Início do conteúdo
O que você procura?
    Todas Notícias
  • Revista Expressa Extensão PRORROGA chamada para submissão de textos

    A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, receberá propostas a serem avaliadas para publicação em suas próximas edições do volume 25 de 2020: número 2 – que versará sobre Direitos Humanos e Saúde – e número 3 – que abordará a Extensão com Cultura em todas as dimensões, com o lançamento previsto para abril de 2020 e agosto de 2020, respectivamente.

    A submissão dos trabalhos para a temática número 2 deve ser realizada até o dia 26 de fevereiro de 2020, enquanto que para temática número 3 o prazo se encerra no dia 20 de maio de 2020.

    Convidamos todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar aos possíveis interessados(as).

    Acesse a página da Revista Expressa Extensão.

    Acesse o edital e saiba mais.

  • Chamada para submissão de propostas UNAPI ATIVA 2020

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna pública a chamada para submissão de propostas de oficinas, minicursos e palestras a serem desenvolvidas por pós-graduandos vinculados aos PPGs da UFPel, conforme os termos desta, no projeto UNAPI ATIVA, vinculado ao Programa de Extensão Universidade Aberta Para Idosos – UNAPI.

     
    As propostas devem contemplar o objetivo do projeto com temáticas que envolvam a promoção da saúde, participação social, cultura, autonomia, o processo de envelhecimento e reflexões sobre cidadania da pessoa idosa. Buscando proporcionar um espaço de diálogo e de práticas voltadas à qualidade de vida de pessoas com 60 anos ou mais.
    O período de inscrições nesta chamada inicia em 27 de janeiro e encerra às 23h59min de 17 de fevereiro de 2020.
  • Primeiro número de 2020 da revista Expressa Extensão é publicado

    A Revista Expressa Extensão, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, lança o primeiro número de 2020, com o tema “Extensão Universitária e Pesquisa em Diálogo com a Sociedade”.

    O presente número oportunizou a compreensão de que o vínculo da extensão com a pesquisa fortalece a formação do aluno e dilui as fronteiras entre ensino, pesquisa e extensão.

    Acesse o número da revista.

    A equipe editorial da Expressa Extensão agradece aos colaboradores e anuncia que está recebendo submissões para suas próximas edições do volume 25 de 2020: número 2 – que versará sobre Direitos Humanos e Saúde – e número 3 – que abordará a Extensão com Cultura em todas as dimensões -, com o lançamento previsto para abril de 2020 e agosto de 2020, respectivamente.

  • Revista Expressa Extensão abre chamada para submissão de textos

    A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, receberá propostas a serem avaliadas para publicação em suas próximas edições do volume 25 de 2020: número 2 – que versará sobre Direitos Humanos e Saúde – e número 3 – que abordará a Extensão com Cultura em todas as dimensões, com o lançamento previsto para abril de 2020 e agosto de 2020, respectivamente.

    A submissão dos trabalhos para a temática número 2 deve ser realizada até o dia 24 de janeiro de 2020, enquanto que para temática número 3 o prazo se encerra no dia 20 de maio de 2020.

    Convidamos todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar aos possíveis interessados(as).

    Acesse a página da Revista Expressa Extensão.

    Acesse o edital e saiba mais.

  • Os Museus da UFPel no Centro Histórico de Pelotas

    Muitas universidades possuem museus de ciências ou vinculados a temas oriundos dos cursos, dentro das Faculdades ou Institutos ou dentro dos seus Campi. Ou seja, são equipamentos educativos e científicos inerentes e atinentes às áreas do conhecimento da universidade que, com frequência, a ela atendem com maior evidência.

    A UFPel, desde o início de 2019, explicitou e ativou a sua peculiaridade neste sentido. Há três dos seus museus no perímetro do coração histórico da cidade, formando um triângulo (que alguns, os mais subjetivos, dirão que é mágico) de presença estratégica nesta área. A convergência da energia desses três museus, que se encontram no entorno e ao lado da Praça Coronel Pedro Osório, mostrou-se, no ano que termina, como um diagnóstico do que eles significam para a representação da Universidade na cidade, na região e em âmbitos maiores ainda.

    São equipamentos culturais de primeira grandeza que estão conseguindo mostrar a dimensão expansiva do que podem fazer.

    Assim, ao longo das duas próximas semanas, divulgaremos dados que se encontram nos apontamentos gerenciais dos três e que correspondem a fatos que precisam ser divulgados e reconhecidos.

    A comunidade universitária poderá entender, desse modo, o que muitos outros externos já sabem: o triângulo dos nossos museus é um pote de ouro no fim do arco íris.

  • Núcleo de Empresas Juniores de Pelotas realiza o evento Impulsiona

    No dia 23 de novembro, o Núcleo de Empresas Juniores de Pelotas realizou, no Parque Una, o evento Impulsiona.

    O evento foi destinado às Empresas Juniores de Pelotas e teve por objetivo capacitar e integrar os empresários juniores da região através de palestras e dinâmicas, contando com a presença de palestrantes que participam do movimento empresa júnior (MEJ) em Rio Grande e Porto Alegre, e também com empresários que tiveram sucesso nessa caminhada, os quais compartilharam sua vivência no mundo dos negócios.

    Empresas Juniores de diversos cursos, como Ecape, EnGeoSul, Eprod, Arcádia, Hut8, Maillard, Sea, Vértice, Equaliza e Cpen Jr, compareceram no evento. Durante o Impulsiona, foram abordados temas de vivência empresarial como cogestão, liderança na prática, o propósito de uma Empresa Júnior na vida de um estudante e senso de responsabilidade.

    Diversas empresas apoiaram esse evento, entre elas a Associação Comercial de Pelotas, Doutor multas, Sicredi, Haus Kuchen, Biri e o Parque UNA. Como apoiador institucional, tivemos a Universidade Federal de Pelotas e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.