Início do conteúdo
    Boletim informativo
  • Programação Comunicações – 21ª Semana Nacional dos Museus

    Liberada a programação das comunicações que serão apresentadas no Seminário da Semana de Museus.

    As apresentações serão divididas entre os períodos das manhãs nos dias 03, 04 e 05 de maio.

    Para acessar a programação clique em: Comunicações.docx

    O simpósio faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus sob o tema: ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’ como parte do avanço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

    Todos os anos, o ICOM propõe a escolha do tema para o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, com o objetivo de destacar a importância dos museus enquanto espaços promotores do bem-estar e da sustentabilidade e de apoio às três agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável Metas (ODS): Saúde e bem-estar global, ação climática e vida no planeta Terra.

  • Inscrições Oficina: Vamos Falar Sobre Política de Gestão de Acervos?

    Já está disponível o formulário para a inscrição na Oficina “Vamos falar sobre política de gestão de acervos?”, com o Professor Doutor Diego Lemos Ribeiro e a Professora Doutora Noris Mara Leal. A oficina ocorrerá no dia 5 de maio, às 14h, no Auditório do Museu do Doce como parte da programação da Semana Nacional dos Museus.

    A oficina terá limite de 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição no formulário.

    link do formulário de inscrição: https://forms.gle/A43wBfU6waYjXG2u7

     

  • Abertas as Inscrições de Ouvintes para o Seminário da Semana de Museus

     

    O Formulário de inscrições de ouvintes para o Seminário da Semana de Museus já está disponível! O evento ocorre nos dias 03, 04 e 05 de maio e contará com palestras,  mesas e oficinas. O fomulário ficará aberto até o dia 03 de maio.

    Para realizar  a inscrição acesse: https://forms.gle/5CRL5KhbnR3LLoUM9

    O Seminário faz parte da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que tem como tema: ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’ como parte do avanço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

    Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus propõe uma escolha de temas para o Dia Internacional dos Museus, comemorado a 18 de maio, com o objetivo de destacar a importância dos museus enquanto espaços promotores do bem-estar e da sustentabilidade e de apoio às três agências das Nações Unidas (ONU) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): saúde e bem-estar global, ação climática e vida no planeta Terra.
  • Programação Seminário da Semana dos Museus

    A Programação geral da Semana Nacional dos Museus já está disponível. O evento ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de maio, nos períodos da manhã, tarde e noite.  O tema da 21ª edição da Semana Nacional dos Museus é ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’ como parte do avanço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.
    Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus propõe uma escolha de temas para o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, com o objetivo de destacar a importância dos museus enquanto espaços promotores do bem-estar e da sustentabilidade e de apoio à três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar global, ação climática e vida no planeta Terra.
    .

    (mais…)

  • Seminário da Semana de Museus da UFPel 2023: Inscrições abertas

     

    As inscrições para comunicações de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana de Museus da UFPel 2023 estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de abril. O evento promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel acontecerá presencialmente de 3 a 5 de maio de 2023.

    Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar para o e-mail semanadosmuseusufpel@gmail.com os seguintes arquivos em Word:

    1. Formulário de inscrição preenchido com breve currículo dos autores (Anexo 1).
    2. Texto da comunicação, conforme template (Anexo 2).

    Para mais informações acesse o edital aqui.

  • Semana de Museus da UFPel: Confira a programação da Rede de Museus

    De 16 à 27 de maio será realizada a Semana de Museus da UFPel 2022, dentro das comemorações da 20ª Semana Nacional dos Museus. A SNM é promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem como o tema deste ano “O Poder dos Museus”.

    A Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participará com atividades presenciais e online.

    A partir da primeira semana do evento serão desenvolvidas atividades específicas de projetos que compõem a Rede e, na segunda semana, nossa instituição vai sediar e realizar o 14º Fórum Estadual de Museus, promovido pela Secretaria de Estado e Cultura (Sedac). A temática deste ano é “Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande”.

    Confira as programações da rede:

  • LACRBC retorna com atividades presenciais no Museu do Doce

    Nesta segunda (07), o projeto de extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC) retornou com suas atividades presenciais no Museu do Doce.

    Com a entrega da obra “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” (1918), de Dakir Parreiras, ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini em setembro do ano passado, a equipe do projeto concentra seus esforços na restauração da pintura “Alegoria, Sentimento e Espírito da Revolução Farroupilha” (1925), de Helios Seelinger, e de sua moldura.

    Na tela da obra ainda é preciso efetuar o nivelamento das lacunas, a reintegração pictórica e a aplicação de camada de proteção. Na moldura, está sendo feita a limpeza e a remoção de repinturas, após o término dessa etapa será realizado o nivelamento, a reintegração do douramento e a aplicação de camada de proteção. 

    O retorno do quadro de Seelinger ao Museu de Piratini está previsto para setembro de 2022.

    O Museu do Doce permanece fechado ao público. Quando for possível, os visitantes poderão acompanhar a restauração da obra.

    Sobre o projeto

    O projeto é resultado de um acordo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem como tarefa a restauração das obras de Helios Seelinger e Dakir Parreiras, ambas pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha.

    Entre os membros de sua equipe estão professores, estudantes e técnicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.

  • 15ª Primavera dos Museus: confira a programação da Rede de Museus da UFPel

    Entre os dias 20 e 26 de setembro será realizada a 15ª Primavera dos Museus. O evento, promovido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema “Museus: Perdas e Recomeços”, mote que propõe uma reflexão sobre a função dos museus neste momento de pandemia, as perdas que tiveram como instituições culturais e os recomeços que estão enfrentando.  

    A Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participará desta edição da Primavera com a realização de palestras on-line e ações em suas redes sociais.

    Confira a programação da Rede:

     

    • Ação virtual “Conhecendo a Rede de Museus da UFPel”

    Quando: de 20 a 26 de setembro

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus

    Série de publicações que apresentarão a Rede de Museus e as instituições, acervos e projetos que a compõem.

    • Museus da Telecomunicações da UFPel na Primavera dos Museus

    Exposição virtual “Os trabalhadores da CTMR”.

    Quando: de 20 a 30 de setembro, às 18h

    Onde: Instagram do Museu das Telecomunicações

    • Herbário PEL – Ação educativa sobre plantas medicinais

    Quando: a partir de 20 de setembro

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus e no grupo Biologia UFPel no Facebook

    A atividade consiste na publicação de conteúdo em redes sociais sobre plantas medicinais, abordando suas características, propriedades, formas de uso e dicas de como identificar o espécime. Esta ação tem como objetivo divulgar este tema ao público com linguagem de fácil entendimento e os cuidados necessários na utilização das plantas para fins medicinais. 

    • Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter na Primavera dos Museus

    A palestra on-line “Ilustração Botânica – Ciência e Arte na Primavera dos Museus”.

    Quando: 21 de setembro, às 19h

    Onde: Facebook do Museu Carlos Ritter

    • Museu do Doce – Congá Virtual do Doce “História e tradições doceiras em oferendas para orixás em Pelotas e região”

    Quando: de 22 a 30 de setembro, às 22h

    Onde: Facebook e Instagram do Museu do Doce

    As tradições doceiras de Pelotas e da antiga Pelotas tem seus vínculos históricos e sociais diretamente relacionados com os diferentes povos que compõem a cidade e suas manifestações culturais. Os doces finos de mesa e os doces coloniais, originalmente vinculados a seu passado aristocrático e a ruralidade da zona colonial, ao longo da história foram tanto popularizados por meio do consumo como também simbolicamente ressignificados. No presente, o uso dos doces tradicionais locais em Pelotas e região, conjuntamente a outras iguarias nacionalmente conhecidas, é uma popular oferenda para Orixás em casas de religião de matriz africana. Esses doces são considerados elementos importantes para essas divindades, de acordo com o INRC das Tradições Doceiras de Pelotas elaborado pela UFPel e o IPHAN. O Museu do Doce, na Primavera dos Museus, montará ao longo dos dias um Congá Virtual do Doce. Esse Congá, a partir de seu simbolismo, conduzirá o público a conhecer aspectos históricos e culturais relacionados aos doces ofertados a algumas dessas divindades que compõem importante dimensão de nossa cultura.

    • Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural – ESPECIAL PRIMAVERA DOS MUSEUS

    Palestra on-line “Conservação Curativa: Intervenção externa dos campanários da capela Nossa Senhora Mãe dos Homens da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas”, dos conservadores-restauradores Flávia Faro e Fábio Galli.

    Quando: 23 de setembro, às 17h

    Onde: bit.ly/3ujizCo (WebConf da UFPel)

    Para receber o certificado de participação será necessário preencher o formulário disponibilizado pela organização durante a palestra.

    • Palestra de encerramento da Primavera dos Museus da Rede de Museus da UFPel

    Título: Política Nacional de Museus: o que restou?

    Palestrantes: Sarah Maggitti Silva, Daniel Maurício Viana de Souza e Diego Lemos Ribeiro.

    Quando: 24 de setembro, às 17h

    Onde: bit.ly/2XoZljd (WebConf da UFPel) e na página da Rede de Museus no Facebook

    Desafiados pelo tema da 15ª edição da Primavera dos Museus, propõe-se nessa conversa colocar em debate a Política Nacional de Museus, desde uma perspectiva das perdas e dos recomeços. O campo museal viveu um período alvissareiro no início dos anos de 2000, consubstanciado pelo estabelecimento da Política Nacional de Museus (PNM), da criação do IBRAM e do Estatuto Brasileiro de Museus. Foram avanços de relevo, antecedidos por inúmeras outras experiências, que traduzem o ativismo de diversos profissionais de museus, associações e entidades, em todas as partes do Brasil. Hoje, vivemos uma crise sem parar; um eclipse dessas políticas. Contudo, imaginando o presente como releitura de reminiscências do passado, que mira necessariamente para um futuro, convém indagar: quais fragmentos das políticas de museus restaram e como podemos nos mobilizar para o futuro, em que a luz há de reaparecer?

  • Rede de Museus da UFPel no Dia do Patrimônio: confira a programação

    A Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) torna pública sua programação para a 9ª edição do Dia do Patrimônio. O evento, promovido anualmente pela Prefeitura de Pelotas na semana do dia 17 de agosto, terá como tema neste ano de 2021 “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”.

    Integrado à celebração estadual, que neste ano tem como tema a “Educação Patrimonial”, o evento também compõe as atividades do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e primeiro presidente diretor da instituição.

    Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social, as atividades promovidas pela Rede de Museus serão majoritariamente realizadas on-line.

    Confira a programação:

    1. Campanha “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas – Modos de Ser e Viver a UFPel – Pelotas como cidade universitária”, da Rede de Museus

    Data/horário: de 13 a 23 de agosto

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus; Rádio Federal FM 107.9

    Publicação de depoimentos de professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários e admiradores da UFPel sobre suas memórias e momentos que tenham sido importantes na sua história com a Universidade e a cidade.

    2. Homenagem ao 100 anos de Carlos dos Santos Nogueira (Seu Nogueira)

    Data/horário: 14 de agosto, às 11h

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus

    Dentro da campanha “Você na UFPel” será realizada uma homenagem ao músico e compositor de marchinhas e sambas Carlos dos Santos Nogueira, o Seu Nogueira, que completaria 100 anos em 2021.

    3. Projeções no MALG: “Guabiroba em mim: cartografias de uma artista caminhante” de Adriane Rodrigues Corrêa

    Data/horário: 13 de agosto, às 18h30

    Onde: Jardim do MALG (esquina da rua Lobo da Costa com a rua Andrade Neves)

    Projeção de vídeos na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) de autoria da artista e pesquisadora Adriane Rodrigues Corrêa (PPGAVI/UFPel).

    4. Atividade “Patrimônio cultural em quadrinhos”, do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC)

    Data/horário: 13, 17 e 20 de agosto

    Onde: Instagram do LACRBC

    Serão publicadas três tirinhas (uma por dia) nas quais os personagens conversam sobre conceitos de patrimônio.

    As obras que fazem parte desta atividade de educação patrimonial são: O chá (Senhoras tomando chá da Pinacoteca Matteo Tonietti), Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha e Fuga de Anita a Cavalo (ambas do Museu Histórico Farroupilha de Piratini).

    A atividade é realizada em parceria com projeto de extensão “Extroversão do Projeto Documentação, Restauração e Exposição da Obra Senhoras tomando Chá”.

    5. Lançamento do repositório digital do Acervo Octávio Dutra e da Revista do Choro de Pelotas

    Data/horário: 15 de agosto, às 19h

    Onde: repositório – site do Acervo do Choro de Pelotas; revista – site do Clube do Choro

    Lançamento do Repositório Digital do Acervo Octávio Dutra (1884-1937), constituído em sua grande maioria por partituras instrumentais, versos e revistas musicais autorais. Junto ao Acervo será também lançada a Revista do Choro de Pelotas. Com a proposta de dar visibilidade a memória e ao legado deste gênero fundamental da cultura musical brasileira, a Revista surge, como bem recomenda o momento, em formato híbrido impresso e digital, possibilitando a interação entre as diferentes seções desta revista – artigos, entrevistas, partituras, podcasts e resenhas – com os conteúdos eletrônicos disponíveis nas plataformas do projeto.

    6. Edição especial do projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural”

    Data/horário: 17 de agosto, às 17h

    Onde: transmissão simultânea pelo serviço de webconferência da UFPel e pelo Facebook da Rede de Museus

    Realização da palestra “O Patrimônio antes de Rodrigo” (referência a Rodrigo Melo Franco de Andrade), do professor Andrey Rosenthal Schlee, da Universidade de Brasília (UnB), que vai explorar um conjunto de iniciativas que, antes da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), contribuíram para a construção de uma ideia de Patrimônio Nacional no Brasil, e para a proteção de um significativo conjunto de bens culturais.

    7. Roda de conversa “(RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares das cientistas na pandemia”, do MuDI

    Data/horário: 17 de agosto, às 17h

    Onde: transmissão simultânea pelo Youtube e pelo Facebook do MuDI

    Bate-papo com cientistas que integraram a exposição “(RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares da mulher na pandemia”, realizada pelo Museu Diários do Isolamento (MuDI), sobre os desafios e impactos da pandemia nos projetos, perspectivas e atuação cotidiana de mulheres na ciência.

    8. Discoteca L. C. Vinholes no Dia do Patrimônio

    Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)

    Onde: Rádio Federal FM 107.9 e no canal da Discoteca no YouTube

    A Discoteca L.C. Vinholes apresentará uma série de conteúdos audiovisuais produzidos especialmente para as celebrações do Dia do Patrimônio 2021.

    Pela Rádio Federal FM 107.9MHz, será possível acompanhar programas que destacam aspectos de obras musicais gravadas em discos de 78 rotações que compõem o acervo de fonogramas da Discoteca. Além de escutar obras raras, descubra curiosidades e fatos relevantes sobre a vida e obra de compositores e intérpretes, entre outras informações da época das gravações.

    No canal da Discoteca no YouTube, o público poderá assistir VTs da campanha durante a semana de comemoração do Dia do Patrimônio 2021, que apresentarão algumas obras musicais selecionadas pelos pesquisadores que atuam no Laboratório de Etnomusicologia e na Discoteca L.C. Vinholes entre as coleções de seu acervo.

    9. Museu das Telecomunicações da UFPel no Dia do Patrimônio

    Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)

    Onde: Instagram do Museu das Telecomunicações

    Divulgação do Museu das Telecomunicações/UFPEL no Instagram, a partir de 9 de agosto, com a exposição virtual “Vozes Femininas na CTMR”.

    10. Atividade “PONTAL DA BARRA DO LARANJAL: preservando história, culturas e biodiversidade”, do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

    Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)

    Onde: Facebook e Instagram do Museu Carlos Ritter

    A atividade consiste na publicação de depoimentos de alunos e professores que participam de projetos relacionados à região do Pontal da Barra, localizada no bairro Laranjal, Pelotas. O objetivo é evidenciar a importância da região, bem como, destacar a necessidade de preservá-la.

    11. Lançamento do vídeo “Visita ao Memorial do Anglo: espaço inclusivo de  memória histórica e patrimonial”

    Data/horário: 23 de agosto

    Onde: Facebook e Instagram (@memorialdoanglo) do Memorial do Anglo

    O vídeo trata-se de uma visita virtual à exposição física do Memorial do Anglo, localizado no atual Campus Porto da UFPel. Como projeto de extensão, o Memorial busca desenvolver, por meio de diversas ações, a exposição acessível e a divulgação de  conteúdos que retomam a trajetória e significados do complexo industrial e tecnológico que constitui a cultura patrimonial, social, técnica, arquitetônica e estética do extinto Frigorífico Anglo.

  • Rede de Museus da UFPel é tema de TCC

    Na tarde da última sexta-feira (18), a graduanda do curso de Bacharelado em Museologia Lisiane Gastal Pereira apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “A atuação em rede para a gestão do patrimônio universitário: um estudo sobre a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas”.

    O trabalho, realizado sob a orientação da professora Dra. Noris Leal, analisou a atuação da Rede de Museus da UFPel ao longo dos seus quatro primeiros anos de existência (2017-2020) com o objetivo de verificar se o órgão conseguiu cumprir com sua missão e seus objetivos, e quais benefícios trouxe aos acervos, coleções e museus da Universidade.

    Aprovado com a nota máxima, o estudo concluiu que a Rede tem desenvolvido um trabalho de grande importância para a área museológica da Universidade, pois proporciona a união dos espaços que trabalham com acervos, permitindo a interação e troca de conhecimentos, o fortalecimento da área, a divulgação dos acervos, além de propiciar que coleções antes desconhecidas por grande parte do público, inclusive do acadêmico, se tornem mais acessíveis.

    Sobre a Rede

    Criada em 2017, a Rede de Museus da UFPel é um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). Tem por missão unir as instituições, projetos museológicos, acervos e coleções existentes na Universidade, visando a implantação e manutenção de uma política para a área, de forma a desenvolver ações de gestão, valorização do patrimônio museológico e de aproximação com a comunidade.