Início do conteúdo
O que você procura?
    Todas Notícias
  • Núcleo de Empresas Juniores de Pelotas realiza o evento Impulsiona

    No dia 23 de novembro, o Núcleo de Empresas Juniores de Pelotas realizou, no Parque Una, o evento Impulsiona.

    O evento foi destinado às Empresas Juniores de Pelotas e teve por objetivo capacitar e integrar os empresários juniores da região através de palestras e dinâmicas, contando com a presença de palestrantes que participam do movimento empresa júnior (MEJ) em Rio Grande e Porto Alegre, e também com empresários que tiveram sucesso nessa caminhada, os quais compartilharam sua vivência no mundo dos negócios.

    Empresas Juniores de diversos cursos, como Ecape, EnGeoSul, Eprod, Arcádia, Hut8, Maillard, Sea, Vértice, Equaliza e Cpen Jr, compareceram no evento. Durante o Impulsiona, foram abordados temas de vivência empresarial como cogestão, liderança na prática, o propósito de uma Empresa Júnior na vida de um estudante e senso de responsabilidade.

    Diversas empresas apoiaram esse evento, entre elas a Associação Comercial de Pelotas, Doutor multas, Sicredi, Haus Kuchen, Biri e o Parque UNA. Como apoiador institucional, tivemos a Universidade Federal de Pelotas e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

  • UFPel na rua: exposição de projeto na alameda da UFPel durante a 47ª Feira do Livro de Pelotas

    Ocorreu, no último dia 15, a ação UFPel na rua: exposição de projeto na alameda da UFPel durante a 47ª Feira do Livro de Pelotas. Diversos expositores estiveram presentes, mostrando um pouco das ações que acontecem dentro da nossa Universidade. A visitação foi intensa e os projetos receberam os interessados das 14 às 18h. Confira abaixo algumas fotos do evento.

    previous arrow
    next arrow
    Slider
  • Chamada para composição da Comissão de Organização do CEC 2020

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura convida a comunidade acadêmica da UFPel (docentes, técnicos administrativos e discentes) para participar, conforme os termos desta chamada, na Comissão de Organização dos Temas do CEC 2020.

    O Conselho de Extensão, em reunião do dia 11 de novembro de 2019, cumprindo com a pauta proposta, realizou a avaliação do Congresso de Extensão e Cultura e encaminhou que os itens a serem contemplados na Edição 2020 deveriam ser abordados por uma comissão que iniciará seus trabalhos no ano em curso.

    A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo formulário disponibilizado, em conformidade com o prazo e a forma estabelecida nesta Chamada.

    O período de inscrições nesta chamada inicia em 21 de novembro e encerra às 23h59min de 25 de novembro de 2019. No entanto, poderá encerrar a qualquer momento se as 20 vagas forem preenchidas antes do final do prazo.

    Acesse a Chamada para composição da Comissão de Organização do CEC 2020.

  • Coral UFPel presente no Encontro Binacional de Corais Uruguai/Brasil

    O Coral UFPel, segundo seu coordenador e regente, Leandro Maia, esteve presente no Encontro Binacional de Corais Uruguai/Brasil, ocorrido em 16 de Novembro de 2017, nas cidades Rio Branco e Jaguarão, organizado pelo regente uruguaio Pablo Carrasco. Os encontros ocorreram na Capilla de Inmaculada Concepción, do lado Uruguaio, e Capela da Santa Casa, no lado Brasileiro, congregando comunidade e coros de ambos países.

    O Coral UFPel encerrou as duas apresentações, que contaram com a presença do Coro Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel, do Coral 33, do Coro Polifónico de Rio Branco, além do Coral Municipal de Vergara, todos uruguaios.

    O Coral da UFPel foi regido pelo bolsista Felipe Zocal, auxiliado pelo acadêmico Guilherme Ramos. Sob coordenação dos professores Leandro Maia (coordenador e regente), Mariza Zanini (organizadora) e Cristine Bello Guse (preparadora vocal), o grupo apresentou repertório de variadas épocas e estilos: Adieu, Sweet Amarylis (John Wilbye, 1564 – 1638); Vilarejo (Tribalistas, arranjo Marcaelo Minal); Eres Tu (Joan Calderón Lopez, arr. Robert Delgado); Ponta de Areia (Milton Nascimento/Fernando Brant, arranjo de José Pedro Boessio) e Even When He is Silent (Kim André Arnesen, composta sob encomenda do Festival Olaf, na Noruega, em 2011).

  • Meeting Of Style (MOS) UFPel 50 anos – Batalha de Bomb marca o fim do evento


    Meeting Of Style (MOS) – UFPEL 50 anos encerrou suas atividades nesse último domingo, 17 de novembro. Segundo um de seus coordenadores, Lucas Stuczynski, após muita arte, música, skate e dança, a noite do festival Meeting of Styles Brasil fez seu encerramento com uma bela Batalha de Bomb, ou popularmente chamada “bomb battle”. Bomb é um estilo de graffiti onde o artista busca a velocidade sem importar muito a qualidade dos preenchimentos, e seus traços costumam ser mais simplistas. Nesta perspectiva, a batalha ocorreu entre 8 artistas em rounds eliminatórios. A cada batalha uma palavra diferente era escolhida pelos jurados e o tempo para execução era de 1 minuto e 30 segundos, tempo este apertadíssimo para estimular a verdadeira essência do Bomb de rua.

    Assista à esquerda o final da Batalha de Bomb entre o artista Cabe, da Argentina, e o artista Nojon, da cidade de São Paulo, que, após votação, teve o Brasil como vencedor. Assim, Nojon foi o campeão da edição Pelotas, levando pra casa um belo troféu do MOS Brasil.

  • Meeting of Styles Brasil nos 50 anos da UFPel

    A primeira edição do Meeting of Styles Brasil em Pelotas ocorreu nas paredes cegas do galpão industrial de propriedade da UFPel, ocupado pelo Núcleo de Transporte da Superintendência Administrativa, em 2018. A segunda edição aconteceu nesse final de semana, na parte externa do Campus Anglo. A extensão de muros que separa o campus do Bairro da Balsa está, agora, preenchida com obras de artistas, oriundos de diferentes países, muitos de vários estados do Brasil, que desenvolveram turnos de trabalho das 10h da manhã do dia 16 até as 21h do dia 17.  Nesse período, pessoas que não participam diretamente da comunidade universitária visitaram o Campus Anglo para assistir o espetáculo, que é o trabalho dos artistas do grafite pintando obras nos estilos que os caracterizam.

    [Imagens por Alvaro Pouey]

    (mais…)

  • Pelotas vai receber o maior evento de Graffiti e Street Art do mundo: Meeting of Styles

    Pode começar a se preparar, porque nos dias 16 e 17 de novembro, Pelotas vai receber o maior evento de Graffiti e Street Art do mundo. Vem aí o Meeting of Styles. Com quase 20 anos de história, o evento já passou por países como Alemanha, Rússia, Suíça, Espanha, Irlanda, Bulgária, Grécia, Estados Unidos e China. Agora, de volta ao Brasil, ele vem com grandes nomes do graffiti nacional e internacional direto para uma das principais cidades gaúchas.

    O quê: Meeting of Styles – edição Pelotas.
    Quando: 16 e 17 de novembro, das 10h às 21h.
    Onde: Campus Anglo – UFPel (R. Gomes Carneiro, nº 1 – Centro, Pelotas).
    Entrada: gratuita e destinada a todos os públicos.

    (mais…)

  • Inscrições para exposições de projetos na alameda da UFPel na 47ª Feira do Livro de Pelotas

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura convida a comunidade acadêmica da UFPel (docentes e técnicos administrativos) para inscrever, conforme os termos desta chamada, proposta de exposição de projeto na alameda da UFPel na 47a Feira do Livro de Pelotas, no dia 15 de novembro de 2019.

    O período de inscrições para a exposição inicia no dia 05 e termina às 23h59min do dia 10 de novembro de 2019. No entanto, poderá encerrar a qualquer momento se as 28 vagas forem preenchidas antes do final do prazo.

    A Feira do Livro de Pelotas é um evento anual promovido pela Câmara do Livro de Pelotas e que tem como objetivo promover a leitura e cultura.

    Neste ano, em decorrência de um trabalho de cooperação entre a UFPel e a organização da Feira do Livro de Pelotas, mediado pela PREC, foi franqueada à Universidade uma alameda, Praça Cel. Pedro Osório, do espaço disponível que divulgará projetos desenvolvidos na Instituição.

    Acesse o documento da chamada.