Início do conteúdo
Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural

          Entre os dias 25 e 29 de maio de 2020, a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu o Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural. O evento, realizado online, contou com a participação de ouvintes e palestrantes de todo o Brasil e de Portugal. No total, foram realizadas 18 palestras, que debateram e refletiram sobre a inclusão da pessoa com deficiência em diferentes espaços e práticas culturais.

          O Seminário é uma das ações do Plano de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultural da UFPel e buscou ampliar a discussão sobre o tema. O evento contou com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que com a UFPel, compõem a Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural.

Confira na íntegra as palestras realizadas no evento:

Palestra de abertura: Comunicamos para quem?, com Maria Vlachou - Acesso Cultura (Portugal)

 

Palestra: Audiovisual com acessibilidade: a importância de incluir e ampliar público, com Marilaine Costa - Accorde Filmes (POA).

 

Palestra: Acessibilidade Cultural no ensino superior: notas sobre as iniciativas no contexto da UFRN, com Jefferson Fernandes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Palestra: O curso de especialização em Acessibilidade Cultural, com Patrícia Dorneles - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Mesa redonda: Acessibilidade Cultural na UFPel, com Francisca Michelon (ICH/UFPel), Julio Costa (FAMED/UFPel) e Desirée Nobre (FAMED/UFPel).

 

Palestra: Audiodescrição no teatro, com Mimi Aragón e Rafael Braz

 

Palestra: Caminhos da Acessibilidade no Museu Histórico Nacional, com Valéria Abdalla.

 

Palestra: Direitos Humanos e Patrimônio Cultural: por uma política das diferenças, com Jeniffer Cuty - UFRGS.

 

Palestra: A experiência do Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio da UFRJ e do Museu da Geodiversidade, com Aline Rocha - IGEO/UFRJ.

 

Palestra: Tradução Audiovisual Acessível: Legendagem para surdos e ensurdecidos, com Patrícia Vieira - UFC.

 

Palestra: Acessibilidade web: por que devo me preocupar com isso?, com Suzeli Damaceno - Movimento Web para Todos.

 

Palestra: Audiodescrição: contando o que os olhos não podem ver, com Felipe Mianes - POA.

 

Palestra: Só é acessível se der para entender: Compreensibilidade textual, Linguagem Simples e Acessibilidade, com Heloísa Fischer - Comunica Simples (RJ).

 

Palestra: Tradução e Interpretação para Libras em ambientes culturais, com Vinícius Scheffer.

 

Palestra: A presença de pessoas com deficiência como fissuras pós-abissais em espaços demarcados pela bipedia compulsória na Dança, com Edu O. - UFBA.

 

Palestra: Possibilidades do ensino de balé para crianças surdas, com Karina Pereira - UFPel.

 

Palestra: Acessibilidade Cultural: um caminho... , com Célia Sousa - Instituto Politécnico de Leiria/Portugal.

 

Palestra de encerramento: Audiodescrição no Carnaval de São Paulo, com Lívia Motta - Ver com Palavras.

 

          No fim do Seminário, após a última palestra, em assembleia final, por sugestão da professora Dra. Jeniffer Cuty, da UFRGS, foi redigida a “Carta de Pelotas: Resistência e Mobilização pelas Diferenças”, que tem como objetivo central “firmar um compromisso ético de defesa e respeito às diferenças que caracterizam o ser humano em sua pluralidade”. O documento está disponível para download no link abaixo:

Carta de Pelotas: Resistência e Mobilização pelas Diferenças