Início do conteúdo
    Notícias
  • Dia do Patrimônio terá Exposição Pinturas Decorativas: Resgatando Técnicas

    O Dia do Patrimônio 2018 tem como tema Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios, com enfoque no patrimônio imaterial do município. A “Exposição Pinturas Decorativas: Resgatando Técnicas” fará parte da programação deste ano, apresentando o resultado das atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Introdução à Conservação e Restauração de Pinturas Decorativas, do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração – ICH/UFPel, ministrada pela professora Andréa Lacerda Bachettini, que tem como objetivo preservar as técnicas de pinturas aplicadas às paredes dos prédios históricos da cidade de Pelotas.

    Data: 17 a 31 de agosto de 2018.
    Local: Porão do Museu do Doce – Praça Cel. Pedro Osório, nº 8 – Centro Pelotas – RS.

    (mais…)

  • Visita ao acervo de história e memória da alfabetização do Hisales

    O HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – estará aberto ao público para visitação mediada, como parte das atividades do Dia do Patrimônio. O HISALES é um centro de memória e de pesquisa sobre a alfabetização da UFPel, e possui um rico acervo de cadernos de alunos, diários de classe, cartilhas, livros de alfabetização, mobiliário e materiais didático-pedagógicos.

    Data: 17 de agosto de 2018
    Horário: 9 às 12h e 14 às 17h
    Local: Rua Almirante Barroso, 1202 – Sala 101H – Centro – Pelotas (Campus 2 da UFPel)

  • Minicurso “Programa de Acessibilidade para Museus: aspectos técnicos para sua formulação e implementação”

    A Rede de Museus/PREC convida para o minicurso “Programa de Acessibilidade para Museus: aspectos técnicos para sua formulação e implementação”. A proposta é apresentar e discutir os aspectos técnicos envolvidos para a formulação e implementação de um Programa de Acessibilidade em um museu. Serão abordadas questões relativas aos conceitos de acessibilidade, inclusão e desenho universal, bem como algumas possibilidades de recursos de tecnologias assistivas para a fruição, participação e expressão da pessoa com deficiência em museus. Na segunda parte pretende-se fazer uma visita guiada no Museu do Doce para apresentação dos recursos de acessibilidade já implementados na exposição.

    Data: 17 de agosto
    Horário: 9 às 12h e 14 às 16h
    Local: Auditório e Museu do Doce – Praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8 – Centro, Pelotas
    Ministrante: Terapeuta Ocupacional Desirée Nobre Salasar

    Vagas limitadas. Acesse o formulário das inscrições.

  • Convite – Doce de Pelotas: patrimônio imaterial, do inventário à salvaguarda

    A PREC/Rede de Museus e o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel convidam para a Mesa “Doce de Pelotas: patrimônio imaterial, do inventário à salvaguarda”.

    A atividade, que faz parte da programação do Dia do Patrimônio, acontecerá no auditório do Museu do Doce.

    Convidados: Prof. Dra. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira, Secretário de Cultura de Pelotas Giorgio Ronna, Prof. Dra. Juliane Serres (mediadora)
    Local: auditório do Museu do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8 – Centro, Pelotas)
    Data: 17 de agosto, às 19h

  • Reunião preparatória para o 36º SEURS

    A PREC convida a comunidade acadêmica da UFPel para assistir às apresentações prévias dos trabalhos da UFPel que serão apresentados no 36º SEURS – Seminário de Extensão Universitária Região Sul. A proposta é divulgar os projetos de extensão que tiveram seus trabalhos selecionados para representar a UFPel, bem como integrar e qualificar as apresentações dos alunos que compõem a delegação.

    Data: 21 de agosto, das 8:30h à 13 h
    Local: Auditório da Reitoria (Campus Anglo – 4º andar)

  • Seminário sobre estudos interdisciplinares em Patrimônio Jesuítico-Guarani

    Iniciou hoje pela manhã, no auditório do Museu do Doce, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, o Seminário sobre estudos interdisciplinares em Patrimônio Jesuítico-Guarani.

    O evento é  fruto de colaborações entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Técnica de Munique (TUM, Alemanha), no âmbito de estudos da Ciência da Conservação em bens culturais Jesuítico-Guarani.

    O evento tem como objetivo discutir estudos inter e transdisciplinares desenvolvidos no tema de patrimônio Jesuítico-Guarani, com a aplicação das ciências em questões artísticas, históricas, sociais, museológicas, patrimoniais e de conservação-restauração.

    (mais…)

  • Chamada aberta para o segundo número da Coleção Extensão e Sociedade

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e o Núcleo Editora e Livraria da Universidade Federal de Pelotas tornam público o edital 12/2018, referente à submissão de textos no segundo número da Coleção Extensão e Sociedade, cujo tema versará sobre Ações Extensionistas e o Diálogo com as Comunidades Contemporâneas.

    A coleção constitui-se de livros digitais que versam sobre temas de grande impacto social nos quais a comunidade extensionista da UFPel atua. O principal objetivo da publicação é dar a conhecer os resultados das ações extensionistas, bem como divulgar a sua importância social. O envio das propostas deve ser realizado até o dia 17 de setembro de 2018.

    Acesse o edital e saiba mais.

  • Livro digital Fronteiras

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Editora da Universidade Federal de Pelotas tornam público o Edital 11/2018, referente à submissão de textos com vistas à publicação de um livro digital a ser lançado no primeiro semestre de 2019. O lançamento da livro digital reunirá capítulos que versem sobre o tema Fronteira.

    O objetivo da publicação é registrar e difundir, na forma de livro, a análise de resultados das ações extensionistas desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) e relacionadas ao tema em questão. A data limite para o envio das propostas é até o dia 17 de setembro de 2018.

    Acesse o edital e saiba mais.

  • Revista Expressa Extensão abre chamada para submissão de textos

    A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, está com chamada aberta para o v. 24, n.1, n.2 e n.3 de 2019, com as temáticas “Educação, Comunidade e Cultura Popular”, “O Meio Ambiente e a Sociedade” e “Desenvolvimento Regional“, respectivamente.

    A submissão dos trabalhos deve ser realizada na página da revista até o dia 20 de setembro de 2018, para o tema “Educação, Comunidade e Cultura Popular”, 20 de janeiro de 2019, para o tema “O Meio Ambiente e a Sociedade”, e 20 de maio de 2019, para o tema “Desenvolvimento Regional”.

    Convidamos todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar aos possíveis interessados(as).

    Acesse a página da Revista Expressa Extensão.

    Acesse o edital e saiba mais.

  • A UFPel nas comemorações do Dia do Patrimônio 2018

    O Dia do Patrimônio é um evento promovido pela Prefeitura de Pelotas e, neste ano, as comemorações acontecem nos dias 17, 18 e 19 de agosto, com o tema “Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios”, com enfoque no patrimônio imaterial do município.

    Na UFPel serão realizadas atividades relacionadas ao patrimônio cultural em todas as suas dimensões, voltadas para o público em geral e para a comunidade acadêmica. A Rede de Museus da UFPel, em parceria com os museus, professores e alunos, organizou inúmeras atividades, que incluem mesa de debate, minicurso, oficinas, exposições, visitas guiadas, tour pelos museus das colônias, feiras, teatro, etc.

    Acesse a programação das atividades da UFPel e veja como participar.

    Acesse a programação completa dos eventos que acontecem na cidade (disponíveis na SECULT).