Início do conteúdo
previous arrow
next arrow
Slider
O que você procura?
    Todas Notícias
  • Inscrições homologadas – Edital 03/2020

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna pública a listagem dos projetos que tiveram as suas inscrições homologadas no Edital 03/2020 considerando as condições de participação dispostas no referido documento.

    Inscrições de projetos de outras áreas que não as três especificadas no edital, não puderam ser homologadas.

    Dúvidas e/ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br

     

  • Aberto edital de Bolsas de Extensão voltado às Ciências Humanas, Sociais e Linguística, Letras e Artes

    A PREC informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de EXTENSÃO em Áreas Estratégicas. Financiado por meio de recursos próprios da UFPel, o edital estabelece como Áreas Estratégicas as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Linguística, Letras e Artes.

    São ofertadas 30 bolsas de Extensão para projetos cadastrados e ativos no sistema Cobalto / Projetos Unificados, com ênfase em Extensão e que deverão contemplar estudantes beneficiários de pelo menos um programa de ações afirmativas da UFPel.

    As inscrições estarão abertas até o dia 31 de maio, através do sistema COBALTO, no menu Bolsas -> Cadastros -> Solicitação.

    A íntegra do Edital pode ser conferida abaixo.

    Edital 03/2020 – Áreas Estratégicas

    Dúvidas ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br

  • Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural

    A Rede de Museus da UFPel e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realizam na próxima semana o Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural.

    A proposta do evento além de cumprir uma das metas do Plano de Acessibilidade da PREC, desenvolvido pela professora Desirée Nobre, reassume o compromisso desta pró-reitoria com a pauta, destacando o trabalho que vem sendo realizado pela Rede de Museus.

    O Seminário reunirá profissionais de diversas áreas da cultura (dança, teatro, audiovisual, museus) que atuam com acessibilidade em ambientes culturais para discutir as pluralidades envolvidas na inclusão das pessoas com deficiência, buscando ampliar a visibilidade das ações que vêm sendo desenvolvidas nos mais diversos contextos.

    Entretanto, com menos de 24 horas de divulgação, a comissão organizadora do evento teve que encerrar as inscrições, por haver uma grande procura e um total de 500 inscritos.

    Entendendo o nosso compromisso de divulgação da pauta da Acessibilidade Cultural, destacamos que mesmo aqueles que não conseguiram fazer a inscrição a tempo, poderão ter acesso ao evento através da página do Facebook da Rede de Museus (https://www.facebook.com/rededemuseusufpel/). Apenas não terão direito ao certificado.

    Aproveitamos para agradecer também às nossas instituições parceiras UFRJ, Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, UFRN e UFRGS por estarem conosco neste evento.

    Confira a programação do evento:

  • Homenagem Mérito em Extensão 2017-2020

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas convida a todos para participar da solenidade virtual na qual serão entregues os certificados “Mérito em Extensão 2017-2020”, homenagem as pessoas que tiveram importante papel no desenvolvimento do trabalho desta Pró-Reitoria.

     

    Orientações para acesso a sala:

    Homenagem Mérito em Extensão 2017-2020

    Quinta, dia 21 de maio, 19h

    Sala de conferência: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/fer-da3-yyj

     

    Evento poderá ser acompanhado pela página do Pró-Reitoria no Facebook – https://www.facebook.com/precufpel/

  • Prefeitura Municipal de Pelotas lança novos editais de cultura

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga à comunidade artística/cultural da UFPEL que a Secretaria de Cultura de Pelotas está com dois editais abertos, específicos para o contexto de isolamento durante a Covid-19.

    Os editais completos, com os anexos e a documentação necessária está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessado aqui: http://www.pelotas.com.br/cultura/editais

    Acesse, participe, compartilhe!

  • Seminário da Semana de Museus da UFPel 2020

    A Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulga a programação do Seminário da Semana de Museus da UFPel 2020, que será realizada entre 18 e 21 de maio.

    O tema desta edição é “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”, que traz para discussão a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social, considerando as suas muitas possibilidades de atuação, seja na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si, especialmente no contexto das desigualdades presentes na sociedade contemporânea.

     

    CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DA SEMANA DE MUSEUS DA UFPEL 2020:

    • 18 de maio 

    16h Lançamento do e-book dos Anais da Semana dos Museus 2019.

    16h15 – Palestra “Museus acessíveis para promoção da igualdade, diversidade e inclusão”, com Viviane Sarraf (Pesquisadora-colaboradora do IEB-USP, fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis).

    • 19 de maio 

    9 às 12h – Comunicações de trabalhos

    17 h – Palestra Um museu para todos – a relevância do Programa de Acessibilidade, com Desirée Nobre Salasar (Terapeuta Ocupacional, Professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel).

    • 20 de maio

    9 às 12h – Comunicações de trabalhos

    17 h – Palestra “Museus diversos para contextos adversos: reflexões sobre descolonização e a materialização das diferenças”, com Bruno Brulon Soares (Professor do curso de Museologia e da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS da UNIRIO, Presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM do Conselho Internacional de Museus – ICOM.

    • 21 de maio

    9 às 12h – Comunicações de trabalhos

    16h –  Mesa redonda Consultoria para acessibilidade em museus: o papel da pessoa com deficiência, com os consultores para acessibilidade em museus, Leandro Pereira (PPG Memória e Patrimônio/UFPel), Leonardo Dias de Oliveira (Museu Histórico Nacional) e Ednilson Sacramento (Jornalista e Consultor de Acessibilidade/ UFBA).

    Para assistir as apresentações das comunicações de trabalhos, acesse https://webconf.ufpel.edu.br/b/jos-d2a-66k

    Para assistir as palestras, acesse https://webconf2.ufpel.edu.br/b/sil-jxj-3yy

  • II SEMINÁRIO DE CURRICULARIZAÇÃO

    Programação:

    Dia 18 de maio – 10h: Live do Seminário no face da UFPel

    Dia 19 de maio – 10h: Dialogando com os Cursos da Saúde.

    Dia 20 de maio – 10h: Dialogando com os Cursos das Humanidades.

    Dia 21 de maio – 10h: Dialogando com os Cursos das Tecnológicas e Exatas.

    Os encontros dos dias 19, 20 e 21 são direcionados para os coordenadores dos cursos da UFPel e Membros dos NDEs, para participar faça a sua inscrição aqui.