Início do conteúdo
O que você procura?
    Todas Notícias
  • Revista Expressa Extensão abre chamada para submissão de textos

    A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, está com chamada aberta para o v. 25, n.1 de 2020, com a temática “Extensão Universitária e Pesquisa em Diálogo com a Sociedade“.

    A submissão dos trabalhos deve ser realizada na página da revista até o dia 20 de setembro de 2019.

    Convidamos todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar aos possíveis interessados(as).

    Acesse a página da Revista Expressa Extensão.

    Acesse o edital e saiba mais.

  • PREC convida: Recital de Canto e Piano – Canções Brasileiras

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para o Recital de Canto e Piano – Canções Brasileiras. O recital ocorrerá no dia 13 de julho, às 20h, e será realizado por Angela Diel e Fernando Rauber, no conservatório de Música da UFPel.

    O Recital é uma realização de Fecomércio RS e SESC.

    A entrada é franca.

    Data: 13 de julho, às 20h
    Local: conservatório de Música da UFPel

  • Ebook lançado pela Rede de Museus é indicado como referência bibliográfica no site da Secretaria de Cultura do Estado do RS

    O ebook “Um museu para todos: Manual para programas de acessibilidade”, publicado pela Editora da UFPel, em maio do ano corrente, passou a compor a lista de referências bibliográficas no site da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Sistema Estadual de Museus.

    A publicação é uma das ações que compõe o Plano de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, desenvolvido pela terapeuta ocupacional, mestranda do programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Desirée Nobre Salasar.

    Desirée é membro representante da PREC na Comissão de Apoio ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (CONAI) e atualmente professora substituta do Curso de Terapia Ocupacional.

    Inicialmente pensado para os museus integrantes da Rede de Museus da UFPel, optou-se por disponibilizar o ebook para o público em geral, de forma gratuita, uma vez que não havia ainda nenhuma publicação específica sobre programas de acessibilidade para museus.

    O manual é um documento introdutório que busca aproximar as equipes dos museus com a temática da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, norteando o planejamento e desenvolvimento de um Programa de Acessibilidade.

    Acesse o endereço da Secretaria de Cultura do RS

    Acesse o endereço para download do ebook

  • Delegação da UFPel presente no 37º SEURS em Florianópolis

    Após 12 horas de viagem, a delegação da UFPel chega ao 37º SEURS em Florianópolis.

    O maior evento de Extensão Universitária da região sul do país ocorre nos dias 03 e 04 de julho, tendo como anfitriã a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

    A delegação da UFPel irá participar apresentando uma oficina, oito apresentações orais, três trabalhos em vídeo e a apresentação da PREC nos debates do Conversando a Extensão. Também teremos a presença da nossa Pró- Reitora na reunião do FORPROEX.

  • Atualização: Guia de Integralização da Extensão e Diretrizes para elaboração do Projeto Pedagógico de Curso

    A Comissão de Curricularização – PREC/PRE informa que foram atualizados os documentos Guia de Integralização da Extensão e Diretrizes para elaboração do Projeto Pedagógico de Curso.

    As contribuições dos coordenadores dos cursos de graduação da UFPEL, feitas durante o Seminário de Apresentação do Guia, suscitaram novas reflexões para a comissão e, consequentemente, a qualificação dos documentos citados.

    Acesse o Guia de Integralização da Extensão.

    Acesse as Diretrizes para elaboração do Projeto Pedagógico de curso, com indicações das páginas atualizadas.

  • UNAPI convida para oficina: Organize suas finanças com o auxílio de planilhas eletrônicas

    A Universidade Aberta Para Idosos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel convida para oficina: Organize suas finanças com o auxílio de planilhas eletrônicas.

    Ministrante: Mateus Mota
    Data: 10 de julho de 2019.
    Horário: das 14h às 16h
    Local: Campus Anglo, sala 301 – Rua Gomes Carneiro, 01.

    Inscrições: a partir de 1º de julho, pelo telefone 3284-3992, das 09h às 12h.

    Os 10 primeiros inscritos serão selecionados.

  • O Estande 50 anos da UFPel na Fenadoce

    Nos 19 dias em que a UFPel esteve presente na Fenadoce, o estande, localizado no tapete vermelho, ao lado da entrada do Espaço Arte do Doce, foi um ponto de divulgação da Universidade, no qual muitas coisas aconteceram. Aconteceram fora do estande e nele, marcando a presença da comunidade universitária em muitas ocasiões e sob diferentes modos.

    Vale lembrar que esta presença foi decorrência de uma demanda feita diretamente ao reitor, e atendida, por designação deste, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A incumbência foi correta, porque é esta a dimensão que cuida para que a universidade estabeleça diálogos com a sociedade. O diálogo, nesta vez, consumou-se na forma de uma cooperação, que se deu pela troca do espaço e das condições para nele operar por ações que desempenhamos através de professores e alunos. Na cooperação, ambos os lados ganham: ganhamos um espaço em lugar de destaque na Feira, mobiliado, identificado e munido das condições de funcionamento necessárias; ganhamos, também, outros espaços para desenvolver as atividades que nos tinham sido pedidas; e ganhamos o que será indicado pelos números que se seguem, com a oportunidade de celebrar meio século de existência demonstrando que somos capazes de fazer muito, em muitas áreas, com muita energia e criatividade. O que nos foi demandado e atendemos também foi um imenso ganho para o objetivo que nos levou a estar na Fenadoce.

    (mais…)

  • Saneamento Básico será pauta da próxima reunião do Fórum Social

    Ocorre nesta quinta-feira, mais um encontro do Fórum Social da UFPel.

    Data: 27 de Junho, às 18h.
    Local: Clube Xavante, Rua Raul Pompeia, 621.

    O Fórum Social é um espaço de natureza participativa, que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada perante à UFPel, visando que a instituição possa acompanhar, assessorar e a propor, junto com as entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania no âmbito da nossa região.

    Programação:
    18h – Abertura, apresentação da pauta, dos participantes e informes gerais;
    18h 30min – Palestra – “Saneamento Básico, Educação Ambiental e Qualidade de Vida” – Engenheiras Ambientais e Sanitáristas Ana Luiza Dall’ Agnol e Carolina Gonçalves;
    20h – Encerramento.

    Sua presença em muito contribuirá para que a reunião atinja o impacto social que auspiciamos.
    E-mail: forumdeextensaoecultura@gmail.com
    Site: https://wp.ufpel.edu.br/forumdeextensaoecultura