Início do conteúdo
MUSEU DAS COISAS BANAIS

Missão

Sua missão é preservar no espaço virtual através do compartilhamento de memórias, todo e qualquer objeto, com valor afetivo, pertencente a toda e qualquer pessoa. Para tanto intenciona ampliar e democratizar a constituição de acervos, construindo um museu virtual formado por objetos banais. Ao discutir o valor atribuído aos objetos museológicos, o Museu das Coisas Banais almeja mostrar que todo e qualquer objeto, mesmo o mais banal, é potencialmente musealizável e possibilita compreender não apenas as relações entre os indivíduos e os bens materiais, mas desses com a sociedade.

Acervo

O MCB possui um acervo de mais de 220 objetos, exclusivamente em formato digital. É formado a partir de doações dos usuários da WEB.

A proposta do Museu é preservar memórias vinculadas a objetos aparentemente banais. Ao introduzir a categoria “banal” instigamos uma reflexão mais profunda para se pensar a relação entre os homens e as coisas, o mais simples dos objetos é capaz de despertar memórias, permite construir narrativas e mesmo pensar historicamente as relações sociais entre homens e a cultura material.

Os objetos que fazem parte do acervo do MCB são muito variados, em natureza, suporte, significados. Atualmente esses objetos passam por um sistema de classificação, que considera suas funções, segundo o Thesaurus e seus significados, para os quais estão sendo criadas categorias específicas, como: Objetos de Coleção, Objetos de Viagem, Objetos de Infância, Objetos de Efemérides, etc.

Endereço e contato

E-mail: museudascoisasbanais@gmail.com

Site: www.museudascoisasbanais.com.br