Início do conteúdo
Programas Estratégicos

São os conjuntos de atividades destinadas prioritariamente à comunidade externa e em consonância com o conceito de extensão do Plano Nacional de Extensão Universitária. Caracterizam-se por já estarem vinculados à PREC há algum tempo, por cumprirem com os temas e objetivos estratégicos do Plano de desenvolvimento Institucional, com as missão e diretrizes da PREC e com as políticas de extensão da Universidade.

 

Cine UFPel – sala universitária de cinema

O Cine UFPEL é uma Sala de cinema da Universidade Federal de Pelotas que foi constituído por iniciativa dos docentes do Colegiado dos Cursos de Cinema do Centro de Artes (Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação) através de Projeto de Extensão. A sala de cinema é sediada no Auditório Luís Simões Lopes da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim e articula com os projetos Cine UFPel em rede – curadoria criativa, Cine UFPel – Formação continuada em distribuição e exibição e Cine UFPel para escolas e asilos. A sala se encontra aberta de segunda a sábado e as seções podem ser conferidas na agenda do site (https://wp.ufpel.edu.br/cinema/cineufpel/) e nas redes sociais do projeto.

Entre os objetivos do projeto estão Estimular a universalização do acesso e vocações para as obras cinematográficas e audiovisuais, em especial as nacionais e latino-americana; Promover o conhecimento das e pelas artes cinematográficas e audiovisuais; Garantir a participação diversificada de obras cinematográficas e audiovisuais estrangeiras no mercado brasileiro; Incentivar a reflexão e a discussão de ideias através do cinema e de suas inúmeras interfaces culturais e sociais; Oportunizar atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a obras cinematográficas e audiovisuais; Formar público (comunidade interna e externa) para as artes cinematográficas e audiovisuais.

Contato: https://wp.ufpel.edu.br/cineufpel/

 

Coral UFPel

Coro com regência de um professor do Centro de Artes que reúne pessoas da universidade e da comunidade com ensaios semanais. É o mais antigo projeto de extensão da universidade, um dos projetos estratégicos da PREC e conta, atualmente, com aproximadamente 30 integrantes.

Contato: https://www.facebook.com/coralufpel/

 

Desafio Pré-Universitário Popular

O projeto Desafio Pré-Universitário Popular vem a 28 anos atendendo a comunidade de baixa renda de Pelotas, auxiliando na preparação para a entrada no ensino superior, nos 4 últimos anos atendeu de 200 a 300 educandos que foram selecionados para participar das aulas. As atividades educativas são ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da UFPel.

Contato: https://www.facebook.com/DesafioPreUniversitario

 

Divulgação e Registro em Extensão

Programa que objetiva a geração de publicações e outros produtos com a finalidade de gerar registro sobre as ações de extensão da Universidade, bem como veículos de divulgação e debate da produção extensionista. Insere-se neste programa a manutenção dos periódicos da PREC.

Contato: https://linktr.ee/prec.ufpel

 

Fórum Social: Difusão e Acompanhamento das Comunidades

O Fórum Social iniciou as suas atividades em 2017 como um órgão suplementar da PREC, com a finalidade de aproximar a comunidade externa e a universidade através de um espaço de discussão e proposição de políticas de extensão, assim como de promoção de ações conjuntas entre ambas.

Este projeto objetiva organizar as atividades do Fórum Social, dando continuidade ao projeto anterior, promovendo e registrando as iniciativas oriundas da construção coletiva entre os representantes dos movimentos sociais organizados e a UFPel, para o atendimento e encaminhamento de demandas da cidade de Pelotas, bem como para a compreensão do papel social da universidade enquanto instituição pública, comprometida com a formação de cidadãos conscientes, com a realidade social na qual está inserida e com a promoção de mudanças desta realidade visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas e os avanços da sociedade.

Contato: https://www.facebook.com/forumsocial.ufpel

 

Hortas Urbanas: Um projeto de sustentabilidade urbana para comunidade pelotense

Este projeto passou a integrar o rol dos projetos estratégicos da PREC em 2022 e tem por objetivo propiciar à população a reflexão sobre a sustentabilidade urbana do ponto de vista ambiental, da saúde, econômico e social, incentivando a mudança da paisagem urbana e fortalecendo o caminho para o direito à cidade, a partir de ações efetivas nos bairros da cidade de Pelotas. Para isso são organizadas hortas com a comunidade e são realizadas oficinas e cursos sobre o tema para que a população possa aprender a utilizar as ervas medicinais, plantar sem agrotóxicos e também possam aprender a utilizar os alimentos.

Contato: https://wp.ufpel.edu.br/hortasurbanas/

 

Mais Juntas

Este projeto tem o objetivo geral de promover suporte a mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade para o empoderamento dessas, além de sensibilizar a comunidade (em especial a comunidade universitária da UFPel) sobre o assunto.

A situação de vulnerabilidade sobre a qual se planejam as ações deste projeto é a violência contra mulheres e meninas. A escolha pode ser justificada pela defesa da ONU Mulheres de que uma mulher empoderada, empodera pelo menos quatro futuras gerações. Sob a lente empresarial, a ONU Mulheres (2017) afirma que o empoderamento de mulheres é um mecanismo de promoção de avanço econômico para toda a sociedade.

Contato: https://linktr.ee/programaenfrente

 

Núcleo de Teatro da UFPel – Teatro Universitário

Coordenado atualmente por uma professora do Centro de Artes. Iniciou em 1995 e é um dos projetos estratégicos da PREC. Promove ações sócio-culturais na Universidade, cidade e região dentro do campo das artes cênicas.

Contato: http://nucleoteatroufpel.blogspot.com/

 

Rede de Museus da UFPel: ações e divulgação

O projeto visa apoiar as atividades da Rede de Museus da UFPel, que tem como missão unir os museus, processos e projetos museológicos existentes na Universidade, promovendo a valorização e divulgação do patrimônio museológico, assim como uma aproximação efetiva com a comunidade, tanto a acadêmica como o público em geral.

Contato: https://wp.ufpel.edu.br/rededemuseusdaufpel/

 

Universidade Aberta Para Idosos – UNAPI

A Universidade Aberta Para Idosos – UNAPI é um projeto de extensão estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tendo iniciado suas atividades em 2016, conta com a colaboração de professores de diversas unidades da UFPel que ministram aulas em cursos não regulares, os quais são chamados de disciplinas. Nesta modalidade são realizados encontros semanais com, no máximo, duas horas de duração, totalizando 15 aulas por semestre. A seleção dos idosos é feita através dos editais lançados semestralmente. Na outra modalidade são realizadas palestras e oficinas abertas à comunidade, cujas temáticas envolvem a promoção da saúde, a inclusão social, autonomia, o processo de envelhecimento e reflexões sobre cidadania. No geral as oficinas e palestras duram em torno de duas a três horas e são realizadas no período da tarde em diversos espaços da UFPel, conforme a demanda própria da atividade.

Contato: https://www.facebook.com/unapiufpel/

 

Vem Ser Pelotas

O Projeto Vem Ser Pelotas está em funcionamento desde 2017 e passou a ser um dos projetos estratégicos da PREC em 2021. O projeto tem por objetivos: Avaliar os níveis de aptidão física de escolares do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio; constituir um banco de dados de referência para identificar escolares com altos e baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor e entregar relatórios individuais dos escolares para a escola utilizar como referência.

Atualmente o projeto tem uma consolidada parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto. Até o momento, foram avaliados 8000 escolares do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de 14 escolas municipais de Pelotas/RS. Já foram identificados, selecionados e indicados 637 escolares para projetos de esporte performance e esporte saúde.

Contato: https://www.facebook.com/vemserpelotas