A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga:Edital 06/2024 SCS/CPA – Retificação (2837501) – Retificação do edital de ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO:
Onde se lê:
3.DAS VAGAS E DA DURAÇÃO DOS MANDATOS
3.1 De acordo com o disposto no artigo 11 do Regimento Interno da CPA, o tempo de mandato dos membros eleitos (titulares e suplentes) será de dois (2) anos, a contar da nomeação por Portaria do Reitor:
Segmento
Vagas em aberto
Início das atividades
Docente
1 vaga
08/12/2024
Técnico Administrativo em Educação
1 vaga
08/12/2024
Leia-se:
3.DAS VAGAS E DA DURAÇÃO DOS MANDATOS
3.1 De acordo com o disposto no artigo 11 do Regimento Interno da CPA, o tempo de mandato dos membros eleitos (titulares e suplentes) será de dois (2) anos, a contar da nomeação por Portaria da Reitoria:
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga:Edital 05/2024 – SCS/CPA – ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO e
> Lista de Votantes, criada com dados extraídos do Cobalto em 30/10/2024:
Servidores que não constarem na lista e pertencerem a categoria podem pedir inclusão do seu nome conforme o item 5.2 do edital.
Salientamos que o e-mail que será utilizado para envio do link de votação obedece as orientações do item 6º deste edital, sendo que a listagem de e-mail também foi extraída do Cobalto em 30/10/2024.
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação e possui a incumbência de conduzir os processos internos de avaliação.
A autoavaliação institucional tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade.
Inscreva sua chapa através do processo 23110.032864/2024-24.
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04 a 11 de novembro de 2024
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a homologação das inscrições para a Eleição de Listas Tríplices para os cargos de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPel – Gestão 2025/2028, conforme consta no Despacho CONSUN (2781909), constante no processo 23110.029999/2024-11:
CONSIDERANDO O EDITAL/ SCS N.º 01/2024, de 07 de outubro de 2024 (2768885);
CONSIDERANDO a realização da checagem das inscrições recebidas e constatadas as condições de elegibilidade, nos termos disposto na Lei 5.540/68, com a redação que lhe conferiu a Lei nº 9.192/95, e no Decreto nº 1.916/96;
CONSIDERANDO o cumprimento da regra editalícia de realização de inscrição presencial na Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel e entrega de cópia eletrônica do Currículo Lattes do candidato(a) e do Programa de Gestão que pretende desenvolver na Instituição;
A Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel HOMOLOGA as seguintes inscrições, que preenchem os requisitos de elegibilidade legalmente exigidos:
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a abertura de inscrições de candidaturas para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, para a gestão 2025/2028, conforme segue:
A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPel, Professora Isabela Fernandes Andrade, considerando a Lei 5.540/68, com a redação que lhe conferiu a Lei nº 9.192/95, e o Decreto nº 1.916/96, visando à organização do processo de eleição pelo Conselho Universitário dos nomes que comporão as listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da UFPel para a gestão 2025/2028, torna pública a abertura de inscrições de candidaturas para os referidos cargos.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. Em face da necessidade de checagem das suas condições de elegibilidade, nos termos do que dispõem a Lei 5.540/68, com a redação que lhe conferiu a Lei nº 9.192/95, e o Decreto nº 1.916/96, os(as) candidatos(as) à Reitor(a) e Vice-Reitor(a) deverão fazer a inscrição de suas candidaturas no dia 09 de outubro de 2024, das 8:00 às 12:00 horas, na Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel, localizada da Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar – Bloco B – Sala 412-A, acompanhados de cópia eletrônica do Currículo Lattes do candidato(a) e do Programa de Gestão que pretendem desenvolver na Instituição.
1.2. Até às 16:00 horas do dia 09 de outubro de 2024, a Secretaria dos Conselhos Superiores fará publicar no site da Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel a relação dos inscritos que preencham os requisitos de elegibilidade legalmente exigidos.
1.3. Aqueles(as) que porventura não sejam tidos como elegíveis poderão interpor recurso junto ao Conselho Universitário até às 10:00 horas do dia 10 de outubro de 2024, recurso que haverá de ser entregue à Secretaria dos Conselhos Superiores, localizada da Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar – Bloco B – Sala 412-A. O resultado de eventuais recursos haverá de ser publicado no site da Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel, até às 18:00 horas do dia 10 de outubro de 2024.
1.4. Somente terá seu nome levado ao escrutínio único no Conselho Universitário o(a) candidato(a) que tiver sua inscrição homologada pela Secretaria dos Conselhos Superiores e que estiver presente à sessão do Conselho Universitário de que trata o item 2.1. para exposição de seu programa de gestão.
2. DAS ELEIÇÕES
2.1 As eleições serão realizadas, a teor do que estabelecem o Estatuto e o Regimento da Universidade, observada a Resolução Consun nº 01/1999, em sessão do Conselho Universitário, a realizar-se no próximo dia 11 de outubro, às 14:00 horas.
2.2 Na referida sessão, precedendo a elaboração das listas tríplices, os candidatos inscritos, observado o item 1.4. deste edital, disporão de até 10 minutos para a exposição de seus currículos e respetivos programas de gestão.
2.3 As votações proceder-se-ão em escrutínio único e uninominal.
2.4 Após a votação, será disponibilizada a palavra aos(às) conselheiros(as) que desejarem manifestar sua declaração de voto.
3. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
3.1 Os casos omissos serão dirimidos pelo Conselho Universitário.
Secretaria dos Conselhos Superiores, aos sete dias do mês de outubro de dois mil e vinte e quatro.
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a Moção de Apoio em solidariedade ao conselheiroEraldo dos Santos Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, conforme segue:
MOÇÃO DE APOIO
O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, em reunião realizada no dia 05 de setembro de 2024, deliberou, em solidariedade ao conselheiro Eraldo dos Santos Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, subscrever a seguinte manifestação, emitida pelo conselheiro Luiz Filipe Damé Schuch, representante da Área de Ciências Agrárias neste Conselho:
“O racismo deve ser tratado sempre no âmbito da opressão, nunca relevados, com a força e a revolta que o ato implica. Tomam maior força e vulto quando nos espaços de poder, não que seja mais ou menos racismo, são projetados na redução do acesso a esses espaços poder. O estímulo à conduta bélica desenfreada, tão bem percebida, sentida e repudiada pelos setores populares deste País, não podem ser relevadas em nenhum momento. O ato recebido pelo Prof. Eraldo é “mais um” de tantos que ocorrem diariamente, se reveste de requintes quando se reproduzem tantos argumentos que repudiamos – acontecem todo o dia…; já sofremos também…; mas foi sem intenção…; ah, mas essa gente… Como podemos estar tão absorvidos por uma disputa de poder, que chegamos ao cúmulo de ponderar, quase tentando defender e transformar a vítima em culpado. Portanto, reflexo de uma sociedade imersa em relações desiguais e racistas, que precisamos lutar para superar. Este e qualquer ato de ódio ou racismo devem ser enfrentados e combatidos. Toda solidariedade a todxs pessoas que vivem a opressão da nossa sociedade, em especial, neste momento, ao Eraldo.”
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a Homologação das inscrições referente ao EDITAL Nº. 003/2024 – ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA / SEGMENTO discente, conforme a Ata de Reunião:
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o resultado do Processo Eleitoral para escolha de representantes dos Servidores Docentes e Técnico-administrativos em Educação, aposentados, junto ao Conselho Universitário – CONSUN, conforme a Ata de Reunião Resultado Eleição Aposentados 2024.
Chapas Eleitas:
Categoria dos Servidores Docentes Aposentados:
Chapa 01: : Titular: MOACIR CARDOSO ELIAS e Suplente: LUCIA MARIA VAZ PERES
Categoria dos Servidores Técnico-administrativos em Educação Aposentados:
Chapa 01: Titular: ARLETE DE ARAÚJO DE ALBUQUERQUE e Suplente: ALBIO FERREIRA DA COSTA
A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o resultado do Processo Eleitoral para escolha de REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (ativos), JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme documentado no processo SEI 23110.020321/2024-64:
CHAPAS ELEITAS (por ordem de número de votos):
1 – Chapa 8 – Titular: Marcia Kaster Portelinha e Suplente: Mara beatriz Nunes Gomes – 329 votos
2 – Chapa 13 – Titular: Sergio Eloir Teixeira Wotter e Suplente: Andrea Cristine Antunes Loureiro – 328 votos
A Secretaria dos Conselhos divulga o resultado dos seguintes processos eleitorais:
Chapas eleitas – ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO – COCEPE, conforme a Ata de Reunião COCEPE (2702070), constante no processo 23110.017718/2024-79:
Professores (as) da área de Ciências Agrárias:
CHAPA 1: Titular: LUIZ FILIPE DAME SCHUCH (FV) e Suplente: GABRIELITO RAUTER MENEZES (FAEM).
Professores (as) da área de Ciências Exatas e Tecnologia:
CHAPA 2: Titular: ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS (CENG) e Suplente: DANIELA BUSKE (IFM).
Professores (as) da área de Ciências da Saúde e Biológicas:
CHAPA 2: Titular: AIRI MACIAS SACCO (FAMED) e Suplente: RAFAEL BUENO ORCY (ESEF).
Professores (as) da área de Letras e Artes:
CHAPA 1: Titular: RAQUEL AZAMBUJA SANTOS (CA) e Suplente: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES (CLC).
Chapas eleitas – ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE COORDENADORES(AS) DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DE REPRESENTANTES DE PROFESSORES(AS) DA CLASSE A – (Adjunto-A se doutor, Assistente-A – se mestre, Auxiliar – se graduado ou especialista), E DA CLASSE D – Associado, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme a Ata de Reunião CONSUN (2702426), constante no processo 23110.013171/2024-32:
A Secretaria dos Conselhos Superiores – SCS divulga as chapas homologadas para a ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DOS SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, APOSENTADOS, JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme a Ata de Reunião CONSUN (2701349):
Categoria dos Servidores Docentes Aposentados:
Chapa 01: Titular: MOACIR CARDOSO ELIAS e Suplente: LUCIA MARIA VAZ PERES
Chapa 02: Titular: LUIZ PAIVA CARAPETO e Suplente: MANOEL LUIZ BRENNER DE MORAES
Categoria dos Servidores Técnico-administrativos em Educação Aposentados:
Chapa 01: Titular: ARLETE DE ARAÚJO DE ALBUQUERQUE e Suplente: ALBIO FERREIRA DA COSTA
ATENÇÃO PARA O DIA E LOCAIS DE VOTAÇÃO:
Conforme a Convocação Eleição Nº 04/2024, de 09/07/24 e sua retificação, em 09/08/2024:
Dia da Eleição: 21 de agosto de 2024 – das 8h às 12h e das 14 às 18h
Locais:
Urna 1: Secretaria dos Conselhos Superiores, localizada na Rua Gomes Carneiro, 01 – 4º andar – Sala 412A – Reitoria, situada no Campus Anglo da UFPel.
Urna 2: Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão – ASUFPel, localizado na Rua XV de novembro, 262, Pelotas.