando-as assim ações institucionais socialmente referenciadas.

O Conselho de Planejamento tem função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade.

O COPLAN se constitui de um Comitê Articulador de longa duração, e de múltiplos Grupos Temáticos de curta duração. O Comitê é responsável por deliberar sobre questões mais restritas, e por estabelecer os Grupos de acordo com temas de interesse. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação, concentração ou atuação, e pode contar com membros externos. A efemeridade dos Grupos e a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento.  

Para detalhamento das informações acesse: Resolução 10 do CONSUN de 22 de agosto de 2018

    Notícias
  • Prazo para votação ao Comitê Articulador do COPLAN é estendido

    Em razão do grande número de e-mails disparados pelo sistema com o link para as cédulas de votação do Comitê Articulador do Conselho de Planejamento da UFPel, alguns eleitores receberam este email com certo atraso. Desta forma, para que não haja prejuízo aos eleitores e candidatos, a Comissão Organizadora das Eleições informa que o prazo final para votação será prorrogado de 04 de junho para 07 de junho até às 12h.

    Portanto, o novo cronograma de atividades da referida eleição será:

    – prazo para relato de não recebimento do email de votação: 04 de junho às 14h. (cdit@ufpel.edu.br)

    – período de votação: até 07 de junho às 12h

    – apuração dos votos: 07 de junho às 14h

    – divulgação do resultado final: 07 de junho até às 17h.

  • Publicação da lista de candidatos homologados ao Comitê Articulador do COPLAN

    Seguindo o cronograma de atos descritos na convocação que regulamenta as eleições ao Comitê Articulador do COPLAN, a comissão eleitoral publica a lista de homologação das inscrições recebidas, como segue:

     

    INSCRIÇÕES RECEBIDAS PARA A CONSULTA A COMUNIDADE AO COMITÊ ARTICULADOR DO COPLAN

     

    CANDIDATOS HOMOLOGADOS

    CATEGORIAS

    Representação Discentes:

    1. Assucena Saldanha Maio Silvano (Titular, ICH) e Rui M. Delgado (Suplente, ICH)
    2. Hugo Carlos Bolzon Gonzalez (Titular, CDTec) e George Coutinho Lima (Suplente, CEng)

    Representação Docentes

    1. Alisson Eduardo Maehler (Titular, CCSO) e Marcelo de Oliveira Passos (Suplente, ICH)
    2. Pedro Luís Machado Sanches (Titular, ICH) e Otávio Martins Peres (Suplente, FaUrb)
    3. Silvana Paiva Orlandi (Titular, FN) e Eleonora Campos da Motta Santos (Suplente, CArt)

    Representação Técnicos Administrativos em Educação

    1. Alencar Ibeiro de Oliveira (Titular, PRA) e Patrícia de Borba Pereira (CBIB/GVR)
    2. Daniel Keglis de Souza (Titular, CCQFA) e Morgana Riva (Suplente, NELU/GVR)

     

    ZONAS

    Representação Balsa-Porto

    1. Victor Hugo Santos de Oliveira (Titular, Discente, CEng) e Marília Lazarotto (Suplente, Docente, CEng)

    Representação Capão do Leão

    1. Fabrício Pereira Harter (Titular, Docente, FaMet) e Cristiano Silva da Rosa (Suplente, Docente, FaVet)

    Representação Centro-Sul

    1. Kelly Wendt (Titular, Docente, CArt) e Otávio Pereira D’Ávila (Suplente, Docente, FO)

     

    CANDIDATOS NÃO HOMOLOGADOS

     

    CATEGORIAS

    Representação Discentes:

    1. Marina de Oliveira Rosa (Titular, CCSO).

     

    De acordo com a convocação, os possíveis recursos à etapa de homologação dos candidatos devem ser enviados para coplan@ufpel.edu.br  até às 14h do dia 27 de maio de 2021.

     

    Comissão Eleitoral

  • Inscrições para candidaturas ao COPLAN encerram segunda-feira 24.05.2021

    Estão abertas até amanhã, 24 de maio às 17h, as inscrições de candidatos ao Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (COPLAN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De acordo com o edital de convocação, serão inscritas chapas (titular e suplente) para representações dos estudantes (1 vaga), dos docentes (2 vagas) e dos técnico-administrativos em educação (2 vagas), além das representações por zonas regionais: Capão do Leão (1 vaga), Centro-Sul (1 vaga) e Balsa-Porto (1 vaga), estas últimas independentemente de categoria. A eleição ocorrerá de 02 a 04 de junho de 2021 de forma on-line, por meio do sistema Helios voting.

    Na escolha dos representantes dos segmentos, é possível se candidatar e votar em chapas da própria categoria. Por outro lado, nas representações das zonas regionais estudantes, professores e técnico-administrativos poderão se candidatar e votar dentro de sua respectiva zona de lotação (Balsa-Porto, Capão do Leão ou Centro-Sul)*, independentemente da categoria a que pertençam. Para as representações com 2 vagas a serem preenchidas, os respectivos eleitores envolvidos poderão, no seu voto, escolher até duas chapas.

    Veja como se candidatar aqui.

    *Veja aqui a distribuição de unidades nas zonas regionais.

  • Publicada convocação para eleições no COPLAN/UFPel

    O Gabinete da Vice-Reitoria publicou hoje a convocação 01/2021, direcionada à comunidade universitária, acerca das eleições para a composição do Comitê Articulador do COPLAN.

    Confira aqui a convocação na íntegra.

    Baixe aqui o Formulário de inscrição de candidatura.

    Participe!

     

    Confira abaixo as listas de eleitores:

    Categoria Discente

    Categoria Docente

    Categoria Técnico Administrativo em Educação

    Zona Balsa-Porto

    Zona Capão do Leão

    Zona Centro-Sul

     

    Confira também a Portaria de constituição da Comissão Eleitoral, publicada pelo Gabinete da Reitora.

  • GTs discutem o retorno às aulas presenciais em 2021.

    Os Grupos Temáticos do COPLAN estão discutindo a pauta de retorno às aulas presenciais, proposta pelo Comitê Acadêmico COVID-19 da UFPel, desde o dia 13 de novembro do corrente ano. Dois GTs poderão receber, em breve, novos integrantes devido a algumas vagas para membros sorteados não terem recebido ainda um aceite dos contemplados da comunidade.

    Confira aqui uma breve explanação sobre a formação e a composição dos GTs.

    Confira também aqui as portarias emitidas que institucionalizam a composição dos Grupos.

    Confira os relatórios emitidos pelos GTs na aba “Pareceres e Relatórios” no item “Pareceres/Relatórios dos Grupos Temáticos que discutem o retorno às aulas presenciais na UFPel em 2021

     

  • COPLAN emite nota à comunidade da UFPel

    O Conselho de Planejamento da UFPel publicou uma nota à comunidade acadêmica com o objetivo de expor seu funcionamento interno e divulgar suas atividades.

    A nota evidencia o dinamismo do Conselho, e apresenta sua estrutura interna e suas principais ações em quase dois anos de existência. Na UFPel, o COPLAN cumpre a importante função de garantir que ações e decisões administrativas aconteçam de maneira horizontal, inclusiva e democrática. Consultivo e propositivo, o Conselho de Planejamento é o único conselho superior da UFPel com composição paritária, seus membros foram eleitos através do sistema público de votação online disponível na UFPel, e conta ainda com participação histórica de representação da comunidade externa, oriunda do Fórum Social da UFPel.

    Acesse a nota na íntegra aqui.

  • COPLAN homologa a etapa final do OP-UFPel

    Nas reuniões do Comitê Articulador realizadas dia 07 e 14 de maio o COPLAN discutiu assuntos referentes ao Orçamento Participativo da UFPel.

    Na primeira reunião, dia 07, o Comitê homologou o resultado da consulta universal à comunidade acadêmica, etapa que finalizou a metodologia proposta do Orçamento Participativo da UFPel.

    Na segunda reunião o Comitê discutiu e homologou a tabela final dos valores atribuídos a cada uma das prioridades de acordo com a metodologia do OP-UFPel. Além disso, as Pró-Reitorias envolvidas com os temas prioritários foram convidadas a participar da reunião ocorrida dia 14 de maio, onde foram discutidas possibilidades com objetivo de facilitar e agilizar a execução das quatro prioridades apontadas e classificadas pela comunidade acadêmica.

    Para maiores informações acesse nos links a seguir o resultado final da consulta universal e a tabela final dos valores atribuídos a cada uma das prioridades.

  • Resultado da Consulta Universal do Orçamento Participativo – UFPel

    Acesse os resultados preliminares da consulta universal do orçamento participativo UFPel.

    Etapa importante e histórica na UFPel sendo finalizada. Reitera-se as data abaixo:

    • Consulta Universal: de 18 à 25 de março de 2020.
    • Publicação dos resultados: 26 de março de 2020.
    • Apresentação de recursos relacionados aos resultados da consulta: 27 e 28 de março exclusivamente pelo mail coplan@ufpel.edu.br
    • Respostas aos eventuais recursos e publicação dos resultados finais: 30 de março de 2020.