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    Notícias
  • SCS divulga VOTO DE LOUVOR a toda comunidade da Universidade Federal de Pelotas que atuou durante o enfrentamento da crise climática sem precedentes, que assolou o Estado do Rio Grande do Sul, aprovado pelo CONSUN

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga:

     

    CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, em reunião realizada no dia 02 de dezembro de 2024, considerando a Proposta de Homenagem a servidores e discentes atuantes na Sala de Situação e no Programa Solidariedade Pelotas​ durante a crise climática, encaminhada pelo Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, APROVOU, por aclamação, VOTO DE LOUVOR a toda comunidade da Universidade Federal de Pelotas que atuou durante o enfrentamento da crise climática sem precedentes, que assolou o Estado do Rio Grande do Sul.

     

     

  • SCS divulga resulta de Eleição para CPA

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o resultado da ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO -CPA NOS SEGMENTOS DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO, conforme consta no processo 23110.032864/2024-24:

    Eleitos:

    Categoria de Docentes para mandato de dois (2) anos: 

    Titular: Denise dos Santos Colares de Oliveira (CCQFA) e Suplente: Rejane Giacomelli Tavares (CCQFA). 

     

    Categoria de Técnico-administrativo para mandato de dois (2) anos: 

    Titular: Rosana Ávila Pereira Chollet (PROPLAN) e Suplente: Joice Pereira da Silva (PROPLAN). 

     

    Recursos ao resultado: 30/11 a 02/12

  • SCS divulga prorrogação nas inscrições para Eleições para CPA

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga:
    Edital 06/2024 SCS/CPA – Retificação (2837501) – Retificação do edital de ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO:

    Onde se lê:

    3. DAS VAGAS E DA DURAÇÃO DOS MANDATOS

    3.1 De acordo com o disposto no artigo 11 do Regimento Interno da CPA, o tempo de mandato dos membros eleitos (titulares e suplentes) será de dois (2) anos, a contar da nomeação por Portaria do Reitor:

    Segmento

    Vagas em aberto

    Início das atividades

    Docente

    1 vaga

    08/12/2024

    Técnico Administrativo em Educação

    1 vaga

    08/12/2024

    Leia-se:

    3. DAS VAGAS E DA DURAÇÃO DOS MANDATOS

    3.1 De acordo com o disposto no artigo 11 do Regimento Interno da CPA, o tempo de mandato dos membros eleitos (titulares e suplentes) será de dois (2) anos, a contar da nomeação por Portaria da Reitoria:

    Segmento

    Vagas em aberto

    Início das atividades

    Docente

    2 vagas

    08/12/2024

    Técnico Administrativo em Educação

    1 vaga

    08/12/2024

    NOVO CRONOGRAMA:

    ATIVIDADE

    DATA/PERÍODO

    Publicação da Retificação Edital

    11/11/24

    Inscrição das chapas

    até 17/11

    Homologação das inscrições e análise dos pedidos

    de alteração na lista de votantes

    18/11

    Interposição de recurso

    19/11

    Período de campanha das chapas

    20/11 a 25/11

    Eleição

    26 a 28/11

    Apuração e homologação dos resultados

    29/11

    Recurso aos resultados

    30/11 a 02/12

    Homologação do resultado após recurso e envio do

    processo para emissão de portaria

    03/12

    Emissão de Portaria de posse

    até 05/12/24

  • SCS divulga Eleição para CPA – SEGMENTO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga:
    Edital 05/2024 – SCS/CPA – ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – SEGMENTO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO e

    Lista de Votantes, criada com dados extraídos do Cobalto em 30/10/2024:

     

    Servidores que não constarem na lista e pertencerem a categoria podem pedir inclusão do seu nome conforme o item 5.2 do edital.

    Salientamos que o e-mail que será utilizado para envio do link de votação obedece as orientações do item 6º deste edital, sendo que a listagem de e-mail também foi extraída do Cobalto em 30/10/2024.


     

    A CPA é a Comissão Própria de Avaliação e possui a incumbência de conduzir os processos internos de avaliação.

    A autoavaliação institucional tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade.

    Inscreva sua chapa através do processo 23110.032864/2024-24.

    PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04 a 11 de novembro de 2024


    INÍCIO DO MANDATO: 08 DE DEZEMBRO DE 2024

  • SCS divulga homologação de inscrições para Eleição de Listas Tríplices para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPel – Gestão 2025/2028

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a homologação das inscrições para a Eleição de Listas Tríplices para os cargos de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPel – Gestão 2025/2028, conforme consta no Despacho CONSUN (2781909), constante no processo 23110.029999/2024-11:

     

    CONSIDERANDO O EDITAL/ SCS N.º 01/2024, de 07 de outubro de 2024 (2768885);

    CONSIDERANDO a realização da checagem das inscrições recebidas e constatadas as condições de elegibilidade, nos termos disposto na Lei 5.540/68, com a redação que lhe conferiu a Lei nº 9.192/95, e no Decreto nº 1.916/96;

    CONSIDERANDO o cumprimento da regra editalícia de realização de inscrição presencial na Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel e entrega de cópia eletrônica do Currículo Lattes do candidato(a) e do Programa de Gestão que pretende desenvolver na Instituição;

     A Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel HOMOLOGA as seguintes inscrições, que preenchem os requisitos de elegibilidade legalmente exigidos:

     

    Inscrições para Reitor(a):

    1. Ursula Rosa da Silva;
    2. Fábio Garcia Lima;
    3. Aline Ribeiro Paliga;
    4. Julieta Maria Carriconde Fripp;
    5. Uemerson Silva da Cunha;
    6. Tamara Leitzke Caldeira Beskow.

     

    Inscrições para Vice-Reitor(a):

    1. Eraldo dos Santos Pinheiro;
    2. Fábio Garcia Lima;
    3. Aline Ribeiro Paliga;
    4. Fábio Vergara Cerqueira;
    5. Uemerson Silva da Cunha;
    6. Tamara Leitzke Caldeira Beskow.

     

  • SCS divulga Edital de Abertura de inscrições para candidaturas para Reitor(a) e Vice-Reitor(a)

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a abertura de inscrições de candidaturas para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, para a gestão 2025/2028, conforme segue:

     

    EDITAL/ SCS N.º 01/2024, de 07 de outubro de 2024

     

    EDITAL/ SCS N.º 01/2024, de 07 de outubro de 2024

    A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPel, Professora Isabela Fernandes Andrade, considerando a Lei 5.540/68, com a redação que lhe conferiu a Lei nº 9.192/95, e o Decreto nº 1.916/96, visando à organização do processo de eleição pelo Conselho Universitário dos nomes que comporão as listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da UFPel para a gestão 2025/2028, torna pública a abertura de inscrições de candidaturas para os referidos cargos.

     

    1. DAS INSCRIÇÕES

    1.1. Em face da necessidade de checagem das suas condições de elegibilidade, nos termos do que dispõem a Lei 5.540/68, com a redação que lhe conferiu a Lei nº 9.192/95, e o Decreto nº 1.916/96, os(as) candidatos(as) à Reitor(a) e Vice-Reitor(a) deverão fazer a inscrição de suas candidaturas no dia 09 de outubro de 2024, das 8:00 às 12:00 horas, na Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel, localizada da Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar – Bloco B – Sala 412-A, acompanhados de cópia eletrônica do Currículo Lattes do candidato(a) e do Programa de Gestão que pretendem desenvolver na Instituição.

    1.2.    Até às 16:00 horas do dia 09 de outubro de 2024, a Secretaria dos Conselhos Superiores fará publicar no site da Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel a relação dos inscritos que preencham os requisitos de elegibilidade legalmente exigidos.

    1.3.    Aqueles(as) que porventura não sejam tidos como elegíveis poderão interpor recurso junto ao Conselho Universitário até às 10:00 horas do dia 10 de outubro de 2024, recurso que haverá de ser entregue à Secretaria dos Conselhos Superiores, localizada da Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar – Bloco B – Sala 412-A. O resultado de eventuais recursos haverá de ser publicado no site da Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPel, até às 18:00 horas do dia 10 de outubro de 2024.

    1.4.     Somente terá seu nome levado ao escrutínio único no Conselho Universitário o(a) candidato(a) que tiver sua inscrição homologada pela Secretaria dos Conselhos Superiores e que estiver presente à sessão do Conselho Universitário de que trata o item 2.1. para exposição de seu programa de gestão.

     

    2. DAS ELEIÇÕES

    2.1     As eleições serão realizadas, a teor do que estabelecem o Estatuto e o Regimento da Universidade, observada a Resolução Consun nº 01/1999, em sessão do Conselho Universitário, a realizar-se no próximo dia 11 de outubro, às 14:00 horas.

    2.2     Na referida sessão, precedendo a elaboração das listas tríplices, os candidatos inscritos, observado o item 1.4. deste edital, disporão de até 10 minutos para a exposição de seus currículos e respetivos programas de gestão.

    2.3    As votações proceder-se-ão em escrutínio único e uninominal.

    2.4    Após a votação, será disponibilizada a palavra aos(às) conselheiros(as) que desejarem manifestar sua declaração de voto.

     

     3. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

     3.1 Os casos omissos serão dirimidos pelo Conselho Universitário.

     

    Secretaria dos Conselhos Superiores, aos sete dias do mês de outubro de dois mil e vinte e quatro.

                                               

    (assinado eletronicamente)

    Isabela Fernandes Andrade

    Presidente do CONSUN

  • SCS divulga Moção de Apoio

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a Moção de Apoio em solidariedade ao conselheiro Eraldo dos Santos Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, conforme segue:

     

    MOÇÃO DE APOIO

    O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, em reunião realizada no dia 05 de setembro de 2024, deliberou, em solidariedade ao conselheiro Eraldo dos Santos Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, subscrever a seguinte manifestação, emitida pelo conselheiro Luiz Filipe Damé Schuch, representante da Área de Ciências Agrárias neste Conselho:

    “O racismo deve ser tratado sempre no âmbito da opressão, nunca relevados, com a força e a revolta que o ato implica. Tomam maior força e vulto quando nos espaços de poder, não que seja mais ou menos racismo, são projetados na redução do acesso a esses espaços poder. O estímulo à conduta bélica desenfreada, tão bem percebida, sentida e repudiada pelos setores populares deste País, não podem ser relevadas em nenhum momento. O ato recebido pelo Prof. Eraldo é “mais um” de tantos que ocorrem diariamente, se reveste de requintes quando se reproduzem tantos argumentos que repudiamos – acontecem todo o dia…; já sofremos também…; mas foi sem intenção…; ah, mas essa gente… Como podemos estar tão absorvidos por uma disputa de poder, que chegamos ao cúmulo de ponderar, quase tentando defender e transformar a vítima em culpado. Portanto, reflexo de uma sociedade imersa em relações desiguais e racistas, que precisamos lutar para superar. Este e qualquer ato de ódio ou racismo devem ser enfrentados e combatidos. Toda solidariedade a todxs pessoas que vivem a opressão da nossa sociedade, em especial, neste momento, ao Eraldo.”

     

  • SCS divulga Homologação das Inscrições e Lista de Votantes – Eleição CPA/Discentes

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a Homologação das inscrições referente ao EDITAL Nº. 003/2024 – ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA COMPOREM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA / SEGMENTO discente, conforme a Ata de Reunião:

    Chapa 01: Titular: MURILO PEGLOW BILHARVA​ e Suplente: GIOVANNA GARCIA GONÇALVES

    Divulga-se a também a Lista de Alunos Votantes, com dados extraídos do Cobalto em 27.08.24.

     

    Atenção para as datas:

    Interposição de recurso e solicitação de alteração da lista de votantes – até 29 de agosto de 2024

    Eleição – das 9h do dia 3 de setembro de 2024 às 14h do dia 6 de setembro de 2024

  • SCS divulga resultado de Eleição para Servidores Aposentados – CONSUN

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o resultado do Processo Eleitoral para escolha de representantes dos Servidores Docentes e Técnico-administrativos em Educação, aposentados, junto ao Conselho Universitário – CONSUN, conforme a Ata de Reunião Resultado Eleição Aposentados 2024.

    Chapas Eleitas:

    • Categoria dos Servidores Docentes Aposentados:

      Chapa 01: : Titular: MOACIR CARDOSO ELIAS e Suplente: LUCIA MARIA VAZ PERES

    • Categoria dos Servidores Técnico-administrativos em Educação Aposentados:

      Chapa 01: Titular: ARLETE DE ARAÚJO DE ALBUQUERQUE e Suplente: ALBIO FERREIRA DA COSTA

  • SCS divulga resultado da Eleição pra representação de TAEs junto ao CONSUN

    A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga o resultado do Processo Eleitoral para escolha de REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (ativos), JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN, conforme documentado no processo SEI 23110.020321/2024-64:

    CHAPAS ELEITAS (por ordem de número de votos):

    1 – Chapa 8 – Titular: Marcia Kaster Portelinha e Suplente: Mara beatriz Nunes Gomes – 329 votos

    2 – Chapa 13 – Titular: Sergio Eloir Teixeira Wotter e Suplente: Andrea Cristine Antunes Loureiro – 328 votos

    3 – Chapa 1 – Titular: Carla Rosane Carret Machado e Suplente: Joanna Darc Correa Marcello – 313 votos

    4 – Chapa 14 – Titular: Solange Machado Tonietto e Suplente:Liliane Griep – 313 votos

    5 – Chapa 7 – Titular: Joice Pereira da Silva e Suplente: Mateus Avila Tavares – 293 votos

    6 – Chapa 2 – Titular: Daniel Alvarenga Berbare e Suplente: Barto Olivan Rosa de Farias – 292 votos

    7 – Chapa 5 – Titular: Heloisa Helena Campelo Rodrigues da Rosa e Suplente: Rafael de Oliveira – 291 votos