Início do conteúdo
O que você procura?
    Todas Notícias
  • Show de encerramento V SIIEPE – OIANT e abertura PEPEU

    A Universidade Federal de Pelotas – UFPel, dentro das ações de comemoração aos seus 50 anos, e em parceria com o SESC – RS, UFRGS e FURG, traz a Pelotas a Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas da Tecnologias – OIANT da Universidade Nacional Tres Febrero, UNTREF – Argentina.

    O espetáculo da OIANT ocorrerá como encerramento da V Semana Integrada de Inovação, Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas, no Theatro Guarany, Pelotas – RS, às 20h, sexta-feira, dia 25 de outubro de 2019.

    O espetáculo é gratuito. Na troca por um quilo de alimento não perecível, os ingressos poderão ser retirados a partir de 14 de outubro, nos seguintes Locais: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC | UFPel (Gomes Carneiro, 01, Bloco B, s/204) e SESC – Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, n. 914, Centro).

    Quando: 25 de outubro, às 20h.
    Onde: Theatro Guarany, Pelotas – RS.
    Abertura: Programa de Extensão em Percussão da UFPel.

    Acesse a página do evento.

  • Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais: implantação e resultados após dois meses de trabalho

    O evento realizado no Museu do Doce, às 11h do dia 15 de outubro, é um marco da implantação e também das atividades já realizadas nos dois meses de trabalhos do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais. Neste período, o Laboratório esteve aberto para que a comunidade conheça e acompanhe a restauração das pinturas de grandes dimensões e suas molduras (Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha de autoria de Hélios Seelinger, com dimensões: 3.80m x 5.70m, e Fuga da Anita Garibaldi a cavalo de autoria de Darkir Parreiras, com dimensões: 2.64m x 2.20m), ambas pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini.

    Neste projeto de extensão, que foi firmado através do Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre a UFPel e a Secretária da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, já foram realizados vários procedimentos técnicos nas duas pinturas: higienização, limpeza do verso com pó de borracha, enxertos com linho, obturações com polpa de linho, costuras com fios de linho e reforços de bordas. As próximas etapas serão na obra Alegoria, sendo o estiramento da obra no bastidor, que será confeccionado especialmente para ela. E a Anita passará por um reentelamento transparente, para não esconder as informações do verso das obras: os esboços, assinatura e datas.

    (mais…)

  • Resultado final: participação voluntária no projeto “Um museu para todos: Programas de Acessibilidade”

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Rede de Museus da UFPel tornam pública a listagem com a classificação final dos alunos selecionados para participação voluntária do projeto de extensão “Um museu para todos: Programas de Acessibilidade”.

    Agradecemos a todos os discentes inscritos e salientamos que a presença na reunião prévia ao início do projeto é de caráter eliminatório.

    Acesse o resultado final.

  • Show de Duca Leindecker integram as atividades dos 50 anos da UFPel

    Dentro das comemorações dos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas, o auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no campus Capão do Leão, receberá, às 21h do dia 7 de novembro, o show de Duca Leindecker.

    A comunidade universitária tem o benefício de adquirir os ingressos com o preço de meia entrada.

    As entradas podem ser adquiridas em blueticket.com.br e nas lojas Multisom.

    O quê: Show de Duca Leindecker.
    Quando: 7 de novembro, às 21h.
    Onde: auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (campus Capão do Leão).

  • Arte na Rural ESCULTURAS & OBJETOS – Lugares, memórias e sonhos!

    A exposição Arte Na Rural ESCULTURAS & OBJETOS, edição de 2019, caracterizada pelo tema Lugares, Memórias e Sonhos, oferece ao público da 93ª Expofeira um conjunto de obras produzidas por artistas, designers e artesãos locais, egressos e atuais acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas.

    Integrada às comemorações dos 50 anos da UFPel, a Arte Na Rural ESCULTURAS & OBJETOS é uma estratégia de extroversão da cultura, que evidencia a arte perpassada pelo ensino aplicado.

    De materialidades, formas, técnicas e dimensões variadas, as obras do Arte Na Rural ESCULTURAS & OBJETOS denotam a potência criativa da produção artística, promovendo uma fruição estética capaz de despertar no observador sentimentos de pertencimento, plasmados pelos vestígios de um tempo passado que evoca um devir repleto de esperança.

    Onde: 93ª Expofeira Pelotas (Associação Rural).
    Quando: de 07 a 13 de outubro (16h às 19h).

    Acesse o vídeo da Rádio Cochicho.

  • Lançamento da Feira do Livro de Pelotas – edição 2019

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC participou hoje, dia 8 de outubro, do lançamento da Feira do Livro de Pelotas, edição 2019, evento no qual estavam presentes a equipe da organização do evento, a Prefeita Paula Mascarenhas e o Secretário de Cultura, Giorgio Ronna.

    A presença da PREC deve-se à parceria com a Feira do Livro de Pelotas, estabelecida desde 2017. A organizadora da Feira, Theia Bender, apresentou aos presentes a escritora Fernanda Oliveira (Profa. da UFPel), patrona da Feira, e também informou o homenageado, o escritor Aldyr Gracia Schlee (em memória), e o orador, arquiteto Andrey Garcia Schlee.

    Prevista para acontecer de 30 de outubro a 17 de novembro, a Feira do Livro de Pelotas integrará parte das comemorações dos 50 anos da UFPel. A PREC é responsável pela identidade visual do evento e participou da construção da temática: Saberes e fazeres construindo nossa história. Em contrapartida, a UFPel recebeu a concessão do estande para a Editora e Livraria da UFPel, que, neste ano, estará no espaço central da Feira, no entorno do Chafariz.

  • Chamada para alunos voluntários: Projeto “Um museu para todos: Programas de Acessibilidade”

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas tornam pública a presente chamada para os alunos que tenham interesse em participar, como voluntários, no projeto de extensão “Um museu para todos: Programas de Acessibilidade”.

    Podem participar estudantes devidamente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel. Alunos com deficiência são bem vindos.

    O objetivo do projeto é desenvolver os Programas de Acessibilidade dos três museus da UFPel (Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e Museu do Doce) e do Museu Municipal Parque da Baronesa. Para tal, o aluno desenvolverá ações que envolvem desde o diagnóstico de acessibilidade destes ambientes culturais, oficinas de sensibilização e instrumentalização das equipes dos museus para recepção de públicos com deficiência à elaboração do Programa de Acessibilidade em si.

    A chamada está aberta do dia 08 a 11 de outubro de 2019.

    Acesse o documento da chamada e saiba como participar.

    Acesse o formulário de inscrição

  • Chamada para depoimentos no Guia dos Estudante Extensionista

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas torna pública a presente chamada para depoimentos a serem publicados no Guia do Estudante Extensionista, a ser lançado no Encontro dos Estudantes Extensionistas, durante o VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel.

    Podem participar estudantes, devidamente matriculados nos cursos de graduação da UFPel, que tenham participado, como membro da equipe, de algum Projeto de Extensão, ativo ou concluído.

    O objetivo do depoimento é o de registrar experiências relevantes para a formação dos estudantes na dimensão específica da Extensão Universitária a partir de depoimentos que possam destacar o impacto na: formação profissional; conhecimento de outras profissões; ampliação da vivência universitária; e formação cidadã.

    A chamada está aberta do dia 04 a 11 de outubro de 2019.

    Acesse o documento da chamada e saiba como participar.