Início do conteúdo
O que você procura?

    Todas Notícias
  • Alterações no cronograma do 42º SEURS

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel informa a reabertura de prazo para inscrições de propostas no processo de seleção interna, que visa a participação no 42º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

     

    O evento se mantém na modalidade presencial em Porto Alegre na UFRGS, e será nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2024.

     

    A submissão dos resumos deve ocorrer através do e-mail: precseurs@gmail.com

    A data final para envio dos trabalhos será até o dia 22/07.

     

    Acesse os documentos abaixo para mais informações:

    Edital de seleção interna UFPel

    Retificação cronograma edital

    Ficha de inscrição

    Modelo de artigo no padrão do evento

    Site do evento: Programação Completa

  • Cadastro de propostas para ações que serão desenvolvidas visando auxiliar as pessoas atingidas pelas enchentes

    Visando a construção coletiva de uma rede de apoio da UFPel às comunidades atingidas pelas enchentes, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura convida os/as coordenadores/as de projetos a apresentarem propostas de ações voltadas para a recuperação e restabelecimento das comunidades afetadas pelas recentes enchentes em nossa cidade.

    Dada a urgência da situação, solicitamos que as propostas sejam descritas no formulário abaixo de forma objetiva e direta, enfatizando os impactos esperados e a viabilidade de execução imediata.

    Contamos com a colaboração e o compromisso de todos/as para enfrentar este desafio e apoiar nossa comunidade.

    Clique aqui e envie sua proposta.

  • ATENÇÃO: Estudantes e Servidores UFPel que estão atuando nas ações de resgate, acolhimento e enfrentamento às consequências da situação de calamidade pública

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura irá certificar, excepcionalmente, como atividade de extensão a atuação de voluntários nas ações de resgate, acolhimento e enfrentamento às consequências da situação de calamidade pública.

    Serão registradas até 20 horas de prática extensionista por semana de atuação junto às equipes de resgate, acolhimento em abrigos e equipes de planejamento de ações e fornecimento de dados ao poder público.

    O registro se dará mediante preenchimento, pelo(a) discente, de formulário disponível no link https://forms.gle/KiBZTN8DK4SUjuHx8, através do qual irá declarar sua participação nas ações a que se referem este artigo.

    Servidores(as) da UFPel atuantes nas mesmas atividades, que desejarem certificação, poderão preencher o mesmo formulário indicado, registrando o seu número de SIAPE no item que solicita o nº de matrícula dos(as) estudantes.

    Clique aqui e leia na íntegra a Instrução Normativa

  • Programa de Extensão de Percussão da UFPel – PEPEU esteve presente no 9º ENCONTRO dos CUIQUEIROS do SUL

    Há mais de 10 anos o PEPEU – Programa de Extensão de Percussão da UFPel, realiza a aproximação entre a universidade e a comunidade dos tambores na cidade de Pelotas, por meio de ações e de projetos pautados nas demandas decorrentes desta aproximação com o povo dos terreiros, das escolas de samba, dos blocos e das bandas de carnaval. Este trabalho já resultou em tese de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos apresentados nas SIIEPES neste período.

    Com apoio especialmente da PREC e do Centro de Artes da UFPel, tem sido possível apresentarmos alguns aspectos dos trabalhos relacionados a música de tambores feita na cidade de Pelotas. Apresentamos em eventos acadêmicos na UFU/MG, na UFRGS, na UFSM, UNIPAMPA, UEL e UFPR no Paraná e no IFSC. Em todos estes trabalhos o protagonismo dos tamboreiros pelotenses tem sido determinante para o reconhecimento das ações desenvolvidas nas salas de aula da UFPel.

    Em 2016 teve início a “OFICINA DE SAMBA PARA INICIANTES”, ação de extensão que trouxe para a Sala de Percussão de nossa universidade, dezenas de pessoas de diferentes idades, contextos e projetos sociais, que apesar de não possuir vínculo com a instituição, passaram a ter a UFPel como espaço de produção de conhecimento e de arte.

    Atualmente o instrumento CUICA tem sido o principal motivo de encontro nas sextas feiras no CAMPUS II tendo frequência média de 20 pessoas dedicadas a conhecer as técnicas de empachamento, restauração, tocar, ensinar e aprender obre a cuíca desde o ano de 2022.

    No último final de semana, mais uma vez com apoio da PREC, uma delegação de 27 pessoas entre docentes, discentes e comunidade externa teve a oportunidade de participar do 9º ENCONTRO dos CUIQUEIROS do SUL, em comemoração ao DIA NACIONAL DA CUICA que aconteceu na cidade de Porto Alegre, onde, além das apresentações musicais, do compartilhamento de saberes, foi estabelecido um cronograma que indica a realização do 10º Encontro de Cuiqueiros do Sul em Pelotas, no mês de abril de 2025, o qual terá a coordenação do PEPEU/UFPel em parceria com a CUICAPEL – Liga Endependente de Cuiqueiros.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

  • Inscrição de propostas para participar do 42º SEURS

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel convida a comunidade universitária para inscreverem propostas no processo de seleção interna, que visa a participação no 42º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    A temática escolhida para o evento deste ano é “A Extensão que queremos” e procura refletir, a partir das práticas extensionistas atuais, que futuros estamos produzindo e o que desejamos para as instituições de ensino superior e para a sociedade do amanhã.

    Mais que produzir questionamentos, o tema do SEURS 42 é um chamamento para a construção de um mundo mais sustentável, no qual temas como crises climáticas e ambientais, combate às desigualdades estruturais e reconhecimento das questões identitárias de grupos minorizados se fortaleçam ainda mais como valores indissociáveis da agenda da extensão universitária.

    O evento ocorrerá no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2024, com atividades a serem realizadas em formato presencial. A inscrição deverá ser realizada até o dia 27 de maio de 2024.

    Acesse aqui o edital para mais informações.

  • Seminário da Semana de Museus da UFPel 2024: Inscrições abertas

    As inscrições para comunicações de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana de Museus da UFPel 2024 estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril.

    O evento promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel acontecerá presencialmente de 15 a 17 de maio de 2024.

    Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar para o e-mail semanadosmuseusufpel@gmail.com os seguintes arquivos em Word:

    1. Formulário de inscrição preenchido com breve currículo dos autores (Anexo 1).

    2. Texto da comunicação, conforme template (Anexo 2).

    Para mais informações acesse o edital aqui.

  • Resultado FINAL – Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024

    A PREC torna pública a listagem com a classificação FINAL dos projetos contemplados com bolsa de extensão e cultura, através dos Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024 referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), Modalidade Iniciação à Extensão.

     

     

    Resultado FINAL – Edital 01/2024 – Ampla Concorrência

    ATENÇÃO: Houve alterações na classificação deste edital em relação ao resultado parcial, decorrentes da analise dos recursos. Além disso, foram remanejadas para este edital, 2 bolsas, da mesma modalidade (ampla concorrência), que sobraram do Edital 04/2024, com isso puderam ser contemplados 91 projetos.

     

    Resultado FINAL – Edital 02/2024 – Ações Afirmativas

    ATENÇÃO: Houve alterações na classificação deste edital em relação ao resultado parcial, decorrentes da analise dos recursos.

     

    Resultado FINAL – Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais

     

    Resultado FINAL – Edital 04/2024 – Bolsas para projetos vinculados aos cursos UAB

     

    O prazo para indicação dos bolsistas é até 14/04/2024, as orientações serão enviadas por e-mail.

  • Resultado PARCIAL – Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024

    A PREC torna pública a listagem com a classificação provisória dos projetos contemplados com bolsa de extensão e cultura através dos Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024 referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), Modalidade Iniciação à Extensão.

     

    Resultado Parcial – Edital 01/2024 – Ampla Concorrência

    Resultado Parcial – Edital 02/2024 – Ações Afirmativas

    Resultado Parcial – Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais

    Resultado Parcial – Edital 04/2024 – Bolsas para projetos vinculados aos cursos UAB

     

    Recursos:

    Interessados em interpor recurso poderão solicitar vistas à avaliação. O meio exclusivo para este atendimento será o e-mail bolsas.extensao@ufpel.edu.br

    O prazo para submissão de recursos deve respeitar o Cronograma do Edital, ou seja, até 04/04/2024.

  • Inauguração do Escritório Técnico Descentralizado do IPHAN em Pelotas 

    Na tarde desta terça-feira (26/03), ocorreu a inauguração do Escritório Técnico Descentralizado do IPHAN em Pelotas, uma unidade regional vinculada à superintendência do IPHAN RS. Este escritório é responsável por desenvolver ações de proteção, fiscalização e promoção do patrimônio cultural na região, atuando em estreita colaboração com órgãos locais, instituições de ensino e comunidades para preservar e valorizar o seu patrimônio cultural.

    Reconhecendo o potencial do caráter regional do escritório em relação à universidade, as pró-reitorias de extensão e cultura e de planejamento e desenvolvimento da UFPel lideraram as tratativas com o IPHAN para viabilizar este importante espaço descentralizado. Esta iniciativa fortalece as diversas parcerias já existentes e cria oportunidades para futuras colaborações.

    A cerimônia de inauguração contou com a presença da Reitora da UFPel, Isabela Andrade, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura Eraldo Pinheiro, do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Paulo Ferreira, do Presidente do IPHAN Leandro Grass, do chefe do Escritório Descentralizado Gilmar Bueno, do Secretário Municipal de Cultura Paulo Pedrozo, entre outras autoridades, além de membros da comunidade acadêmica e cultural de Pelotas.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Inscrições Homologadas – Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna pública a listagem dos projetos que tiveram as suas inscrições homologadas nos Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024, considerando as condições de participação dispostas nos referidos documentos.

    Inscrições Edital 01/2024 – Ampla Concorrência

    Inscrições Edital 02/2024 – Ações Afirmativas

    Inscrições Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais

    Inscrições Edital 04/2024 – Projetos vinculados aos cursos UAB

     

    Os resultados serão divulgados a partir do dia 02/04/2024, conforme cronograma dos editais.

    Dúvidas ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br ou tel 53 32843993