Centro de memória e pesquisa HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares

Missão

A principal missão do centro de memória e pesquisa Hisales – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, é fazer a guarda e a preservação da memória e da história da escola e realizar pesquisas. Trata-se de um arquivo especializado nas temáticas da alfabetização, leitura, escrita e dos livros escolares, constituído de diferentes acervos.

História

O Hisales – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – é um centro de memória e pesquisa, constituído como órgão complementar da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Está cadastrado como grupo de pesquisa no CNPQ desde 2006. Entretanto, desde 2001 já eram realizadas, na FaE/UFPel, investigações envolvendo temáticas de alfabetização, leitura e escrita e a partir de 2004 foram produzidas dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Esses trabalhos resultariam, em 2006, na criação do Hisales, pela profa. Eliane Peres.

Atualmente é coordenado conjuntamente pelas professoras Dra. Eliane Peres, Dra. Vania Grim Thies e Dra. Chris de Azevedo Ramil e reúne alunos de graduação e de pós-graduação, contemplando ações de ensino, pesquisa e extensão.

Os três eixos privilegiados nas investigações do HISALES são: I) História da alfabetização e da escolarização; II) Práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita; III) Conteúdo, visualidade e materialidade em livros didáticos, impressos pedagógicos e materiais escolares.

Acervo

Além da investigação na área da alfabetização, leitura e escrita, o centro de memória e pesquisa Hisales tem como um de seus objetivos fundamentais constituir acervos para manutenção da história e da memória da alfabetização. Atualmente, o Hisales possui os seguintes e principais acervos, entre outros:

• Cadernos de alunos (ciclo de alfabetização e outras séries);
  • Cadernos de planejamento (Diários de classe) de professoras;
  • Livros para ensino da leitura e da escrita nacionais e estrangeiros;
  • Livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1900-1980);
  • Materiais didático-pedagógicos;
  • Escritas pessoais e familiares.

Profa. Dra. Eliane Peres (FaE/UFPel)

Profa. Dra. Vania Grim Thies (FaE/UFPel)

Profa. Dra. Chris de Azevedo Ramil (CA/UFPel)

Exposições e visitas

O Hisales possui um espaço de exposição permanente e outro no qual apresenta exposições temporárias, além de disponibilizar os acervos para consulta. A entrada é livre e as visitas podem ser realizadas, sem aviso prévio, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Visitas guiadas para grupos maiores podem ser agendadas e organizadas com antecedência, de acordo com as temáticas de interesse das pessoas envolvidas.

Localização e contato

Endereço: Rua Almirante Barroso, 1202 – Sala 101 H

CEP: 96.010-280 – Pelotas/RS (Campus II UFPel)

E-mail: grupohisales@gmail.com