Início do conteúdo
A Administração da Extensão e Cultura na UFPel

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) é a estrutura político-institucional da UFPel responsável pela proposição, desenvolvimento e avaliação da política de extensão e cultura da Universidade, devendo fomentar, acompanhar e avaliar as ações de extensão universitária e cultural registradas e aprovadas nos âmbitos competentes da Universidade.

A PREC tem como finalidade articular a extensão com o ensino e a pesquisa desenvolvidos na UFPel, propondo e implantando mecanismos de incentivo à produção extensionista, estimulando as ações de intercâmbio e formação de recursos humanos e promovendo o diálogo e a integração com a sociedade.

 

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

1. Coordenação de Arte e Inclusão – (CAI): órgão ao qual cumpre dar suporte à realização de ações vinculadas a programas e projetos no campo da cultura, promovendo e gerenciando os meios de extroversão dos conhecimentos gerados pela Extensão, além de incentivar a conexão e a parceria,  em projetos e programas no campo da cultura com outras instituições e formas de representação da sociedade civil organizada. Sua estrutura é composta por:

1.1. Núcleo de Ação e Difusão Cultural (NADC): órgão responsável por atualizar e dar acesso às ações extensionistas, aos dados e estatísticas de projetos e programas, por meio da ampliação, qualificação e divulgação das atividades de extensão da UFPel. Sua estrutura é composta por: 

1.1.1. Seção de Integração Universidade e Sociedade (SIUS): órgão responsável por identificar focos de atuação a partir de demandas da comunidade, apoiar as ações do Fórum de Extensão e realizar a avaliação, pela comunidade atendida, da extensão desenvolvida na UFPel. 

2. Coordenação de Patrimônio Cultural e Comunidade (CPCC): órgão responsável por planejar, incentivar e promover ações no âmbito da extensão, que concorram para envolver a comunidade universitária com as  expressões individuais, sociais e políticas dos Direitos Humanos.  Sua estrutura é composta por:

2.1. Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer (NAFEL): órgão responsável por atuar no campo da atividade física, esporte e lazer, planejando, organizando, coordenando e avaliando as atividades esportivas, de cultura e lazer realizadas no âmbito da UFPEL, mantendo a interlocução com a sociedade e viabilizando as iniciativas de extensão voltadas para atividade física, esporte e lazer.

2.1.1. Seção de Mapeamento e Inventário em Extensão –  (SMIE): órgão que tem por finalidade mapear salas históricas, coleções, memoriais, museus, processos museológicos existentes na UFPel, desenvolver metodologia de inventário,  inventariar os acervos existentes, mapear organizações, grupos organizados e comunidades com potencialidades e necessidades para desenvolver novos projetos de extensão.

3. Coordenação de Extensão e Desenvolvimento Social – (CEDS): órgão que tem por finalidade coordenar o desenvolvimento de diagnóstico e análise das ações de extensão na UFPel, coordenar metodologias de avaliação das atividades de extensão na UFPel e das ações de capacitação para a extensão, além de impulsionar a proposição de ações de extensão, voltadas à melhoria da qualidade de vida dos públicos a que se destinam. Sua estrutura é composta por:

3.1. Núcleo de Formação, Registro e Acompanhamento (NFRA): órgão responsável por promover o treinamento em extensão à comunidade acadêmica da UFPel, bem como participar de comissões consultivas/deliberativas que envolvam o registro e a política de extensão na Universidade.

3.1.1. Seção de Captação e Gestão de Recursos em Extensão (SCGRE): órgão que tem por finalidade a busca de editais para financiamento de projetos de extensão, além de prestar assessoria à organização e à coordenação de projetos e programas na execução dos recursos.