Início do conteúdo
A Administração da Extensão e Cultura na UFPel

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) é a estrutura político-institucional da UFPel responsável pela proposição, desenvolvimento e avaliação da política de extensão e cultura da Universidade, devendo fomentar, acompanhar e avaliar as ações de extensão universitária e cultural registradas e aprovadas nos âmbitos competentes da Universidade.

A PREC tem como finalidade articular a extensão com o ensino e a pesquisa desenvolvidos na UFPel, propondo e implantando mecanismos de incentivo à produção extensionista, estimulando as ações de intercâmbio e formação de recursos humanos e promovendo o diálogo e a integração com a sociedade.

 

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

 

  • Coordenação de Extensão e Desenvolvimento Social (CEDS)

A CEDS tem por finalidade promover a articulação entre as atividades extensionistas desenvolvidas na UFPel e a comunidade externa da cidade e região, buscando estabelecer um diálogo propositivo entre Universidade e Sociedade que contribua para o desenvolvimento social e regional. Ainda, tem por objetivo estimular a proposição das ações de Extensão, a formação em Extensão e a sua integralização nos currículos dos cursos de graduação da UFPel. Além disso a coordenadoria tem um núcleo e uma seção com finalidades específicas.

    • Núcleo de Apoio a Projetos de Extensão (NAPE)

O NAPE tem por finalidade apoiar e fomentar as atividades extensionistas através da elaboração de editais internos da pró-reitoria; da administração de recursos; da execução e do pagamento de bolsistas. Bem como assessorar os coordenadores de projetos e programas contemplados com recursos e a coordenação das parcerias estabelecidas com os municípios de Pelotas e região.

      • Seção de Registro e Acompanhamento (SRA) 

A SRA tem por finalidade encaminhar e monitorar os trâmites de aprovação e acompanhamento das atividades de Extensão, assessorando os coordenadores e realizando a análise técnica de suas propostas e solicitações. É responsável pela certificação das atividades extensionistas, pelo acompanhamento do desenvolvimento e manutenção do sistema de registro e pela emissão de relatórios gerenciais.

  • Coordenação de Saúde e Educação (CSE)

Órgão ao qual cumpre aproximar a comunidade local com a comunidade universitária, por meio das ações vinculadas à programas e projetos no campo da saúde e da educação, além de incentivar a conexão e a parceria com outras instituições e formas de representações da sociedade. Além disso, a coordenadoria conta com uma seção especifica.

    • Seção de divulgação da Extensão

Seção responsável por atuar no planejamento, organização e avaliação da divulgação das ações de extensão da UFPel, além da gestão da Revista Expressa Extensão, mantendo a interlocução universitária com a sociedade.

  • Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio

É órgão que tem por objetivo incentivar, apoiar e fomentar ações, especialmente aquelas relacionadas a programas e projetos desenvolvidos na UFPel e com ênfase na extensão universitária, que: a) promovam práticas e produções artísticas; b) valorizem, divulguem e compartilhem referências e diversidades culturais; e c) preservem, divulguem e democratizem o acesso aos patrimônios materiais e imateriais.

Para além do gerenciamento de meios e da promoção dos conhecimentos gerados pelas práticas extensionistas, esta coordenação busca incentivar, efetivar e manter conexão e parcerias, nos campos da Arte, da Cultura e do Patrimônio, com projetos e programas de outras instituições e formas de representação da sociedade civil organizada.

    • Seção de Mapeamento e Inventário em Extensão (SMIE)

É o setor responsável por desenvolver metodologias de inventário e de difusão que mapeiem, registrem, atualizem, mantenham e deem visibilidade aos acervos (salas históricas, coleções, memoriais, museus, processos museológicos, etc) e às ações extensionistas existentes na UFPel, bem como identifiquem grupos organizados e comunidades com potencialidades e necessidades de dialogarem e desenvolverem trabalhos associados a programas e projetos de extensão novos ou já existentes, em prol da ampliação, qualificação e divulgação da formação extensionista universitária da UFPel.