Início do conteúdo
Curricularização

O Guia de Integralização da Extensão nos Currículos de Graduação da UFPel é o resultado aplicado do trabalho da Comissão de Curricularização da Extensão nos cursos de graduação da UFPel durante os anos de 2017 e 2018.

O Guia objetiva orientar o coordenador do curso de graduação, os membros do Núcleo Docente Estruturante e os membros do Colegiado sobre os procedimentos para formalizar a carga horária em extensão no Projeto Pedagógico do Curso e evidenciar o seu registro no histórico do aluno.

O Guia conceitua a extensão universitária no Brasil (capítulo 2), subsidia o leitor com a Fundamentação Legal (capítulo 3), fornece o histórico do processo na UFPel (capítulo 4), orienta sobre como utilizar as duas formas de curricularização previstas na Resolução do COCEPE 42/2018 (capítulo 5), esclarece as possibilidades de uso de cada uma destas formas de curricularização e detalha o fluxo de implantação da curricularização na forma carga horária prática de disciplina e na forma atividades curriculares em extensão, indica como especificar a curricularização no Projeto Pedagógico do Curso (capítulo 6), esclarece o conceito e os procedimentos de registro das atividades extensionistas no Sistema de Projetos Unificados/ Cobalto (capítulo 7). Por fim, as resoluções que fundamentaram este Guia encontram-se referenciadas pelos links de acesso (capítulo 8).

Neste documento as possibilidades para fazer do processo de curricularização uma trajetória criativa e particularizada em cada curso só estão parcialmente contempladas. Conforme os cursos forem encontrando novas soluções, inclusive para questões que serão identificadas na prática, este texto poderá vir a mudar, incorporando o resultado dos estudos e do exercício dos projetos na realidade. Assim, este Guia não é o final de um trabalho e, sim, o registro de um início de estudo aplicado.

 

Links relacionados:

Resolução nº 06, de 03 de março de 2016, que dispõe sobre o Regulamento da curricularização das atividades de extensão em cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, e dá outras providências.

Resolução nº 42, de 18 de dezembro de 2018, que altera a Resolução nº 06 de 03 de março de 2016 e, assim, dispõe sobre o Regulamento da curricularização das atividades de extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e dá outras providências.